Jump to content
Forum Cinema em Cena

Ensino Canadense


Dários Fox
 Share

Recommended Posts

  • Members

Lol, achei o texto aqui, é um blog de humor, mas às vezes o Kid escreve coisas sérias.

 

 

Fui dar aulas de matemática pra patroa outro dia e fiz uma descoberta mais chocante que encontrar o pai beijando o carteiro:

 

OS CANADENSES NÃO CONHECEM REGRA DE TRÊS.

 

Sim, é a dura realidade. Não sei como um país pode se tornar desenvolvido sem o domínio dessa importante (e BÁSICA, porra!) relação aritmética. Pior que isso, o nível da matemática que eles ensinam pro (equivalente ao) terceiro ano aqui é baixíssimo. Minha namorada trouxe pra casa uma tarefa que consistia em achar porcentagens. Nenhuma complicaçãozinha, nenhuma pergunta capciosa, nenhuma daquelas questões que você JURA que está certa até o professor esfregar o erro nas suas fuças.

 

Uma das questões da menina era "Quantos porcentos de 300 fazem 50?" Simples assim.

 

Sai resolvendo a questão aplicando a versátil regrinha de três. Demorei uns trinta segundos para achar a resposta. Pelo método dela, seria muito mais demorado.

 

Ela me olhava, pasma. "O que diabo você fez?"

 

Expliquei que, usando três números, poderíamos achar o quarto, que no caso é a porcentagem procurada. Ela reclamou, dizendo que só há dois números: o 300 e o 50. Falei que o cerne no problema está em equivaler 300 a 100%, e assim achar quantos porcento são 50. Regrinha de três simples. Ela, com um olhar confuso, me perguntou de onde saíram os tais 100%.

 

E aí perguntei se ela conhecia aquele modelo matemático. Ela disse que nunca viu na vida, e que não entendeu nada do que eu fiz. Falou que o método "certo" de resolver aquilo envolve uma fórmula que ela não lembra.

 

Claro que eu tive que humilhar. Falei pra ela que no País da Putaria, moleques de quarta série resolvem isso nas suas tarefas escolares. E a quarta série aqui é equivalente ao nosso jardim da infância. Nossos pivetes resolvem brincando equações que ela, uma quase-formanda do segundo grau, tem dificuldade em solucionar. Então ela se sentiu REALMENTE rebaixada. Haha, nós chutamos bagaças.

 

Ela me contou que os professores aqui ensinam diversas fórmulas diferentes para vários problemas que a nossa regrinha de três dá conta facilmente. O método de ensino daqui, ao contrário do que é ensinado no nosso amado país, não treina os estudantes para usar o pensamento lógico. Ao encontrar um problema um pouco diferente do convencional (como foi o caso da questão do 300 e 50), eles não sabem o que fazer.

 

As provas dela consistem em probleminhas de achar frações, números decimais e porcentagens. Cada um com sua equaçãozinha e analogias, como FOIL: First Out, Inside Last. Eles decoram isso para saber em que ordem começam a resolver as equações.

 

As provas deles, que para nós seriam a coisa mais fácil do mundo, tomam mais de uma hora desses autômatos treinados para seguir normas. Ao ensinar a patroa, percebi que eles não são acostumados a achar saídas lógicas para os problemas: eles só sabem aplicar fórmulas.

 

Porra, na moral, por que o Brasil é tão fodido? Revoltei-me agora. Pelo contato que tive com estadunidenses e canadenses, já saquei há muito tempo que eles não têm qualquer jogo de cintura, não têm aquela esperteza malandra que nos é tão familiar. O tal "jeitinho brasileiro" que está no nosso sangue é algo que foge à compreensão deles.

 

Enfim, mal posso esperar pra começar a estudar aqui. E vejam só, levarei nossa fama para a escola. Serei o "brasileiro que sabia calcular". A regra de três dominará. Vou cobrar esses vadios para ter aulas particulares comigo.

 

E se meus instintos não me enganam, meu contato com o sistema educacional canadense ainda renderão muitos posts.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ora, nos Estados Unidos os estudantes não sabem as capitais dos principais países do mundo, como Itália e Alemanha. O ensino de geografia e história americano se concentra apenas na américa do norte. Eles só sabem a história do país deles. Talvez nunca ouviram falar de Cortez, Pinochet, Francisco Franco ou Gandhi.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

ainda que vc só citou o ensino canadense.   há também o ensino americano e o inglês que são muito parecidos.    lá eles tem materias obrigatórias pra estudar, que são as nacionais.     eles vão estudar o que a gente vê no ensino médio na faculdade.   é por isso que tem gente de lá que vem pra cá nesse período, pra já chegar na faculdade sabendo as coisas, mas acabam se fudendo porque acham que vão aprender de uma hora pra outra.

muitos nesses países adotam o ensino domiciliar, que também é válido lá.   nisso já dá pra ver o padrão de ensino deles.     a infra-estrutura das escolas são excelentes.

 

já escutei de um cara que fez um gráfico de uma equação de 1° grau e os caras que tavam com ele chamaram ele de gênio, sabe por que? porque só uma calculadora sabe fazer isso pra eles.

 

 

quanto a outra questão: o problema do brasil é muito mais histórico do que qualquer outra coisa.    pode te deixar puto o que eu vou dizer, mas é pura realidade: pro brasil ser um país digno só mesmo refazendo a população, ou então dividindo o brasil em vários outros países por guerra ou pacificamente quem sabe 05.    de outro jeito é impossível.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Bom dia. Amigos e Amigas!

 

 

 

Não conheço muito sobre o Ensino no Canadá' date=' mas me falam muito bem da qualidade de vida dos canadenses, que segundo dizem, é um das melhores do Mundo, é até estranho ouvir dizer que eles não conhecem regrinhas de três.

 

 

 

T+![/quote']

 

 

Também acho, viu... Eu tenho um amigo de Quebec e ele é uma pessoa super inteligente... A educação e a saúde lá são muito bem desenvolvidas... Eu acho que era essa namorada dele que não devia saber fazer conta de matemática... Não dá pra se basear numa pessoa para avaliar o resto dos estudantes, né?06

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

anaccristina. Boa tarde!

 

 

 

Também acho' date=' viu... Eu tenho um amigo de Quebec e ele é uma pessoa super inteligente... A educação e a saúde lá são muito bem desenvolvidas... Eu acho que era essa namorada dele que não devia saber fazer conta de matemática... Não dá pra se basear numa pessoa para avaliar o resto dos estudantes, né?[/quote']

 

 

 

Concordo com vc, não podemos por causa de uma opinião achar que toda uma região ou pais não presta ou é maravilhosa, a minha visão do Canadá, é um dos paises mais civilizados do mundo, extremamente limpo e etc, que colabora bastante para a excelente qualidade de vida dos seres humanos que vivem lá.

 

 

 

T+!

Link to comment
Share on other sites

  • 11 months later...
  • Members
Bom dia. Amigos e Amigas!

Não conheço muito sobre o Ensino no Canadá' date=' mas me falam muito bem da qualidade de vida dos canadenses, que segundo dizem, é um das melhores do Mundo, é até estranho ouvir dizer que eles não conhecem regrinhas de três.

T+![/quote']

Temos que aprender com eles,porque tantas regras se depois, fora da escola, pouca coisa é aproveitada.
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...