Jump to content
Forum Cinema em Cena

2007: Uma Quinzena Com Kubrick


ltrhpsm
 Share

Recommended Posts

  • Members

A idéia de colocar os filmes do Kubrick no Cineclube veio com a quantidade de festivais presentes na sub-seção. E, como grande parte de vocês deve saber, eu estou para o Kubrick assim como o silva está para o Hitchcock. Então, com a concordância do Nacka, comecei a rascunhar idéias sobre o tópico. A princípio, não sabia decidir qual das duas fórmulas usar: a do Cineclube e Dias do Horror (por convocação de usuários pré-definidos) ou a do Perdidos no Espaço (críticas e premiações). Por falta de um patrocinador, fiquei com a primeira alternativa. Então, vamos a como ela foi:

invernoie6.jpg +montanhasazuisrh8.jpg + montanhasazuismo6.jpg  = O Iluminado, Por Forasteiro (Pág. 2)

 

montanhasazuisdt4.jpg + invernomn5.jpg + invernobu8.jpg = A Morte Passou Por Perto, por Dan... (Pág. 3)

 

invernowb6.jpg+ semttulons7.png + montanhasazuisfm8.jpg + prdosoltb7.jpg = 2001: Uma Odisséia no Espaço, por Alexei (Pág. 3)

 

southvietnampop1972vd7.jpg + invernohb8.jpg + foxanimationsf2tc4.gif = Nascido Para Matar, por The Fox (Pág. 4)

 

invernoct5.jpg + kubrickfmjev0.jpg + southvietnampop1972cq6.jpg + hitchcockpf1.jpg = Doutor Fantástico, por silva (Pág. 5)

 

hitchcocksn4.jpg + 24356rx0.jpg + invernowu6.jpg + fightclub1os9.jpg = Laranja Mecânica, por ltrhpsm (Pág. 5)

 

avaenxak9yoif8.gif + escalada21qt8.jpg + semttulotp7.png + escalada21yc8.jpg = Barry Lyndon, por Enxak (Pág. 6)

 

invernogi8.jpg + hitchcockxr3.jpg + fightclub1pl7.jpg + kubrickfmjhc7.jpg = Spartacus, por Noonan (Pág. 6)

 

nabo4287xi3.jpg + escalada21gv5.jpg + photogallery004iu4.jpg + bond2ox7.jpg = Lolita, por Jack Ryan (Pág. 7)

 

spart2vk4.gif + b706556iv6.jpg + 24356zc9.jpg = O Grande Golpe, por David Dunn (Pág. 7)

 

show9icon713242ll6.jpg + photogallery015xl9.jpg + eyeswideshut132mn2.jpg + dn1pr1po5.jpg = De Olhos Bem Fechados, por rubysun (pág. 7)

 

gambitfb6.gif + photogallery015tg1.jpg X montanhasazuismo6.jpg = O Iluminado, por G4mbit (Pág. 7)
ltrhpsm2007-04-20 11:17:49
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 171
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Eu preparei a de Laranja Mecânica, right-right? Por favor, não se utilizem de flood; pois o tópico só será aberto defintivamente ao acabar o Festival do Hitchcock (começando por volta de abril). Nacka, até me desculpo quanto a isso, porém, como meu acesso à Internet está dificíl e achei que seria melhor preparar desde já, antes que eu me esquecesse do propóstio e os usuários não mais se voluntariassem. É isso, por enquanto. Mas, caso aceitem o 'emprego', haverá alguns detalhes. Ah, e vem mais uma "coisinha" para os três dias restantes da quinzena, né?, além de haver alguma chance de um usuário resenhar mais d eum filme.... Isto, vocês verão depois. Hasta, por enquanto.

Ah, se algum moderador puder fechar por enquanto, agradeço.

 

Lista dos filmes:

 

1. Laranja Mecânica, por ltrhpsm.

2. Nascido Para Matar, por The Fox.

3. De Olhos Bem Fecados, por rubysun.

4. Doutor Fantástico, por silva.

5. Lolita, por Jack Ryan.

6. 2001: Uma Odisséia no Espaço, por Alexei ou MAD TIGER.
7. A Morte Passou Por Perto, por Dan...
8. O Iluminado, por Forasteiro.
ltrhpsm2007-03-08 01:21:43
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tópico movido para a sessão do Cineclube com o aval do Nacka. Novas observações:

 

1. DATAS

1.1 Os inscritos nas críticas poderão enviar-mas até o dia 18.03 (assim que fizerem, se possível, enviem-me) ou, no mais tardar, na véspera de suas críticas.

1.2 Com todas as críticas prontas até a data prevsta, abriria o tópico definitivamente dia 19.03, segunda-feira.

1.3. A apresentação das críticas dos filmes será na ordem postada na página 2 (começando dia 19.03 e terminando dia 30.03)...

1.3 O término ocorreria exatamente dia 01.04, mas, logicamente, permanecendo com as discussões no ar.

 

2. PARTICIPAÇÃO

2.1 Nesta pré-fase, qualquer usário pode escolher apenas* um dos filmes do Kubrick para comentá-los como queira, manifestando-se via MP.

2.2 No caso de o filme desejado já ter um usuário pré-definido, a pessoa que o desejasse também poderia participar indiretamente. Como? Em caso de o "titular" faltar ou seu texto conter uma opinião totalmente contrária à do "titular" e/ou ser impecável, sua crítica seria publicada no dia previsto.

2.3 Mesmo que não se encaixasse nos pré-requisitos do 2.2, sua crítica viria - caso fosse preciso - num anexo dia 01.04.

 

3. SURPRESA

3.1 A "surpresa" promocional só acontecerá em caso detodos os filmes terem críticos de plantão. Sim, eu patrocinarei, apesar de o prêmio estar longe de ser um filme (não deixa de ser algo do Kubrick). Mas, se alguém topasse patrocinar com um DVD, seria ideal.

 

4. LISTA DE CRÍTICOS (atualizada 08.03.2007):

4.1 A Morte Passou Por Perto (195?), por Dan...
4.2 Lolita (1962), por Jack Ryan.

4.3 Doutor Fantástico (1964), por silva.
4.4 2001: Uma Odisséia no Espaço (1968), por Alexei ou MAD TIGER.

4.5 Laranja Mecânica (1971), por ltrhpsm.
4.6 O Iluminado (1980), por Forasteiro.

4.7 Nascido Para Matar (1987), por The Fox.

4.8 De Olhos Bem Fechados (1999), por rubysun.

 

Por enquanto, é isto. Tratem de participar. Hasta.
ltrhpsm2007-03-08 01:25:51
Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
  • Members

Aproveitando a propaganda do silva no Festival do Hitchcock, levanto o tópico para quem não conseguiu achar (aliás, porque ele está escondido?). Faltam 15 dias para terminar o prazo de me enviarem a crítica. Quem levantou a mão, até agora:

1 Lolita (1962), por Jack Ryan.

2 Doutor Fantástico (1964), por silva.

3.1 2001: Uma Odisséia no Espaço (1968), por Alexei

3.2 2001: Uma Odisséia no Espaço (1968), por MAD Tiger

4 Laranja Mecânica (1971), por ltrhpsm.

O Iluminado (1980), por Forasteiro.

De Olhos Bem Fechados (1999), por rubysun.

 

Aos seis usuários, preciso de suas confirmações, por favor. E quanto aos outros usuários, animem-se: faltam 7 filmes, ainda. Não acredito que vão deixar um diretor de tal qualidade para o lado... Espero a participação, logo, para que eu possa decidir se coloco uma seção de premiações ou não...
ltrhpsm2007-03-06 13:10:48
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Adorei a ideia' date=' infelizmente ue só não vi todos os filmes de kubrick e não tenho tanto ocnhecimento cinematografico e habilidade para criticar um filme em efeitos tecnicos...04[/quote']

 

Red Leader42, você não precisa ter visto todos os filmes do Kubrick para participar. E quanto a temor de não ter conhecimento cinematográfico para comentar, não fique preocupado com isso: não estamos procurando novos críticos de cinema, apenas queremos pessoas que estejam interessados em dar a sua visão sobre uma obra desse diretor. Como já foi dito anteriormente, isso aqui não é um concurso de redação...O fato de você não ter conhecimento cinematográfico suficiente não significa que a sua crítica será melhor ou pior...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Realmente, fazer uma crítica a um filme de Kubrick é um trabalho extremamente delicado e perigoso, principalmente sobre "Laranja Mecânica".

Gostaria até de criticar "O Iluminado", mas prefiro não fazê-lo por nunca ter lido o livro e, assim, meu texto não teria tanta categoria.
G4mbit2007-03-03 02:13:11
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Realmente' date=' fazer uma crítica a um filme de Kubrick é um trabalho extremamente delicado e perigoso, principalmente sobre "Laranja Mecânica".

Gostaria até de criticar "O Iluminado", mas prefiro não fazê-lo por nunca ter lido o livro e, assim, meu texto não teria tanta categoria.
[/quote']

 

G4mbit, não precisa ler o livro para compreender com total propriedade o filme. Se esse for o impedimento, pode vê - lo (e elaborar a resenha) sem medo...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Amigos, algumas considerações sobre o tópico. Agora que o Festival do Hitchcock, muito bem organizado pelo caxiense silva, chega ao seu final tenho de assumir as rédeas no final do páreo. E eis que, uma infortuita notícia me vem: minha prova será adiada para o exato, assim eu sairia da cidade e ficaria distante do computador por uma semana, aproximadamente. Talvez conseguisse acessá-lo (mas não uma vez por dia, como se fará necessário) Contudo, certeza garantida de retorno, teria na Semana Santa. Assim, desejo saber se vocês já estão com "sede" de um novo tópico e se os autores da crítica poderiama diantá-las para o final de semana 17/18 de março (daí eu publicaria antes da prova, uma vez que estou em fase de revisões) ou se deixamos um tempo livre para o Cineclube.

 

Por mim, faríamos a duas semanas, contudo não posso forçar com os que se comprometera apenas a enviar as críticas final de março. Além disso, faltam filmes a serem escolhidos e o Filipaum desistiu de Nascido Para Matar por motivos particulares. Fico no aguardo do público do Fórum e do Cineclube, perdoem-me pelo incoveniente; porém, motivação não faltará para eu realizar o projeto que tive desde o início do ano.

 

Mad Tiger e Alexei levantaram a mão para o mesmo filme enquanto estive fora, e pelo que conferi foi no mesmo dia (o Alexei horas antes). Como levantei àcima, um filme poderia ter dosi comentaristas - não vou impedi-los de resenharem 2001: Uma Odisséia no Espaço (que eu obtive hoje, antes de chegar a casa, no medo de ninguém querer criticar e sobrar para mim) - no mais, agradeceria muito se um dos dois desse vaga para outro filme qualquer sem crítico. G4mbit, quanto à leitura do livro; não é precisa, coloquei como sugestão para o fortalecimento e refulgor aos textos publicados alguma nova tática (daí pensei na leitura dos livros: estaria Kubrick certo quando dizia que filmes medíocres rendem bons filmes?), no entanto, não são obrigados. Então, topas O Iluminado? Here's Johnny..

 

Lista de críticos momentânea:

 

1 A Morte Passou Por Perto (195?), por Dan...

Lolita (1962), por Jack Ryan.

Doutor Fantástico (1964), por silva.

4.1 2001: Uma Odisséia no Espaço (1968), por Alexei

4.2 2001: Uma Odisséia no Espaço (1968), por MAD Tiger

5 Laranja Mecânica (1971), por ltrhpsm.

O Iluminado (1980), por Forasteiro.
Nascido Para Matar (1987), por The Fox.

8 De Olhos Bem Fechados (1999), por rubysun.

 

Lt' date=' não acha que seria melhor ordenar os filmes cronologicamente?[/quote']

 

Não sei... cansei de ordens pré-definidas e fui aleatoriamente na escolha das datas para os filmes. Caso tenha alguma outra sugestão de como determinar as datar, ouviria com prazer. Menos o esquema de anos de produção, sei lá, fiquei rabugento com isto. 06

 

EDIT.: Bem, G4mbit, você até pode fazer a crítica; mas o Forasteiro pediu  primeiro e está oficializado. Esteja à vontade para cuidar de outro filme ou do estrelado por Jack Nicholson, o importante é sua participação.
ltrhpsm2007-03-08 01:28:08
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Novo cronograma prévio, gostaria dos usuários mencionados a seguir a confirmação de entrega, no mais tardar, na véspera das datas de suas críticas.

 

19/03 - O Iluminado, por Forasteiro
20/03 - A Morte Passou Por Perto, por Dan...
21/03 - De Olhos Bem Fechados, por rubysun
22/03 - Lolita, por Jack Ryan
23/03 - Nascido Para Matar, por The Fox
24/03 - Laranja Mecânica, por ltrhpsm
25/03 - 2001: Uma Odisséia no Espaço, por Alexei ou MAD TIGER
26/03 - Doutor Fantástico, por silva

 

Ainda faltam: O Grande Golpe, Spartacus, Barry Lyndon e Glória Feita de Sangue. MAD TIGER ou Alexei devem ficar com algum dos 4, estamos quase lá. Desde já, agradeço a todos os que manifestaram interesse por esta minha tentativa de organizar um Festival do Gênio.

 

1. DATAS

1.1 Os inscritos nas críticas poderão enviar-mas até o dia 18.03 (assim que fizerem, se possível, enviem-me) ou, no mais tardar, na véspera de suas críticas.

1.2 Com todas as críticas prontas até a data prevsta, abriria o tópico definitivamente dia 19.03, segunda-feira.

1.3. A apresentação das críticas dos filmes será na ordem postada na página 2 (começando dia 19.03 e terminando dia 30.03)...

1.3 O término ocorreria exatamente dia 01.04, mas, logicamente, permanecendo com as discussões no ar.

 

2. PARTICIPAÇÃO

2.1 Nesta pré-fase, qualquer usário pode escolher apenas* um dos filmes do Kubrick para comentá-los como queira, manifestando-se via MP.

2.2 No caso de o filme desejado já ter um usuário pré-definido, a pessoa que o desejasse também poderia participar indiretamente. Como? Em caso de o "titular" faltar ou seu texto conter uma opinião totalmente contrária à do "titular" e/ou ser impecável, sua crítica seria publicada no dia previsto.

2.3 Mesmo que não se encaixasse nos pré-requisitos do 2.2, sua crítica viria - caso fosse preciso - num anexo dia 01.04.

 

3. SURPRESA

3.1 A "surpresa" promocional só acontecerá em caso detodos os filmes terem críticos de plantão. Sim, eu patrocinarei, apesar de o prêmio estar longe de ser um filme (não deixa de ser algo do Kubrick). Mas, se alguém topasse patrocinar com um DVD, seria ideal.

 

4. LISTA DE CRÍTICOS (atualizada 08.03.2007):

4.1 A Morte Passou Por Perto (1955), por Dan...
4.2 Lolita (1962), por Jack Ryan.

4.3 Doutor Fantástico (1964), por silva.
4.4 2001: Uma Odisséia no Espaço (1968), por Alexei ou MAD TIGER.

4.5 Laranja Mecânica (1971), por ltrhpsm.
4.6 O Iluminado (1980), por Forasteiro.

4.7 Nascido Para Matar (1987), por The Fox.

4.8 De Olhos Bem Fechados (1999), por rubysun. [/Quote]
ltrhpsm2007-03-08 01:30:16
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...