Jump to content
Forum Cinema em Cena

Avatar - James Cameron


Nacka
 Share

Recommended Posts

  • Members

 

O filme do Cameron é muito mais esperado do que o do Shy' date=' isso não vai acontecer.[/quote']

 

Rapaz, confesso estar esperando os dois06

 

 

Depois da bomba Fim dos Tempos, espero passar longe da adaptação. hehehe

 

Mas é que o desenho é bem bacana05

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Produção usa tecnologias inéditas - 20/03/2009 15:41

O jornalista da revista norte-americana Time Josh Quittner teve a chance de visitar as filmagens de Avatar, próximo filme de James Cameron, e revelou algumas informações da produção em um artigo.

De acordo com Quittner, Cameron escreveu o primeiro tratamento do roteiro em 1995 pensando em explorar ao máximo a capacidade da sua companhia de produção digital. E parece que está dando certo. Para o jornalista, Avatar representa uma grande evolução nas filmagens digitais, já que será pioneiro em duas tecnologias ainda não familiares: o e-motion capture, que usa imagens de pequenas câmeras montadas nas cabeças dos atores para reproduzir suas expressões faciais e o 3-D digital.

Orçado em 200 milhões, o filme é ambientado no futuro e a maior parte da ação se passa no planeta Pandora. Os atores trabalham em um estúdio vazio, já que o local será todo criado em computador pela WETA Digital, companhia de Peter Jackson.

Para Steven Spielberg, Avatar será a maior produção live-action em 3-D da história.

Excelente, vindo de um abra de ficção de James Cameron não esperava nada menos que arrebatador.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Revista assiste a trecho de Avatar - e conta, embasbacada, o que viu

"Eu não conseguia distinguir o que era real e o que era virtual", diz jornalista

20/03/2009Marcelo Hessel

Da última vez em que falamos de Avatar,

havia especulação

a respeito do primeiro trailer da misteriosa ficção científica do diretor James

Cameron. O fato é que o filme já tem trechos em finalização

- porque a revista TIME

os assistiu.

A matéria do jornalista Josh Quittner fala sobre o

futuro da tecnologia 3D, dá algumas informações interessantes

(como o fato de Titanic estar sendo digitalizado para um relançamento

no formato) e depois solta as primeiras impressões sobre Avatar.

Confira trechos:

"Mais de mil pessoas já trabalharam no filme, o custo chega

a
300 mihões de dólares
. (...) Avatar foi filmado no hangar

em que Howard Hughes construiu seu aeroplano de madeira. O filme se ambienta

no futuro e grande parte da ação se passa no mítico planeta

Pandora. Os atores atuam no vazio; o ambiente de selva aquática de

Pandora é gerada por computador na Nova Zelândia, na Weta Digital

de Peter Jackson.

Eu não conseguia distinguir o que era real e o que era virtual

- mesmo sabendo que a criatura azul malhada de dois metros e meio não

poderia ser real. As cenas eram tão embasbacantes e absorventes que

na manhã seguinte tive o desejo peculiar de voltar àquele mundo,

como se Pandora fosse real. Cameron nem parecia surpreso. A teoria dele é

de que ver 3D é tão próximo da experiência real

que ativa [no nosso cérebro] criações de memória

de um jeito que não é possível com 2D."

Adjetivos à parte, depois da publicação

a TIME fez uma correção no texto: trocou os 300 milhões

de dólares por 200 milhões. Já especula-se na rede que

a revista foi pressionada a baixar o valor publicado. Estúdios normalmente

divulgam custos abaixo dos reais para não apavorar seus acionistas e

para minimizar traumas públicos caso o filme não se saia bem na

bilheteria.

Cameron desenvolve desde 1995 a tecnologia que está possibilitando a

criação de Avatar, emprega centenas de pessoas... 300 milhões

de dólares é um valor até bem realista.

O filme estreia mundialmente em 18 de dezembro.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Acho que o marketing em cima do filme tá muito fraco. Não sei se consegue gerar hype o suficiente pra se pagar nos EUA.

 

Mas está cedo ainda. Estamos em março, o filme só vai passar no fim do ano.

 

P.S: eii.. O filme mais caro ja feito ainda é Titanic, certo? (285 milhões de dolares)
Link to comment
Share on other sites

  • Members

avatar deveria custar bem mais sendo que vai revolucionar veja por exemplo quantum of solace custou 220 milhoes   não sei onde torrou tanta grana ja cameron sabe muito bem gastar o dinheiro pois prefere  investir quase todo o seu orçamento em efeitos especiais ao inves de da um cache bem gordo para  seus atores.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

22/03/2009

Apertem os cintos, Avatar vem aí.

46101.jpg

Eu não vi, aliás pouquíssimos viram, mas Josh Quittner da Time estava na cabine ultra secreta das primeiras imagens completas de Avatar, o filme 3D que James Cameron sonha fazer há mais de 15 anos, e que, agora, estréia no mundo todo, simultâneamente, entre 16 e 18 de dezembro. O que interessa de sua reação, meio escondida na terceira tela de uma longa matéria do novo número da revista sobre o possível futuro 3 D do cinema:

1. O monstruoso hangar, em Long Beach, subúrbio de Los Angeles, onde Howard Hughes guardou seu gigantesco e inútil avião Spruce Goose serviu de estúdio para a complexa etapa de produção, que envolveu a mais sofisticada motion-capture digital já empregada.

2. Entre as várias novidades tecnológicas desenvolvidas especialmente para o projeto está a micro-câmera e-motion, acoplada à cabeça dos atores, para captar as emoções de quem contracena com eles ( o que me remete imediatamente ao roteiro de Estranhos Prazeres, que Cameron escreveu em 1999).

motionc.jpg

As alegrias da motion capture no set de Avatar.

3. Uma parte dos "ambientes virtuais" - especificamente o luxuriante e perigoso planeta Pandora (referência ao mito da caixa, poderes que devem se manter ocultos, etc)- está sendo realizado pela Weta de Peter Jackson, na Nova Zelândia.

4. A reação de Quittner: "Eu não podia dizer o que era real ou  não, o que era animação ou não. No dia seguinte, memórias poderosas ainda estavam comigo. Eu queria voltar a Pandora, como se o lugar existisse de verdade." Ao que James Cameron, que a vida toda explorou a linha entre criado e "real", retruca: "É muito natural, estudos indicam que filmes 3D acionam nossos sistemas cerebrais de um modo muito mais parecido com o sonho do que filmes 2D".

cameron.jpg

Cameron no set de Avatar.

Filme/sonho. Sonho/filme. Uma área que me interessa muito.

O que mais: Avatar, escrito em 1994, sempre esteve na lista dos "melhores roteiros jamais produzidos" até que a tecnologia (desenvolvida por Cameron) chegou ao nível necessário para realizá-lo. Sua trama central envolve Jake, um marine veterano, paralisado em combate (o ator australiano Sam Worthington), que é escolhido para uma missão pioneira - entrar em contato com as complexas formas humanóides de vida do planeta Pandora. Ao custo de mais de 200 milhões de dólares, é o filme mais caro jamais realizado. E, muito provavelmente, quem for à  Comic Con 2009 (23 a 26 de julho, San Diego) vai poder ver o mesmo que o repórter da Time. E mais...

jamesesam.jpg

Cameron e Sam Worthington, no set.

 Fonte: Ana Maria Bahiana

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...