Jump to content
Forum Cinema em Cena

Casablanca


ltrhpsm
 Share

Recommended Posts

  • Replies 70
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Casablanca é um filme foda demais!!! Quanto aos clichês... Uma coisa se torna clichê em cinema qdo ela é repetida e batida dezenas, centenas de vezes até ficar "manjada", virar lugar-comum. Acontece q a maioria das coisas q pode ser considerada clichê em Casablanca foi inventada ali, ali era o original; e era tão bom, q de tanto ser copiada, virou clichê... Além disso, um clichê não é necessariamente algo ruim...

 

Obs. Com todo respeito ás opiniões em contrário,se Titanic tivesse sido minha porta de entrada no mundo do cinema, com certeza eu detestaria filmes hj em dia... Achei um imenso "pé-no-saco" na primeira vez q assisti, e não resisti a ir até o final na segunda tentativa. Na modesta opinião deste cinéfilo pré-amador é disparado o filme mais superestimado de todos os tempos...

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
A fala está no som certo? Então também é uma arte da fala.

 

Errado. Som é som; fala é fala. O fato de ser parte do som - uma vez que a fala é algo que se ouve - isso não a faz 'a arte da fala' ou coisa que o valha. Fala é um instrumento narrativo derivado da literatura que' date=' num desses rompantes de modificação da Arte, acabou agregado ao cinema, simples.

 

Não conheço nenhum filme com som que não tenha fala (se eles existem, não são muitos certo?),

 

Presumo então que você começou a ver filmes a semana passada... 03

 

Depois' date=' não existe certo ou errado, assim como não existe filme de arte e filme comercial. O que existe é filme bom e filme ruim. Se mesmo fora dos padrões, Casablanca é bom, é isso que importa. Ou seja, ele não é um filme errado.
[/quote']

 

Releia os posts e verá que "errado" é a sua colocação de que filmes falados são melhores que filmes "só com imagem".
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Atuação soberba e estupenda de Humphrey Bogart' date=' a história de amor mais interessante q já foi filmada; sensível sem ser piegas, simplesmente genial... [/quote']

 

Discordo! O filme é extremamente piegas, um cara que se faz de durão por causa de uma ferida amorosa do passado, temos a famosa parte do “....me beije uma última vez”. No entanto, ser piegas não é necessariamente ruim, não para mim. Afinal, boa parte dos filmes românticos são naturalmente piegas.  Este é um dos poucos que sabe muito bem ser piegas. Ótimo filme por sinal. 03<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Plutão Orco2007-08-30 10:27:02
Link to comment
Share on other sites

  • Members
A fala está no som certo? Então também é uma arte da fala.

Não conheço nenhum filme com som que não tenha fala (se eles existem' date=' não são muitos certo?), então a fala deve ser algo importante para os filmes.

Depois, não existe certo ou errado, assim como não existe filme de arte e filme comercial. O que existe é filme bom e filme ruim. Se mesmo fora dos padrões, Casablanca é bom, é isso que importa. Ou seja, ele não é um filme errado.
[/quote']

 

Gustavo, quando o cinema surgiu (final do século 19/começo do século 20) eram imagens sendo gravadas sem som. Logo o cinema é, antes de tudo, a arte das imagens.

 

O primeiro filme falado só foi feito em 1927 (O Cantor de Jazz), portanto, mais de 30 anos depois.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

"isso não a faz 'a arte da fala'"

 

"... também é uma arte da fala."

 

Quanto à fala estar no cinema, acho que o motivo é mais simples ainda: o problema é que as pessoas falam. Só isso. 01

 

"Presumo então que você começou a ver filmes a semana passada"

 

Acho que é isso. Aí como todos os filmes da semana passada tinham falas...

 

"é a sua colocação de que filmes falados são melhores que filmes "só com imagem"."

 

Eu não sei onde eu escrevi isso. O que eu disse é que Casablanca tem uma ênfase nas falas, coisa que eu não vi em outro filmes (da semana passasa pra cá). E que essa característica faz com que eu goste de Casablanca.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Gustavo, o cinema apenas incorporou a fala. Na sua essência (ou seja, no seu início), ele é a arte das imagens.

 

Analise da seguinte forma: podemos ter tranquilamente, em um filme, a mensagem sendo passada sem som, apenas com imagens. O fato do filme ser mudo não descaracteriza o cinema.

 

Agora, tente desenvolver o mesmo raciocinio sem as imagens...03
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Filme inesquecivel. Belissima trilha e dialogos fortes e inteligentes. È incrivel como não há um cliche' date=' tão comuns em filmes de romance.

[/quote']

 

Será que só eu que acha que o filme é tão clichê como é piegas.09 Alguém se lembra de Romeu & Julieta? Amor impossível? Quantas vezes estas obras não foram refilmadas. Pelo Céu! Outras mídias absorveram os mesmos elementos de puro clichê. Quer coisa mais clichê do que amor impossível? Originalidade é um elefante Branco alguém já viu de fato algo puramente original? <?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Em sumo, gosto bastante do filme. Especialmente a parte da música...  As Time Goes By

You must remember this

A kiss is still a kiss, a sigh is just a sigh.

The fundamental things apply

As time goes by.

Os atores Ingrid Bergman e Humphrey Bogart estão divinos, roteiro enxuto e direção competente. No mais... acho fantástico ver como o filme dura em função de seu ótimo carisma.

Plutão Orco2007-08-30 11:13:21
Link to comment
Share on other sites

  • Members
A estória é linda. Ingrid nunca esteve mais bela. A única parte chata que acho é aquela do Hino da França em que todo mundo canta no bar. Tirando isso é esplêndido. You must remember this... A kiss is still a kiss...a sigh....

 

Acho esta uma das melhores partes, apesar de não ter empatia a nenhum hino nacional o contexto aqui é outro. Ali mostra que Laszlo consegue motivar os residentes de Casablanca a formar uma resistência a tirania do regime que conquistou as colônias da França e a própria França.  Além de que os alemães se divertiam à custa da baixa moral dos povos vencidos, quando eles começaram a sua música. Então Laszlo prova que ainda existe alguém que luta contra a tirania e que ele recebe apoio de uma maioria contra uma minoria. Em fim, foi uma das cenas mais belas do filme, que é repleto delas. <?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Plutão Orco2007-08-30 11:26:47
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Entendo' date=' mas acho que o furo é mais embaixo. Eu gosto de Titanic muito mais pelo valor sentimental (foi o primeiro filme que vi na tela grande) do que pelo que o filme é em si. Há um profundo abismo entre os valores intrínsecos das coisas e aqueles que NÓS lhe atribuímos por outras razões. Isso me faz ter que admitir os clichês de Menina de Ouro? Não! Quando eu disser que Titanic é um filme inteiramente original, por favor, mande me internar!06 Eu sei das deficiências do filme, mas o fato é que a história existe pra mim na perspectiva que eu tinha quando me deparei com ela pela primeira vez, ou seja, a perspectiva de uma criança de 10 anos que nunca havia ido ao cinema antes.

O que me incomoda nos filmes é a falta de identidade, a pobreza de elementos marcantes dentro do roteiro. Menina de Ouro é previsível e bobo, Moulin Rouge é um musical sem números originais (a maior parte das músicas não nasceu no filme) e por isso o considero aquém do marketing feito em cima dele, com Casablanca pode ser que eu tenha cometido um anacronismo impiedoso, mas realmente não consegui "delirar" com a história como muitos por aí...

 

Eu não tenho padrões. Se os tivesse, não passaria nem perto de SdA. Sou avessa a todo tipo de fantasia e ainda assim amo de paixão aqueles três filmes. O Kako chegou a dizer um vez que o Episódio III de SW era melhor que os três filmes da série SdA juntos. PRA MIM, isso é blasfêmia, mas a subjetividade não me permite responder com mais do que um mero "que pena!". 12

 

Em outras palavras, se o filme não "pegou" o cara, não há nada que eu possa fazer. De quê adianta escrever 8 parágrafos de elogios nostálgicos a SdA se a pessoa não estiver afim de rever seus conceitos? Se alguém me diz :"Paola, vi filme tal e não entendi o contexto, ou a cena X, vc poderia me dar uma luz? ", eu vou e respondo com o maior prazer. Do contrário,  eu é que não vou gastar saliva ou dedos gratuitamente.Não gostou? Paciência!03
[/quote']

 

Só para não perder o costume de dar uma cutucada, você pode achar um absurdo alguém denegrir SDA como inferior a SW III.03 Mas se tivesse o Orlando Bloom em SW? Será que você iria pensar que seria blasfêmia? No mais... tudo bem para mim, se você acha filme x não tão excitante, mas ajudaria um pouco na compreensão das justificativas.  Por exemplo: Por que o clichê de Casablanca é necessariamente negativo? <?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Link to comment
Share on other sites

  • Members


Quanto à fala estar no cinema' date=' acho que o motivo é mais simples ainda: o problema é que as pessoas falam. Só isso. 01[/quote']

 

Errado. Estude um pouco mais... Oops, já sei... vc não quer saber do assunto...

 

06



Acho que é isso. Aí como todos os filmes da semana passada tinham falas...

Espero que na próxima semana vc veja filmes mudos... Ooops' date=' já sei... vc não quer entender mais sobre cinema...

06



Eu não sei onde eu escrevi isso. O que eu disse é que Casablanca tem uma ênfase nas falas, coisa que eu não vi em outro filmes (da semana passasa pra cá). E que essa característica faz com que eu goste de Casablanca.

 

Vc não escreveu, deu a entender, simples.

 

No mais, discordo que Casablanca tenha ênfase nas falas... As falas são importantes sim, tanto quanto os olhares dos protagonistas, suas expressões, as emoções que eles passam apenas com o semblante... Isso é indescritível através de palavras e, no que me concerne, são muito mais poderosos do que uma simples fala...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Observe os filmes de hoje' date=' as personagens falam pouco. É meio que "a imagem diz tudo" então não precisa falar nada.[/quote']

 

Mas esse é o certo... Cinema é a arte da imagem e som, não da fala...

 

Acho q há casos e casos.... Concordo q na maioria das vezes cinema é som e imagem primordialmente... Mas, me ocorreu Woody Allen por exemplo... Talvez com exceção de Manhattan cujo visual é muito acurado, nos demais grandes filmes dele a força do filme está praticamente toda calcada nos diálogos, nas falas...

 

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...
  • Members

 

Acabei de assistir ao filme. Belíssima trilha sonora, ótimos diálogos e um romance em meio à luta pela sobrevivência e liberdade. Uma das cenas que eu mais gostei foi a da marselhesa no bar. E o final também é muito interessante. Foi uma bela aquisição ter comprado esse clássico em DVD.01

Jefftry Lopes2007-12-23 03:05:49

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...