Jump to content
Forum Cinema em Cena

A Conquista da Honra


Recommended Posts

  • Members
Não entendi... 3 estrelas e 18

Pensei que 3 fosse acima da média... devo estar ruim de matemática...

Eu acho que 3 estrelas é uma nota mediana. Pode ser considerada acima ou abaixo da média. 1 e 2 estrelas são 18. 3, por ser a nota meio termo, pode ser considerada 18 ou smiley20.  E 4 e 5 são smiley20. Pelo menos é assim que eu interpreto no emoticons do Pablo. Ele também faz isso com os tomates do Rotten Tomatoes. Se não me engano, Ray recebeu 3 estrelinhas e um tomate explodido.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acho importante acrescentar algo à crítica de Pablo, no que diz respeito ao comentário da inclusão do entrevistador. O entrevistador, na verdade, é James Bradley, o filho de John "Doc" Bradley (o personagem de Ryan Philippe, lindo, bebê, como sempre), e autor do livro no qual o roteiro do filme se inspirou. Fica claro que ele está colhendo os depoimentos justamente para escrever o livro, embora continue sendo desnecessário. Acho que a intenção de Clint foi usar o recurso para ter a oportunidade de mostrar o fim da vida de Doc, a família que ele construiu, enfim, dar um fechamento, mesmo, da vida do personagem.

Ah, tenho que acrescentar que Adam Beach fez um lindo trabalho como Ira.
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

O entrevistador não é o filho do Doc não. O filho do Doc é o narrador. E falando no Doc, o Ryan Phillippe sabe q seu papel não possui "grandiosidades" e q definitivamente é o mais apagado dos três. Já o Adam Beach merece destaque pelo seu Ira, já q além do filme retratar de maneira sofrida (até demais) a vida dele, Beach dá um certo carisma, q nunca me fez detestar Ira. Já o Jesse Bradford como René Gagnon faz um péssimo trabalho, transformando Gagnon é um personagem insuportável. Mas Bradford não é a pior coisa presente em "A Conquista da Honra", pois a montagem se revela infinitamente pior. Pôndo flashbackes a exaustão, o filme acaba se enrolando bastante, ao passar bruscamente uma história da outra. E já q estou falando da passagem brusca das histórias, vale dizer q a arte do filho de Doc é completamente dispensável, já q o filme em seu segundo ato esquece a narração completamente, só voltando a usá-la no terceiro ato (a edição ou Eastwood deveria ter esquecido desta parte). Além disso, a montagem erra também ao tentar cruzar as histórias entre si, os soldados vivem pensando na guerra e se a parte em q s soldados reencontram as mães dos outros soldados q tb hastearam a bandeira é tocante graças a Adam Beach, o mesmo não se pode dizer de toda e qualquer outra parte do período "pós-guerra" para esse soldados, as intrigas surgem de maneira artificial demais, as passagens q mostram o preconceito sofrido por Ira ser índio também são. Ao intercalar as três partes da história (1ª guerra, 2ª merchandising e 3ª tempos atuais) quando começamos a sentir algo pelos personagens, essa sensação é quebrada ao passar para a outra história. Pra se ver o q essa péssima montagem fez ao filme...

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pra mim o entrevistador é o próprio filho do Doc que também assume o papel de narrador, desta vez como se fosse ele lendo o livro.

 

E, sinceramente, Clint conseguiu estabelecer as 'neuras' de cada soldado, cada um a sua maneira (com destaque para o Ira) e os flashs da guerra revelam, aos poucos, o processo de deterioração emocional de cada um deles. Se isso tivesse sido feito da forma convencional, linear, o filme ficaria um porre.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu já acho que o forte desse filmaço é justamente a montagem, que funciona de forma excelente como recurso emocional na trajetória dos personagens. Fora as batalhas que são muito bem feitos, é uma vergonha o Oscar ter indicado a edição de Babel, responsável (nem 100%, ok) por uma sucessão de cenas vexatórias, e ignorado a deste filme, que pra mim foi muito bem calculada no ritmo de como os personagens vão encarando a situação. Whatever...

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...