Members Administrator Posted March 18, 2007 Members Report Share Posted March 18, 2007 Sou apaixonado pelo filme e sem dúvida nenhuma é um grande clássico do cinema, daquele que é sempre citado e homenageado em outros filmes. E o que mais me impressiona a seu respeito é o roteiro, talvez o que tenha o maior número de frases famosas na história do cinema. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members cinefila03 Posted March 19, 2007 Members Report Share Posted March 19, 2007 concordo com o bob harris o roteiro de casablnca é praticamente perfeito. E o mais interessante é que resistiu ao tempo. Quantos filmes feitos agora do genero romance resistirá dessa forma? Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Scarlet Rose Posted March 20, 2007 Members Report Share Posted March 20, 2007 Ah' date=' Kakashi isso é castigo por ela ter falado que assistiu o filme e não achou nada demais. Burn Scarlet, burn... hahaha[/quote'] Eu não tinha visto isso ainda, Nacka. Coisa feia, hein? Veja como são as coisas...no dia em que vi o filme, mandei uma mensagem pro celular do Cavalca "vi Casablanca, não achei tudo isso". Resposta: "também não achei grande coisa". Cavalca? Ta explicado... Mas olha só quem acaba de entrar triunfalmente na conversa Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members G4mbit Posted March 20, 2007 Members Report Share Posted March 20, 2007 concordo com o bob harris o roteiro de casablnca é praticamente perfeito. E o mais interessante é que resistiu ao tempo. Quantos filmes feitos agora do genero romance resistirá dessa forma? Aposto em "Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembraças" e "Encontros e Desencontros", justamente pela falta de conveniência no tratamento dos relacionamentos. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members cinefila03 Posted March 23, 2007 Members Report Share Posted March 23, 2007 concordo contigo G4mbit. Encontros e brilho... realmente serão lembrados pela originalidade com que os relacionamentos são tratados e por ter mudado um pouco o genero romance que antes era território de Meg Ryaan e julia Roberts. Mesmo assim são poucos os filmes que serão irresistiveis ao tempo. Para mim, sempre será lembrado Antes do por do sol, Antes do amanhecer,Procura-se amy e Closer e os outros já citados. Deve ter mais alguns. São filmes diferentes e superiores como CasaBlanca é. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Scarlet Rose Posted March 24, 2007 Members Report Share Posted March 24, 2007 Fúria contra filmes bons? Mas eu considero os dois filmes muito bons, Casablanca até bem "mais bom" que Infiltrados. Sou contra a superestimação do segundo, confesso, mas profundamente simpática à aclamação do primeiro, que acho válida e justificável em relação a tudo que havia sido feito no cinema até ali. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Scarlet Rose Posted March 25, 2007 Members Report Share Posted March 25, 2007 Eu acho a história do casal bobinha, inocente..aquelas cenas em Paris são puro clichê. Felizmente, o contorno que o roteiro toma no último ato do filme surge como uma espécie de redenção por toda aquela traminha tradicional do início. Nesse sentido, acho que o filme tem seus pontos, mas o cinema cresceu e hoje mostra perspectivas muito mais reais dos fatos. Com a liberdade de abordagem que se tem hoje em dia, um bom diretor teria trabalhadao melhor aquele envolvimento do casal de forma a criar mais empatia em torno deles. Eu pelo menos, não me senti mininamente solidarizada com Rick e Ilza. O flashback é rápido demais,até brusco, pode-se dizer. Não havendo essa "identificação" primordial, fica meio difícil se emocionar com o que vem depois. Mas repito: o filme é muito bem montado e as frases do Bogart são o pico do roteiro. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Dook Posted March 26, 2007 Members Report Share Posted March 26, 2007 De novo a cisma com o clichê... Acho que seu afastamento do fórum só te fez mal Lola... Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Scarlet Rose Posted March 27, 2007 Members Report Share Posted March 27, 2007 Sempre fui contra clichês. Ou o que eu considero clichês, pelo menos. Além disso, faltou dizer que Casablanca é o tipo de filme que a mídia já estuprou tanto, que quando a gente finalmente vê, nada mais é surpresa e fica sendo só o clássico pelo clássico. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Dook Posted March 27, 2007 Members Report Share Posted March 27, 2007 Well, o que dizer? Vc vai pixar muito filme por causa dessa visão que eu considero como mais uma tentativa de objetivização da arte... Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Scarlet Rose Posted March 28, 2007 Members Report Share Posted March 28, 2007 Ele não os possui. Aquela passagem especificamente, é que os possui. O filme é bom, nunca disse o contrário. Faaaar away de Menina dos Clichês e muitos outros oscarizados. Objetivizar, Daniel? Como assim? Eu não disse que a minha visão é a única ou a mais correta sobre o filme. É simplesmente a minha visão, a minha divisória pessoal do que é ou não agradável em um filme. Algumas vezes procuramos coisas idênticas nos filmes e conseguimos, os dois, encontrá-las (Leone). Outras vezes procuramos coisas diferentes e ainda assim, conseguimos encontrá-las (Caché); ou não (Trash), ou um encontra e o outro não (Sinais). Como isso poderia ser objetivo? Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Dook Posted March 28, 2007 Members Report Share Posted March 28, 2007 O que é 'objetivizar' Lola? É vc estabelecer padrões, paradigmas para si mesmo, se fechando num 'modelinho específico' para avaliar a obra. Nada tem a ver com a sua visão ser a 'única' ou 'mais correta'. É você dizer que não gosta de clichê, quando é cediço que o ruim não é o clichê, mas a forma como ele é usado. A prova disso é que vc gosta de Titanic (e eu tb), um filme clichê por excelência. 'Objetivizar' a análise é estabelecer que o roteiro precisa ser sempre daquele jeito; a atuação precisa ser sempre daquela forma; a direção precisa ser sempre daquela maneira; tudo o que foge desses padrões, é pixado. Sorry, essa postura pra mim, é diminuir a arte e é isso que sinto vc fazendo com relação ao clichê. A arte não segue regras, não segue padrões, nem paradigmas. E acho que para uma boa apreciação da obra (mesmo que vc venha a não gostar da mesma), nós também precisamos seguir o mesmo caminho: sem regras, sem padrões, sem paradigmas... Cada filme deve ser analisado de uma forma. Vou dar um exemplo: Não gosto de personagens imbecis. Odeio! Porém, dependendo do contexto em que eles são colocados, o conjunto fica satisfatório (alguns Sexta-Feira 13 p/ exemplificar). Em outros casos, o resultado é catastrófico (O Albergue). Veja que não me utilizei do meu desgosto para com personagens imbecis para atribuir minha avaliação final, mas sim a forma como eles foram utilizados. Tudo gira sempre em torno da forma. Se Crash se assumisse apenas como um filmeco de ficção que não quer trazer à baila um assunto relevante, seria apenas um filme medíocre mal executado. Como ele assume uma imagem de importância e relevância, o buraco se afunda mais e o torna uma verdadeira TRAGÉDIA.Dook2007-03-28 09:59:06 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Scarlet Rose Posted March 29, 2007 Members Report Share Posted March 29, 2007 Entendo, mas acho que o furo é mais embaixo. Eu gosto de Titanic muito mais pelo valor sentimental (foi o primeiro filme que vi na tela grande) do que pelo que o filme é em si. Há um profundo abismo entre os valores intrínsecos das coisas e aqueles que NÓS lhe atribuímos por outras razões. Isso me faz ter que admitir os clichês de Menina de Ouro? Não! Quando eu disser que Titanic é um filme inteiramente original, por favor, mande me internar! Eu sei das deficiências do filme, mas o fato é que a história existe pra mim na perspectiva que eu tinha quando me deparei com ela pela primeira vez, ou seja, a perspectiva de uma criança de 10 anos que nunca havia ido ao cinema antes. O que me incomoda nos filmes é a falta de identidade, a pobreza de elementos marcantes dentro do roteiro. Menina de Ouro é previsível e bobo, Moulin Rouge é um musical sem números originais (a maior parte das músicas não nasceu no filme) e por isso o considero aquém do marketing feito em cima dele, com Casablanca pode ser que eu tenha cometido um anacronismo impiedoso, mas realmente não consegui "delirar" com a história como muitos por aí... Eu não tenho padrões. Se os tivesse, não passaria nem perto de SdA. Sou avessa a todo tipo de fantasia e ainda assim amo de paixão aqueles três filmes. O Kako chegou a dizer um vez que o Episódio III de SW era melhor que os três filmes da série SdA juntos. PRA MIM, isso é blasfêmia, mas a subjetividade não me permite responder com mais do que um mero "que pena!". Em outras palavras, se o filme não "pegou" o cara, não há nada que eu possa fazer. De quê adianta escrever 8 parágrafos de elogios nostálgicos a SdA se a pessoa não estiver afim de rever seus conceitos? Se alguém me diz :"Paola, vi filme tal e não entendi o contexto, ou a cena X, vc poderia me dar uma luz? ", eu vou e respondo com o maior prazer. Do contrário, eu é que não vou gastar saliva ou dedos gratuitamente.Não gostou? Paciência! Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Dook Posted March 29, 2007 Members Report Share Posted March 29, 2007 Just a moment... Tolerar os clichês de Titanic não significa tolerar os clichês de Menina de Ouro (utilizando o seu raciocínio para responder a sua colocação). O que quis dizer é que a 'deficiência' de Titanic (clichês) não te afetou, ou é irrelevante para a avaliação geral (e pelo visto vc ratifica isso). Isso demonstra que o problema não é clichê, mas sim a forma como ele foi utilizado, que é o ponto no qual estou batendo desde o início. Existem muitos filmes que possuem um valor sentimental para mim (SW é um deles), mas o valor sentimental, no meu entender, não está acima do nosso senso crítico e se SW sobrevive comigo é pq as suas 'deficiências' não me afetam (ou, colocando de forma mais clara, eu não enxergue as 'deficiências' como deficiência propriamente dita). Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Scarlet Rose Posted March 29, 2007 Members Report Share Posted March 29, 2007 Eu enxergo as de Titanic e tenho consciência de que a minha opinião assistindo ao filme hoje seria outra. Acontece que eu tenho uma afeição por ele que deriva de toda a nostalgia de ter sido o primeiro filme, a porta de entrada paa a cinefilia e etc. Foi uma fase pré critérios, por assim dizer. O desgosto por clichês veio com a experiência com filmes mais complexos, que não precisaram deles para se sustentar e expressar suas respectivas mensagens. Quando vc percebe que um roteiro pode fluir perfeitamente SEM a presença de clichês, vc acaba ficando mais e mais criterioso em relação a eles. Passa a ser um embate entre a complexidade e a conveniência. Quando o diretor opta pelo caminho mais fácil (conveniência) em detrimento do que demanda mais criatividade e dedicação (complexo) ele cai drasticamente no meu conceito. Simples. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Dook Posted March 29, 2007 Members Report Share Posted March 29, 2007 O problema é não gostar de um filme SOMENTE porque ele é clichezento. Isso é que eu não vejo muito sentido... Touché... Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Scarlet Rose Posted March 30, 2007 Members Report Share Posted March 30, 2007 Eu acho que fui anacrônica na análise de Casablanca. Como o Daniel comentou no CineClube, os filmes dessa época tinham uma pegada mais teatral, mais "ensaiadinha" que pode ter me caído como clichê. Eu tenho o roteiro no meu PC e mesmo antes de ver o filme já achava a história, ou pelo menos a história escrita, uma obra muito interessante especialmente os diálogos. Acontece que o que funciona no papel nem sempre funciona na tela. Maior prova disso é Truffaut, cujos roteiros são TODOS excelentes, mas apenas alguns "aconteceram" na tela. Aquela parte do flashback, do encontro à despedida, parece satisfatória no roteiro, mas ficou superficial na tela. Já o desenrolar em Casablanca me caiu muito bem. Desde a apresentação do Bogart até a cena final, tudo é genial. Infelizmente, a cena citada era fundamental para que o amor de Rick e Ilza nos conquistasse e não tendo funcionado PARA MIM, tornou a atmosfera em torno do casal menos impactante. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Dook Posted August 21, 2007 Members Report Share Posted August 21, 2007 Finalmente vi! Por trás de todo grande homem há uma mulher. Simplista para sintetizar sobre o que é Casablanca, mas é mais ou menos por aí. Simplesmente maravilhoso. ***** E Lola, vc PRECISA se apaixonar pra valer. Acho que isso é um ponto fundamental para compreender o que acontece com o casal. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members V.B.Felipe Posted August 21, 2007 Members Report Share Posted August 21, 2007 Casablanca é um filme foda à enésima potência. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Dook Posted August 22, 2007 Members Report Share Posted August 22, 2007 Pensando sobre o filme (é, o mardito ainda tá na minha cabeça), fiquei pensando na tremenda demonstração de amor de Rick para com Ilsa no final do filme. E acredito também que Casablanca seja uma tremenda declaração de amor à mulher que consegue transformar a vida do homem, redimí-lo, torná-lo mais nobre. A transformação que a volta de Ilsa provoca em Rick é, pra mim, o grande pulo do gato do filme. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Administrator Posted August 22, 2007 Members Report Share Posted August 22, 2007 Esse é um dos filmes que sempre vejo na prateleira mas no último minuto alugo outro. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members balehead Posted August 22, 2007 Members Report Share Posted August 22, 2007 nunca vi esse filme....mas que merda! Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Dan... Posted August 22, 2007 Members Report Share Posted August 22, 2007 sério, vocês dois aí, assistam Casablanca logo. é uma das maiores maravilhas do mundo. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members LudwigVan Posted August 22, 2007 Members Report Share Posted August 22, 2007 Por trás de todo grande homem há uma mulher. Simplista para sintetizar sobre o que é Casablanca' date=' mas é mais ou menos por aí. [/quote'] Realmente simplista porque por trás disso há os diálogos afiados, que pessoalmente considero um show à parte. Isso porque também vi o filme pela primeira vez há uns meses. Agora, fico iamginando, se achei o filme maravilhoso hoje (e fiz um esforço enorme para tirar a aura de clássico ao assistir), o que devem ter pensado as pessoas naquela época? LudwigVan2007-08-22 17:28:19 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Lucy in the Sky Posted August 22, 2007 Members Report Share Posted August 22, 2007 Eu tbm não gosto de Casablanca. E ainda bem q eu não sou a única a reconhecer q existem "intocáveis" aqui no fórum . Não q essa existência me incomode. Eu simplesmente passo por cima disso. Eu enxergo as de Titanic e tenho consciência de que a minha opinião assistindo ao filme hoje seria outra. Acontece que eu tenho uma afeição por ele que deriva de toda a nostalgia de ter sido o primeiro filme' date=' a porta de entrada paa a cinefilia e etc. Foi uma fase pré critérios, por assim dizer. O desgosto por clichês veio com a experiência com filmes mais complexos, que não precisaram deles para se sustentar e expressar suas respectivas mensagens. Quando vc percebe que um roteiro pode fluir perfeitamente SEM a presença de clichês, vc acaba ficando mais e mais criterioso em relação a eles. Passa a ser um embate entre a complexidade e a conveniência. Quando o diretor opta pelo caminho mais fácil (conveniência) em detrimento do que demanda mais criatividade e dedicação (complexo) ele cai drasticamente no meu conceito. Simples.[/quote'] Titanic foi a mesma coisa pra mim. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
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