Jump to content
Forum Cinema em Cena

Avatar - James Cameron


Nacka
 Share

Recommended Posts

  • Members

Não acredito que tem gente levando isso a sério. 17.gif

 

 

 

Já tive minha época de ler ficção científica, e diversos aspectos do tal livro são recorrentes do gênero, detalhes que li em vários livros (ou seja, se começar a bola de neve, o autor do tal livro também pode ser processado por plágio por dezenas de autores). São lugares-comuns do gênero (História passada no século 22? Câmara criogênica? Planetas com nomes de mitos gregos? Clones que carregam a consciência humana? Afff, isso existe aos montes). Garanto que se formos ler o tal livro, só vai haver semelhança nos detalhes apontados, mas todo o resto será completamente diferente.

 

 

 

Não li o livro para dizer com certeza, mas acredito que Avatar seja tão cópia dele, quanto Matrix foi cópia de Cidade das Sombras.

 

 

 

É impossível ler todos os milhares de livros de ficção científica que existem e, em um gênero que se repete bastante, é normal que semelhanças aconteçam. "Ah, mas foram muitas semelhanças". Pois é, mas lembrem-se que existem MILHARES de livros do gênero, então, encontrar um com mais pontos em comum do que outros não é nada inacreditável.

 

 

 

Mas, resumindo: cada um acredita naquilo que quer acreditar.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não precisa acreditar ou desacreditar, não é subjetivo. É só ler esse livro, comparar com o filme e definir se foi plágio ou não. Se foi, ferro neles.

 

É incrível como as pessoas abraçam algo que não é deles e tratam como se fosse filho.

 

Se amanhã aparecesse alguém acusando o Taranta de plágio por Bastardos, eu não teria porque defendê-lo a todo custo. Não tenho filho deste tamanho.

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não precisa acreditar ou desacreditar' date=' não é subjetivo. É só ler esse livro, comparar com o filme e definir se foi plágio ou não. Se foi, ferro neles.É incrível como as pessoas abraçam algo que não é deles e tratam como se fosse filho.Se amanhã aparecesse alguém acusando o Taranta de plágio por Bastardos, eu não teria porque defendê-lo a todo custo. Não tenho filho deste tamanho.

 

[/quote']

 

 

 

Concordo: é preciso ler o livro. Por isso escrevi "Não li o livro para dizer com certeza...".

 

 

 

Como ninguém aqui leu, por enquanto fica no campo subjetivo mesmo. Isso não está impedindo ninguém de escolher um lado, fazer brincadeiras, etc (difícil definir quem está sendo apenas irônico).

 

 

 

Não estou "abraçando" nada. Nem queria me aprofundar no assunto, mas estão insistindo, então resolvi expor meu ponto de vista sobre isso. 03.gifRAZIEL2010-01-16 18:08:20

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Poisé...

Qual o problema de se inspirar em um apanhado de livros no tema?
Eu mesmo achei muitas semelhanças com o Nas Muralhas de Eryx, história da civilização que vai para outro planeta com natureza hostil em busca de pedras que geram energia. E lá tem raças de humanóides aparentemente mais atrasadas tecnologicamente, mas com outros conhecimentos "místicos", que entram em conflito com os homens por causa da exploração. E no planeta também tem uma atmosfera com gases nocivos aos homens, o que torna obrigatório o uso de máscara (e não um traje de astronauta ou o que seja).

 

Não que ele tenha lido este conto, mas estas coisas pipocam nas histórias do gênero, como bem disse o Raziel. Claro, que ele pode ter tirado algumas inspirações deste livro, mas na minha opinião, as coinciências são poucas para fazer este auê!
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pessoal,

 

 

 

Um roteiro fraco como esse sendo plagiado de um livro, não precisaria, mas se foi...

 

 

 

1º: Nada melhor do que reconhecer, o Cameron tem muito crédito e não vai ser isso que tirará do mesmo algum prestigio.

 

 

 

2º: Deveria ter copiado - se houve - tudo, porque este roteiro desmerece o livro...

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pessoal, convenhamos... "Avatar" é o máximo. Nada contra algumas idéias fazerem referências a determinados livros e/ou teorias... mas se for comprovado o plágio, o que eu acho muito difícil, convenhamos que são pontos a menos para o Cameron.

 

Mas sei lá... o próprio roteiro dá uma sensação de ser "reciclado", digamos assim... acho muito difícil comprovarem estas acusações e além do que não sei se dá pra levar muito a sério os delatores... acho que isso no final das contas é mais picuinha mesmo... indicador de que o filme tá fazendo muito sucesso mesmo... 06
Thiago Lucio2010-01-17 08:31:15
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Não acredito que tem gente levando isso a sério. 17.gif

 

Difícil mesmo é acreditar que depois do que foi mostrado tu ainda tenha plena convicção de que não seja plagio. Um achar que sim e outro achar que não, tudo bem. Mas daí abdicar totalmente a possibilidade APENAS pq se trata do filme de adoração, é demais. e é apenas por isso, pq depois do que foi dito, não tem como ninguém ter certeza de nada. a não ser que tu conheça bastante a personalidade do cameron e coloque a mão no fogo por ele, o que acho difícil.

 

é que nem o peruca falou, se aparecem coisas que apontam plagio do tarantino com bastardos, não vou defender, ou garantir nada. dependendo do que for dito posso achar que sim, ou que não, depende. mas a qualidade do filme ta feita, não tem como mudar. isso aí atingiria apenas a pessoa, nada a ver com o filme.
Tensor2010-01-18 01:17:19
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não acredito que tem gente levando isso a sério.

 

 

 

Difícil mesmo é acreditar que depois do que foi mostrado tu ainda tenha plena convicção de que não seja plagio. Um achar que sim e outro achar que não' date=' tudo bem. Mas daí abdicar totalmente a possibilidade APENAS pq se trata do filme de adoração, é demais. e é apenas por isso, pq depois do que foi dito, não tem como ninguém ter certeza de nada. a não ser que tu conheça bastante a personalidade do cameron e coloque a mão no fogo por ele, o que acho difícil.

 

 

 

é que nem o peruca falou, se aparecem coisas que apontam plagio do tarantino com bastardos, não vou defender, ou garantir nada. dependendo do que for dito posso achar que sim, ou que não, depende. mas a qualidade do filme ta feita, não tem como mudar. isso aí atingiria apenas a pessoa, nada a ver com o filme.[/quote']

 

 

 

Não, não tenho plena convicção de nada. Por isso escrevi "Não li o livro para ter certeza". Acho os elementos são poucos para podermos ter certeza de qualquer coisa.

 

 

 

Além disso, tenho uma visão sobre o assunto baseada em minha experiência de leitura e de escrita. Já li muitas histórias parecidas de escritores diferentes, mas que basta usar o bom-senso para saber que não ouve plágio algum. E sem querer me vangloriar de nada, eu escrevo histórias de cunho fantástico, já participei (e continuo participando) de alguns livros de contos, revistas, fanzines, sites, etc. Já passei pela situação de escrever uma história e, tempos depois, descobrir que já havia contos com elementos muito parecidos. E eram contos que eu nunca havia lido antes. E também, li histórias feitas depois das minhas, com elementos parecidos com as que eu tinha escrito (certa vez, tive a "brilhante" idéia para uma história sobre uma menina que era ameaçada em um orelhão por um atirador... meses depois, me aparece o filme Por um Fio!!!). Enfim, sei como a coisa funciona, e não é só comigo, podem perguntar para qualquer autor. Portanto, minha visão sobre o assunto está sendo um tanto parcial? Sim. Mas falo com algum conhecimento de causa, como alguém que cria (ou tenta criar) histórias. A gente pode inventar a coisa mais criativa do mundo (ou assim nos parece), que alguém já vai ter escrito algo semelhante antes. Isso significa que devemos parar de criar? Creio que não. Se estamos sendo sinceros em não plagiar, é impossível que nossa história saia EXATAMENTE igual às que foram feitas antes.

 

 

 

Pela sinopse que li (a única coisa que posso me basear, assim como você e outros que não leram), não me pareceu caso de plágio. Parece que forçaram um pouco a barra, igual a comparação de Cidade das Sombras com Matrix. Elementos extremamente parecidos, filmes bastante diferentes.

 

 

 

E não, não é só por ser "objeto de adoração". Não gosto da série Crepúsculo, que vive sendo taxada de plágio. Mesmo não gostando, acho as acusações ridículas.

 

 

 

Voltando a Avatar, enquanto nenhum de nós tiver acesso ao livro, fica tudo no campo subjetivo. E cada um vai acreditando no que quiser acreditar.RAZIEL2010-01-18 12:18:50

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...