Jump to content
Forum Cinema em Cena

Avatar - James Cameron


Nacka
 Share

Recommended Posts

Sei lá' date=' eu não vi ninguém torcendo pro "time"  Bastardos, verificando coisas estúpidas como bilheteria, etc. [/quote']

 

Bilheteria não é uma coisa estúpida, apontar esses detalhes como ganho em qualquer filme também não, embora possa chatear alguns...

 

Produtores e diretores não fazem filmes só por amor ao cinema. Acontece que nem o filme do Tarantino (ou qualquer outro em cartaz) tem a bilheteria ou provocou o mesmo barulho que o fime do James Cameron provocou, simples assim.

 

Então só achei engraçado alguns aqui xingarem o Globo de Ouro (CMJ e no tópico) claramente porque o filme de Tarantino não levou o prêmio esperado. O que diriam se fosse o contrário? Não se trata em nenhuma hipótese dos filmes terem públicos diferentes, aliás, quem  vê um não vê o outro?

 

 

 

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu acho bilheteria completamente inútil. É como ler revista de fofoca. Pode ser até interessante, mas não me diz nada.

 

Esse lance de provocar barulho reforça minha tese de que acham que estão torcendo pra um time. WTF? O único "barulho" que um filme deve causar é o barulho em mim. Qual a diferença se ele fez sucesso na Tailandia? Ou se virou febre mundial? Quem gostou ou não do filme não será beneficiado ou prejudicado em nada por isso.

 

Bom, eu não xinguei nada. Só acho que não premiou o melhor filme. O que é completamente normal, já que as pessoas não são obrigadas a terem o mesmo gosto que eu.

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Sei lá' date=' eu não vi ninguém torcendo pro "time"  Bastardos, verificando coisas estúpidas como bilheteria, etc. [/quote']

 

Bilheteria não é uma coisa estúpida, apontar esses detalhes como ganho em qualquer filme também não, embora possa chatear alguns...

 

Produtores e diretores não fazem filmes só por amor ao cinema. Acontece que nem o filme do Tarantino (ou qualquer outro em cartaz) tem a bilheteria ou provocou o mesmo barulho que o fime do James Cameron provocou, simples assim.

 

Então só achei engraçado alguns aqui xingarem o Globo de Ouro (CMJ e no tópico) claramente porque o filme de Tarantino não levou o prêmio esperado. O que diriam se fosse o contrário? Não se trata em nenhuma hipótese dos filmes terem públicos diferentes, aliás, quem  vê um não vê o outro?

 

 

Bilheteria é uma coisa estupida para ser usada como aval de qualidade de algum filme. Só vermos que existem N produções mais profundas e mais complexas, de maior qualidade que estão bem abaixo de 90% no quesito de bilheterias, incluindo Avatar, Titanic, Batman Begins, Iron Man, Xman 1 2 e 3, ...

 

No ano mesmo de Titanic, houve outros filmes melhores e que diziam mais e de forma mais criativa que o mega-sucesso Camerondiano.

 

Bilheteria pode ser um indicio da capacidade do filme em cativar as pessoas, em alcançar-las, em passar a mensagem. Mas isso basta uma obra rasa e fácil de ser digerida mas com efeitos e técnicas cativantes e chamativas, basta ser um meme. Como também uma obra complexa pode ser construida de forma acessivel, fácil e agradável para quem a assiste, portanto, a Bilheteria são dados muito pouco conclusivos a respeito de algum aspecto do filme. 

 

Quanto aos prêmios, globo de ouro, Oscar,... isso é a opinião de quem votou nos filmes, parabéns aos ganhadores. Para mim, pouco interfere na qualidade que eu vejo de um filme.

Gustavo Adler2010-01-19 18:22:44

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bom, como eu disse antes, a bilheteria só me "importa" quando eu gosto do filme, e acho que ele merece uma continuação. Se o sucesso viabilizar uma sequência, vou achar legal.

 

 

 

Mas realmente, o sucesso ou fracasso de um filme não influencia minha opinião sobre ele.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal' date='

“Bastardos” foi mais infinitamente, mais infinitamente, mais infinitamente ao quadrado melhor do que Avatar... Roteiro, interpretação, trilha sonora, nossa, é até cômico tentar comparar...
[/quote']

 

Obrigado por me informar, quando assistir ao filme do Tarantino vou levar isso em consideração.

 

Um filme fazer mais de um bilhão de bilheteria é assim uma coisa insignificante? Coisa que se vê todo dia? Tá bom... um fórum de altruístas... 06

 

Sobre qualidade entre um filme e outro nem tenho o que falar (e não falei) já que não vi Bastardos. Agora a parte do Globo de Ouro achei genuínamente engraçada...

 

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Obrigado por me informar' date=' quando assistir ao filme do Tarantino vou levar isso em consideração.[/quote']

 

 

 

Vc não se arrependerá, vai pensando em assistir um filme como todos os outros de mesma abordagem e verá algo diferente com o perfil “louco” ou “incomum” do Tarantino... Recomendo mesmo...

 

 

 

 

 

Um filme fazer mais de um bilhão de bilheteria é assim uma coisa insignificante? Coisa que se vê todo dia? Tá bom... um fórum de altruístas...

 

 

 

O “CGI” aplicado no filme valeu o investimento, isso os números deixam claro e é sim importante serem relevados, mas Avatar claramente só está tendo esse resultado por toda a “magia” que a tecnologia “CGI” proporcionou a todo o cenário do filme e aos personagens desse cenário, Avatar funciona como “CGI”, como filme em si, é sim extremamente insignificante, como filme ele não mereceria nem ser indicado ao Oscar algum....

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Um filme fazer mais de um bilhão de bilheteria é assim uma coisa insignificante? Coisa que se vê todo dia? Tá bom... um fórum de altruístas... 06

 
 

[/quote']

 

É irrelevante para mim. Assim como é para você, já que nem 1 dolar desse bilhão foi para o seu bolso, senhor capitalista.06

 

 

Perucatorta2010-01-19 21:37:25

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Se o sucesso viabilizar uma sequência' date=' vou achar legal.[/quote']

 

Algo como Avatar 2: O Julgamento Final?

 

 

 

Você quis ser irônico, mas acho que é o melhor exemplo do que eu espero de uma sequência. Se tem alguém que pode fazer uma continuação legal, é o James Cameron. 03.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pessoal' date='

 

 

 

“Bastardos” foi mais infinitamente, mais infinitamente, mais infinitamente ao quadrado melhor do que Avatar... Roteiro, interpretação, trilha sonora, nossa, é até cômico tentar comparar...

 

[/quote']

 

 

 

Desculpe-me, mas vindo de alguém que elogiou um filme da Asylum ("Paranormal Entity"), não consigo levar em consideração. 06.gif

 

 

 

Obs. E nem venha devolver o comentário falando algo como "e eu nao considero algo que um fã de Jurassic Park falou"! 11.gif06.gifRAZIEL2010-01-19 22:31:04

Link to comment
Share on other sites

  • Members
O “CGI” aplicado no filme valeu o investimento' date=' isso os números deixam claro e é sim importante serem relevados, mas Avatar claramente só está tendo esse resultado por toda a “magia” que a tecnologia “CGI” proporcionou a todo o cenário do filme e aos personagens desse cenário, Avatar funciona como “CGI”, como filme em si, é sim extremamente insignificante, como filme ele não mereceria nem ser indicado ao Oscar algum....
[/quote']

 

Pixels sozinhos fazem magia? Você está simplesmente anulando o fator humano da equação...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Pessoal' date='

 

 

 

“Bastardos” foi mais infinitamente, mais infinitamente, mais infinitamente ao quadrado melhor do que Avatar... Roteiro, interpretação, trilha sonora, nossa, é até cômico tentar comparar...

 

[/quote']

 

opa, achamos um fãnzoide do Bastardos... 06

 

Pessoal' date='

 

“Bastardos” foi mais

infinitamente, mais infinitamente, mais infinitamente ao quadrado

melhor do que Avatar... Roteiro, interpretação, trilha sonora, nossa, é

até cômico tentar comparar...

[/quote']

 

 

 

 

Obrigado por me informar, quando assistir ao filme do Tarantino vou levar isso em consideração.

 

Um

filme fazer mais de um bilhão de bilheteria é assim uma coisa

insignificante? Coisa que se vê todo dia? Tá bom... um fórum de

altruístas... 06

 

Sobre

qualidade entre um filme e outro nem tenho o que falar (e não falei) já

que não vi Bastardos. Agora a parte do Globo de Ouro achei genuínamente

engraçada...

 

 

 

é, o filme é maravilhoso, ganhou o prêmio Globo de Ouro, e bateu recordes de bilheteria, não sei nem porque fui assisti o filme, já que já sei o quão maravilhoso é o filme, gastei dinheiro atoa. Se tivesse esperado essas premiações e dados exatos, teria consciencia da excepcionalidade do filme e assim não  precisaria assistir pra apreciar 06

 

 

 

Um

filme fazer mais de um bilhão de bilheteria é assim uma coisa

insignificante? Coisa que se vê todo dia? Tá bom... um fórum de

altruístas... 06

 
 

[/quote']

 

É irrelevante para mim. Assim como é para você, já que nem 1 dolar desse bilhão foi para o seu bolso, senhor capitalista.06

 

 

 

pois é 0306

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Desculpe-me' date=' mas vindo de alguém que elogiou um filme da Asylum ("Paranormal Entity"), não consigo levar em consideração![/quote']

 

 

 

Agora o meu mundo caiu...

 

 

 

Pixels sozinhos fazem magia? Você está simplesmente anulando o fator humano da equação...

 

 

 

Sim...

 

 

 

e

 

 

 

Que fator humano?

 

 

 

opa' date=' achamos um fãnzoide do Bastardos...[/quote']

 

 

 

Não teria nenhum problema de reconhecer se eu fosse fãnzoide do filme, acho isso natural em todos que adoram certo filme, eu apenas gostei de ver algo diferente com o estilo do Tarantino, principalmente no cinema de hoje onde ou se valoriza uma categoria (como Avatar) ou se copia sem o menor pudor, o Cara optou pelo caminho mais ousado e me fez gostar do que vi. Não sou fãnzoide de Bastardos, mas tenho bons motivos para ser...

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Desculpe-me' date=' mas vindo de alguém que elogiou um filme da Asylum ("Paranormal Entity"), não consigo levar em consideração![/quote']

 

 

 

Agora o meu mundo caiu...

 

 

 

Pixels sozinhos fazem magia? Você está simplesmente anulando o fator humano da equação...

 

 

 

Sim...

 

 

 

e

 

 

 

Que fator humano?

 

 

 

opa' date=' achamos um fãnzoide do Bastardos...[/quote']

 

 

 

Não teria nenhum problema de reconhecer se eu fosse fãnzoide do filme, acho isso natural em todos que adoram certo filme, eu apenas gostei de ver algo diferente com o estilo do Tarantino, principalmente no cinema de hoje onde ou se valoriza uma categoria (como Avatar) ou se copia sem o menor pudor, o Cara optou pelo caminho mais ousado e me fez gostar do que vi. Não sou fãnzoide de Bastardos, mas tenho bons motivos para ser...

 

 

com uma resposta tão alvoroçada, nota-se que você tem bons motivos para ser... 06

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Pessoal' date='

“Bastardos” foi mais infinitamente, mais infinitamente, mais infinitamente ao quadrado melhor do que Avatar... Roteiro, interpretação, trilha sonora, nossa, é até cômico tentar comparar...
[/quote']

 

Indeed... é cômico comparar dois filmes completamente diferentes, com propostas diferentes, realização diferentes...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mais uma reportagem interessante, dessa vez sobre as inúmeras controvérsias, opiniões conflitantes e interpretações que o filme está (involuntariamente) gerando:

 

 

 

'Avatar' é um fenômeno; as pessoas veem o que querem

 

 

 

Dave Itzkoff

 

 

 

Se você achava que Avatar era apenas um filme de alta tecnologia sobre um cara durão mas sensível que salva os atraentes nativos de uma lua distante, talvez precise mandar verificar os seus óculos 3D.

 

 

 

Desde o lançamento, em dezembro, o épico de ficção científica de James Cameron bateu recordes de bilheteria e conquistou dois Globos de Ouro, por melhor direção e drama. Mas também se viu sob ataque por parte de uma lista crescente de grupos de interesse, escolas de pensamento e até mesmo nações inteiras, que protestam contra sua mensagem (da forma que a interpretam) e sua filosofia (presumindo que tenha alguma).

 

 

 

Ao longo do último mês, o filme foi criticado pelos conservadores sociais e políticos, que se irritam com a forma pela qual a religião e o uso de força militar são retratados; por feministas que sentem que os corpos dos avatares masculinos são mais fortes e musculosos que os femininos; pelos inimigos do fumo, que objetam a um personagem fumante; e isso sem mencionar os fãs de ficção científica russa da era soviética; os chineses; e o Vaticano. Esta semana, as autoridades da China anunciaram que a versão em 2D do filme seria retirada da maioria das salas de exibição do país, abrindo espaço para uma biografia cinematográfica de Confúcio.

 

 

 

Que tantos grupos tenham escolhido projetar suas questões em Avatar sugere que o filme tenha encontrado espaço em nossa consciência cultural a um ponto que nem mesmo seu imodesto diretor parece ter antecipado. Os detratores concordam em que o filme é mais que uma odisseia sobre seres humanos no espaço - mesmo que não concordem quanto aos motivos para que esse seja o caso.

 

 

 

"Algumas das formas pelas quais as pessoas lêem o filme se coadunam às intenções de Cameron, mas outras são apenas subprodutos de coisas sobre as quais as pessoas já estavam pensando antes do filme", disse Rebecca Keegan, autora de um livro sobre o cineasta. "O filme se tornou uma espécie de teste que revela interesses e ansiedades pessoais".

 

 

 

Os responsáveis por Avatar não pretendem endossar qualquer interpretação específica, mas estão contentes pelo interesse que o filme desperta. "Filmes que funcionam são filmes cujos temas são maiores que o gênero em que se enquadram", disse Jon Landau, um dos produtores, em entrevista. "O tema é aquilo que a pessoa carrega com ela para casa, depois de deixar a trama do filme no cinema".

 

 

 

Cameron mesmo pode ter aberto a porta a essas múltiplas interpretações, ao declarar que Avatar era uma parábola ecológica. Em entrevista coletiva concedida em Londres, em dezembro, ele disse que via o filme como "metáfora mais ampla, não tão intensamente politizada como alguns percebem, mas sim sobre a maneira pela qual tratamos o mundo natural".

 

 

 

Em sua coluna para o Movie Guide, um site cristão de entretenimento, David Outten afirmou que Avatar denegria o capitalismo; promovia o animismo de preferência ao monoteísmo; e dramatizava em excesso a possibilidade de uma catástrofe ambiental no planeta. Em outro site que oferece críticas de orientação conservadora à indústria do entretenimento, Big Hollywood, John Nolte escreveu que o filme era "uma mal disfarçada, simplista e distorcida crítica aos Estados Unidos, em forma de fantasia/alegoria de ficção científica, estendendo-se dos pais fundadores à guerra no Iraque".

 

 

 

Não surpreende que os comentários de Avatar sobre a religião atraíssem o interesse do Vaticano, onde o filme foi resenhado por Gaetano Vallini, crítico cultural do jornal L'Osservatore Romano, o diário da Santa Sé.

 

 

 

Na crítica, Vallini escreveu que apesar de toda a "tecnologia deslumbrante e encantadora" do filme, "ele termina prejudicado por um espiritualismo vinculado ao culto da natureza".

 

 

 

Em entrevista por telefone, Vallini disse que sua resenha, muito comentada, pode ter recebido atenção desproporcional devido ao jornal em que foi publicada. Ele disse que a missão de escrever sobre Avatar não era parte de promover uma determinada agenda, mas sim "uma escolha compulsória", dada a antecipação que cercava o filme.

 

 

 

Em última análise, disse o crítico, "o filme não provoca muitas emoções", e suas observações sobre militarismo, imperialismo e o meio ambiente "são apenas delineadas como tema". "É essa a opção narrativa de Cameron", ele afirmou na crítica, "porque ele está ciente do fato de que o aspecto visual certamente compensará as lacunas".

 

 

 

Outros espectadores consideram que a questão do imperialismo é central para o filme. Em um post no Io9, um site de ficção científica, Annalee Newitz, a editora chefe do site, escreveu que Avatar retratava "a essência da fantasia de culpa da raça branca, exposta aos olhos de todos", uma dimensão que, em sua opinião, o trabalho de Cameron tem em comum com filmes como The Last Samurai e District 9.

 

 

 

Alguns críticos também disseram que Avatar havia copiado alguns elementos narrativos de filmes como Dança com Lobos, Pocahontas e Ferngully: The Last Rainforest; do conto Call Me Joe, de Poul Anderson; e da série Noon Universe de livros de ficção científica, dos escritores russos Arkady e Bóris Strugatsky.

 

 

 

Em filmes como Avatar, escreveu Newitz, "os seres humanos são causa de opressão e incômodo para os alienígenas", até que um homem branco "mude de lado no último minuto, seja assimilado pela cultura alienígena e se torne seu salvador".

 

 

 

Newitz declarou em entrevista que, depois que publicou o post, recebeu comentários de todo o mundo expressando desacordo com sua opinião, o que a agradou. "Essa ideia de domínio branco é um fenômeno local", disse. "Não existe, certamente, nas partes do mundo em que os brancos não dominam".

 

 

 

Na China, por exemplo, os temas imperialistas do filme incomodaram a audiência, que acreditam que o sofrimento dos alienígenas, os Na¿vi, forçados a deixar seus lares por industriais humanos exploradores, seja uma parábola sobre os chineses que tiveram moradias demolidas por ordem de governos locais, para abrir espaço a novas construções. Como escreveu um comentarista identificado apenas por pseudônimo no site Chimasmack, "as equipes de demolição chinesas deveriam processar o velho Cameron, processá-lo por pirataria e violação de direitos autorais".

 

 

 

Entre os críticos de Avatar existe, ao menos, um consenso no sentido de que ficção científica sempre opera em nível alegórico. Em romances como Duna, em filmes como Guerra nas Estrelas e em séries de TV como a recente Battlestar Galactica, Newitz diz que os elementos fantásticos das obras oferecem um espaço de "segurança narrativa" que permite a contemplação de questões da vida real, como a decadência ambiental, o totalitarismo e a tortura.

 

 

 

"Há algo de muito satisfatório em poder refletir sobre essas questões sem sentir que você está de fato assumindo uma posição política", ela afirmou. "Porque na verdade não está - está apenas conversando sobre uma história".

 

 

 

Ao longo da carreira de Cameron, ele sempre se deixou atrair por temas amplos. Keegan disse que era possível interpretar O Exterminador do Futuro, o filme pelo qual o diretor conquistou fama em 1984, como uma obra polêmica de oposição à tecnologia, ou à guerra - ou até mesmo como uma versão contemporânea do nascimento de Jesus.

 

 

 

"Ou", ela diz, "as pessoas podem simplesmente assistir a um filme em que Arnold Schwarzenegger anda por aí como um robô".

 

 

 

Paradoxalmente, o grande número de discussões despertadas por Avatar pode ter valido simpatia a Cameron, um diretor conhecido por sempre falar demais mas que agora se vê em posição de ter de responder a todas as possíveis interpretações sobre a mensagem de um filme que ostensivamente é puro entretenimento.

 

 

 

"Muitas vezes para sua desvantagem, ele sempre diz exatamente o que pensa", disse Keegan. "E isso o deixa do lado de fora da bolha de Hollywood, mesmo que supostamente ninguém mais que ele esteja dentro dela".

 

 

 

Newitz, porém, não demonstrou simpatia para com Cameron, que desejava realizar um filme singularmente ambicioso e parece ter realizado o seu desejo. "É mais ou menos como sentir pena de Obama", ela disse. "Ele é o presidente porque quis - foi ele que pediu por isso".

 

 

 

The New York Times

 

 

 

Fonte:

 

 

 

http://cinema.terra.com.br/interna/0,,OI4216474-EI1176,00-Avatar+e+um+fenomeno+as+pessoas+veem+o+que+querem.htmlRAZIEL2010-01-20 15:22:38

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...