Jump to content
Forum Cinema em Cena

Avatar - James Cameron


Nacka
 Share

Recommended Posts

  • Members

Depois do que aconteceu com Titanic, Cameron acha que pode tudo. E sua arrogância só ajuda nesse sentido. O sujeito é "desumilde" e pronto. Acho que ele sempre foi assim, só estava faltando um acontecimento como Titanic para transformá-lo num "monstro" que faz e fala o que quer. E foi justamente o que ocorreu. Agora temos que aguentar esse cidadão dizendo que Avatar é "obra-prima". Gosto dos filmes dele, exceto Titanic, mas o cara é mala.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Megalomaníaco? Bom... Isso é algo que pode sim ser dito, mas só poderemos afirmar com certeza depois que Avatar sair e se mostrar por inteiro...

 

Megalomaníaco mesmo foi Peter Jackson, que depois que filme a obra-prima Senhor dos Anéis, veio com um fraco e arrastado King Kong...

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

O filme só funciona com a tecnologia 3D' date=' pelo trailer; esta ainda defasada no mundo? No Brasil mesmo são poucas as salas com a tecnologia, não?[/quote']

 

No Brasil certamente são poucas. No RJ mesmo parece que são apenas 2 ou 3. Se não me engano, a primeira sala de IMAX brasileira só foi inaugurada esse ano...

 

Se esse filme depende mesmo da tecnologia das salas de projeção para impressionar, muita gente por aqui vai ficar decepcionada.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Administrators

Eu não sei pq o alvoroço...até onde sei a tal "revolução" seria no tecnologia 3D empregada no filme que daria uma sensação de total imersão no filme, como sonhar de olhos abertos...palavras do Cameron. 

 

Qto ao CGI não lembro dele ter dito que seria revolucionário, se disse, o que mostrou até aqui é muito bonito, mas ainda longe de parecer real.

 

Ontem eu mostrei o trailer pra uma pessoa que não sabe nada do filme, eu só disse, é do diretor do Titanic e que estréia em dezembro. Qdo começou a 2° parte do trailer e, Pandora, ela disse: "É desenho?"

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

James Cameron sempre foi megalomaníaco... arrogante? Talvez soe sim. Se tem algo de errado nisto? Tenho minhas dúvidas. Eu ainda prefiro um arrogante competente do que um humilde medíocre...

Sem dúvida que a competência é bem vinda... Agora, a competência não dá direito algum da pessoa ser arrogante... Mas, bom... Não estamos aqui discutindo a questão comportamental de Cameron, né? heheheheheh... Comentei só por comentar mesmo, ligando ao fracasso que considero ser King Kong... Mas, bom... É uma opinião pessoal minha mesmo, dado que muitas pessoas gostam de King Kong, enquanto eu o considero arrastado e aborrecido...

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Eu não sei pq o alvoroço...até onde sei a tal "revolução" seria no tecnologia 3D empregada no filme que daria uma sensação de total imersão no filme' date=' como sonhar de olhos abertos...palavras do Cameron. 

 

Qto ao CGI não lembro dele ter dito que seria revolucionário, se disse, o que mostrou até aqui é muito bonito, mas ainda longe de parecer real.

 

Ontem eu mostrei o trailer pra uma pessoa que não sabe nada do filme, eu só disse, é do diretor do Titanic e que estréia em dezembro. Qdo começou a 2° parte do trailer e, Pandora, ela disse: "É desenho?"

 

 

[/quote']

 

Havia comentários a respeito do CGI sim... Agora, não me pergunte a notícia, pq isso eu não lembro... hehhe

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Avatar já está se prejudicando com a propaganda megalômana feita por Cameron e o hype alimentado pelo público. Um espetáculo assim' date=' formado em cima do filme, favorece a postura negativa de alguns, que não querem se render ao hype e se irritam com ele (não estou dizendo que isso está acontecendo com todos que não estão animados com o filme). Se Avatar for ou aparenta ser menos do que um dos melhores filmes de todos os tempos, a tendência é que certas pessoas sejam cruéis, de uma forma que não seriam se a babação em cima dele não fosse monstruosa. Se o filme for ótimo, mas não revolucionário, muitos vão tratá-lo como se fosse ruim. Cabe o bom senso pra não se deixar levar por promessas de revolução e permitir que isso afete o julgamento, pois um filme não precisa ser revolucionário pra ser bom. E nenhum filme pode ser absolutamente novo em todos os sentidos, imagens, sons, diálogos, acontecimentos etc. [/quote']

 

perfeito, Lucy... mas explique isso pros produtores e quem ta fiinanciando a pelicula..eles querem retorno independentemente de revolucao teconologica mapregoada ou nao..querem seu din-din em dobro q qq custo! Isso é campanha de marketing pura..
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Rsrs' date=' esse filme vai ser o seguinte: quem assistir em 3D vai ficar maravilhado. Quem não assistir em 3D vai chiar a vida inteira, e duvidar que foi tão legal nos cinemas 3D.[/quote']

 

Talvez seja por ai mesmo.

 

O 3D fez uma grande diferença do que eu vi na prévia de 16min em relação ao que vi aqui no meu pc em 720p. Eu já havia

visto Coraline em 3D e achei bem legal. Mas é um animação stop-motion

bem estilizada. Em avatar é diferente, o objetivo de Cameron é que tudo

ali pareça real e o 3D contribui mt para isso. É como se entrassemos

dentro das cenas. Nunca tive uma sensação de imersão assim antes. Vou

descrever as cenas da prévia abaixo, mas aviso que pode ter alguns

SPOILERS. Mas não tanto pq Cameron parece não querer revelar mt.

 

 

 

- A exibição começa com uma introdução bem rápida do próprio Cameron,

já em 3d. E a primeira surpresa: legendado. Não imaginava ser possível,

pensei que assistiria ou com uma dublagem feita as pressas ou apenas

com som original. A legenda é como se tivesse na frente de toda a

imagem, como se tivéssemos vendo a cena por uma janela de vidro e as

legendas fossem adesivos colados na janela. Se é um alívio saber que é

possível ter 3D legendado, em algumas partes ela me pareceu

problemática, já que ela desviava nossa atenção da cena pra ela

própria. O que acho que é característica de qq legenda, mas ficou mais

evidente no 3D, mesmo pq todo mundo tava ali pra ver esse 3D, querendo mt ver as imagens.

 

- Eu não me lembro mt bem da 1º parte, mesmo pq não tava prestando tanto atenção nela, mas na tecnologia em si, que causou nesse começo um estranhamento, mas logo fui me acostumando. Se não me engano ela se passa num refeitório militar, já no planeta dos Na'vi, com o personagem do Stephen Lang gritando com seus subalternos. Chega então o personagem do Sam Worthington, Jake Sully, numa cadeira de rodas e leva uma esporro do Lang.

 

- A segunda parte e última em live-action da prévia se passa num laboratório, com Jake Sully tentando colocar seu corpo em cima de uma plataforma onde ele deverá deitar pra ser projetado no avatar. Deu pra perceber que é o típico personagem que odeia a tudo e a todos por causa de sua condição. Quem comanda o procedimento é a personagem da Sigourney Weaver, mas ela faz tudo com pressa pq ela tb vai ter sua mente projetada. Sim, ela tb tem seu avatar. A plataforma do Sully entra num tubo e lá sua consciência vai pra do avatar(cena do teaser).

 

Primeiro vemos a mão dele e corta para um close no seu rosto. É impressionante. Dava pra ouvir a reação da platéia com a cena. Posso dizer que o bicho parecia real sim. Ele fica totalmente empolgado com seu novo corpo e começa a fazer um estardalhaço pelo laboratório, não obedecendo os médicos. Parte dessa cena tá no teaser, mas em 3D ela parece mt melhor.

 

- Corta pra uma cena na floresta de Pandora, em estão Sully, o avatar da Weaver(a cara dela) e outro avatar. Na frente deles há umas criaturas que eu poderia descrever como corpo de elefante com cabeça de martelo. Eu não sei exatamente o que eles estavam fazendo ali, confesso que não tava prestando atenção na legenda, mas Sully ficava atirando num deles que estava mais próximo, até o monstro começa a fugir pq atrás do avatar aparece um outro bicho carnívoro(tb está no trailer). Ele começa uma fuga desesperada e há uma carga grande de selvageria aqui, mas essa parte termina sem mostrar a conclusão.

 

- Na quarta parte temos Pandora há noite, e se de dia o planeta parece ainda mt comum, com florestas verdes, à noite ele é mt mais alienígena, com uma vegetação bem iluminada de azul e roxo. Aqui Sully encontra uma Na´vi que o salva de uma criatura. Aqui não gostei mt dos diálogos, ela se queixa com ele pq não deveria ter matado o bicho e que a culpa era dele, que ele tem um coração forte mas ainda é uma criança. Essa parte é, visualmente, a parte mais espetacular da prévia.

 

- Na quinta e última parte, Sully parece já estar integrado na tribo dos Na´vi, não está mais com roupas humanas e sim com adereços tribais(que eu achei terráqueos demais, do tipo que funcionaria perfeitamente como figurino pra qq filme com tribos indígenas). Eles estão atravessando um penhasco e indo até um ninho de umas criaturas voadoras que lembram pterodactilos. Sully tem que conquistar um desses e a Na'vi diz pra ele que o escolhido é aquele que tentará matá-lo. Ele tem que conectar alguma coisa no bicho, mas não ficou claro o que. Tem outros Na'vi no grupo, falando a língua deles e sacaneado o Sully. Ele se joga em cima do bicho e temos umas cenas bem confusas dele tentando controlá-lo. Aqui o CGI não me apreceu tão bom, estavam com mais cara de CG que o resto da prévia. A imagem parecia tb um tanto desfocada. Mas a sensação de real e imersão ainda estavam presente e talvez essa seja uma das grandes vantagens do 3D, de minimizar as eventuais falhas que o CG possa ter.

 

No fim ele consegue ter o controle sobre o bicho e começa uma edição de cenas, a maioria já vistas no teaser, com poucas novas, como uma em que parece que o avatar do Sully está preso e amarrado(acredito que pelos próprios Na´vis).

 

Acabou a prévia e fiquei com vontade de rever. Ficou claro para mim que é o 3D será o grande diferencial de Avatar. Não um 3D que joga coisas na sua cara. Mas um 3D que parece fazer as imagens terem mt mais força, serem mt mais impactantes, mesmo que algumas vezes elas demonstrem ainda serem efeitos especiais.

 

Sobre a trama, esses 16 min mostraram apenas a premissa que o teaser já mostrava. Ok, parece ser um Dança com Lobos no espaço, mas não da pra saber pra onde essa história vai a partir disso. Mas em se tratando de Jim Cameron podemos esperar qq coisa. Eu fiquei mt empolgado, não só com esse filme, mas com essa tecnologia 3D. Em Setembro teremos UP, mas eu espero que tenha mais filmes em live-action 3D e é bom saber que a legenda é possível neles.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Eu acho que Cameron falou demais esses meses todos em que não mostrava nada do filme. E o teaser definitivamente não é nada perto do cinema em 3D. Péssima ideia da Fox ter lançado o teaser antes da prévia.

 

Mas eles querem de todo modo desfazer a lambança:

 

http://io9.com/5343325/camerons-avatar-tv-to-go-on-tour

 

E essa notícia é curiosa: http://io9.com/5343458/would-you-have-sex-with-james-camerons-blue-aliens

 

Cameron told reporters at Comic Con, that he kept tweaking his Na'Vi aliens, asking his all-male crew over and over, "Would you want to do her?"

 

Would you?

 

Skywalker2009-08-23 22:43:38

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Sem dúvida que a competência é bem vinda... Agora' date=' a competência não dá direito algum da pessoa ser arrogante... Mas, bom... Não estamos aqui discutindo a questão comportamental de

Cameron, né?[/quote']

 

Olha... eu gosto dos filmes do Cameron. Não quero ser amigo dele...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Rsrs' date=' esse filme vai ser o seguinte: quem assistir em 3D vai ficar maravilhado.[/quote']Ou seja, uma minoria.

 

 

 

Creio que não será minoria nos EUA, mas aqui no Brasil sim, com certeza. Uma minoria de muita sorte, da qual farei parte. 16.gif

 

 

 

O filme foi todo planejado para essa tecnologia, e é ela que vale. Críticas ao visual baseadas nas imagens 2D já estão descartadas para mim. Quem quiser reclamar com propriedade, que dê um jeito de assistir da forma que o filme deve ser visto. Ponto.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Parece que será um filme com efeitos espetaculares e estória fraca. Pelo menos é essa a impressão que estou tendo, baseado nos relatos de quem viu a prévia de 15 minutos. Pior para quem não vai ver em sala 3D. Nesse caso, o tal realismo alardeado vai pro saco! E se a trama for fraca mesmo, a decepção será completa. 09

 

Aqui em Natal não existem salas 3d e dificilmente aparecerá uma até a estréia.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Rsrs' date=' esse filme vai ser o seguinte: quem assistir em 3D vai ficar maravilhado.[/quote']Ou seja, uma minoria.

 

 

 

Creio que não será minoria nos EUA, mas aqui no Brasil sim, com certeza. Uma minoria de muita sorte, da qual farei parte. 16.gif

 

 

 

O filme foi todo planejado para essa tecnologia, e é ela que vale. Críticas ao visual baseadas nas imagens 2D já estão descartadas para mim. Quem quiser reclamar com propriedade, que dê um jeito de assistir da forma que o filme deve ser visto. Ponto.

 

 

Para você, que vai ver no tal 3D, é fácil falar desse jeito.

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...