Jump to content
Forum Cinema em Cena

Memórias Póstumas


Plutão Orco
 Share

Recommended Posts

  • Members

Memórias Póstumas 10 de 10 smiley10smiley10<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

smiley10smiley10smiley10

 

memorias.jpg

 

Não esperem que eu seja um tolo por elogiar o filme em decorrência de sua nacionalidade. Eu elogio somente o filme, pois a obra encerra nela mesma. Logo também, não dou crédito a Machado de Assis pela nota do filme. Embora goste bastante do autor, e sei que fazer comparações entre os meios de comunicações diferentes são bizarrices cometidas pelos leigos de plantão.

 

O filme começa e termina na narração em off, ou a narração da consciência do seu protagonista morto. Algo inusitado, porém o recurso de determinada narração se tornou um método pouco convencional e desprezado por muitos no cinema <?:namespace prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" />em geral. E que aqui cai como uma luva na projeção. Conhecemos seus medos, paixões e conflitos graças a este meio de retratar a psique.  Isto acompanhado de obras musicais do barroco ao clássico. De Bach até Mozart. Dando prioridade a música barroca.

 

Afinal, em vários momentos a música constitui em um elemento de criação da atmosfera áspera do inconsciente do personagem. Uma alma que busca alcançar o ápice sem conseguir. E isto é colocado no filme de forma hilária, embora conserve sua atmosfera trágica. Eu diria que é uma obra melancólica cômica. Mas ainda sim preserva imensamente, o foco das desventuras em série na vida de Brás Cubas. Desde as suas desilusões amorosas, sua vontade de ser um político sem êxito. Até seu último grande fracasso na tentativa de ser alguém na memória do tempo, ao tentar criar o Emplasto Brás Cubas.

 

Mas além da música cumprir seu papel na atmosfera triste das inúmeras mazelas do personagem. Igualmente somos agraciados, pelo belo visual de uma fotografia graciosa. Eu diria brilhante em detalhes, além de uma considerável direção de arte. Aproveitando no decorrer das indagações filosóficas do existencialismo do personagem, observamos obras famosas de pintores de diversas épocas, como Tarsila do Amaral entre tantos outros que fizeram época.

 

memorias-postumas01.jpg

 

memorias-postumas06.jpg

 

memorias-postumas04.jpg

 

memorias-postumas03.jpg

 

 

Além deste visual arrebatador, somos agraciados como boas atuações de Reginaldo Farias (Brás Cubas) e Marcos Caruso (Quincas Borba).   E tudo isto não seria bem coordenado sem um bom diretor, acho que devo dar credito a André Klotzel.

 

Premiações


- Recebeu 3 indicações ao Grande Prêmio BR de Cinema, nas seguintes categorias: Melhor Roteiro, Melhor Direção de Arte e Melhor Fotografia.

- Ganhou 5 Kikitos de Ouro, no Festival de Gramado, nas seguintes categorias: Melhor Filme Pelo Júri, Melhor Filme Pela Crítica, Melhor Direção, Melhor Roteiro e Melhor Atriz Coadjuvante (Sônia Braga).

 

Curiosidades


- Memórias Póstumas foi exibido fora de competição no Festival de Berlim de 2001.


- Foi escolhido para abrir a terceira edição do Festival Internacional de Cinema de Brasília.
Plutão Orco2007-01-10 11:13:45
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 3 weeks later...
  • Members

Vou ser mais sucinta do que o Plutão Orco, já que eu concordo com as idéias dele.

 

Gostei de Memórias Póstumas, em termos de adaptação, eu a considero bem feita, todos os principais elementos do livro estavam no filme e todos sabemos quão inútil é tentar igualar dois tipos de mídia diferentes.

 

Filme bonito [boa fotografia, bom figurino], engraçado [melhor dizer irônico], gostoso de assistir. ;)

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

ñ achei o filme nada demais!! acho q daria para fazer uma produção melhor ou mais original!

até a metade, o filme segue um bom ritmo... após isso, ele fica chato, cansativo, e repetitivo... tal como o livro, porém, o livro a gente le aod poucos... o filme, assistimos de uma vez...

 

o livro é mto bom, eu gosto dele! mas esperava mais do filme...

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 2 weeks later...
  • Members
ñ achei o filme nada demais!! acho q daria para fazer uma produção melhor ou mais original!
até a metade' date=' o filme segue um bom ritmo... após isso, ele fica chato, cansativo, e repetitivo... tal como o livro, porém, o livro a gente le aod poucos... o filme, assistimos de uma vez...

o livro é mto bom, eu gosto dele! mas esperava mais do filme...
[/quote']

 

Agradeceria se fosse mais especifico sobre o “por que”? do filme ser maçante e cansativo. 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...