Jump to content
Forum Cinema em Cena

Recommended Posts

  • Members

ainda não vi o filme.  Pretendo ver amanhã.  Mas tenho certeza que Jim Caviezel está soberbo, como em tudo que ele faz.  Pena que ele não é personagem principal.  Mas certamente preencherá a tela com a intensidade de sua atuação.01

Link to comment
Share on other sites

  • Members

ainda não vi o filme.  Pretendo ver amanhã.  Mas tenho certeza que Jim Caviezel está soberbo' date=' como em tudo que ele faz.  Pena que ele não é personagem principal.  Mas certamente preencherá a tela com a intensidade de sua atuação.01

[/quote']

nossa, mais uma fâ do jim caviezel, como eu....adoro esse cara!!!!!16
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

E se terminasse assim...

 

*spoiler*  e dos bravos!!!! Não leia se não assistiu ainda...

 

Se... já que antes de doug voltar no tempo a primeira vez, já vemos rastros da sua viagem no tempo, ex: a frase na geladeira, as gases no lixo, o telefonema pro trabalho,a ambulancia, etc... isso quer dizer que ele já tinha voltado antes... logo tudo já tinha sido concluido.

 

Seguindo essa logica, a bomba deveria ter sido explodida da mesma maneira, a moça morrido tb, e ele morrido... pq não!??!?! dae ele ficaria num clico... sempre voltando para salvar... e sempre morrendo tentando... em uma especie de limbo...

 

A viagem dele para o passado seria considerada como um erro para os cientista... a viagem deu errado... o cara sumiu... e bola pra frente... já tinham pego o assassino mesmo...

 

Eu acho que seria legal esse final... mais logico.... e me sentiria melhor do q ver a mocinha e o mocinho felizes no final.

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Kaká' date=' você tem toda a razão: seria infinitamente melhor.[/quote']

SPOILER  SPOILER  SPOILER

Bem , acabei de voltar do cinema....

e , na minha humilde opinião, o filme tem um sério.. rsrs.. sério é pouco... um terrivel problema temporal.

O filme começa bem... as explicações dadas para os acontecimentos e as descobertas científicas são extremamente plausíveis, afinal, a maioria dos grandes "break thru's" da ciência foram acidêntes de percurso... os fatos que conectam Doug,personagem de  Denzel Washington, à experiência da CIA também é totalmente aceitavel... e a ligação emocional do policial com a garota também. Até então o filme se desenvolve perfeitamente... o publico consegue entender claramente as explicações dadas para o desdobramento do tempo, e também as possíveis consequências de qualquer tentativa de interferir no passado pra mudar o fulturo. A sequência da perseguição, em que o suspeito encontra-se 4 dias e 6 horas ( acho..) atrás, sendo teoricamente, perseguido pelo policial no presente momento foi genial, muito boa mesmo.. pra mim, sem dúvida uma das melhores cenas do filme.... até aí tudo bem.. tudo muito bem..

então houve a primeira tentativa de modificar o futuro inserindo novas evidências no passado.. e, como esperado, a tentativa foi em vão... o passado foi modificado... mas não alterou o futuro... ok entaum... o assassino foi pegue....o dialogo dele com Doug durante o interrogatório poderia ter sido um ótimo final para o filme, aliás... mas...

 

Bem... o filme continuou e aconteceu o que todos esperavam desde o início.. e mesmo assim... funcionou... as dicas soltas no início da história fazem todo o sentido.... até o fato dele ser ressuscitado no hospital é totalmente explicado pelo que foi mostrado anteriormente... mas daí em diante é só erros... gritantes, por sinal... rsrsrs... 

 

Certo.. a ambulância estava lah no fulturo ... então isso significa que Doug já havia voltado anteriormente e tentado salvar a garota, mas mesmo assim ela morreu... (pra relembrar, a garota morreu pelo menos 2 horas e meia antes da explosão da balça , com três dedos cortados.... a morte dela foi descrita pelo assassino no interrogatório...significando então que não conseguiu salva-la e , provavelmente havia morrido com ela na explosão.. ou mesmo conseguido escapar.... mas de maneira nenhuma poderia ter salvo a garota... pois ela, no futuro, morreu exatamente daquela maneira... mas com outro vestido.... )

Certo... então Doug chega e a salva .. vai pra casa dela, limpa os curativos e, como esperado , faz exatamente tudo pra deixar as evidências vistas no fulturo... por ele e por todos... mas aí vem a pergunta que não quer calar:  SE ELE NÃO CONSEGUIU SALVA-LA DA PRIMEIRA VEZ...COMO DIABOS ELE FOI PARAR NO APARTAMENTO DELA , COM ELA.. VIVA.... E A MESMA TROCOU DE ROUPA ... E VESTIU A ROUPA EM QUE ELA FOI ENCONTRADA ASSASSINADA NO FULTURO.....1H ANTES .. ??????????????( Lembrando que o a autópsia do corpo determinou a hora da morte com sendo por volta das 8h e 30 minutos da terça feira... e sem nenhuma conexão com a explosão, como o próprio assassino pretendia...)

Mesmo assim, esperei anciosamente por explicações plausíveis... pensei; " talvez ela volte ao apartamento, troque de roupa , atenda o telefone, mas , de alguma forma volte a encontrar o assassino e morra...aí o filme .. mesmo não fechando perfeitamente, não perderia sua lógica..."

Mas isso não aconteceu. O filme continuou se perdendo.....

O fato do tão esperado "Happy End" aconteça e ele consiga salvar a balsa e a garota ..e a si mesmo.. de maneira nenhuma desmereceria o filme se os fatos expostos anteriormente  explicassem o mesmo! Mas isso não acontece!

A vertente da ciência que defende a possível modificação do futuro através de alterações no passado é, como em filmes do mesmo estilo ( Minority Report, efeito Borboleta, e de Volta para o Futuro), defendida no Deja vu, mas, talvés, única explicação aceitavel para o acontecido no filme é exatamente outra vertente, apresentada no filme na cena em que a cientista fala sobre a possibilidade de através de alterações no passado poderia se criar um realidade pararela a que estava acontecendo... e , mesmo assim... se essa fosse a explicação... as duas realidades se mesclam no filme e ..... dah no que deu....

 

Mas uma vez.. um filme que tem absolutamente tudo pra ser um ótimo e inteligente filme de ação.... acaba sendo apenas mais um fime sobre o assunto....

 é isso .. bjos para todos!
Link to comment
Share on other sites

  • Members

É, Pablo, hora de rever as estrelinhas??? rsrs[brincadeira]

 

Bem, assisti ao filme e o pensamento que eu tive foi justamente esse que o Kaká comentou: [segue spoiler]

 

 

 

Se... já que antes de doug voltar no tempo a primeira vez' date=' já

vemos rastros da sua viagem no tempo, ex: a frase na geladeira, as

gases no lixo, o telefonema pro trabalho,a ambulancia, etc... isso quer

dizer que ele já tinha voltado antes... logo tudo já tinha sido

concluido.

 

Seguindo essa logica, a bomba deveria ter sido explodida da mesma

maneira, a moça morrido tb, e ele morrido... pq não!??!?! dae ele

ficaria num clico... sempre voltando para salvar... e sempre morrendo

tentando... em uma especie de limbo...

 

A viagem dele para o passado seria considerada como um erro para

os cientista... a viagem deu errado... o cara sumiu... e bola pra

frente... já tinham pego o assassino mesmo...

 

Eu acho que seria legal esse final... mais logico.... e me sentiria melhor do q ver a mocinha e o mocinho felizes no final.
[/quote']

 

Milhões de vezes mais interessante. O frustrante é que tudo no filme indicava para esse final. Talvez fosse um desfecho meio óbvio, mas pelo menos não seria frustrante como foi. Antes uma previsão boa do que uma surpresa ruim.

 

Agora, pensando no filme no que ele é, e não no que ele poderia ter sido. Temos o comentário da Penny Lane que foi justamente o que eu pensei na hora: [segue spoiler]

 

Certo... então Doug chega e a salva .. vai pra casa dela' date=' limpa os

curativos e, como esperado , faz exatamente tudo pra deixar as

evidências vistas no fulturo... por ele e por todos... mas aí vem a

pergunta que não quer calar:  SE ELE NÃO CONSEGUIU

SALVA-LA DA PRIMEIRA VEZ...COMO DIABOS ELE FOI PARAR NO APARTAMENTO

DELA , COM ELA.. VIVA.... E A MESMA TROCOU DE ROUPA ... E VESTIU A

ROUPA EM QUE ELA FOI ENCONTRADA ASSASSINADA NO FULTURO.....1H ANTES .. ??????????????(Lembrando que o a autópsia do corpo determinou a hora da morte com

sendo por volta das 8h e 30 minutos da terça feira... e sem nenhuma

conexão com a explosão, como o próprio assassino pretendia...)[/quote']

 

Ou seja: ou o roteirista se perdeu, ou cansou de pensar ou resolver simplificar as coisas gratuitamente.

 

E hoje minha irmã se referindo aos meus comentários sobre Déjàvu:

 

"Mas também' date=' você fica pensando besteira demais durante o filme, senta, assiste e pronto... sem ficar questionando as coisas. Fiz isso e fui muito feliz, adorei o filme."[/quote']

 

Ok, quem assim o achar melhor, siga essa conselho e verá um bom filme de ação. Mas eu não. Ainda prefiro viver fora da Matrix.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sou novo aqui mas queria tentar deixar minha opinião...

 

Tambem pensei que mesmo depois dele ter voltado, tudo aconteceria da mesma maneira, ou seja, não se muda o futuro.. Ok Ok Ok Não foi essa a vontade do diretor..

 

Mas me digam uma coisa, o que acontece com o pessoal do futuro? Continua uma outra linha do tempo? E outra coisa, que eu acharia muito massa é ver o cara que enviou o Doug para o passado "assistindo" tudo.. Dai sim daria a impressão que teriamos 2 linhas do tempo.. Uma onde a balsa explodiu e outra onde ela não explodiu..

 

E assim, como eles não mostraram o cara assistindo ao Doug, não da para afirmar que existem 2 linhas.. Mas será que a outra linha, a do futuro, deixou de existir????

 

Sei lá!! Só pirando um pouco!!!

 

Falows!!!

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Veras' date=' eu apontei as incongruências de lógica no meu texto - e, apesar deles, mantenho as 4 estrelas.[/quote']

 

Não, tudo bem, era só brincadeira. rsrs

Eu daria as cinco estrelinhas até o desfecho. Aí o filme caiu pra caramba. Uma pena, já que ele ia tão bem.

 

Outra coisa... O nome: Dejavu. Já que o nome era esse, já que o trailer batia bem nessa tecla [repetindo algumas cena e diálogos] e até as apresentações das produtoras se permitiram seguir o mesmo estilo do trailer... porque o filme não seguiu esse linha? Não repetindo cenas, claro... mas talvez fazendo o personagem ter alguns dejavus... não sei. Pelo menos justificava o nome do filme, que não bateu com a trama.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Outra coisa... O nome: Dejavu. Já que o nome era esse' date=' já que o trailer batia bem nessa tecla [repetindo algumas cena e diálogos'] e até as apresentações das produtoras se permitiram seguir o mesmo estilo do trailer... porque o filme não seguiu esse linha? Não repetindo cenas, claro... mas talvez fazendo o personagem ter alguns dejavus... não sei. Pelo menos justificava o nome do filme, que não bateu com a trama.

 

Eu acho q o "Deja vu" que o filme se refere se justifiica unicamente na cena final onde Doug olha pra garata no carro , faz aquela cara de quem tem a sensação de que já viu aquilo antes e solta o clássico: Neeennn....

 

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

...

então houve a primeira tentativa de modificar o futuro inserindo novas evidências no passado.. e' date=' como esperado, a tentativa foi em vão... o passado foi modificado... mas não alterou o futuro... ok entaum... o assassino foi pegue....o dialogo dele com Doug durante o interrogatório poderia ter sido um ótimo final para o filme, aliás... mas...

 
[/quote']

 

Eu não acho que no momento que enviaram o papel eles mudaram o futuro...

O carro do parceiro dele estava na balsa já na primeira vez.... pq?!!??! pq ele fo investigar o bilhete...

 

Repito... pela logica... tudo já tinha aconteceido...

O filme ia bem.. até ele voltar no tempo...
Kaká2007-01-24 14:27:41
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

...

então houve a primeira tentativa de modificar o futuro inserindo novas evidências no passado.. e' date=' como esperado, a tentativa foi em vão... o passado foi modificado... mas não alterou o futuro... ok entaum... o assassino foi pegue....o dialogo dele com Doug durante o interrogatório poderia ter sido um ótimo final para o filme, aliás... mas...

 
[/quote']

 

Eu não acho que no momento que enviaram o papel eles mudaram o futuro...

O carro do parceiro dele estava na balsa já na primeira vez.... pq?!!??! pq ele fo investigar o bilhete...

 

Repito... pela logica... tudo já tinha aconteceido...

O filme ia bem.. até ele voltar no tempo...

 

nÃO kaKÁ.... na primeira vez o carro do amigo dele estava dentro da balsa e ele havia morrido no acidente..... note que no início do filme Doug liga para o amigo dele e o celular toca dentro de uns dos corpos estendidos no pier... mas Doug ignora o fato.... mas tarde , o carro é achado dentro da balsa.... só aí o bilhete é enviado... consequentimente o amigo dele morre sim... mas de maneira diferente.. dando a entender que o filme iria abordar o fato de que não se pode  mudar o futuro...... destino é destino... tipo assim..... até porque a cena da perseguição em que Doug vê a ambulância é depois do assassinato do amigo... acho q é assim....

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Então...

 

Entrei no cinema depois de ler a crítica do Pablo, não achei que seria um filme tão legal quanto foi.

 

Realmente me prendeu do começo ao fim.

 

Li todas as críticas postadas no fórum até agora, até concordo com algumas, mas eu entendi que havia ficado clara a explicação sobre o tal "braço de realidade" que poderia se derivar no evento de uma alteração na malha do tempo.

 

Aliás, é uma premissa científica real (até onde meus conhecimentos de história e ciência me suportam), inclusive explorada por Einstein e utilizada em um dos "De volta para o futuro", que eu nunca sei qual.

 

Assim, eu enxerguei que o processo de viagem inicial do protagonista disparou um processo de criação de braços de realidade sequencial. Ou será que estávamos vendo não o primeiro processo, mas uma destar iterações de viagem no tempo e criação do braço de realidade?

 

Aliás, quem garante que somos uma realidade única, uma dimensão no tempo, e não uma dimensão paralela distorcida de alguma realidade ideal que fora disfigurada por algum cientista entediado em tal ambiente?

 

Assim, como arte: Denzel, pra variar, muito bem no que o papel exigia dele, o que vejo, não ser muito.

Val Kilmer? Pô, não sou fã dele, mas acho que foi bem.

 

De resto, bom desempenho dos atores, ressaltando a veia cômica do principal dos cientistas (que eu não me lembro o nome e tenho preguiça de procurar) ator de séries de comédia. Aliás, alguém se lembra do ruivo, o tal único capaz de operar o capacete que estava no Hummer? (que eu TAMBÉM não me lembro o nome e tenho preguiça de procurar), Tenho a impressão de ser um coadjuvante de "Efeito Borboleta".

 

Geral, eu acho que as 4 estrelas estão de bom tamanho!
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Então...

 

Entrei no cinema depois de ler a crítica do Pablo' date=' não achei que seria um filme tão legal quanto foi.

 

Realmente me prendeu do começo ao fim.

 

Li todas as críticas postadas no fórum até agora, até concordo com algumas, mas eu entendi que havia ficado clara a explicação sobre o tal "braço de realidade" que poderia se derivar no evento de uma alteração na malha do tempo.

 

Aliás, é uma premissa científica real (até onde meus conhecimentos de história e ciência me suportam), inclusive explorada por Einstein e utilizada em um dos "De volta para o futuro", que eu nunca sei qual.

 

Assim, eu enxerguei que o processo de viagem inicial do protagonista disparou um processo de criação de braços de realidade sequencial. Ou será que estávamos vendo não o primeiro processo, mas uma destar iterações de viagem no tempo e criação do braço de realidade?

 

Aliás, quem garante que somos uma realidade única, uma dimensão no tempo, e não uma dimensão paralela distorcida de alguma realidade ideal que fora disfigurada por algum cientista entediado em tal ambiente?

 

Assim, como arte: Denzel, pra variar, muito bem no que o papel exigia dele, o que vejo, não ser muito.

Val Kilmer? Pô, não sou fã dele, mas acho que foi bem.

 

De resto, bom desempenho dos atores, ressaltando a veia cômica do principal dos cientistas (que eu não me lembro o nome e tenho preguiça de procurar) ator de séries de comédia. Aliás, alguém se lembra do ruivo, o tal único capaz de operar o capacete que estava no Hummer? (que eu TAMBÉM não me lembro o nome e tenho preguiça de procurar), Tenho a impressão de ser um coadjuvante de "Efeito Borboleta".

 

Geral, eu acho que as 4 estrelas estão de bom tamanho!
[/quote']

 

Seja bem vindo, pandorf!05

 

Se quiser dar um oi pra galera, dê um pulo nesse tópico aqui:

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Alô, Pablo

 

Vc deu a maior mancada. Gosto muito de assistir aos filmes e DEPOIS ler a sua crítica - faço isso em outros sites tb. O que odeio é ler notícias que revelam muita coisa, críticas de filme que não li, tudo mais, pq gosto de ser surpreendido.

 

Agora... apesar do seu cuidado habitual em não revelar spoilers, na crítica ao Deja Vu vc dá a maior bandeira do que acontece no TERCEIRO ATO de um filme que eu tava doido prá assistir mas não passou aqui em Londrina - O Grande Truque - e só prá fazer aquelas referenciazinhas a outros filmes.

 

Mancada total, hein...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Fala pessoal! Sou novo aqui no fórum, e gostaria de deixar minha idéia do filme.

 

É um filme com bons atores, uma trama envolvente e que prende a atenção. Ponto. Não acredito que o diretor e roteirista do filme tenham tido outras aspirações a não ser as supracitadas, pois, mesmo fazendo um grande esforço, não enxergo nenhum tipo de "profunda"  reflexão que podemos tirar.

 

Mas, enfim, considero um filme 'imperdível', aposto que a grande maioria das pessoas que o assistem saem ao menos satisfeitas do cinema.

 

05

 

Um abraço a todos !!!
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

Eu também gostei bastante. É um ótimo entretenimento. Eu não gosto nem um pouco do Tony Scott, mas o estilo dele funcionou muito bem para esse roteiro.

 

 

O final é como se Tony Scott, os roteiristas e os produtores dissessem ao público: "tudo bem, nós te demos uma história original, interessante, complexa, o filme se passa numa Nova orleans pós-Katrima, mas isso aqui ainda é Hollywood, baby". E é isso aí, o filme não é nada além de pura diversão, e não adianta quebrar a cabeça atrás dos furos, pois o filme está cheio deles... quem não se preocupa com isso, vai se divertir assim como eu me diverti.
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...