Jump to content
Forum Cinema em Cena

Casablanca


ltrhpsm
 Share

Recommended Posts

  • Members

Considerado um dos melhores filmes de todos os tempos por tantas e tantas listas, subestimado na primeira vez em que se assiste por várias pessoas, recheado de frases categóricas e acidez do Bogart na atuação mais romântica do cinema, com uma música linda... linda que encanta até os presentes dias, etcs. ... Uma verdadeira obra-prima, gostaria de saber quais suas opiniões sobre o filme, ver se alguém desdenha, com fundamentos, e sugerir uma crítica para o filme no Cineclube. Um filme para se rever.

 

casablanca-poster04.jpg

 

Nota: 7/5. Mais observações aqui:

 

 

Casablanca: "fácil de gostar, difícil de comentar".
ltrhpsm2007-02-04 01:52:24
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 70
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Não se fazem mais filmes como este. Isto é um clichê é claro, mas também é uma grande verdade. E eu nem me importei da edição em dvd do filme ter apenas 1 canal (logo eu que prezo tanto a trilha de um filme) e dos comentários não serem legendados. Queria apenas conferir calmamente o filme que vira a tantos anos atrás.

Tudo em Casablanca é classudo, da escolha dos atores principais até o que eles vestem (Humprey Bogart naquele summer jacket o filme inteiro personifica a elegância masculina como poucas vezes se vê e dizer que Ingrid Bergman está linda nada mais é que uma constatação) e finalizando, fotografia magnífica.

 

As falas ácidas o desmonte de Rick quando sabe que Ilsa voltou, aquela cena dele bebendo descontroladamente enquanto ao fundo ela entra intepestivamente no bar, aqui é impossível não pensar em quanto o diretor conseguiu seu intento em mostrar que os homens por mais altivos que possam parecer são frágeis perante o poder que emana das mulheres. Sim, Ilsa (Ingrid Bergman) não é uma mulher comum e Casablanca está em um patamar acima de filmes do gênero. Aliás, no momento não me ocorre nenhum que seja sequer parecido com ele.  Scarlet reveja, reveja, reveja até encontrar um grande amor... está te faltando.

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

um filme pra se rever? um filme pra ter na coleção e assistir todo dia antes de dormir. E uma depois qeu acordar também pode. Depois do almoço não é má idéia também.

 

Genial, um dos melhores que já vi, lindo, maravilhoso, etc.

 

E nem sei desse negócio de grande amor. Nunca tive um e o filme é exatamente isso que escrevi acima.

 

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Members

como disse, fiquei de postar um comentário aqui. Assisti semana passada, e admito que achei que não iria gostar do filme nem me surpreender, que iria considerar um clássico já datado. Ainda bem que estava muito enganado, pois o filme é maravilhoso (e o melhor, mesmo hoje em dia) e tem um roteiro realmente muito bem escrito e inteligentíssimo (novamente, mesmo nos dias de hoje)!

 

pqp, o filme é de 1942 e me deixou com os olhos pregados na tela. 10/10

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Tenho que rever' date=' eu vi 2 vezes e não achei muito legal não, a primeira vez que vi achei ruim, a segunda achei um pouco melhor.

 

 

[/quote']

Nossa, até pensei que eu que tivesse escrito isso. 06 Também já vi duas vezes, mas, apesar da nota ter subido na revisada, não me apaixonei pelo filme e não vi nada que merecesse esses elogios tão sinceros lidos aqui no tópico. Eu não me envolvo com a história do casal - não por vontade própria, mas simplesmente por não ser cativado, não sentir amor entre os dois. A fotografia é linda sim, há diálogos explendorosos sim, mas o filme não me pega - e não me sinto culpado por isso.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

reconheço q eu já fui uma dessas pessoas q subestimei o filme qd assisti pela primeira vez, quer dizer, já subestimei uma penca de filmes q hj em dia me ajoelho perante a eles! 06 ..., mas fazer o q? minha desculpa foi ter vivido uma época em q o q era cool, o q era o máximo, era assistir os filmes do stallone, swarzenegger e cia pra depois ficar discutindo as cenas de luta, ação, efeitos e etc, e o resto, era o resto, o resto era tudo uma M.!!! 1206 ......, enfim, voltando ao assunto do tópico, o q poderia dizer sobre um dos melhores filmes de todos os tempos, onde direção, atuações, roteiro e parte técnica chegam na estratosfera? quem sou eu pra dizer uma vírgula de casablanca? o único q posso fazer é bater incessantes palmas 10 e chorar toda vez q termina o filme 04

 

nota 1000000000000000000000000000000000000
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members
Ah' date=' Kakashi isso é castigo por ela ter falado que assistiu o filme e não achou nada demais. Burn Scarlet, burn... hahaha[/quote']

 

Eu não tinha visto isso ainda, Nacka. Coisa feia, hein?06

Veja como são as coisas...no dia em que vi o filme, mandei uma mensagem pro celular do Cavalca "vi Casablanca, não achei tudo isso".

Resposta: "também não achei grande coisa".

Me ocorreu que algumas pessoas (e não me refiro exatamente a ele, pois com certeza não é o único) têm um certo receio de dizer o que pensam sobre  "Os Intocáveis" do fórum CeC. Eu quero muuuuito estar errada sobre isso, pois ficaria muito decepcionada.

 

Sou fã incondicional do Bogart e assistiria o filme 100 vezes por ele. Repito: é muito compreensível que o filme tenha causado estardalhaço quando foi lançado, mas os padrões eram outros, outros tempos de indústria cinematográfica. E não sei pq tanta indignação. Não achei o filme ruim. 3,5/5 me parece cotação para um filme "bom", o que Casablanca é, na minha humilde opinião.03
Link to comment
Share on other sites

  • Members

é muito compreensível que o filme tenha causado estardalhaço quando foi lançado, mas os padrões eram outros, outros tempos de indústria cinematográfica

 

no, no, no, never, casablanca é eterno, eu d-u-v-i-d-o q consigam daqui a 100 anos, fazer uma estória de amor tão sublime como essa, ..., só posso dizer 1 coisa: veja ele de novo e preste muitíssima atenção no roteiro, nas falas, na estória, nas sacadas, etc, o filme é extremamente acelerado, são muitos diálogos, situações acontecendo o tempo todo, são 1h 42 min. de filme, mas parece q tivesse sido umas 3h, é por isso q ele é rotulado de "chato" (como eu já o fiz 1 vez 06), mas da segunda vez q assisti, qd percebi a genialidade do roteiro, direção, atuações, etc, eu quase não pude me contêr dentro de mim mesmo, foi um profundo estado de êxtase! 02 e é sempre assim toda vez qd reassisto essa monumental obra-prima. 05
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sou apaixonado por "Casablanca".  A primeira vez que o vi foi nos bons tempos do Corujão da Globo nos anos 80.  Como todo bom clássico, fica melhor a cada vez que se assiste. Aliás, esse é o único e correto critério para se avaliar uma obra de cinema: se resiste ao tempo e melhora a cada "visita" é porque é bom mesmo.

 

Como já disseram antes, tudo no filme funciona. Não há uma só seqüência que seja inútil ou desnecessária. E mais impressionante ainda é que  o filme tinha tudo para dar errado. Roteiro escrito e reescrito inúmeras vezes,em cima da hora, produção atribulada, Bogart, segundo alguns, "chapadão" nos estúdios etc.

 

A cena da "Marselhesa" cantada diante dos alemães é das que mais lembro no filme. Ao contrário do colega que não gosta dela, acho-a um dos pontos altos na trama. Mesmo com o  patriotismo/nacionalismo exagerado e ingênuo, ela é marcante. 
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...