Jump to content
Forum Cinema em Cena

A Grande Família - O Filme


Eduardo
 Share

Recommended Posts

  • Members

A Grande Família - O Filme

Mudando tudo para não mudar nada

25/01/2007Marcelo Hessel

Um pouco de metafísica marca a passagem do seriado A Grande Família para o cinema.

Depois do funeral de um amigo, Lineu (Marco Nanini) decide

fazer um exame médico - e constata uma mancha no peito. Sem coragem

para abrir o envelope do diagnóstico, ele começa a se preparar para

contar a má notícia para sua esposa, Nenê (Marieta Severo). Os

dois estão fazendo 40 anos de namoro. Na tentativa de prepará-la para o

pior, Lineu só faz besteira. Termina, depois de muito imbróglio, com o

carro enguiçado na linha do trem. A colisão é iminente. É o fim de

Lineu.

Entra a metafísica.

Conversando consigo mesmo (aquela coisa de repassar a existência na

hora da morte), o chefe da família percebe que não faz as coisas como

devia. A Grande Família - O Filme recomeça, então, desde

a parte do funeral, passando pelo exame médico, pelos 40 anos de

namoro. E recomeça uma terceira vez - uma hora Lineu vai acertar -

ecoando o estilo Charlie Kaufman de tratar o roteiro como um tubo de ensaio. A vida é uma sequência de cartas marcadas ou é o que decidimos fazer dela?

Recorrer a um roteiro "inteligente" é a maneira que os roteiristas Cláudio Paiva e Guel Arraes encontraram para pontuar a transposição, para que A Grande Família não

ficasse parecendo só um seriado em longa-metragem. Paradoxalmente, é o

engenho narrativo que permite ao diretor do filme (e diretor-geral do

programa) Maurício Farias manter o humor - especificamente, o ritmo do humor - do que jeito que o espectador se acostumou a ver na telinha.

Fazendo a conta: 104 minutos de filme, divididos em três histórias

(cada uma das metafísicas do Lineu), dá 34 minutos por história. Cada

episódio na TV tem uns 40 minutos. É equivalente. Farias não precisa

dilatar o tempo narrativo para fazer caber A Grande Família em

um longa-metragem. Só precisa encadear três "episódios" de uma vez.

Isso se reflete, repita-se, no humor. Lineu sai do escritório, na cena

seguinte está no bar, na outra cena já está em casa. Com o tempo

condensado, como no seriado, não se perde agilidade com tomadas de

transição (Lineu pensativo na rua voltando para o lar, por exemplo). As

situações geram graça pelo acúmulo, pela concentração, como na série.

A questão, então, é decidir se vale a pena sair de casa e pagar a

fortuna de um ingresso para assistir àquilo que você já conhece. (A

cena de Nanini bêbado já paga, sozinha, uma meia-entrada.)

FONTE: http://www.omelete.com.br/Conteudo.aspx?id=100003623&secao=cine

---------------------------------------------------

 

interessante. Vamos ver se funcionou mesmo!

 

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Members

Filme tipo sessão da tarde. Como a maioria já falou, se trata de um epsódio esticado do seriado. Mas é um epsódio divertido. ;) Principalmente para quem já gosta do que vê na tv. Acho que o nosso cinema é tão pobre e carente, que às vezes vale a pena sim sair de casa para assistir um filme sobre a classe média brasileira, porque querendo ou não, entre piadas, o filme é um espelho dos dramas sociais. O cara trabalhador que não conseguiu fazer os filhos subirem na vida e agora se preocupa com o que vai ser deles quando ele morrer... A boa é que fazem piadas ao invés de fazer "grandes filmes".

 

Se vocês pararem para pensar, filme brasileiro bom tem que falar de desgraça.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Filme tipo sessão da tarde. Como a maioria já falou, se trata de um epsódio esticado do seriado. Mas é um epsódio divertido. ;) Principalmente para quem já gosta do que vê na tv. Acho que o nosso cinema é tão pobre e carente, que às vezes vale a pena sim sair de casa para assistir um filme sobre a classe média brasileira, porque querendo ou não, entre piadas, o filme é um espelho dos dramas sociais. O cara trabalhador que não conseguiu fazer os filhos subirem na vida e agora se preocupa com o que vai ser deles quando ele morrer... A boa é que fazem piadas ao invés de fazer "grandes filmes".

Se vocês pararem para pensar, filme brasileiro bom tem que falar de desgraça.
[/quote']

 

discordo mt de vc, o cinema brasileiro tah crescendo e nun tá carente naum, toda vez q eu vo no cinema tem filmes brasileiros, na locadora, o filmes brasileiros tão crewscendo mt mt, eh um mercado q tah crescendo mt mt, ainda mais com a futura criação de sbt filmes...

 

 

 

 

Eu achei um dos melhores filmes brasileiros, um boa comedia faz rir e deixa aflito.. em outra palavras conecta o espectador ao filme...mt bom, os atores foram ótimos(também depois de tanto tempo trabalhando junto), e eu não assisto o seriado, logo faz sentido para todos...

parabens para a montagem e o roteiro10...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Bom. eu concordo que o cinema brasileiro tá crescendo e ganhando cada vez mais qualidade. Mas em dezembro, por exemplo, só tava passando Xuxa e Didi nos cinemas; e para mim, esses não são filmes que prestam. A Grande Família é um filme simples, leve, sessão da tarde. Eu gostei dele, eu disse, mas se tu achas A Grande Família um filme bom de verdade, então, o que são Abril Despedaçado, Lavoura Arcaica, Cidade de Deus, Bicho de Sete Cabeças, O Auto da Compadecida? Existem vários tipos de filmes e A Grande Família é divertido, mas não é um dos melhores. ;)

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 


Bom. eu concordo que o cinema brasileiro tá crescendo e ganhando cada vez mais qualidade. Mas em dezembro, por exemplo, só tava passando Xuxa e Didi nos cinemas; e para mim, esses não são filmes que prestam. A Grande Família é um filme simples, leve, sessão da tarde. Eu gostei dele, eu disse, mas se tu achas A Grande Família um filme bom de verdade, então, o que são Abril Despedaçado, Lavoura Arcaica, Cidade de Deus, Bicho de Sete Cabeças, O Auto da Compadecida? Existem vários tipos de filmes e A Grande Família é divertido, mas não é um dos melhores. ;)
[/quote']

Vou poder te responder a altura qnd ver todos os filmes mencionados, eu vi Cidade de Deus, e Bicho de sete cabeças, mas não com a atenção merecida.... valeu pelas dicas de filme, aguarde a resposta 02
Link to comment
Share on other sites

  • Members
A GRANDE FAMÍLIA 5/10 - Cinematograficamente é um filme pobre e não consegue evitar a estigma de ser um capítulo esticado até mesmo pela concepção da trama que promove a repetição de sequências por interação do tempo. Para um filme de comédia demora muito para acertar o tom do humor já que começa de maneira pesada e mal humorada, possui argumentos frágeis ( os recursos para adiarem o resultado do exame e a sustenção de uma possível traição de Lineu, entre outros ) que só se enfraquecem mais diante dessa constante repetição, porém não há como resistir ao elenco afiadíssimo ( com exceção de Lúcio Mauro Filho ), ao carisma de Marco Nanini e de Marieta Severo, mas principalmente ao irresístivel Pedro Cardoso que compõe Agostinho com tanta sutileza, mas ao mesmo tempo com tantas boas sacadas que torna-se impossível não rir com suas atrapalhadas. De qualquer forma vale mais como um especial de final de ano ... ou melhor ... de inicio de ano ...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

é...

Perda de tempo e de dinheiro ir no cinema assistir mais um episódio da Grande Familia... bem melhor esperar uns 2 anos e assistir na Globo mesmo. Aí com os intervalos comerciais, a sensação "seriado" estará completa.

A Globo Filmes sem comentários... parece que não faz a mínima questão de diferenciar seus seriados de seus filmes...

Nisso o Cao Hamburger foi mestre. Quando dirigiu o longa Castelo Rá-Tim-Bum, mudou parte do elenco, os cenários e a dinâmica da história. Resultado: não ficou nem um pouco parecido com um episódio da série mas nem por isso deixou de ser Castelo Rá-Tim-Bum.

Mas pra fazer algo assim vc não pode estar engessado pelo tal "padrão Globo de qualidade"...
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...