Jump to content
Forum Cinema em Cena

Filmes do Cineclube


Nacka
 Share

Recommended Posts

Como os comentários e pedidos para críticas das listas estavam por assim dizer, prolíficos e acabaram por empalidecer a ótima crítica do Rubysun para o filme do Tarantino no Cineclube em Cena (não que fosse essa a intenção dos seus autores), resolvi abrir este tópico com a lista dos filmes deste 2º ciclo do Cineclube com os nomes dos usuários do fórum para as respectivas críticas, podemos aqui comentar as escolhas fazer sugestões... moverei todos os comentários do outro tópico após a crítica do Rubysun (que não tiverem relação com ela) para cá:

 

 

pulp-fiction-poster01t.jpg%20%285057%20bytes%29

cidade-de-deus-poster01t.jpgtouro-indomavel-poster02t.jpg%20%286059%20bytes%29

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   Rubysun              Enxak          The Deadman

 

seven-poster02t.jpg%20%286087%20bytes%29cidadao-kane-poster02t.jpg%20%285169%20bytes%29pianista-poster05t.jpg

  Juliocf                     Dook               Nacka

 

submerso-poster01t.jpgvila-poster02t.jpgvinhas-da-ira-poster01t.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  Mr. Scofield         J. Silentio            Thico

 

bons-companheiros-poster02t.jpg%20%285965%20bytes%29beleza-americana-poster01t.jpg%20%282717%20bytes%29kill-bill-poster09t.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

      Veras            Troy Atwood           Ana

 

kill-bill-2-poster07t.jpgcasa-de-areia-e-nevoa-poster02t.jpglawrence-da-arabia-poster05t.jpg%20%284375%20bytes%29

      Big One              Thata                Ltrhspm

 

abismo-do-medo-poster01t.jpgencontros-e-desencontros-poster02t.jpgmagnolia-poster02t.jpg%20%285446%20bytes%29

       Monster           JeFFs            Jack Bauer

 

imperdoaveis-poster03t.jpg%20%284771%20bytes%29hero-poster06t.jpgman-who-wasnt-there-poster05t.jpg

     Kain                  Noonam           Ltrhspm

 

liberdade-e-azul-poster01t.jpg (6343 bytes)bagdad-cafe-poster02t.jpglula-e-a-baleia-poster01t.jpg

 

     Alexei                 Alexei                        Vicking

 

paradise-now-poster01t.jpgnovo-mundo-poster07t.jpg3-enterros-poster02t.jpg

 

  Penny Lane         J. Silentio             Garami

 

psicose-2-poster02t.jpgmoulin-rouge-poster07t.jpgpi-poster02t.jpg

 

    Dook                   Fernando

                                        

porkys-poster01t.jpg13-andar-poster01t.jpg (3240 bytes)duna-poster01t.jpg

 

    Connie             The Spartan        Nacka

 

 

 1497.jpg  punch-drunk-love-poster01t.jpgbarton-fink-poster03t.jpg

 

Alexei                       Enxak                Rubysun

 

 lenfant-poster03t.jpgcrepusculo-dos-deuses-poster01t.jpg

 

    Garami                  Silva

 

 

huckabees-poster01t.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

      Jailcante

 

Os prazos deverão ser cumpridos para que a cada semana tenhamos um filme diferente a ser discutido no Cineclube. O formato da crítica é fixo (favor observar a crítica do último filme) e como foi adotado desde do primeiro filme (resenha do Forasteiro) a crítica do filme deverá ser sem notas. Quaisquer dúvidas podem ser debatidas aqui mesmo neste tópico...
Nacka2007-01-25 11:05:21
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 418
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Não. Os dois próximos filmes serão: Dogville (pelo Forasteiro) dia 21  e Cidadão Kane (pelo Dook) dia 29. Sugestão a você Enxak e aos demais, façam logo sua resenha, daí quando lhes for pedido, terão apenas que fazer alguns ajustes na crítica (e isso se for realmente necessário) deixar para a última hora é estressante... eu que o diga.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Ok,é que estou para assistir O Fabuloso Destino de Amelie Poulain,para o "Bombardeando um Filmaço" já,ficaria meio em cima...Mas logo depois já alugo City of God e começo a montar a crítica.Será um desafio,sou péssimo com isso,ou pelo menos ando péssimo com isso ultimamente.De qualquer forma,valeu pela escalação,honrarei o chamado Padrinho.0506
Link to comment
Share on other sites

A lista again:

 

Rubysun - Pulp Fiction

Dook - Cidadão Kane e Psicose II

Silva - Crepusculo dos Deuses

Scofield - Submersos

Forasteiro - Dogville

Jailcante - Huckabees

Garami - A Criança

The Deadman - Touro Indomável

Thata - Casa de Areia e Névoa 

Ltrhpsm - O Homem que Não Estava Lá

JeFFs - Encontros e Desencontros

Kain - Os Imperdoáveis

Noonam - Herói

Veras - Os Bons Companheiros

Nacka - O Pianista

Enxak - Cidade de Deus

Alexei - A Liberdade é Azul

J. Silentio - O Novo Mundo e A Vila

 
Nacka2007-01-17 11:53:37
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu só posso dizer que vou tentar fazer uma crítica à altura do Huckabees. Não acho que vou conseguir, mas vou tentar.

 

Minha sugestão para outras críticas:

 

Chiquinho: Lawrence da Arabia (É um filme clássico que, incrivelmente, ele gosta. Acho que sim, já que tá no avatar dele) ou sei lá, Beleza Americana

 

Sunder: Kill Bill (1 e/ou 2) ou 13º Andar

 

Cinéfilo: Porky's ou Eles Vivem

 

Moviola: As Vinhas da Ira ou Bagdá Café.
Link to comment
Share on other sites

Chiquinho já falou sobre Lawrence da Arabia, se ele aceitasse teria que fazer uma nova revisitada no filme. Engraçado, eu pensei no Enxak para fazer a resenha de Porky's (acho o filme a cara dele) mas ele ainda pode fazer se quiser... as sugestões para o Moviola estão ótimas. Adoro Bagdad Cafe.
Link to comment
Share on other sites

Nacka' date=' posso fazer a crítica de 2 filmes, a exemplo do Dook? Caso seja possível, gostaria de resenhar "A Vila", um filme muito discutido no Fórum, sem dúvida, mas sobre o qual eu pelo menos nunca escrevi nada (como, aliás, de costume - e péssimo, admito-o). [/quote']

 

Claro que sim, já editei seu nome lá... 

 

Vocês nem têm noção do quanto eu estou feliz por não ter que ficar "pensando" em quem chamar para fazer as críticas do Cineclube... era uma fadiga.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Se forem depender de um voluntário para escrever a crítica de Magnólia vocês estarão ferrados. Sério' date=' é um dos longas mais difíceis de se resenhar que existe, nenhum louco vai redigir uma análise do filme por livre e espontânea vontade, hehe.

 

Tarântula[/quote']

 

O problema não é tanto a natureza do filme em si, acredito, mas a sombra da crítica do Pablo, que todos do Fórum lemos e que me parece definitiva.

Link to comment
Share on other sites

Magnólia o grande desafio? Quem aceitará? Não vejo assim. Apesar de ser um filme que já possui algumas das mais belas críticas que eu já li (incluindo aí a do Pablo, uma das melhores) mas com Cidadão Kane não era assim? E o Dook de cara já tinha aceitado...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

O grande desafio dm se resenhar Magnólia são as inúmeras possibilidades de interpretação que o filme nos dá, o grande número de metáforas, os personagens complexos e o desfecho fenomenal que precisaria ser comentado por alguém que não poupe palavras.

Aliás, acabei de ver que Encontros e Desencontros está na lista. O filme está sendo discutido no tópico Bombardeando um Filmaço e é um de meus prediletos. Estou ancioso pela crítica.

Tarântula

Tarântula2007-01-17 12:10:57
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Se forem depender de um voluntário para escrever a crítica de Magnólia vocês estarão ferrados. Sério' date=' é um dos longas mais difíceis de se resenhar que existe, nenhum louco vai redigir uma análise do filme por livre e espontânea vontade, hehe.

Tarântula

 

[/quote']


O problema não é tanto a natureza do filme em si, acredito, mas a sombra da crítica do Pablo, que todos do Fórum lemos e que me parece definitiva.

 

 

Exatamente! Por mais que existam inúmeras formas de se interpretar um filme, acho a crítica do Pablo tão precisa e definitiva que qualquer outra que aqui postassem poderia ser redundante.

Bem, o Forasteiro não gosta muito do filme... Poderia ficar pra ele - só acho difícil ele querer ver o filme novamente. 06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

O grande desafio dm se resenhar Magnólia são as inúmeras possibilidades de interpretação que o filme nos dá' date=' o grande número de metáforas, os personagens complexos e o desfecho fenomenal que precisaria ser comentado por alguém que não poupe palavras.

Aliás, acabei de ver que Encontros e Desencontros está na lista. O filme está sendo discutido no tópico Bombardeando um Filmaço e é um de meus prediletos. Estou ancioso pela crítica.

[/quote']

Não fique tanto. 06

 

E tô sentindo que alguém está com vontade de escrever sobre Magnólia... 17
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Só não fazendo a crítica de Magnólia igual o pessoal do ZeroZen, está de bom tamanho.06

 

Magnólia

magnolia1.jpg%20%289858%20bytes%29

magnolia2.jpg%20%2813014%20bytes%29

magnolia3.jpg%20%289645%20bytes%29

O diretor e roteirista Paul Thomas Anderson, 30 anos, é o novo queridinho de Hollywood. O que vem a confirmar aquela velha teoria de que os produtores não costumam ir muito ao cinema. Anderson que quase tinha cometido uma bobagem no seu filme anterior Boogie Nights desta vez conseguiu. Magnolia é uma estultice, mas uma estultice gigantesca. O filme perde 188 minutos para não dizer coisa nenhuma.

O grande problema é que todo o diretor aspirante a gênio nos Estados Unidos insiste em copiar Robert Altman, contando um número sem fim de histórias paralelas. Isto, como o próprio Altman já descobriu, não é fácil e não funciona sempre. Quer dizer... se nem o original consegue tirar algo de novo deste truque cinematográfico, o que dirá meros imitadores mirins.

Magnolia pretende ser um gigantesco painel (pretensão pouca é bobagem) da cidade de Los Angeles. Quem liga as inúmeras histórias é o policial Jimmy (John C. Reilly) que por acaso se envolve com a filha do apresentador Jimmy Gator (Philip Baker Hall), que comanda um famoso programa de perguntas e respostas.

E, neste ponto, a idéia do filme fica clara. Tudo versa a respeito dos problemas entre pais e filhos. O diretor Anderson parece que não acredita no chavão da família feliz das propagandas de margarina. Desta maneira, o Jimmy Gator está morrendo de câncer e tem um problema com sua filha Cláudia (Melora Walters), uma viciada em cocaína, que só é esclarecido no final.

No programa de perguntas e respostas o menino Stanley (Jeremy Blackman), sofre com a pressão do seu pai que quer torná-lo um vencedor a qualquer crusto. E tem mais. Um magnata da TV, Earl Partridge (Jason Robards) também está morrendo, sob os cuidados de um enfermeiro (Philip Seymour Hoffman) e a jovem mulher, Linda (Julianne Moore, de longe a melhor atuação do filme). Para variar, ele tem problemas com o seu filho Frank Mackey (interpretado por Tom Cruise).

Tom Cruise, aliás, tem um desempenho mediano, no limite das suas possibilidades que, como se sabe, não são muitas. Seu personagem é um autor de livros de auto-ajuda para homens com o simpático lema de: seduza e destrua. Pelo seu evangelho é uma obrigação do homem ser canalha, trapaceiro e escroto. Quer dizer tão parecido com a vida real que é difícil saber como ninguém pensou nisso antes!

Apesar de ser o nome mais famoso do elenco, Cruise trabalhou por um salário menor e abriu mão do seu nome do cartaz de divulgação do filme. A imprensa acreditou que fosse para dar mais importância ao trabalho do grupo. Provavelmente ele deve ter participado de alguma pré-estréia e visto a cena da chuva de sapos. Sua reação só pode ter sido uma, o ator deve ter dito: tirem o meu nome do cartaz agora mesmo!!.

J. Tavares(Magnolia, EUA, 1999) Direção:Paul Thomas Anderson. Elenco: Tom Cruise, Julianne Moore, Jason Robards, John C. Reilly, Philip Seymour Hoffman, Philip Baker Hall, Melinda Dillon, William H. Macy, Melora Walters, Jeremy Blackman. Duração: 188 minutos.

 

06060606060606
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Essa "crítica" a Magnólia chega a ser frustrante. Este J. Tavares não deve ser levado a sério.

 

 

 

Se forem depender de um voluntário para escrever a crítica de Magnólia vocês estarão ferrados. Sério' date=' é um dos longas mais difíceis de se resenhar que existe, nenhum louco vai redigir uma análise do filme por livre e espontânea vontade, hehe.

Tarântula

 

[/quote']


O problema não é tanto a natureza do filme em si, acredito, mas a sombra da crítica do Pablo, que todos do Fórum lemos e que me parece definitiva.

 

 

Exatamente! Por mais que existam inúmeras formas de se interpretar um filme, acho a crítica do Pablo tão precisa e definitiva que qualquer outra que aqui postassem poderia ser redundante.

Bem, o Forasteiro não gosta muito do filme... Poderia ficar pra ele - só acho difícil ele querer ver o filme novamente. 06

 

A crítica do Pablo Villaça é realmente excelente, mas acredito que ainda há muito a se dizer sobre Magnólia. Talvez até mais do que o possível.

 

Tarântula
Tarântula2007-01-17 12:41:01
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Exatamente! Por mais que existam inúmeras formas de se interpretar um filme' date=' acho a crítica do Pablo tão precisa e definitiva que qualquer outra que aqui postassem poderia ser redundante.

Bem, o Forasteiro não gosta muito do filme... Poderia ficar pra ele - só acho difícil ele querer ver o filme novamente. 06
[/quote']

 

Concordo. Fica difícil falar de Magnólia sem mencionar aquela analogia entre um texto bíblico e a chuva de rãs que o Pablo fez, entre outras coisas, o que pareceria uma mera cópia da crítica que ele fez. E, paradoxalmente, se não se mencionar nada disso, a análise parecerá incompleta.

 

Ou talvez não, alguém (Tarântula?) pode aparecer com uma visão totalmente nova do filme; torço por isso.
Noonan2007-01-17 12:47:33
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Exatamente! Por mais que existam inúmeras formas de se interpretar um filme' date=' acho a crítica do Pablo tão precisa e definitiva que qualquer outra que aqui postassem poderia ser redundante.

Bem, o Forasteiro não gosta muito do filme... Poderia ficar pra ele - só acho difícil ele querer ver o filme novamente. 06
[/quote']

 

A crítica do Pablo é ótima, mas absolutamente nada é definitivo.

 

E quando vi, realmente não gostei muito, mas tenho certeza de que se eu me debruçasse sobre o filme, seria retribuído. De qualquer forma, estou fazendo isso agora com Dogville e uma crítica para Magnólia seria a longo prazo.

 

Jeffs, fala a verdade, na época do Cinéfilo, não é que você não tinha tempo de escrever, você não queria escrever, certo?06
Forasteiro2007-01-17 12:42:10
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Exatamente! Por mais que existam inúmeras formas de se interpretar um filme' date=' acho a crítica do Pablo tão precisa e definitiva que qualquer outra que aqui postassem poderia ser redundante.

Bem, o Forasteiro não gosta muito do filme... Poderia ficar pra ele - só acho difícil ele querer ver o filme novamente. 06
[/quote']

 

Concordo. Fica difícil falar de Magnólia sem mencionar aquela analogia entre um texto bíblico e a chuva de rãs que o Pablo fez, entre outras coisas, o que pareceria uma méria cópia da crítica que ele fez. E, paradoxalmente, se não se mencionar nada disso, a análise parecerá incompleta.

 

Ou talvez não, alguém (Tarântula?) pode aparecer com uma visão totalmente nova do filme; torço por isso.

 

Este é um problema. Provavelmente todos aqui, ou ao menos os que viram o filme, leram a crítica do Pablo e só souberam da tal analogia por meio dele. Citá-la significaria sim citar Pablo Villaça, a não ser que o autor diga que não leu a crítica, fez a analogia sozinho e todos acreditem. Mas concordo com o Tarântula, a muito mais a ser dito sobre Magnólia, quem resolver aceitar o desafio não deve se prender a isso.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Magnólia o grande desafio? Quem aceitará? Não vejo assim. Apesar de ser um filme que já possui algumas das mais belas críticas que eu já li (incluindo aí a do Pablo, uma das melhores) mas com Cidadão Kane não era assim? E o Dook de cara já tinha aceitado... [/quote']

 

Andei lendo algumas coisas por aí sobre Cidadão, mas o que escrevi não encontrei em lugar algum. Minha análise, pelo visto, conterá elementos inéditos que fugirão um pouco da obviedade...

 

05
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não tenho o propósito de desvirtuar a discussão em torno da resenha de Magnólia, mas acabei de notar que Abismo do Medo também está na lista. Considero este um dos melhores filmes de terror dos últimos tempos e com uma das melhores direções que já vi no gênero. Outra  análise que aguardo ancioso.

TarântulaTarântula2007-01-17 13:17:11
Link to comment
Share on other sites

Magnólia o grande desafio? Quem aceitará? Não vejo assim. Apesar de ser um filme que já possui algumas das mais belas críticas que eu já li (incluindo aí a do Pablo, uma das melhores) mas com Cidadão Kane não era assim? E o Dook de cara já tinha aceitado... [/quote']

 

Andei lendo algumas coisas por aí sobre Cidadão, mas o que escrevi não encontrei em lugar algum. Minha análise, pelo visto, conterá elementos inéditos que fugirão um pouco da obviedade...

 

05

 

Viram? E disso que eu falava e acho que o Forasteiro também (quando ele diz que nada é definitivo).
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...