Jump to content
Forum Cinema em Cena

Avatar - James Cameron


Nacka
 Share

Recommended Posts

  • Members

 

 

 

 

Olá pessoal!

 

Leio esse tópico do forum há um bom tempo, mas nunca senti necessidade para participar realmente dele. Gostei muito do nível de discussão (quase) civilizado.

 

Entrei no fórum porque li o post sobre o plágio do JC do autor russo. Realmente as semelhanças assustam. Então fui   ver o quão comum é o uso do nome Pandora para planetas desconhecidos e perigosos e rapidamente achei dois livros e um outro livro de rpg. Então acredito que não seja uma cópia direta do world of noon, apenas um nome comum dado para planetas fantasioso. No entanto me deparei com uma coincidência bizarra e foi essa coincidência q me fez postar aqui. Não lembro de ninguém ter postado isso aqui ainda, caso tenham feito me desculpe.

 

 

 

" The planet Pandora itself with its non-human inhabitants is another main character of the book, echoing a strong version of the Gaia Hypothesis. As the book progresses, the reader discovers that the kelp, the hylighters, and other creatures of the planet appear to be linked into a large entity with a shared consciousness, Avata."

 

 

 

 

 

 

 

http://en.wikipedia.org/wiki/The_Jesus_Incident

 

 

 

No mínimo o JC leu isso aqui, e qnd foi escrever seu roteiro usou nomes semelhantes despropositalmente.

 

 

 

ps: só para constar. Eu REALMENTE gostei do filme. Fazia tempo que não ficava tão preso a um filme desse jeito. Sou meio viciado em videogame, então aquele CGI fotorealistico me seduziu por si só, embora tenha gostado muito dos outros aspectos do filme. Cena de ação mais foda que já vi. Só a imagem do jake pulando da nave pro "last shadow" enquanto explodiu a turbina por si só é épica. Já assisti 4x o filme. Por mim levava o oscar de melhor filme. Os dois concorrentes diretos achei bons filmes, no entanto nada de especial. Já avatar achei único.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Olá pessoal!

 

Leio esse tópico do forum há um bom tempo' date=' mas nunca senti necessidade para participar realmente dele. Gostei muito do nível de discussão (quase) civilizado.

 

Entrei no fórum porque li o post sobre o plágio do JC do autor russo. Realmente as semelhanças assustam. Então fui   ver o quão comum é o uso do nome Pandora para planetas desconhecidos e perigosos e rapidamente achei dois livros e um outro livro de rpg. Então acredito que não seja uma cópia direta do world of noon, apenas um nome comum dado para planetas fantasioso. No entanto me deparei com uma coincidência bizarra e foi essa coincidência q me fez postar aqui. Não lembro de ninguém ter postado isso aqui ainda, caso tenham feito me desculpe.

 

 

 

" The planet Pandora itself with its non-human inhabitants is another main character of the book, echoing a strong version of the Gaia Hypothesis. As the book progresses, the reader discovers that the kelp, the hylighters, and other creatures of the planet appear to be linked into a large entity with a shared consciousness, Avata."

 

 

 

 

 

 

 

http://en.wikipedia.org/wiki/The_Jesus_Incident

 

 

 

No mínimo o JC leu isso aqui, e qnd foi escrever seu roteiro usou nomes semelhantes despropositalmente.

 

 

 

ps: só para constar. Eu REALMENTE gostei do filme. Fazia tempo que não ficava tão preso a um filme desse jeito. Sou meio viciado em videogame, então aquele CGI fotorealistico me seduziu por si só, embora tenha gostado muito dos outros aspectos do filme. Cena de ação mais foda que já vi. Só a imagem do jake pulando da nave pro "last shadow" enquanto explodiu a turbina por si só é épica. Já assisti 4x o filme. Por mim levava o oscar de melhor filme. Os dois concorrentes diretos achei bons filmes, no entanto nada de especial. Já avatar achei único.[/quote']

 

 

 

Seja bem vindo, Quarich!

 

 

 

Sobre esse assunto, é normal que surjam essas acusações sobre filmes de sucesso. No entanto, é normal haver semelhanças (que muitas vezes até parecem impressionantes demais) com qualquer coisa, já que tudo que se faz hoje em dia já foi feito antes por alguém, de uma forma diferente é claro, mas com semelhanças. Nada mais é 100% original, então se levarmos a ferro e fogo, vamos achar que tudo é cópia. E acredito que não é o caso.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Só lendo o livro para saber... porque levar esse negócio de avata a sério é piada. No mundo da internet, avatar é um termo comum... cada um de nós mesmos usamos um neste fórum... e faz todo o sentido o uso que se faz dele no filme...

 

Se fossemos fazer uma correlação... esse avata taria mais para Ewya...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Boas... É melhor antes de falarem' date=' lerem o livro e depois venham cá dizer o que é que cameron plagiou..A historia não tem nada haver... O proprio livro é um plagio de Star Strek! Sim alguns nomes sao iguais, mas não pode ser coincidência? Há tantas pessoas com o mesmo nome e isso não é plagio?

 

[/quote']

 

 

 

Certamente, sua mãe ouviu seu nome em algum lugar e achou bonito e resolveu copiar. 06.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

as coincidências

livro: se passa no século 22
filme: se passa no século 22

livro: planeta quente, úmido, repleto de florestas.
filme: planeta quente, úmido, repleto de florestas.

livro: e se chama Pandora.
filme: e se chama Pandora.

livro: os habitantes se chamam Navi
filme: os habitantes se chamam Na'vi.

..............................................................................................

 

 

Beleza quem acha coincidência, eu não. Umas duas dessas e eu poderia considerar coincidência, mas ele criar um planeta praticamente idêntico ao llivro, chamado Pandora, onde quem habita são criaturas denominadas Na'vi... Não seria nada demais se outro livro tivesse os Navi, ou outro livro tivesse Pandora, ou outro livro tivesse um planeta visualmente idêntico... Mas tudo ao mesmo tempo? Bah, é muita concidência pra mim.

 

O que também não tiraria mérito nenhum, poderiam ainda considerar um ótimo filme com roteiro adaptado (eu o considero um bom filme, mas enfim).

 

E realmente acho que não tem como provar nada, cada um fique com sua pulguinha atrás da orelha, ou não.
Tensor2010-01-16 11:51:34
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tensor, ainda que sejam "coincidências" acho que não é suficiente para provar plágio.

 

Acho que para provar plágio a história precisa conter os mesmos plots. Creio que é o arco dramático dos personagens que define o plágio.

 

E o nome Navi.. o JC foi malandro, meteu um Na'vi...06

Igual um carinha que escreveu um livro baseado na história do Senhor dos Anéis.... tinha Aragornn, Froddo, Sauronn... 06
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...