Jump to content
Forum Cinema em Cena

Um Bom Ano


Sophie Aubrey
 Share

Recommended Posts

  • Members

O crítico de cinema Jeffrey Wells está tirando o filme de sua lista de futuros concorrentes ao Oscar: “The more I read about it and look at the trailer, the more appealing it seems. I would love it if a quality-of-life film such as this turned out to be derby material, but the more I meditate upon the mood of the trailer and the somewhat predictable story arc (i.e., financial kingpin grows a soul, learns to savor life's organic/pastoral pleasures), the more my gut tells me it's probably a case of Ridley Lite. Nothing wrong with that -- I'm looking forward, I can't wait, and I'll always love Crowe -- but it's not looking like a heavyweight deal. And so what? This could a laid-back winner of another stripe.” Clique aqui para ler a sua coluna e ver a sua atual lista de concorrentes para a próxima edição do Oscar:

 

http://hollywood-elsewhere.com/archives/2006/08/post_17.php

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 3 weeks later...
  • Members

O filme terá lançamento mundial no Fstival de Toronto, que irá se realizar de 07 a 16 de Setembro:

 

 

 

O filme será apresentado no dia 09 às 18:30 (hora local) na exibição de gala, e no dia 10 às 09:30hs (hora local).

 

 

 

Página do filme no site oficial do Festival de Toronto:

 

http://www.e.bell.ca/filmfest/2006/films_schedules/films_des cription.asp?id=133

 

 

 

 

 

23 fotos do filme já se encontram na sua página no IMDB:

 

http://www.imdb.com/title/tt0401445/

 

 

 

Atualizando o elenco, conforme a mesma página no IMDB:

 

Russell Crowe .... Max Skinner

 

Mitchell Mullen .... American Man

 

Marion Cotillard .... Fanny

 

Albert Finney .... Uncle Henry

 

Tom Hollander .... Charlie

 

Didier Bourdon .... Roussel

 

Valeria Bruni Tedeschi .... Nathalie Auzet

 

Isabelle Candelier .... Ludivine Duflot

 

Hélène Cardona .... Stewardess

 

Gregg Chillin .... Jemel

 

Abbie Cornish .... Christie Roberts

 

Richard Coyle   

 

Giannina Facio   

 

Lola Herrera .... Maria Duvall

 

Freddie Highmore .... Young Max

 

Suzy Kewer .... Lilly

 

Archie Panjabi .... Gemma

 

Darren Richardson   

 

Jean-Michel Richaud .... Musician

 

Ben Righton .... Stuart

 

 

 

Atualizando datas de lançamento no mundo, conforme o IMDB:

 

http://www.imdb.com/title/tt0401445/releaseinfo

 

UK 27 October 2006

 

Italy November 2006

 

Spain 3 November 2006

 

Germany 9 November 2006

 

Finland 10 November 2006

 

USA 10 November 2006

 

Belgium 15 November 2006

 

Australia 16 November 2006

 

Hungary 16 November 2006

 

Netherlands 16 November 2006

 

Argentina 23 November 2006

 

Brazil 24 November 2006

 

Estonia 24 November 2006

 

France 3 January 2007

 

Russia 4 January 2007

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tudo indica que a premiere brasileira de A Good Year será no Festival do Rio que se realizará de 21 de setembro à 5 de Outubro, de acordo com o site do jornal Correio do Brasil ontem:

 

Correio do Brasil´s link!

 

 

 

Grandes diretores são destaques do Festival do Ri´

 

    

 

Por Redação, com agências de notícias - do Rio de Janeiro    

 

    

 

O Festival do Rio vai exibir alguns dos melhores filmes da atual safra do cinema mundial em sua 8ª edição, a partir do próximo dia 21 e até 5 de outubro.

 

 

 

Os novos longas de Pedro Almodóvar (Volver, com Penélope Cruz), Robert Altman (A Prairie Home Companion, com Meryl Streep e Woody Harrelson), Brian De Palma (o ótimo Dália Negra, com Scarlett Johansson), Ken Loach (The Wind that Shakes the Barley, Palma de Ouro em Cannes este ano), Oliver Stone (As Torres Gêmeas, com Nicolas Cage) e Stephen Frears (The Queen, prêmio de melhor atriz para Helen Mirren no Festival de Veneza) são alguns dos destaques do evento cinematográfico mais festivo do país.

 

 

 

Com cerca de 350 filmes (em 2005 foram 436 títulos), mesmo número da edição de 2004, o Festival do Rio traz também este ano a ficção científica A Scanner Darkly, de Richard Linklater, baseada no livro de Philip K. Dick, com Keanu Reeves e Winona Ryder em versão animada digitalmente.

 

 

 

Também promete ter sessões concorridas a comédia Fast Food Nation, com Bruce Willis, Greg Kinnear e Paul Dano, na qual é mostrado que não é exatamente de carne que são feitos os hambúrgueres nos EUA.

 

 

 

Kinnear e Dano estão também na comédia agridoce Pequena Miss Sunshine, produção independente e sucesso atípico nos EUA, onde já arrecadou mais de US$ 40 milhões. Toni Collette, Alan Arkin, Steve Carell e a garota protagonista Abigail Breslin - que é convidada do festival - completam o elenco do filme dirigido por Jonathan Dayton e Valerie Faris.

 

 

 

Integram ainda a seleção do evento Babel, com Brad Pitt e Cate Blanchett, dirigido pelo mexicano Alejandro González Iñárritu (de 21 Gramas e Amores Brutos), e A Good Year, novo filme de Ridley Scott, com Russell Crowe.

 

 

 

Além de The Queen e Dália Negra, mais dois filmes que competiram no Festival de Veneza deste ano estão no festival: A Fonte da Vida, dirigido por Darren Aronovsky e estrelado pela mulher dele, Rachel Weisz, e La Stella Che Non c'È, de Gianni Amelio.

 

 

 

Vinte e cinco longas e 23 curtas brasileiros estréiam no festival, na seção Première Brasil, muitos com sessões com tapete vermelho e desfile do elenco na entrada do cinema. Entre eles estão Acidente, de Cao Guimarães e Pablo Lobato; Ato dos Homens, de Kiko Goifman; Antonia, de Tata Amaral; e O Céu de Suely, segundo longa de Karim Aïnouz (de Madame Satã).

Link to comment
Share on other sites

  • Members

A Good Year/Um Bom Ano No Festival do Rio!

 

 

 

Atenção: é oficial - A Good Year será exibido no Festival do Rio de Janeiro, veja abaixo:

 

 

 

. 30/09 – às 14hs (RX033) e às 19hs (RX035) no Cine Roxy 2 (Av. Nossa Sra. De Copacabana, 945) – R$ 13,40

 

 

 

. 01/10 – às 14hs (LB037) e às 19hs (LB039) no Cine Leblon 2 (Avenida Ataulfo de Paiva, 391) – R$ 13,40

 

 

 

. 03/10 – às 16:30hs (PA046) e às 21:30hs (PA048) no Estação Paissandu (Rua Senador Vergueiro, 35) – R$ 13,00

 

 

 

Fonte: Encarte Especial sobre o Festival no jornal O Globo de ontem!

 

 

 

Bom, convém ligar para os cinemas e confirmar se esse será mesmo o valor do ingresso.

 

 

 

 

 

 

 

Mais sobre o evento cujo texto integral do encarte coloco aqui:

 

 

 

Como participar: O Festival do Rio começa a venda antecipada de ingressos na próxima terça feira, dia 19, ds 12hs às 22hs, na Central de Ingressos, no cinema Espaço Unibanco (Rua Voluntários da Pátria, 35, Botafogo). Serão aceitos dinheiro ou cheque, acompanhado de documento de identificação. A partir de quarta feira, dia 20, a Central funcionará das 10hs às 22hs. Além dos ingressos avulsos, podem-se comprar duas modalidades de passaporte: o de 50 ingressos custa R$ 260,00 e o de 20, R$ 130,00. Para agilizar a compra antecipada, há um código alfanumérico ao lado de cada sessão, no roteiro de filmes deste caderno (e aqui também).

 

 

 

Atenção: A Central de Ingressos estará funcionando até o dia 04 de outubro apenas para vendas antecipadas. Ingressos para o mesmo dia só poderão ser comprados nas bilheterias de cada sala de exibição.

 

 

 

Pela Internet: No site ingresso.com (www.ingresso.com.br) , a compra pode ser feita com cartão de crédito, com acréscimo da taxa de conveniência.

 

 

 

Promoções: Os descontos para estudantes, idosos e outros funcionam de acordo com as regras de cada local de exibição (veja preços no quadro à esquerda, no encarte). Nas salas do circuito Estação, funcionários da Prefeitura do Rio e da Petrobrás tem 50% de desconto na compra do seu ingresso.

 

 

 

Para mais informações, se necessário, fique de olho no site do Festival Internacional do Rio

 

http://www.festivaldorio.com.br/f2006/pre/#

 

 

 

e no site do Espaço Estação

 

 

http://www.estacaovirtual.com/

 

 

 

 

 

 

 

Visite o Russell Crowe Daily Planet, meu blog em Português sobre o Russell!Sophie Aubrey2006-9-17 5:5:35

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
  • Members

year2t.jpg

 

Interview: Russell Crowe

 

"A Good Year"

Posted:   Thursday, November 9th 2006 1:32AM

Author:   Garth Franklin

Location: Los Angeles, CA

When you think Russell Crowe, the genre of light romantic comedies don't really come to mind. The 42-year-old Oscar-winning New Zealand-Australian film

actor made his name both in Australia in his 20's and America in his

30's as a serious dramatic actor. His performances are methodical,

nuanced and always dedicated. Yet despite those intense on screen

performances, and some controversial off-screen behaviour, in

interviews the man is usually quite relaxed and jovial about his work.

 

 

 

Now that softer side finally gets to be seen on film in Ridley Scott's

romantic "A Good Year". The film marks the first time the pair have

worked together since their Oscar-winning collaboration on 2000's

"Gladiator", and this time the subject matter couldn't be more

different. Crowe plays a somewhat sleazy British investment banker who

inherits a vineyard and its villa in Provence. Headed to France to sell

the place off quickly, he ends up discovering himself and learning to

enjoy the quieter things in life. Recently Dark Horizons spoke to Crowe

about the film, his next work with Scott and his future.

 

 

Question: So you're doing light romantic comedies now.

 

 

Crowe: I've done them before. People talk about the physical comedy

[in "A Good Year"]. Well, didn't we have a conversation a few years ago

when I was doing "Mystery, Alaska," flopping around on the ice like a

dead fish? A lot of people told me this morning in talking to me, "It's

so different from what you usually do." And I said in reply, "Let's

just take it from a handful, let's go: "Romper Stomper," "L.A.

Confidential," "Insider," "Gladiator," "A Beautiful Mind," "Master and

Commander," "Cinderella Man," which of these movies

are similar? That's not what I do. I do what's apparent to me and

usually what's apparent to me is something I haven't done at all.

 

Question: What attracted you to this character?

 

 

Crowe: I liked the fact that Max was so taken

up with his day-to-day life, but underneath there was this wealth of

knowledge that had been put in his head. At some point in time, he'd

subjugated a lot of it for the simple end of it, which was that

competition is what life is about. He's taken it to a point where

there's no joy in the competition. He's so good at it and so good at

adjusting the rules for the competition that he's never going to lose.

There's no joy in that, I think it's the situation of his uncle dying,

a man who, by rights, he should have spent a lot of time with in the

last decade, but in actuality he spent no time with at all. That's a

very sharp mirror to put yourself in front of and Max realizes just how

absolutely shallow he's become. I think any movie that begins with a 14-year-old drinking red wine, smoking a cigar and cheating at chess, this is going to give you a smile.

 

 

 

Question: Did you feel that Max represented a part of your own self-image?

 

 

Crowe: No, that's just a bunch of silliness

because obviously the deal to do this film pre-dates anything that

would have come up in my life in between those two points. Was the

movie enjoyable to make? Absolutely. Working with Ridley, working in a

beautiful place like Provence, working with such a great fellow cast,

it was all really good. It's just the next character I decided to play.

 

 

Question: Could you relate to the character's need to leave the rat race and get back to the simpler things in life?

 

 

Crowe: Oh, I think for sure. I had a very intense decade where everything about my life came down to what happened between "action"

and "cut." Whereas, I absolutely understand my need to establish that

there were no parameters on the limits on what I could do as an actor

and that's fine and dandy. That's been established. Now I can just

focus on the part I really enjoy, which is being on a film set, working

with other actors, inspiring and terrifying a crew, and I say

terrifying because Ridley would occasionally do 75 setups before lunch.

You may get an American crew or an Australian crew will go along with

that but a French crew, they were finding that difficult to deal with.

This was $30 million dollars below the line, shot extremely

efficiently. It's beautiful to look at. It has that thing that all good

films should have - you're watching the frame and something seems to

come off the frame, something comes out into the air of the movie

theater and you're in that world. That's what Ridley Scott specializes

in. You can say that this is a light film for Ridley or less of a

challenge for Ridley but that's an interpretation that's not entirely

correct. He's done exactly the same thing with this world as he's done

with the world in "Alien" or "Blade Runner" or "Gladiator." He's taken

you into that world and in this film, you feel like having yourself a

nice glass of red wine and a piece of cheese.

 

 

Question: Did you help pick Freddie Highmore to play the younger you?

 

 

Crowe: I wanted to meet Freddie Highmore. I

wanted to work with Freddie. I'm a big fan of Freddie's and told him

so. Our first conversation together I said, "Listen, Fred, if you want

to spend some time hanging out, discussing the characters and all that

sort of stuff, I'm available for that." He says, "Oh Mr. Crowe, I don't

think I'll have the time for that." "Alright, Fred. Well, you just

enjoy yourself then. I'll go back in the corner." He's got his stuff

worked out and he's got to do it.

 

Question: And what about Albert Finney?

 

 

Crowe: He's wonderful. Unfortunately I didn't get to do any scenes with Albert. We had two dinner parties, lovable fellow.

 

 

 

Question: How is it working with Ridley Scott again after the long break since doing "Gladiator"?

 

 

Crowe: It's great. We share common ground, a

sense of humor and work ethic. It's just really easy on a Ridley Scott

set. I have complete trust in the fact that whatever I do and whatever

I come up with in the moment that he'll capture. He knows, from past

experience, that if he directs me to jump off a cliff, I'll go out and

jump off a cliff. If you're a director, you want that kind of response

to your requests.

 

 

Question: Your last project together was such an extravagant, big budget movie, so was this your chance to just kick back a bit?

 

 

Crowe: Well, I have fun on all my movies. Ridley's the same. Ron Howard's the same. Michael Mann

is the same, though Michael Mann's interpretation of fun can be a

little strange for some people. I had fun with him. I think we just

wanted to do something. We'd spent so many years getting further and

further away from each other with our schedules. At one point, they

were about a year and a half apart. We never intended that after

"Gladiator." We found ourselves doing things with other people that we

probably would have preferred to be doing together, so we had a

serious, "We need to sit down, we need to see what is available to us."

So Ridley, myself and Akiva Goldman sat down at the Beverly Hills Hotel

and went through 17 projects one Saturday morning. We talked through

one thing being offered by the studio with $115 million-dollar budget

and so much money being offered upfront. Through that conversation, the

thing that was still in my mind when I woke up Sunday morning was this

little aside that Ridley had talked about, this wine project he wanted

to do. So I called him up and said, "Let's do that one. Let's focus on

that and forget about the big budgets and all that stuff," because

there's so much expectation on our teaming up again from the success of

"Gladiator," that doing this just neutralizes that expectation and

frees us up to do whatever it is that we want to do. Low and behold, we

went straight into another film together because it's enjoyable. It's

always fun making a film, but when you're making a film with a friend,

when you're making a film with a master filmmaker who you respect at

the highest level, and when you're working in a place like Provence, it

was just a wonderful thing. We've just been through all of the

skankiest neighborhoods that the five boroughs can put forward for

"American Gangster," and we still had fun every single day. He gave a

quote to a magazine a while ago, which I thought was quite funny. He

said, "We're both marginally grumpy men, however, when we're together,

our mood lightens significantly."

 

 

Question: How has your work relationship evolved since "Gladiator"?

 

 

Crowe: No matter how oblique, what I'm talking

to him about, appears. He knows the best thing to do is just see it and

he'll get it when he sees it. There are only so many words to explain

human emotion. I can spend all day talking to him about it or I can do

it for him after "action" and then he can adjust it at that point and

we can do another take. But I know what he's looking for. He downloads

to me what his desires are, what he sees and believes in, what he sees

the movie as, and I listen, which is a scary thing for a lot of

directors. I listen and I also retain it and I become a version of his

conscience. We'll be in the middle of something and I'll say, "Didn't

you say you wanted this to be like that and to have the bloke say this

to go with that?" and he'll say, "exactly. And you would interpret that

how?"

 

 

Question: Were you two deliberately trying to make a European feeling film?

 

 

Crowe: Well, Ridley is European.

 

 

 

Question: That's true, but in the sense of making something that feels more French or Italian?

 

 

Crowe: For sure. There are homages to many

different French filmmakers in this film, just in the physicality of

the character you have the salute to Jacques Tati, but also, equally,

you have a salute to Harold Lloyd. Ridley didn't set out to make a

movie in France with an American sensibility, absolutely not.

 

Question: What was it like living and working in Provence?

 

 

Crowe: It's got a completely different

sensibility from any of the big cities. We were in a place called the

Luberon Valley and I was staying in a little town called Lacoste, and

we shot mainly in a place called Bonnieux. I could ride there on a

bicycle, fifteen to twenty minutes. I called it the Tour de Luberon,

just getting on my bicycle every day and riding to a movie set, that

was a great deal of fun. It was a very family friendly environment; my

wife and my child spent the whole time there. It's an intensively

farmed area, which is opposite to the farm area I live in Australia

which is nowhere near as intense as that. Somehow, they manage to get

this intensive farming done in such a relaxed way. We arrived during

the summer when everything was green and it was really hot and then

experienced it turning into fall, the reds and the oranges and the

yellows and the golden sunshine. It was a great place to make a film.

If I could set it up so I could just go back to Provence three months a

year and make a movie, I'd be a very happy man.

 

Question: As a counterpoint, you've been shooting "American Gangster" with Ridley here in New York City. Can you talk about that?

 

 

Crowe: Denzel plays Frank Lucas, a heroin

dealer who has a very middle-class sort of life with $250 million in

the bank. He has a physical relationship with Ms. Puerto Rico and he

takes his mom to church every Sunday. On the other half of the coin is

the completely dysfunctional life of the police who are trying to

pursue him. None of them can hold a relationship together, I don't have

any sort of friendship with my son in the film and I think we're very

honest in the way we view police work. Most of it is just keeping your

focus and every now and then you might get lucky and that luck might

lead to a conviction. Particularly in the early 1970's, the

investigative techniques weren't very sophisticated. The thing that my

character sees that a lot of other people at the time didn't see at the

time is that it was possible for an African-American man to be running

a crime syndicate of this size. Everybody from fellow policemen all the

way up to the US Attorney told my character Richie Roberts that he was

kidding himself if he thought that was real and then low and behold,

five years later, everybody understood he was right.

 

 

Question: How has it been filming in New York?

 

 

Crowe: You cannot lockdown a street in the

city, they will just not let that happen. I've been standing on the

street doing a scene and a car bursts through the police cordon at 60

miles a hour and just about tickles me up the backside. It's crazy. To

me, it kind of indicates a lack of basic respect. This town cannot deal

with having a movie made. It's like, "We're not shutting down, we're

not stopping, get out of our way, we're New York" but you know that

about New York coming in, so that's actually part of the fun of being

here. It's like running across the freeway at 6 o'clock at night in Los

Angeles. It's very dangerous, you shouldn't do it, but it feels great

when you get to the other side.

 

Question: Did you get to meet the real Richie Roberts and is it strange playing a real person?

 

 

Crowe: Yeah, he came to the set pretty much

every day, but I've done it before and I always find that my attitude

is really about my subject matter, and is my subject matter going to

come clean with me or not. The thing with Richie Roberts is that he's a

very private person, and he's probably a little perturbed that there's

a film being made, but he's trying to be brave about it, but he doesn't

want me to be Richie Roberts in the movie. He's okay with the facsimile

version, but he doesn't really want the truth, and I can respect that,

too. Through talking to Richie, who started off in the Marine Corps and

then he went to Israel to do undercover work, busting hash dealers on

the border, then he came back and got cornered into the prosecutor's

office as an investigator without ever having been to a police academy.

Two years later, after that particular investigation was over and he

had helped bring down a lot of mob figures, he finally did spend a week

or two at the police academy, but he never donned a uniform. While he

was in the police, the indemnic corruption started to eat away at him,

it really started to bother him, so he went to law school. Five years,

he did law school at night, passed the bar and he became a prosecutor

himself. While being a prosecutor, his relationships with people that

were higher than him, he began to realize that that corruption is still

prevalent here. So Richie became a defense lawyer. This journey of his,

which starts in the '60s, he begins as The Man and thirty years later

he's the hippie. I asked him about that, and I reinterpreted that for

him a couple months later. I said, "This is who I see you as. I see you

as a person who believes that no matter who is in control or who is in

power, questions have to be asked. No matter what the obvious missive

of a crime, people deserve a defense. I see you as an agitator who

stands on the outside of society as it exists right now and throws

stones. How do you feel about that?" He smiled and said, "Well, you've

nailed me down." He's not in this gig to be a hero; he certainly

doesn't want a movie made about him. He knows that there were many,

many other people involved in the arrest of Frank Lucas, and this film

will probably glorify his part in that and that embarrasses him a

little bit. It embarrasses him that I've played the character as a

womanizer. He is absolutely adamant that he was never that bad, though

he will relate stories to you about the time he was giving evidence in

the Supreme Court, and him and the stenographer had sex during the

recess in a broom closet upstairs. Richie Roberts, the character in

"American Gangster," is contradiction after contradiction after

contradiction. He's just not the man you expect to be in that

situation, and he's certainly not a heroic figure. Hopefully, in my own

way, given that Richie didn't want to be completely upfront with me,

I've still honored him.

 

 

Question: And do you have another role lined up yet?

 

 

Crowe: "3:10 to Yuma" with James Mangold and I

get to ride a horse every day for three months. It's a Glenn Ford film.

Unfortunately, he just passed away so I don't get to have a laugh about

that, but I'm going to take the character in a completely different

direction than Glenn had it and I get to work with Christian Bale, so

that will be interesting.

 

 

Question: Many people who saw "Cinderella

Man" last year thought it was a shoe-in for Oscars, but it was snubbed.

How did you feel about that?

 

Crowe: Well, when I see some of the

decisions that are made, you do ask yourself how you can take it

seriously. I believe "Cinderella Man," for example, I think we had

three nominations at the end of the day for a film that I believed

deserved a lot more, and not just with my own work, but Ron Howard's

work, Renée Zellweger's work, Paul Giamatti. Paul Giamatti not winning

Best Supporting Actor for that performance, you have to stand back and

say, "Well, it's not healthy to take any of this seriously." The thing

is I talk about "Cinderella Man" ten times a day. I'll be walking down

the street and people stop me and they put their hand on their heart

and they start to cry. I'll be having those conversations ten years

from now. It will be interesting to see how many conversations people

are having about other films down the road.

 

 

Question: Do you think that your personal problems contributed to that in any way?

 

 

Crowe: I don't care. It's not the thing that I base my life on. It's not even on the top 100 of my priority list.

 

 

 

Question: Is life better for Russell Crowe now that you're married and you have kids?

 

 

Crowe: My life has changed a lot since I got

married and having two little boys. I'm very blessed. On a daily basis,

I get to experience a whole type of joy that I've never had before. It

was the right time for me to become a dad. From where I came from, I'm

a working-class boy, born in New Zealand and I won an Oscar and that

took a lot of personal fortitude. I had to go from one place to another

place on that journey. Nothing was ever guaranteed; it's all about

right place, right time. I spent a lot of time establishing that there

were no parameters in what I could do as an actor in the cinema and now

I don't have to worry about that anymore. I can be two or three steps

more objective and enjoy the whole experience of being on the set.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

O público que assistiu o filme na Mostra gostou, tanto que a avalição de 315 votos, se não estou enganada, e que fou publicada no site da Mostra dava o filme uma nota acima de 4, a máxima é 5.

 

 

 

Resenha maravilhosa do Luiz Carlos Merten no O Estado de S.Paulo, em 01/12/2006:

 

http://www.estadao.com.br/arteelazer/cinema/noticias/2006/dez/01/107.htm?RSS

 

 

 

Um Bom Ano, de Ridley Scott, vai além do retrato

 

 

 

Russell Crowe e Albert Finney no elenco da história que, em síntese, mostra o perfil de um cafajeste que se humaniza e consegue criar uma teoria de arte e vida

 

 

 

Há uma mistura muito interessante de convenção e subversão em Um Bom Ano, o novo filme de Ridley Scott, que estréia hoje. É fácil destacar o carisma dos atores (Russell Crowe e Albert Finney), a beleza das paisagens (a Provence francesa), mas é empobrecedor reduzir o alcance do filme, vendo em Um Bom Ano apenas mais um na série de títulos com que Hollywood mostra a transformação de personagens neuróticos e competitivos que, pelos motivos mais variados, tomam consciência do que representa a vida deles - e mudam.

 

 

 

Um Bom Ano parece típico da tendência. Russell Crowe faz o cafajeste da Bolsa de Valores de Londres, um sujeito sem o mínimo de ética e preocupado apenas em mostrar que é o melhor, a qualquer preço. Inesperadamente, Max Skinner (Max-milhão) recebe a notícia de que seu tio morreu e ele, como parente mais próximo, herdou sua vinícola na França. Disposto a ganhar dinheiro (e a desfazer-se rapidamente da propriedade), Max viaja para o local onde passou as férias mais importantes da sua vida, terminando por tomar consciência do canalha em que se transformou - e mudando para melhor.

 

 

 

 

 

Teoria do cinema de Scott

 

Canalha, Max Skinner sabe desde a primeira cena que é e o tema do filme não é a sua transformação e, sim, outra coisa. Há tempos, Ridley Scott vem construindo uma espécie de teoria do cinema, à qual os críticos não prestam atenção. As cenas de ação de Gladiador não eram só espetaculares. Elas envolviam uma crítica do diretor ao próprio conceito do espetáculo, usando o pão e circo das arenas romanas para debater o pão e circo patrocinado por Hollywood, na atualidade.

 

 

 

Tente ver Um Bom Ano por este ângulo e o filme cresce bastante com isso. Apenas um exemplo. Vá lá que sejam - dois. Numa cena, o francês que faz o vinho no terroir que Skinner herdou faz uma referência a Marcel Proust, às mulheres segundo o autor de Em Busca do Tempo Perdido. Este mesmo personagem tem um cãozinho chamado Tati, que remete a Jacques Tati, o criador de M. Hulot (e cenas do filme As Férias do Sr. Hulot aparecem num clipe quando Crowe está no restaurante com Marion Cotillard, que vai ilustrar, digamos assim, o perfume proustiano do relato).

 

 

 

Não se trata de simples relação de causa-e-efeito, mas daquilo que os franceses chamam de ´clin d´oeil´. Sabe, quando a gente dá uma piscadinha para uma pessoa, quando acaba de dizer alguma coisa, ou quando vai dizer, para estabelecer uma cumplicidade? Um Bom Ano é todo feito assim. Proust não entra só por causa do que disse sobre as mulheres, mas também por causa do tempo perdido e reencontrado, embora a madeleine que Max encontra no jardim da casa (o copo e o charuto abandonados) levem a uma outra coisa - uma estrutura narrativa à Morangos Silvestres, de Ingmar Bergman, na qual passado e presente coexistem na mesma imagem (e embora seja o som que, às vezes, faça essa passagem).

 

 

 

 

 

O tempo é um grande personagem

 

O tempo é o grande personagem de Um Bom Ano e, por isso, o filme começa com todos aqueles letreiros (algumas vindimas atrás, muitas vindimas à frente). Essas cenas iniciais estabelecem a convenção, revelam o tio e sugerem a gênese do homem em que Max se transformou, mas também fornecem o ponto para que os dois atores exibam a exuberância dos seus estilos de representação - a non chalance de Finney, a arrogância de Crowe. Por que construir o filme ´para´ os atores? Para falar de cinema, de arte, de vida. O enólogo contratado para dar seu parecer sobre o terroir diz que aquela terra não vale nada, mas como, se ela produz, artesanalmente, o melhor vinho do mundo, o que Max custa a descobrir? O falso e o verdadeiro, mas não o trivial dessa abordagem.

 

 

 

Ridley Scott com toda certeza viu Morangos Silvestres, de Bergman (e o filme que o antecedeu, Senhorita Júlia, do também sueco Alf Sjoberg). Viu, não há dúvida, Sideways - Entre Umas e Outras, de Alexander Payne, e talvez tenha visto Mondovino, de Jonathan Nossiter, porque a oposição entre os estilos americano e francês de encarar o terroir é um dos subtemas de Um Bom Ano. O vinho para falar de vida, a arte do vinho para falar da arte de viver - e fazer filmes. Max faz a grande descoberta olhando o filme de Tati, a queda de M. Hulot na água, que remete à sua queda na piscina, só que em vez de água ela está cheia de barro. A partir daí, tudo fica mais fácil - a descoberta do amor e da possibilidade de uma outra vida, é verdade que ameaçada pelo estresse (a fala final do amigo, pelo telefone), mas na qual vale investir.

 

 

 

Tudo isso se faz por meio de uma conversa sobre arte. Max observa que o chefe guarda seu Van Gogh no cofre e expõe a cópia, à qual não dá importância justamente porque sabe que ela não vale nada. Qual é o sentido de guardar um Van Gogh no cofre? Deve ser o mesmo de não querer fazer cinema para o público. O risco é, na busca pelo diálogo, cometer o engano de falsificar a realidade, de trapacear. É o que o espectador descobre genialmente por meio da secretária, no desfecho que é melhor não contar, no encontro dela com o rapper e seu empresário. É o arremate perfeito para um filme que comporta múltiplas leituras. Não fique na mais trivial. E, acima de tudo, desfrute o prazer que bons vinhos e bons filmes, como Um Bom Ano, podem proporcionar.

 

 

 

Cotação: Ótimo.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Jornal da Tarde, São Paulo, 30/11/2006:

 

http://www.jt.com.br/editorias/2006/11/30/var-1.94.12.20061130.1.1.xml

 

 

 

Crowe X Crowe

 

Franthiesco Ballerini

 

 

 

Uma das maneiras de detectar o talento de um ator é assistir ao seu filme mais recente e imaginar se seu personagem se parece com o do filme anterior. Se isso é verdade, Russell Crowe é um excelente ator: o analista financeiro de Um Bom Ano, que estréia amanhã, em nada lembra o gladiador que o australiano interpretou seis anos atrás com o mesmo diretor, Ridley Scott.

 

 

 

A nova produção é bem diferente do que Scott tem feito nos últimos tempos. Em vez das batalhas, lutas e ações de Gladiador, Falcão Negro em Perigo e Cruzada, o público poderá relaxar na região de Provença, França, e assistir a uma comédia romântica com pouca cara de comédia e muita de romântica.

 

 

 

Em um papel que caberia como uma luva em Hugh Grant, Russell Crowe é o londrino Max Skinner, frio e cruel especialista em investimentos, craque em comprar e vender ações na hora certa. Chama seus funcionários de ratos de laboratório, mas é unanimemente admirado porque faz milhões em questão de segundos, mesmo que use estratégias um tanto antiéticas.

 

 

 

Embora tenha residência em Londres, passou a infância com o tio, produtor de vinhos na França. Vivido por Albert Finney, o tio Henry adorava derrotá-lo no xadrez e no tênis, além de testar seus vinhos com o sobrinho. É a única pessoa que Max amou, mas sua frieza o distanciou do tio por dez anos e, de repente, ele recebe a notícia que o velho morreu e lhe deixou a vinícola.

 

 

 

Max viaja para Provença pensando nos milhões que pode faturar com a venda e acaba se deparando com memórias e uma nova realidade totalmente diferentes de sua rotina. A resistência àquela rotina bucólica desaparece mais rápido que gelo em chapa quente. Ele conhece uma garçonete francesa, Fanny (Marion Cotillard), por quem se apaixona perdidamente. E do nada, aparece uma americana que se diz filha ilegítima de seu tio, que em vez de clamar pela herança, mostra a ele o valor sentimental daquele lugar e um interesse enorme em saber mais sobre seu pai.

 

 

 

O novo filme de Ridley Scott é agradável como a paisagem da Provença, saboroso como o vinho misterioso que Max encontra na adega do tio, mas absolutamente previsível. Reforça estereótipos, como a idéia de que londrinos são urbanos e workaholics e franceses são bon vivants. Isso é explicável, já que o roteiro nasceu do livro do escritor Peter Mayle, amigo de Scott que só escreve sobre a região da Provença.

 

 

 

Apesar de tudo, Um Bom Ano é como os bons vinhos de lá: para ser saboreado, não engolido. O filme recebeu críticas amargas dos ingleses - rivais seculares dos franceses - dizendo que ele parece mais um “comercial de Renault Clio” ou um “turismo gastro-pornô”.

 

 

 

O melhor a fazer é rir da rivalidade boba entre os dois países. E aproveitar esta comédia sensível às coisas simples da vida, feita por um diretor que sabe transformar qualquer best-seller em um filme muito agradável, que precisa de apenas um grande talento para se valer. No caso, o ator Russell Crowe.

 

 

 

Uma Parceria de Sucesso – Ridley e Russell: A dupla Ridley e Russell já havia dado certo antes: “Gladiador”, de 2000, foi baseado na estória de Maximus, general que se torna escravo na Roma antiga. Até hoje, é o principal trabalho do ator, que levou o Oscar pelo papel. O filme de Ridley Scott também levou outras quatro estatuetas. Seu próximo longa, American Gangster, previsto para estrear no ano que vem, também é com Crowe.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O Correio da Bahia, 01/12/2006:

 

http://www.correiodabahia.com.br/folhadabahia/noticia.asp?codigo=117659

 

 

 

O prazer sensorial do recomeço

 

Ridley Scott cria trama intimista e um tanto previsível em ‘Um bom ano’, que estréia hoje.

 

 

 

Por Paulo Sales

 

 

 

Existe um mundo, em Londres, onde o cotidiano é cinzento e o objetivo primordial da existência é acrescentar o máximo possível de casas decimais à própria conta bancária. E há, do outro lado do Canal da Mancha, em Provence (sul da França), um mundo mais solar, onde a vida pode ser degustada como um bom vinho produzido na região. Esse antagonismo entre trabalho e prazer, ou entre as formas diametralmente opostas de anglo-saxões e latinos enxergarem a vida, é o cerne de Um bom ano (A good year, EUA, 2006), novo trabalho de Ridley Scott, que entra hoje em cartaz.

 

 

 

Intimista, delicado e um tanto insosso e previsível, o longa estrelado por Russell Crowe não faz parte da linhagem de superproduções que consolidaram o nome do diretor em Hollywood, como Blade Runner, Alien – O oitavo passageiro e Gladiador, para citar algumas pedras fundamentais da sua filmografia (também pontuada pela mediocridade atroz de Cruzada e Falcão negro em perigo). Um bom ano está mais próximo do excelente Thelma & Louise ou de Os vigaristas, também centrados nas aspirações e escolhas que movem o destino de um indivíduo, ao contrário das ficções e épicos do diretor, que o mostram como uma marionete a reboque da civilização.

 

 

 

Num papel em que tenta mostrar – sem êxito – seus dotes cômicos, Crowe encarna o ambicioso Max Skinner, especialista em compra e venda de títulos da Bolsa. Inescrupuloso, trabalhando à beira da desonestidade, ele se tornou um milionário seguindo à risca o lema “ganhar não é tudo, mas é a única coisa que importa”. Ganhou, é fato, mas há uma lacuna que dificilmente conseguirá preencher. Ninguém gosta de Skinner. Alguns o temem, outros o admiram, mas o afeto é um sentimento que ele desconhece. Ou, pelo menos, esqueceu, já que na infância travou contato com um estilo de vida radicalmente oposto ao seu, no vinhedo do tio Henry (Albert Finney, do sublime Peixe grande, de Tim Burton).

 

 

 

Bon vivant, adepto inveterado de alguns dos prazeres mais fascinantes da vida (mulheres, vinhos, charutos e ócio, não necessariamente nessa ordem), Henry procurou ensinar ao sobrinho, órfão de pai e mãe, como se comportar para viver com conforto e de forma honesta. Max não seguiu seus conselhos, e mais tarde os dois romperam relações. Mesmo contra a vontade, Skinner vai precisar revisitar esse passado ao receber a notícia da morte do tio. Por ser o único parente conhecido, herda a propriedade. E viaja ao sul da França apenas com o propósito de vendê-la o mais rápido possível para voltar logo à rotina em Londres.

 

 

 

Mas, ao chegar ao château abandonado e se confrontar com as próprias memórias, emergidas a cada reminiscência sensorial (os cheiros, a atmosfera calorosa, o idioma), Skinner começa a rever os caminhos que trilhou até então. Irá travar contato – a princípio uma colisão entre dois mundos – com o vigneron (responsável por cuidar dos vinhedos) Duflot (Didier Bourdon) e sua mulher Ludivine (Isabelle Candelier), descobrirá Christie (Abbie Cornish), uma filha desconhecida do tio (de quem desconfia ser uma aproveitadora), e se apaixonará pela bela e impetuosa Fanny Chenal (Marion Cotillard).

 

 

 

Histórias de reavaliação pessoal não são novidade no cinema, e essa incômoda sensação de déjà vu perpassa toda a trama de Um bom ano, que ainda sofre com um desnecessário registro cômico (o jeitão meio apatetado de Crowe não combina com cenas de humor físico, como quedas e tropeções). Mas seria injusto não reconhecer algumas virtudes no filme de Scott (que já foi dono de um vinhedo no sul da França). Ele é agradável, às vezes divertido e capta belas imagens em tom amarelado da região de Provence (que se contrapõem ao cinza-azulado de Londres). Está longe de mudar nossas vidas, mas as duas horas que se passa em frente à tela não são necessariamente um desperdício.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Revista Nova, dezembro/2006, pg. 40 na parte de cinema (Seção Agite-se) Um Bom Ano é o único filme comentado:

 

 

 

"Viagem no tempo: Nessa época de festas, em que repensamos nossas atitudes, cai como uma luva ver o novo filme do diretor Ridley Scott. Em Um Bom Ano, Russell Crowe faz um banqueiro inglês arrogante que recebe de herança um vinhedo na França, onde passou sua infância. Chegando lá, o bonitão se depara com dois imprevistos: uma americana que também reinvindica as terras e a dona de um café, por quem ele se apaixona”.

 

 

 

 

 

A Vejinha São Paulo dá 3 estrelas (Bom) para o filme. A revista Veja desta semana comenta:

 

 

 

Assim é Fácil: Russell Crowe aprende a ser feliz na Provença. É claro. Em Um Bom, desde sexta em cartaz no país, Russell Crowe é Max, um voraz operador do mercado financeiro londrino que, ao herdar do tio uma propriedade na Provença, pensa automaticamente em quantos milhões sua venda pode gerar. Lá se vai então para o sul da França, crente de que vai fazer picadinho dos matutos locais. É óbvio que o contrário acontece. De rasteira em rasteira, Max aprende a calcular o valor incalculável do romance, da lealdade. Do nada-fazer e dos mistérios da vinicultura. E, presto, até o fim do filme mais um monstro urbano terá adquirido forma humana sob o sol do Mediterrâneo – o que é uma fantasia recorrente dos sempre encharcados ingleses, como o ex-publicitário Peter Mayle, que escreveu o livro adaptado pelo conterrânio Ridley Scott. Falta mencionar que, para usufruir a sua vila provençal, acompanhada de um vinhedo de qualidades singulares e da beldade de rigueur, Max não é obrigado a abrir mão de sua igualmente atraente conta bancária. Donde fica difícil explicar por que ele precisa levar tanto na caveça até atingir seu estado de graça. Por outro lado, fica fácil entender por que Scott e Crowe desafinam tanto. É o som deles tentando engolir o cinismo.

 

 

 

 

 

Na revista Elle deste mês, pg. 100, temos a seguinte nota sobre Um Bom Ano, escrita por Tetê Ribeiro:

 

 

 

Safra Regular – Quando dois titãs do cinema se reencontram, as expectativas são bem grandes. Talvez isso atrapalhe o novo trabalho de Russell Crowe e do diretor Ridley Scott. Um Bom Ano não é ruim, mas não chega a ser um acontecimento cinematográfico, como foi O Gladiador, a grande parceria dos dois. Dessa vez, o ator encarna um corretor de ações que herda uma casa na Provence, no sul da França. A primeira coisa em que pensa é vender a propriedade, lucrar e voltar a ser trabalho – até descobrir que o segredo da sua felicidade pode estar nesse imóvel”.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Assisti a esse filme na Mostra de Cinema e achei o mais leve de todos, muito bom, mas infelizmente não é filme pra Oscar, apesar do meu desejo de ver Russell Crowe de novo sendo indicado.

 

Tem um roteiro batido, visto em vários filmes do rico-que-voltando-ao- lugar- onde-passou-sua-infância-descobre-que-dinheiro-não-é-tudo, mas pela ótima direção de Ridley Scott e o sempre excelente Crowe, o filme não cai de ritmo e agrada a quem está procurando um filme leve, romântico e engraçadinho.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Apesar da crítica negativa do Pablo, meus amigos e parentes que viram o filme, me disseram que "Um bom ano" é ótimo. Eu ainda não vi o filme, confesso, por causa do Russel Crowe. A figura antipática dele(na vida real) não me motiva a ir ao cinema, ainda mais em um filme onde ele é protagonista.

 

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Eu assisti o filme na Mostra de São Paulo também. Não se compara a alguns do Ridley Scott' date=' mas é bem legalzinho. Como disse o haziell, é um filme leve, mas nem por isso ele é ruim.[/quote']

 

Será q vimos no mesmo dia? eu fui ver no Espaço Unibanco...e sentei na frente da Bruna Lombardi praticamente03.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Eu assisti o filme na Mostra de São Paulo também. Não se compara a alguns do Ridley Scott' date=' mas é bem legalzinho. Como disse o haziell, é um filme leve, mas nem por isso ele é ruim.[/quote']

Será q vimos no mesmo dia? eu fui ver no Espaço Unibanco...e sentei na frente da Bruna Lombardi praticamente03.

 

Não... eu vi na Sala Uol.
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...