Jump to content
Forum Cinema em Cena

Avatar - James Cameron


Nacka
 Share

Recommended Posts

  • Members

T2 é um exemplo onde os diálogos não são cafonas. Não são geniais nem nada' date=' mas não são ruins. E é do mesmo Cameron.

 

 

 

E eu gostei do filme, só não acho essa coca-cola toda.

 

[/quote']

 

 

 

Eu sei, por isso meu comentário entre parênteses "que exagero 06.gif" Não entendo pq as reações de vcs, que deixaram claro que acharam o filme apenas legalzinho, despertaram reações meio exaltadas. Quero ver qdo aparecer um Darth Maul da vida06.gif

 

 

 

Vc citou T2, que tem diálogos excelentes mesmo, mas façamos uma comparação: T2 possui zero romantismo, o que diminui muito a possibilidade dos diálogos soarem cafonas. Terminator 1, que eu citei, possui algum romance, e tem alguns diálogos que podem soar cafonas para alguns (se bem que não lembro de nenhum). Romantismo é uma coisa cafona por natureza, creio eu.

 

 

 

Bom, mas acho que não é esse aspecto romantico que te incomodou em Avatar. Pra mim, a cafonice de Avatar (sim, admito que existe) está nos aspectos meio new-age, mas que não me incomodaram.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Uma das coisas que me preocupavam, antes de ver o filme, era o tal romance entre Jake e Neytiri. Achei que poderia não funcionar, dada a estranheza do aspecto Na'vi. Porém, devido à atuação dos personagens e ao aspecto absolutamente crível (e até mesmo belo) das criaturas, a relação entre eles funcionou que foi uma beleza.

 

 

 

Aliás, achei que Zoe Saldana roubou a cena em sua atuação por captura de movimentos (sem desmerecer os animadores, é lógico). Será que há alguma chance dela concorrer ao Oscar (não de vencer, mas de concorrer)?RAZIEL2009-12-28 19:20:35

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Tosco... mas... sei lá... no momento tudo soa tão natural saindo daqueles personagens...


Concordo e cito a diferença que foi ver essa cena descontextualizada no Avatar Day e vê-la no filme. Antes era um diálogo cafona' date=' no contexto do filme a cafonice passou mais despercebida pela forma como o diálogo se integra.

Tb acho que os diálogos são uma das coisas menos importantes nesse filme. Não lembro muito do filme do Malick, só vi uma vez e quero rever, mas eu acho que Avatar cumpre com sua função de nos proporcionar uma vivência naquele mundo, de sentirmos ele e de tudo aquilo ter um impacto em nós. Talvez seja pq o 3D funcionou perfeitamente pra mim e acho que essa tecnologia é tb de uma importância fundamental(embora o filme ainda funcione em 35 mm) por essa aproximação maior com o mundo, a sensação de espaço e profundidade que cria.
[/quote']

 

Existem inúmeros diálogos em "Avatar". Alguns são realmente ruins. Tem uma hora que o chefe do exército Navi pergunta desacaradamente pro Jake se ele acasalou com aquela fêmea, algo que soa artificial; tem aquela frase que a personagem da Rodriguez dá a meia volta no helicóptero por não ter entrado no exército pra aquilo; o próprio "I See You" é clichezaço total (o que veio primeiro, a música tema ou o diálogo???). E convenhamos que Cameron poderia ter se saido de inúmeras formas, mas apostar em um "Você tem o coração forte!" me faz lembrar de George Lucas, princesa Amídala e aquele diálogo horrível na nova saga de "Guerra Nas Estrelas". Estes problemas são mínimos perto da experiência que "Avatar" promoveu.

 

Muito se falou em "Fonte da Vida", "O Novo Mundo". Os dois filmes juntamente com "Avatar" possuem temas semelhantes, mas não é preciso ser muito observador pra identificar que a abordagem, a maneira como a história é abordada são completamente diferentes. O filme de Mallick é lírico, "Avatar" não é. Eu não quero que "Avatar" seja "O Novo Mundo" assim como não quero que o filme de Mallick siga a cartilha do James Cameron. São filmes que co-existem e não se anulam. Comparar filmes como estes para enaltecer uma abordagem perante a outra é bobagem. São filmes diferentes. Se preferem "O Novo Mundo", ok, tudo bem. Eu prefiro "O Novo Mundo", "Avatar", "Fonte da Vida"....
Link to comment
Share on other sites

  • Members

James Cameron diz que 'Avatar 2' sairá de Pandora

 

O mundo

criado por James Cameron para produzir Avatar não se limita à lua de

Pandora, onde todo o filme se passa. Com o sucesso nas bilheterias -

mais de US$ 617 milhões arrecadados mundialmente em dez dias -, o

diretor planeja uma sequência ainda mais grandiosa.

 

Em

entrevista ao Los Angeles Times, Cameron contou que Avatar 2 vai deixar

Pandora para explorar o planeta Polyphemus e as diversas luas que o

circundam.

 

O diretor revelou que Pandora está situado no sistema

solar de Alpha Centauri A, repleto de planetas ainda não explorados

pelo homem.

 

Por enquanto, a Fox ainda não comentou a possível

sequência e James Cameron também não deve fazê-la de imediato. Antes

disso, ele pretende se dedicar a outros projetos, como a versão

cinematográfica do mangá Battle Angel Alita.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ah, era isso que eu temia... Sei lá, apesar dos vários ganchos que a história deixa, que podem render pano pra manga pra várias continuações, eu acho que Avatar que deveria se encerrar em si mesmo.

Mas com tanto lucro assim, é lógico que vão querer tornar o negócio uma saga, uma epopéia, uma "sextologia" ou qualquer outra coisa assim. Ao menos a tecnologia dos cinemas em 3D vai estar mais decente até lá.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Tá' date=' mas superior em que sentido? [/Dook xaropeando'] 06.gif

Avatar, como já foi comentado, sofre da mesma deficiência dos outros filmes do Cameron. Nenhum tinha diálogos memoráveis. Todos são excelentes entretenimentos e como entretenimento, Avatar é o topo da carreira dele (pelo menos até aqui).


 

 

Isto não é verdade. Você não tá lembrado do hasta la vista baby ou eu sou o rei do mundo. 06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Enquanto uns não param de criticar e ainda torcer contra, Cameron vai conseguindo mais uma vez. Não adianta dizer que o roteiro é ruim, se o fosse não veríamos o filme crescendo como ele está. A história é belíssima e muito bem construída e por isso vem arrebatando milhões de espectadores a cada dia. Afinal, continuou com os mesmos números do primeiro fim de semana tanto nos EUA como no mundo todo. E já bateu seu primeiro recorde nos EUA, 75,6 milhões no segundo fim de semana, quebrando o recorde de The Dark Knight. E nessa segunda faturou mais 19 milhões, ou seja, os números só estão crescendo. Quando o filme é ruim, a tendência é que seus números diminuam, o que não está acontecendo nesse caso.

 

Pelos números apurados até agora 11 dias = 643 milhões

 

Estamos caminhando para mais um inevitável rompimento da tão almejada marca de 1 bilhão de dólares. dinhoems2009-12-29 19:33:26

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Para mim Avatar funcionou e pronto. Mas que é bom fazer algumas demonstrações de como um filme pode crescer pela sua qualidade, isso é inegável.

 

E se o filme não fizesse sucesso nas bilheterias com certeza estariam justificando que o fracasso se devia à história ser ruim, então por que não posso argumentar dizendo que a história é boa, e um dos óbvios resultados de uma ótima história é colher grandes números? Não que seja sempre assim, mas nesse caso

 

na minha opinião, os números correspondem a uma boa produção.

Link to comment
Share on other sites

Revisto agora em 3D. Cameron criou um mundo e neste mundo, tudo funciona.

 

 
[/quote']

 

Como é bom ler o comentário de uma pessoa equlibrada.... 06

 

PS: É bom deixar claro... estou brincando...03

 

Disponha... 06

 

Mas eu tenho que falar: A inveja é mesmo uma merda... den

 

Que venha Avatar 2 em 4 dimensões se possível for (pelo tempo que Cameron leva para elaborar seus filmes, alguém duvida?) com outros mundos a explorar e que sirva para expandir cabecinhas medíocres confinadas no eterno "ah, falta arco dramático" pfff... como eu disse, o homem criou um mundo com linguagem e geografia próprias e fez um convite, quem aceitou de coração aberto se refestelou os outros estão à cata do tal "arco"...

 

 

 

 

 

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Por favor... que não comecem a querer justificar a qualidade de "Avatar" pelos números da bilheteria... por favor.... uma coisa não tem nada a ver com a outra.... please....

 

 

 

Bom, normalmente concordaria com você. Na maioria dos filmes isso até é verdade. Transformers, por exemplo, típico filme que faz uma mega-bilheteria no primeiro final de semana, depois vai caindo aos poucos, afinal, não consegue uma propaganda boca-a-boca suficiente para se manter.

 

 

 

Agora, quando o filme consegue capturar a imaginação de um bom número de pessoas, elas fazem propaganda positiva, e então o filme vai se mantendo firme nos cinemas. Aconteceu com Titanic, Sexto-Sentido, Matrix e outros filmes que considero bons. Nunca vi um filme "obviamente ruim" (sei lá, algo como As Branquelas) conseguindo um feito desses. E convenhamos, para um filme fazer praticamente a mesma bilheteria no segundo final de semana, as recomendações possivelmente tiveram um papel importantíssimo.

 

 

 

Ainda não podemos justificar a qualidade pelo número de pessoas que estão indo ver, mas já podemos afirmar que muita gente está gostando e recomendando.

 

 

 

Obs. É claro que, para algumas pessoas, sucesso de bilheteria é sinônimo de filme ruim (sei que não é o seu caso), e já escutei muitas exclamações de "não vi e não gostei!".

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Disponha... 06

 

Mas eu tenho que falar: A inveja é mesmo uma merda... den

 

Que venha Avatar 2 em 4 dimensões se possível for (pelo tempo que Cameron leva para elaborar seus filmes, alguém duvida?) com outros mundos a explorar e que sirva para expandir cabecinhas medíocres confinadas no eterno "ah, falta arco dramático" pfff... como eu disse, o homem criou um mundo com linguagem e geografia próprias e fez um convite, quem aceitou de coração aberto se refestelou os outros estão à cata do tal "arco"...

 

 

 

 

 

 

 
[/quote']

 

Podem trancar o tópico, por favor... Esse post aqui acaba com essa discussão de "falta substância, isso e aquilo"
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

pfff... como eu disse, o homem criou um mundo com linguagem e geografia próprias e fez um convite, quem aceitou de coração aberto se refestelou os outros estão à cata do tal "arco"...

 
[/quote']

 

 

 

Mundo, linguagem e geografia - ouso acrescentar, personagens, personalidades, conflitos e "mensagens" - dispostas e detalhadas no roteiro, que tantos dizem ser fraco.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Alguém mais sentiu uma certa "estranheza" ao ver (SPOILER) os seres-humanos sendo expulsos de Pandora no final do filme? Antes disso, os heróis e vilões estavam bem-delimitados, e na parte final, fica claro que a raça humana é, de certa forma, a vilã (acho que são poucos os filmes que nos colocaram como vilões de maneira tão "explícita". Se alguém lembrar de outro, favor avisar).

 

 

 

Todos aqueles sobreviventes compactuaram com a ação dos militares (mesmo que muitos talvez não aprovassem totalmente), e dessa forma, foram expulsos do "paraíso". Quando vi o filme pela segunda vez e vi aquela fila de gente sendo escoltada pelos gigantescos Na'vi, pensei na imagem bíblica de Adão e Eva, ambos de cabeça baixa, vigiados por um grande anjo enquanto se afastam do Éden. Mas acredito que James Cameron não quis fazer analogia nem nada.

 

 

 

De qualquer forma, acho que está meio óbvio que a humanidade irá contra-atacar nas continuações (Avatar Episódio II - The Humanity Strikes Back 06.gif)

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Por favor... que não comecem a querer justificar a qualidade de "Avatar" pelos números da bilheteria... por favor.... uma coisa não tem nada a ver com a outra.... please....


Bom' date=' normalmente concordaria com você. Na maioria dos filmes isso até é verdade. Transformers, por exemplo, típico filme que faz uma mega-bilheteria no primeiro final de semana, depois vai caindo aos poucos, afinal, não consegue uma propaganda boca-a-boca suficiente para se manter.

Agora, quando o filme consegue capturar a imaginação de um bom número de pessoas, elas fazem propaganda positiva, e então o filme vai se mantendo firme nos cinemas. Aconteceu com Titanic, Sexto-Sentido, Matrix e outros filmes que considero bons. Nunca vi um filme "obviamente ruim" (sei lá, algo como As Branquelas) conseguindo um feito desses. E convenhamos, para um filme fazer praticamente a mesma bilheteria no segundo final de semana, as recomendações possivelmente tiveram um papel importantíssimo.

Ainda não podemos justificar a qualidade pelo número de pessoas que estão indo ver, mas já podemos afirmar que muita gente está gostando e recomendando.

Obs. É claro que, para algumas pessoas, sucesso de bilheteria é sinônimo de filme ruim (sei que não é o seu caso), e já escutei muitas exclamações de "não vi e não gostei!".[/quote']

 

Concordo que muitas das coisas que vc comentou são verdades, mas pra mim o negócio se resume apenas a uma frase: um filme bom independe do seu sucesso na bilheteria. Eu continuaria gostando de "Avatar" independente da grana que tá arrecadando. Tem tanto filme bonzão que se dá mal de bilheteria (um exemplo recente é o "Intrigas de Estado" com Russel Crowe) e tem tanto filme ruim que faz sucesso (alguém pensou na saga "Crepúsculo"?). Eu já considerei a qualidade do filme do JC depois que sai da sessão... 06
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...