Jump to content
Forum Cinema em Cena

Avatar - James Cameron


Nacka
 Share

Recommended Posts

  • Members

 

 

Pessoal' date='

 

 

 

Raramente concordo com alguma coisa que sai do Vaticano, mas concordo completamente com tudo isso que ele disse, nada mais fácil de entender, principalmente por essa parte:

 

 

 

 

 

"numerosos e cativantes efeitos especiais, mas pouca emoção verdadeira, que é a emoção humana. O impacto visual existe, mas o enredo é obsoleto".

 

 

 

Resume tudo...

 

 

 

A maioria dos enredos de hoje é obsoleta, o que não impede filmes de serem bons.

Cremildo2010-01-11 22:26:24

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Como eu discordo desse texto do Vaticano. Eu concordo com o que alguns membros postaram aqui, de Avatar trazer algo de volta, eu diria que uma emoção avassaladora, alguma coisa que talvez tenhamos sentido mais com filmes da infância mesmo. Me lembro de 2 momentos no cinema que nunca irei esquecer: quando vi Batman Returns e quando vi Jurassic Park. Avatar parece que trouxe aquela emoção de volta. Não que nenhum outro filme tenha mexido comigo, muito pelo contrário. A obra-prima desse ano pra mim é Bastardos Inglórios e provavelmente será um filme que irei rever sem cansar. Mas de alguma maneira o tipo de aproximação emocional que senti em Avatar parece algo não muito comum. Ou talvez esse seja apenas um relato exagerado por eu ter revisto o filme hoje. Mas só sei que o filme foi de novo eficaz em arrancar lágrimas dos meus olhos.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pessoal' date='

 

 

 

Raramente concordo com alguma coisa que sai do Vaticano, mas concordo completamente com tudo isso que ele disse, nada mais fácil de entender, principalmente por essa parte:

 

 

 

 

 

"numerosos e cativantes efeitos especiais, mas pouca emoção verdadeira, que é a emoção humana. O impacto visual existe, mas o enredo é obsoleto".

 

 

 

Resume tudo...

 

 

claro que é obsoleto, pois a catequização e o etnocídio aconteceu a 500 anos atrás 06.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

mas ai é que tá' date=' eram bobinhos, ou a sua visão de bobinhos oque os consideraram bobinhos, entende?

[/quote']

 

Cara, óbvio que eu falei com a única visão que me permite, a minha. Não to decretando nada, legal se vcs consiguiram se emocionar com os personagens, eu não. Exigia um pouco mais deles. mas vou tentar desenvolver mais do pq EU não gostei TANTO.

 

 

ele cria um universo deslumbrante demais pra capacidade emotiva que os personagens dele carregam. pra mim é como se aquele mundo engolisse tudo. que aquele mundo exigisse um desenvolvimento bem mais grandiozo do que foi passado ali. é mais ou menos como se eu visitasse uma palacio banhado a ouro, mas vazio, e na hora que ele fosse destruído eu só tenha como preocupação a possibilidade de deixar um formigueiro no quintal desabrigado. Eu vou sentir muito mais pelo palacio do que pelas formigas. Claro, extremizei agora, não to dizendo que os personagens sejam tão descartáveis assim, mas pra mim são tão genéricos que chegam a quase isso. Quando ele tenta aplicar humor (que é uma forma muito boa de criar o vinculo necessário) comigo falha vergonhosamente, que aliás, é uma boa palavra pra definir, chega a ser vergonhosa essas tentativas. E na hora de desenvolver a idéia central, eu via uma naturalidade nos movimentos, mas uma artificialidade irritante na hora de passar a mensagem, graças ao texto extremamente capenga. E aí já são duas coisas que falharam comigo, duas coisas de muita importância pra criar um vinculo mais afetivo com os personagens. E fora também que acho as caracteristicas de todos ali muito palidas, pouco marcantes. O principal me pareceu um aladdin entediado. O malvadão aquele tem caracteristicas fortes, tanto visualmente quanto na filha da putagem da coisa. Mas também, é tão exagerado que fica difícil realmente odiar, eu achei mais graça. Já o cabeça de tudo é o melhor, gosto daquele ator.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

06.gif06.gif06.gif

 

 

 

Dêem uma olhanda nessa "notícia" do site Cinema com Rapadura; vou transcrever apenas a passagem mais delirante, quem quiser ler tudo, é só seguir o link:

 

 

 

"A única dúvida restante é se Cameron retornará aos próximos filmes na cadeira do diretor, pois ele é conhecido como uma pessoa que não gosta de se repetir e que não é muito interessado em sequências. Os rumores são de que ele voltaria apenas como roteirista e produtor e deixaria a direção a cargo de um de seus amigos diretores como George Lucas (“Star Wars”).

 

 

 

06.gif06.gif06.gif Fico imaginando se é assim que começam aqueles boatos bizarros que surgem de vez em quando.

 

 

 

Notícia completa:

 

 

 

/http://cinemacomrapadura.com.br/noticias/153962/james-cameron-confirma-avatar-2/

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Mais bizarro é dizerem que ele não gosta de se repetir (T2) e não é interessado em sequências (Aliens).

E se o George Lucas ajudar a escrever os diálogos' date=' o primeiro filme vai soar como Shakespeare...06
[/quote']

 

Pois é. Parem já de reclamar do roteiro desse aqui ou seremos severamente castigados no futuro06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Crescem os casos de depressão pós-Avatar

 

Assistir Avatar tem deixado muita gente feliz. O problema é lidar com a realidade depois. No site Avatar Forum, um dos maiores sobre o filme, é cada vez maior o número de fãs se queixando de Depressão pós-Avatar.

Segundo o administrador do fórum, Philippe Baghdassarian, um tópico chamado “Maneiras de lidar com a depressão pelo sonho de Pandora ser intangível” recebeu mais de mil posts, o que o obrigou a abrir um segundo espaço para o mesmo assunto.

Usuários obcecados relatam que gastam horas pesquisando sobre o filme e que já o assistiram várias vezes. E lamentam não poder visitar ou morar no planeta Pandora, já que ele parece tão melhor do que a Terra. Além disso, muitos criticam a raça humana.

E alguns posts chegam a ser bastante preocupantes. Baghdassarian cita como exemplo o de um rapaz chamado Mike.

“Desde que fui ver Avatar eu ando deprimido. Ver o maravilhoso mundo de Pandora e todos os Na’vi fez com que eu quisesse ser um deles. Não consigo parar de pensar em tudo que aconteceu no filme e todas as lágrimas que já derramei por isso. Eu até já cogitei suicídio, pensando que se eu fizer isso vou renascer em um mundo similar à Pandora e tudo vai ser igual ao que é em Avatar”, escreveu Mike.

Preocupados com mensagens desse tipo, outros usuários do fórum tem tentado animar os colegas. Como formas de combater a depressão pós-Avatar eles sugerem que eles comprem a trilha sonora e jogos de vídeo game sobre o filme, além de conversar com amigos sobre seus sentimentos.

 

09090909
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

James Cameron é acusado de plágio por autores russos

Da Redação

 

 

 

 

 

 

Avatar

Foto: Divulgação

O novo sucesso do diretor James Cameron (Titanic), Avatar,

pode ter sido baseado em um livro de ficção científica russo, escrito

na década de 60. Pelo menos é o que dizem os jornais russos como o Komsomolskaya Pravda.

 

 

 

A semelhança parte de pontos incrivelmente parecidos. O livro The World of Noon,

escrito pelos irmãos Arkady e Boris Strugatsky, é baseado em um planeta

quente, úmido e repleto de florestas, chamado Pandora, ou seja,

idêntico ao do filme de Cameron. As semelhanças não param por aí: o

livro se passa no século 22, mesma época do longa. O mais

impressionante é que o nome da raça humanóide que habita Pandora, na

obra dos irmãos Strugatsky, é Nave, enquanto em Avatar ela se chama Na'vi.

 

 

 

A polêmica é maior na Rússia, pois o livro The World of Noon é um clássico lido pelos jovens do país. Os jornais locais destacaram diversas páginas com a comparação.

 

 

 

Não é a primeira vez que James Cameron é acusado de plágio. Em 2002, o casal australiano Filia e Constantinos Kourtis processou o diretor por ter roubado suas ideias para dois filmes, o sucesso O Exterminador do Futuro 2 e O Segredo do Abismo.

 

 

 

Em sua defesa, Cameron disse que a história de Avatar é baseada em uma ideia original que foi transformada em roteiro em 1994.

Fran Pierri2010-01-14 14:31:06

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Matéria interessante (pelo que entendi, é do New York Times), debatendo sobre o futuro do cinema 3D após Avatar:

 

 

 

Maravilhas 3D de 'Avatar' influenciam outros projetos no cinema

 

 

 

Apenas cinco meses depois que a Warner Brothers lançou The Jazz Singer, filme que causou sensação ao introduzir o cinema falado, em outubro de 1927, o estúdio retornou às salas de exibição com outra novidade falada, o drama policial Tenderloin. Mas na Hollywood de hoje as coisas demoram um pouco mais.

 

 

 

Enquanto o épico de ficção científica Avatar, de James Cameron, continua a deslumbrar as plateias com sua magia visual, os cineastas e estúdios estão lutando para determinar quando, ou mesmo se, os telespectadores podem esperar mais uma experiência visual da mesma qualidade nas telas. Ao combinar imagens em 3D e uma tecnologia sofisticada de captura de movimentos para animação, o filme conquistou, até o domingo, US$ 1,3 bilhão nas bilheterias mundiais, e boa parte dessa quantia em salas equipadas para exibição em 3D.

 

 

 

Perguntado na semana passada se havia algum filme igualmente ambicioso em produção, Alec Shapiro, vice-presidente de vendas e marketing do grupo de criação de conteúdo da Sony, cujas câmeras digitais foram usadas em Avatar, não teve resposta. "Não que eu saiba", disse. "Não consigo pensar assim de pronto em outra produção de meio bilhão de dólares".

 

 

 

Cameron e seu sócio na produção, Jon Landau, discutiram possíveis continuações para Avatar. Mas o estúdio 20th Century Fox, que distribuiu o filme e ajudou a bancar os custos de produção e marketing da ordem de US$ 460 milhões, ainda não anunciou planos para um sucessor do trabalho, cuja produção demorou 15 anos.

 

 

 

Em relatório de pesquisa publicado pela Barclays Capital na quarta-feira, Anthony DiClemente e George Hawkey definiram Avatar como "singular": um evento único que não altera muito o ambiente de negócios em torno dele.

 

 

 

"Embora o filme seja um marco para a tecnologia 3D e digital", afirmaram, "não nos informa que a dinâmica econômica básica do mundo do cinema tenha mudado".

 

 

 

DiClemente e Hawkey previram que Avatar daria lucro, ainda que não esperem que surjam imitações, pelo menos não em curto prazo. Em um modelo financeiro detalhado do filme, eles estimaram que a Fox e seus parceiros obteriam pouco mais de US$ 1 bilhão em lucros anteriores aos impostos com seu investimento em Avatar.

 

 

 

Quanto à tecnologia cinematográfica, a realização de Avatar não representou exatamente um salto único - como aquele que levou do cinema mudo ao sonoro - mas sim uma integração de sistemas complexos que permitiram a Cameron combinar atores reais e animação computadorizada de forma relativamente inconsútil, misturando de maneira crível a fantasia e o mundo real. Críticos e audiências perceberam a diferença qualitativa entre aquilo que estavam vendo na tela em Avatar e outros filmes recentes que empregam tecnologia 3D ou de captura de movimentos para animação.

 

 

 

O cerne do processo é uma câmera "virtual" 3D desenvolvida por Cameron em parceria com o especialista em efeitos especiais Vince Page. A câmera e seu sistema de sustentação permitem que um diretor veja os atores em um ambiente virtual gerado por computador, mesmo que estejam trabalhando em um estúdio de "captura de desempenho" que pouca relação oferece com as imagens da tela.

 

 

 

Entre os próximos filmes que devem usar o sistema estão Tron: Legacy, aventura ciberespacial que a Disney e o diretor Joseph Kosinski devem lançar em dezembro, e The Adventures of Tintin: Secret of the Unicorn, dirigido por Steven Spielberg e com distribuição da Dreamworks, Paramount Pictures e Sony Pictures, no final de 2011.

 

 

 

Mas não está claro, por exemplo, que o uso dessa tecnologia por Spielberg - e sua decisão de trabalhar com a Weta Digital, a produtora de efeitos especiais tornada famosa por Peter Jackson e responsável pela computação gráfica em Avatar - venha a atrair os espectadores da mesma forma que a lua de fantasia e os alienígenas azuis de Cameron.

 

 

 

"Não podemos falar sobre que cara o filme vai ter, já que o processo ainda está a quase dois anos do fim", disse Marvin Levy, o veterano porta-voz de Spielberg. (Os Fantasmas de Scrooge, do cineasta Robert Zemeckis, usou tecnologia de captura de movimentos e recursos 3D, mas parecia muito diferente de Avatar e só arrecadou US$ 137 milhões nas bilheterias dos Estados Unidos, depois de lançado pela Disney no começo de novembro.)

 

 

 

Até agora, Guillermo del Toro, que deve dirigir o primeiro filme de uma série de dois baseados no romance O Hobbit, para lançamento em 2012, continua firme em sua ideia de produzir o filme com técnicas 2D, mais convencionais ¿ainda que Jackson, que influenciou bastante o trabalho em Avatar e no novo Tintin, esteja entre os produtores.

 

 

 

Os executivos da divisão New Line Cinema, da Warner Brothers, um dos estúdios envolvidos no projeto, vinham declarando que a tecnologia 2D funcionaria bem para a sensação de intimidade que antecipavam para O Hobbit e seu universo de fantasia - e Avatar não parece ter alterado sua posição.

 

 

 

Ainda assim, alguns cineastas se deixaram inspirar, ou abalar, o suficiente por Avatar, e decidiram mudar os rumos de certos projetos. Pouco depois de assistir a Avatar, no mês passado, por exemplo, Bryan Singer, diretor responsável por sucessos como a trilogia dos X-Men e o novo Super-Homem, pediu que a New Line Cinema considerasse a possibilidade de filmar em 3D o seu Jack the Giant Killer. O debate continua, de acordo com pessoas conhecedoras do assunto e que falaram sob a condição de que seus nomes não fossem mencionados, em respeito às normas do estúdio.

 

 

 

Katie Martin Kelley, porta-voz da Paramount, disse que o estúdio não havia tomado decisões sobre a possibilidade de usar 3D nas continuações planejadas para Transformers e Jornada nas Estrelas, o que poderia oferecer às audiências mais um gostinho da experiência visual intensa propiciada por Cameron.

 

 

 

Michael Bay, cujo terceiro filme dos Transformers deve estrear em julho do ano que vem, não quis falar sobre seus planos.

 

 

 

J. J. Abrams, que está desenvolvendo um novo filme Jornada nas Estrelas para rodagem em um ou dois anos, também preferiu manter o silêncio quanto ao que pretende. Mas executivos da Paramount já começaram a debater se o novo filme deve ou não ser rodado em 3D, ainda que isso aumente o custo e a dificuldade de produção, de acordo com uma pessoa informada sobre o assunto que pediu anonimato, por não ter autorização para comentar a respeito.

 

 

 

Perguntado se consideraria a possibilidade de realizar um filme na escala de Avatar, Brad Grey, presidente do conselho da Paramount, declarou em entrevista, no começo de dezembro, que "apesar das noites de insônia que sofreria, creio que sim".

 

 

 

Mas as continuações de Transformers e Jornada nas Estrelas devem demorar pelo menos 18 meses a chegar às telas. E um novo Homem-Aranha só surgirá em 2012, agora que a Sony Pictures cancelou um quarto filme dirigido por Sam Raimi e estrelado por Tobey Maguire, optando em lugar disso por reinventar a série com um novo diretor e elenco.

 

 

 

Isso vai deixar um longo período no qual os espectadores, fascinados por Avatar, terão de se satisfazer com filmes de fantasia como Homem de Ferro 2, da Marvel Entertainment e Paramount, ou Jonah Hex, da Warner e Legendary Pictures, nenhum dos quais se equipara ao mais recente filme de Cameron em termos de ambições tecnológicas.

 

 

 

Em entrevista telefônica na semana passada, Landau disse que as inovações de Avatar eram perfeitamente adaptadas a projetos em desenvolvimento como Battle Angel Alitta, baseado em uma história em quadrinhos japonesa e cuja transformação em filme Cameron está negociando com a Fox.

 

 

 

Embora ele e Cameron ainda não tenham decidido seu próximo projeto, Landau disse acreditar que um novo filme como Avatar poderia agora ser realizado no mesmo prazo de dois anos comum a muitos dos filmes de produção mais pesada, e por investimento semelhante.

 

 

 

Perguntado sobre quando esse novo filme poderia chegar às telas, Landau respondeu que "espero que o mais rápido possível, mesmo que não seja nosso".

 

 

 

The New York Times

 

 

 

Fonte: http://cinema.terra.com.br/interna/0,,OI4204727-EI1176,00-Maravilhas+D+de+Avatar+influenciam+outros+projetos+no+cinema.htmlRAZIEL2010-01-14 17:24:07

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...