Jump to content
Forum Cinema em Cena

Avatar - James Cameron


Nacka
 Share

Recommended Posts

  • Members
pfff... como eu disse, o homem criou um mundo com linguagem e geografia próprias e fez um convite, quem aceitou de coração aberto se refestelou os outros estão à cata do tal "arco"...

 
[/quote']



Mundo, linguagem e geografia - ouso acrescentar, personagens, personalidades, conflitos e "mensagens" - dispostas e detalhadas no roteiro, que tantos dizem ser fraco.


 

E eu, se vc me permite um pouquinho 06, tb ouso acrescentar mais um algo a mais. Ele é o roteirisdiretor mais audacioso, e criativo, e paciente, e inovador, e displicente, e eficaz, e coeso, e coerente, e crítico, e ambientalista, e amoroso, e perfeccionista, e especial, e merecedor de td o que colher em março em 2010 no Oscar. *.*

Vou repetir aqui um pouquinho de um post só pra finalizar pq realmente estou empolgada com este homem e maravilhada com este filme. ^^

 

Pelo amor de Deus, esse homem escreveu e dirigiu um filme desses, estou horrorizada. Mestre Cameron, depois de Titanic (que ele solidificou) e King Kong (Peter Jackson), nunca fiquei tão enfeitiçada e petrificada (em bom estilo Harry Potter) a uma tela. É fantástica a maneira com que organiza os fatos, com que harmoniza todas as idéias dos personagens e enobrece ao decorrer do tempo a personagem principal Jake Sully, que nem de longe no início da trama , parecia ter pulso para ser o carro-chefe do épico. Humilhado e contrariado por quase todos, ainda sofria com a própria ambição de voltar a andar a qualquer custo. A saborosa crítica ao mundo moderno e capitalista e a atuação primorosa de Stephen Lang como Coronel Miles foi crucial para a eficácia do que imagino que queria Cameron, tentar igualar as forças e fazer o público lutar da sua própria poltrona confortável contra a tropa militar. Ele perfeitamente o consegue. Quem é que não se encanta e traduz em verdades essas tantas falsas mentiras? É justo. Ele merece as glórias. Para quem só estava esperando saber se esse “Avatar” ia ter sucesso para poder haver continuações, pode apostar , e só o começo da revolução cinematográfica. E é só por isso q esse filme ñ ganha meu dez, só e somente só pq já estou esperando o próximo do universo Pandora e sei que será ainda melhor q esse. Nossa, é maravilhoso (a uma hora dessas vc jah se pergunta se é o filme ou o diretor q é maravilhoso. Claro, que pra mim são os dois, meus amores, os dois). Afinal, eles dois são um só. Criatividade inovadora, coragem, paciêeeencia desde 1994 preparando esse roteiro. Esse homem não existe! Casou-se com ele próprio, melhor roteirista e melhor diretor do mesmo filme. É im-pres-sio-nan-te. Nunca pensei em ficar apaixonada de verdadeeee, por outro universo tão cedo. E ainda é o maior faturamento mundial para um filme original, que não é adaptação e/ou sequência. Baby, babei.

 

 

  
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

James Cameron diz que 'Avatar 2' sairá de Pandora

 

O mundo

criado por James Cameron para produzir Avatar não se limita à lua de

Pandora' date=' onde todo o filme se passa. Com o sucesso nas bilheterias -

mais de US$ 617 milhões arrecadados mundialmente em dez dias -, o

diretor planeja uma sequência ainda mais grandiosa.

 

Em

entrevista ao Los Angeles Times, Cameron contou que Avatar 2 vai deixar

Pandora para explorar o planeta Polyphemus e as diversas luas que o

circundam.

 

O diretor revelou que Pandora está situado no sistema

solar de Alpha Centauri A, repleto de planetas ainda não explorados

pelo homem.

 

Por enquanto, a Fox ainda não comentou a possível

sequência e James Cameron também não deve fazê-la de imediato. Antes

disso, ele pretende se dedicar a outros projetos, como a versão

cinematográfica do mangá Battle Angel Alita.

 

[/quote']

 

Se o roteiro for bom, eu empresto pra ele os 100 milhões que vou ganhar na megasena e depois pego a minha parte quando o filme faturar 06

 

Pelo menos seu histórico como diretor mostra que ele se dá bem em sequências.

Tetsuo2009-12-30 10:30:18

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

(...)

 

Não entendo pq as reações de vcs' date=' que deixaram claro que acharam o filme apenas legalzinho, despertaram reações meio exaltadas.

 

(...)

 

[/quote']

 

Pois é, ninguém tem a obrigação de se deslumbrar ao ver um filme, assim como apontar defeitos - e eu acho que eles existem, e são muitos - não retira a força do filme noutros aspectos. Ou será que a valoração só pode ser à base do ou tudo ou nada, ou dá ou desce?

 

Os diálogos, a narração em off, eu acredito que são apenas a exteriorização do problema, que é a falta de refinamento na linguagem do James Cameron. Lá pelo final, o tal general solta algo do tipo "vamos combater o terror com o terror", e logo em seguida aparecem os rostos de fuzileiros concordando e murmurando "yeah". Eu fiz a maior cara de wtf, já que aquela alegoria do terrorismo como é praticado e combatido na Terra ficou um negócio muito gratuito e desproporcional. Não se pode comparar os Na'vi com as pessoas que usam cintos feitos com explosivos e os detonam em aviões e escolas. O buraco é bem mais embaixo.

 

Sobrou boa intenção da parte do diretor - o filme é flagrantemente anti-militarista, na minha concepção -, mas faltou classe e até mesmo consistência de discurso. Nem por isso deixou de ser um filme interessante e bonito de se ver, mas poderia ter sido um tanto melhor.

 
Alexei2009-12-30 11:09:20
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Enquanto uns não param de criticar e ainda torcer contra' date=' Cameron vai conseguindo mais uma vez. Não adianta dizer que o roteiro é ruim, se o fosse não veríamos o filme crescendo como ele está. A história é belíssima e muito bem construída e por isso vem arrebatando milhões de espectadores a cada dia. Afinal, continuou com os mesmos números do primeiro fim de semana tanto nos EUA como no mundo todo. E já bateu seu primeiro recorde nos EUA, 75,6 milhões no segundo fim de semana, quebrando o recorde de The Dark Knight. E nessa segunda faturou mais 19 milhões, ou seja, os números só estão crescendo. Quando o filme é ruim, a tendência é que seus números diminuam, o que não está acontecendo nesse caso.

 

Pelos números apurados até agora 11 dias = 643 milhões

 

Estamos caminhando para mais um inevitável rompimento da tão almejada marca de 1 bilhão de dólares. [/quote']

 

É até natural esse sucesso todo, pois tudo que é novo, quando se trata de cinema, costuma atrair a atenção de muita gente. A era do "CGI convincente" chegou definitivamente e as pessoas estão curiosas e lotando as salas. Todos querem ver a nova invenção do James Cameron.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Os diálogos, a narração em off, eu acredito que

são apenas a exteriorização do problema, que é a falta de refinamento

na linguagem do James Cameron. Lá pelo final, o tal general solta algo

do tipo "vamos combater o terror com o terror", e logo em seguida

aparecem os rostos de fuzileiros concordando e murmurando "yeah". Eu

fiz a maior cara de wtf, já que aquela alegoria do terrorismo

como é praticado e combatido na Terra ficou um negócio muito gratuito e

desproporcional. Não se pode comparar os Na'vi com as pessoas que usam

cintos feitos com explosivos e os detonam em aviões e escolas. O buraco

é bem mais embaixo.

.

 

Ah...mas quando houve o genocidio dos indios não foi de forma gratuita e desproporcional?

 

será que nos dias de hj eh muito diferente? Os EUA quando invadiu o Iraque e matou milhares de pessoas inocentes....alegando q tinha armas quimicas lá.....não tinha razões economicas por tras?

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu já considerei a qualidade do filme do JC depois que sai da sessão...

 

 

 

Mas vc acha que alguém aqui fez diferente?

 

 

 

 

 

Eu fui ver o filme na pré-estréia, e sai maravilhado, minhas pernas, o meu corpo realmente não queria sair do cinema, acho que nunca senti isso antes. O filme me causou algo inexplicável, e foi naquele momento que percebi que estava diante de um fenômeno. Realmente para mim o filme continuaria sendo perfeito mesmo se não lucrasse. É bom para todos nós que gostamos do filme que ele dê lucro, pois com boa bilheteria teremos continuações e mais investimentos na tecnologia 3d.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Os diálogos' date=' a narração em off, eu acredito que são apenas a exteriorização do problema, que é a falta de refinamento na linguagem do James Cameron. Lá pelo final, o tal general solta algo do tipo "vamos combater o terror com o terror", e logo em seguida aparecem os rostos de fuzileiros concordando e murmurando "yeah". Eu fiz a maior cara de wtf, já que aquela alegoria do terrorismo como é praticado e combatido na Terra ficou um negócio muito gratuito e desproporcional. Não se pode comparar os Na'vi com as pessoas que usam cintos feitos com explosivos e os detonam em aviões e escolas. O buraco é bem mais embaixo..[/quote']

Ah...mas quando houve o genocidio dos indios não foi de forma gratuita e desproporcional?

será que nos dias de hj eh muito diferente? Os EUA quando invadiu o Iraque e matou milhares de pessoas inocentes....alegando q tinha armas quimicas lá.....não tinha razões economicas por tras?

 

Acho que você não leu direito o que eu escrevi ou, se leu, não entendeu ou não quis entender. Eu afirmei que gratuita e desproporcional foi a alegoria, e não o ataque aos Na'vi, que não haviam praticado terrorismo algum. Daí o descabimento da comparação.

 

Acho bacana o Cameron denunciar o terror que a guerra ao terror causa. Mas se vai falar, que o faça com consistência e propriedade, né filho? É a isso que eu estou me referindo no post anterior.

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Mundo' date=' linguagem e geografia - ouso acrescentar, personagens, personalidades, conflitos e "mensagens" - dispostas e detalhadas no roteiro, que tantos dizem ser fraco.

[/quote']

 

Linguagem e geografia de mundos fictícios é o tipo de coisa que só interessa para nerds discutirem em convenções. O idioma inventado para os Na'Vi não faz a menor diferença. Se eles falassem esperanto, latim ou aramaico, ainda assim Avatar continuaria a ser um amontoado de clichês e baboseira new age que servem de pretexto para exibir tecnologia.

 

Nostromo2009-12-30 14:33:21

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Acho que você não leu direito o que eu escrevi ou' date=' se leu, não

entendeu ou não quis entender. Eu afirmei que gratuita e

desproporcional foi a alegoria, e não o ataque aos Na'vi, que

não haviam praticado terrorismo algum. Daí o descabimento da

comparação.

 

Acho bacana o Cameron denunciar o terror que a guerra ao terror causa. Mas se vai falar, que o faça com consistência e propriedade, né filho? É a isso que eu estou me referindo no post anterior.

 
[/quote']

 

Ai é que tá, eu acho que gratuita e desproporcional é a fala do coronel e por isso funciona no sentido de mostrar como ele quer forçar uma visão exagerada em relação aos na'vi.

Skywalker2009-12-30 14:39:05

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

possivelmente o que ele quiz falar em ...vamos combater terror com  o terror...

 

eh q eles tinham informações que os Na´vi tinham juntado um exercito....de milhares...

 

e não ligando a palavra terror.....com terrorismo

 

pelo menos pra mim entendi assim

 

 

Está ligando sim a palavra terror a terrorismo, mas quem faz essa analogia é o militar, não o filme.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Acho que você não leu direito o que eu escrevi ou' date=' se leu, não

 

entendeu ou não quis entender. Eu afirmei que gratuita e

 

desproporcional foi a alegoria, e não o ataque aos Na'vi, que

 

não haviam praticado terrorismo algum. Daí o descabimento da

 

comparação.

 

 

Acho bacana o Cameron denunciar o terror que a guerra ao terror causa. Mas se vai falar, que o faça com consistência e propriedade, né filho? É a isso que eu estou me referindo no post anterior.

 

 
[/quote']Ai é que tá, eu acho que gratuita e desproporcional é a fala do coronel e por isso funciona no sentido de mostrar como ele quer forçar uma visão exagerada em relação aos na'vi.

 

 

 

 

Concordo. O personagem que falou isso era um militar FDP, então, nada mais natural que usar um discurso desse tipo.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Mundo' date=' linguagem e geografia - ouso acrescentar, personagens, personalidades, conflitos e "mensagens" - dispostas e detalhadas no roteiro, que tantos dizem ser fraco.[/quote']Linguagem e geografia de mundos fictícios é o tipo de coisa que só interessa para nerds discutirem em convenções. O idioma inventado para os Na'Vi não faz a menor diferença. Se eles falassem esperanto, latim ou aramaico, ainda assim Avatar continuaria a ser um amontoado de clichês e baboseira new age que servem de pretexto para exibir tecnologia.

 

 

 

 

Discordo. Quando esses aspectos que você despreza são bem cuidados, ajudam muito na imersão. Se você acha que geografia não faz diferença, compare o planeta Pandora com a ilha do filme King Kong: em King Kong, os seres pré-históricos parecem ter sido "jogados de qualquer jeito", não há sentido naquele ecossistema, tudo parece feito às pressas, tipo "vamos colocar somente criaturas assustadoras para fazer a platéia tremer!". Outro que consigo lembrar é O Mundo Perdido - Jurassic Park, onde vemos planícies e bosques de sequóias em uma ilha que, supostamente, deveria ser tropical. Talvez a maioria das pessoas não ligue pra isso, mas quem tem um entendimento maior, percebe. E isso influencia no julgamento depois.

 

 

 

A mesma coisa quando um diretor de quinta inventa qualquer "uga-buga" e diz que é uma linguagem alienígena ou de um povo exótico. Por algum motivo, a gente percebe quando a coisa é mal-feita (eu percebo), e os diálogos soam a pastiche.

 

 

 

Acho que o bom cinema é feito não apenas com o principal (roteiro, atuações, etc), mas também de detalhes. São os detalhes que dão vida, que trazem veracidade.

 

 

 

Concordo contigo que APENAS esses aspectos não fazem um bom filme. Quem gostou viu um "algo mais", quem não gostou, não viu.

Link to comment
Share on other sites

 

 

Acho que você não leu direito o que eu escrevi ou' date=' se leu, não

 

entendeu ou não quis entender. Eu afirmei que gratuita e

 

desproporcional foi a alegoria, e não o ataque aos Na'vi, que

 

não haviam praticado terrorismo algum. Daí o descabimento da

 

comparação.

 

 

Acho bacana o Cameron denunciar o terror que a guerra ao terror causa. Mas se vai falar, que o faça com consistência e propriedade, né filho? É a isso que eu estou me referindo no post anterior.

 

 
[/quote']Ai é que tá, eu acho que gratuita e desproporcional é a fala do coronel e por isso funciona no sentido de mostrar como ele quer forçar uma visão exagerada em relação aos na'vi.

 

 

 

 

Concordo. O personagem que falou isso era um militar FDP, então, nada mais natural que usar um discurso desse tipo.

É verdade que há um radicalismo bastante pronunciado no universo de Cameron, quase uma apologia a céu e inferno mesmo. E junto a isso, é absolutamente natural que os exageros sejam colocados na raça humana já que eles podem ser encarados como representantes (nessa forma de ver a estória) do mal, do impuro e do destrutivo em contraposição à Pandora. Ícones por assim dizer.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
 

Lá pelo final' date=' o tal general solta algo do tipo "vamos combater o terror com o terror", e logo em seguida aparecem os rostos de fuzileiros concordando e murmurando "yeah". Eu fiz a maior cara de wtf, já que aquela alegoria do terrorismo como é praticado e combatido na Terra ficou um negócio muito gratuito e desproporcional. Não se pode comparar os Na'vi com as pessoas que usam cintos feitos com explosivos e os detonam em aviões e escolas. O buraco é bem mais embaixo. 
[/quote']

 

Não entendi como a alegoria é gratuita e desproporcional...  
Dr. Calvin2009-12-30 16:55:54
Link to comment
Share on other sites


Mundo' date=' linguagem e geografia - ouso acrescentar, personagens, personalidades, conflitos e "mensagens" - dispostas e detalhadas no roteiro, que tantos dizem ser fraco.
[/quote']

Linguagem e geografia de mundos fictícios é o tipo de coisa que só interessa para nerds discutirem em convenções. O idioma inventado para os Na'Vi não faz a menor diferença. Se eles falassem esperanto, latim ou aramaico, ainda assim Avatar continuaria a ser um amontoado de clichês e baboseira new age que servem de pretexto para exibir tecnologia.

 

Como eu disse sobre a inveja, dor de cotovelo, etc...

 

É claro que Avatar é um veículo para exibir tecnologia, evidente não?

 

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Poxa' date=' eh bem desproporcional, não tem comparação...existe um guerra civil no Iraque, tem uns terroristas no meio...mas os Navi são totalmente pacificos, da paz..o buraco eh bem embaixo sim....concordo com o Alexei...[/quote']

 

Guerra civil que surgiu com a invasão do país pelos marines pipizudos dos EUA...
Link to comment
Share on other sites

Poxa' date=' eh bem desproporcional, não tem comparação...existe um guerra civil no Iraque, tem uns terroristas no meio...mas os Navi são totalmente pacificos, da paz..o buraco eh bem embaixo sim....concordo com o Alexei...[/quote']

 

Pacíficos mas não indefesos. Os Na'vi possuiam quase 3 metros de altura, respiravam uma atmosfera venenosa para os humanos e viviam em um ecosistema totalmente hostil aos visitantes. Ora, isso é um senhor cartão de visita.

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Mesmo que eles fossem seres puros que nunca atacassem os invasores, o simples fato deles estarem sendo minimamente contra os interesses da corporação(não querem deixar seu grande lar) já é motivo suficiente pra imbecilidade militar os classificarem como terror.

Skywalker2009-12-30 19:48:39

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Poxa' date=' eh bem desproporcional, não tem comparação...existe um guerra civil no Iraque, tem uns terroristas no meio...mas os Navi são totalmente pacificos, da paz..o buraco eh bem embaixo sim....concordo com o Alexei...[/quote']

 

Guerra civil que surgiu com a invasão do país pelos marines pipizudos dos EUA...

 

Ó o Daniel usando táticas de retórica! Vale a pena eu me debruçar um pouco sobre esse post aqui, que está bem interessante.

 

Meu querido Daniel (e ele é meu querido mesmo, a gente debate bastante, às vezes até se exaltando, mas continuamos nos querendo bem) acabou de lançar mão de uma estratégia de discurso que é bem conhecida: ao ser confrontado com uma proposição difícil de ser desmentida, rebata com uma outra proposição, igualmente verdadeira, ainda que não tenha relação com a primeira. Na mente do leitor ou do ouvinte, a força da primeira proposição será diminuída ou mesmo anulada.

 

Acompanhem comigo. A primeira proposição consiste na impossibilidade de se comparar os Na'vi com os terroristas do Iraque, que, obviamente, empregam táticas de terrorismo (guerrilha, atentados contra a população civil, ataques suicidas etc.). Não há um só momento no filme em que os Na'vi se comportem como terroristas, eles estão apenas se defendendo de uma invasão. Dai surge o despropósito e a gratuidade da frase "vamos combater terror com terror". O verdadeiro discurso anti-terror é muito mais sofisticado do que isso, mas este é um assunto para o próximo post, quando eu comentar a afirmação do Nacka.

 

Como é difícil superar esta conclusão, o Daniel veio com outra verdade: "Mas a guerra civil no Iraque foi causada pela invasão americana". Até aí, tudo bem, o leitor pode inclusive pensar "ele tem toda razão". Mas qual é a relação entre a primeira e a segunda? Nenhuma! O fato de a invasão norte-americana no Iraque ter desencadeado uma guerra civil não invalida o descabimento de se comparar os Na'vi a terroristas. Uma coisa não implica a outra, até porque não se está julgando o ataque dos fuzileiros aos Na'vi, e sim o discurso do general. Esta é uma estratégia de retórica, por sinal muito bem empregada. Se eu não a tornasse explícita, poderiam até pensar que eu estou justificando o ataque aos Na'vi, o que não tem nada a ver.

 
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...