Jump to content
Forum Cinema em Cena

As Novas Sete Maravilhas do Mundo


Plutão Orco
 Share

Recommended Posts

  • Members

Estátuas da Ilha de Páscoa - Chile;

 

Grande Muralha da China - China;

 

Kremlin - Moscou, Rússia;

 

Machu Picchu - Peru;

 

Pirâmides de Gizé - Egito;

 

Petra - Jordânia;

 

Opera House - Sydney, Austrália

 

Castelo de Neuschwanstein - Füssen, Alemanha;

 

Alhambra - Granada, Espanha;

 

Angkor - Camboja;

 

 

 

Não nescessariamente nessa ordem

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Replies 132
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Administrators

 

 

 

Cristo Redentor fora da disputa.

 

7/05/2007

-

11h26

Cristo Redentor está fora das 7 "novas maravilhas" do mundo até agora

O Cristo Redentor não está

entre os dez mais votados até agora para a escolha das sete "novas

maravilhas" do mundo, informou hoje a Fundação New Seven Wonders, que

promove o concurso pela internet no site

www.new7wonders.com

Divulgação
Cristo Redentor concorre em site como candidato a "maravilha do mundo"
Cristo Redentor concorre em site como candidato a "maravilha do mundo"

Segundo os últimos resultados, por ordem alfabética, os dez primeiros

postos são ocupados por Acrópole de Atenas, o Coliseu de Roma, as

estátuas da Ilha de Páscoa, a Muralha China, Machu Picchu, a cidade de

Petra (Jordânia), pirâmide de Chichén Itzá (México), o Taj Mahal, a

Torre Eiffel e o Stonehenge.

 

Depois dos dez primeiros lugares

estão o Templo de Angkor, Alhambra, a mesquita de Santa Sofia, o Templo

de Kiyomizu, o Kremlin, o Castelo de Neuschwanstein, a Estátua da

Liberdade, o Cristo Redentor, a Ópera House de Sydney e a cidade de

Timbuktu.

 

A Fundação New7Wonders decidiu designar as pirâmides

de Gizé candidatas honorárias das Sete Novas Maravilhas do Mundo, por

considerar que representa "um lugar comum de cultura e herança e merece

um status especial". Por essa razão motivo, não se pode votar neste

monumento.

 

Esta é a única das antigas sete maravilhas ainda existente.

 

Mais

de 40 milhões de votos foram contabilizados no concurso, promovido pelo

filantropo suíço Bernard Weber, cujos resultados serão divulgados no

dia 7 de julho no Estádio da Luz em Lisboa, onde será realizada a

cerimônia da Declaração Universal, um espetáculo emitido para o mundo

todo.

AP
As pirâmides de Gizé (Egito) são as únicas remanescentes das antigas sete maravilhas
As pirâmides de Gizé (Egito) são as únicas remanescentes das antigas sete maravilhas

 

O

espetáculo servirá como marco de apresentação para a eleição final dos

novos ícones do mundo moderno, escolhidos por votação popular a partir

de 21 finalistas.

 

A cerimônia será apresentada por sete

personalidades do mundo do cinema, da política e do esporte, como o

astronauta Neil Armstrong, primeiro homem a pisar a Lua, e o jogador

português Cristiano Ronaldo.

 

O Cristo Redentor recebeu na última

quarta-feira o certificado de concorrente oficial na eleição das novas

sete maravilhas do mundo. Os promotores do monumento carioca esperam

agora alavancar a votação para incluir a estátua na lista de vencedores

(divulgada em julho).

 

 

Big One2007-05-07 20:45:31

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Informações sobre a votação:

 

1º-Os votos só podem ser feitos na internet.

2º-Para votar, é necessário pagar $2 por voto. Ou se cadastrar no site. Nesse caso, podemos votar nos 7 preferidos.

 

Os 10 mais votados:

 

Acropolis

 

01.jpg

Chichen Itza

 

04.jpg

Colosseum

 

06.jpg

Eiffel Tower

 

08.jpg

Great Wall

 

09.jpg

Machu Picchu

 

13.jpg

Petra

 

15.jpg

Statues of Easter Island

07.jpg

Stonehenge

 

18.jpg

Taj Mahal

 

20.jpg

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
  • Members

Cristo já está entre as 10 mais votadas

Qui, 07 Jun, 09h23

 

 

 

 

 

O Cristo Redentor está entre os dez melhores colocados para a eleição

das Sete Novas Maravilhas do Mundo, cujo resultado será divulgado daqui

a um mês.

 

A Fundação New Seven Wonders

divulgou a lista dos dez mais votados, que incluem, por ordem

alfabética, a Acrópole, Chichen Itzá, o Coliseu, o Cristo Redentor, as

Estátuas da Ilha de Páscoa, a Grande Muralha da China, Machu Picchu, a

cidade de Petra (Jordânia), o Taj Mahal e a Torre Eiffel.

Os outros candidatos são Angkor, Alhambra, a Casa da Ópera de

Sydney, o Castelo de Neuschwanstein, a Estátua da Liberdade, a Igreja

de Santa Sofia, o Kremlin, o Stonehenge, o Templo de Kiyomizu e o

Timbuktu.

Top 10 (in alphabetical order)

Acropolis

 

01.jpg

Chichen Itza

 

04.jpg

Colosseum

 

06.jpg

Eiffel Tower

 

08.jpg

Great Wall

 

09.jpg

Machu Picchu

 

13.jpg

Petra

 

15.jpg

Statues of Easter Island

07.jpg

Statue of Christ Redeemer

05.jpg

Taj Mahal

 

20.jpg

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

PQP! Tirem o Cristo daí! 09 Comparar esta coisa com o rsto é um absurdo.

Primeiro, já acho esta votação uma palhaçada! As novas 7 maravilhas do mundo tem que ser eleitas democraticamente. Frescura sem fim!

As 7 maravilhas do mundos já existe e não haverá outras que tenham a mesma "autoridade".

E depois, como está evidente no caso dos brasileiros, as pessoas votam pela nacionalidade e não por mérito. Argumento de se votar no Cristo "votem pois é o representante do Brasil" 09

 

Que Deus ouça as minhas preces e tire este Cristo daí! duas
Link to comment
Share on other sites

  • Members

A respeito do tema, acho muito inútil definir o que é e o que não é maravilha do mundo. Por um simples motivo: o que pode incluir nas maravilhas do mundo moderno? A acrópolis de Atenas, as estátuas da ilha de páscoa, o machu pichu entre outros não são muito... modernos. De qualquer forma:

1º - Capela Sistina - mistura pintura, arquitetura e escultura. Um símbolo da renascença e do pensamento ocidental.

2º - Taj Mahal - um símbolo indiano

3º Grande muralha da China - arquitetura, poder e magnitude que deixou o registro de um império poderoso por séculos.

4º Estátuas da Ilha de Páscoa - um mistério intrigante na pequenina ilha

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

As 7 maravilhas do mundos já existe e não haverá outras que tenham a mesma "autoridade".

 

Discordo, porque naquela época a noção de mundo estava ligada apenas a Europa, África e parte da Ásia. Nada mais justo do que eleger mais sete. Na verdade acho que as pirâmides deviam continuar, e somente 6 outras serem escolhidas.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Gente, mas assim. O concurso é das "Novas 7 maravilhas do Mundo"New Seven Wonders). "Novo" de "não-são-aquelas-escolhidas-antigamente, mas-as-que-estão-sendo-escolhidas-agora." E não de novo por ter sido feitas a pouco tempo. Essa palavra "Moderno" foi palavra do criador do tópico, ou então de algum lugar que ele leu. O concurso não é sobre artes do Mundo Moderno não. Nem para se enautecer artes da contemporaneidade. É uma forma de se eleger grandes obras para valorização das artes e dessas obras tão grandiosas e de tamanha importância. E mais, para PRESERVAÇÃO dessas obras. (e porque tem dinheiro envolvido, claro)

 

E o Cristo Redentor... é lindo. Tem um significado fortíssimo. Ele foi feito para estar ali, quase como se sempre ali estivesse. Ele é de tamanho peso e destaque que é a imagem de uma das cidades mais conhecidas do Brasil pelo mundo. A idéia de um monumento escultural com esse porte enorme abraçando a paisagem [e todas as pessoas]... foi fantástica e funciona perfeitamente. Não é questão de ser ou não ser nacionalista. O Cristo Redentor é belo... um belo incondicional.

 

A Torre Eiffel? Uma das paisagens mais reconhecidas em qualquer parte do mundo. Símbolo do uso da estrutura metálica pelo homem. É um símbolo de uma nova era da história da humanidade Uma estrutura perfeita.

 

Quanto às obras mais antigas... Nossa! Técnicas sistemas construtivos milenares. Uma beleza sem tamanho. Uma arte realizada por homens atigos, por mentes antigas... de forma perfeita.

 

O mais novo de todos, Opera House, é uma arquitetura perfeita. Tudo ali e perfeito, em todos os sentidos. Tem a melhor acústica do mundo. E isso tudo não é à toa. É produto de um estudo técnico e sério em todos os seu conceitos.

 

Independente de ser mais nova ou mais velha a arte é o que é. E todas que estão concorrendo são lindas, são símbolos de um lugar e de uma Era. Todas são a "construção + local + tempo". Eles de forma alguma estão desassociados em NENHUM dos concorrentes. E aliás... essa coisa de se criar uma arte desassociada de tempo e espaço é coisa de um modernismo que durou pouco.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Cristo Redentor é bacana e tudo mais. Mas compará-lo às obras monumentais acho exagero. Primeiro, acho difícil por em pé de igualdade o antigo e o contemporâneo. Não que o antigo seja superior, mas por terem passado pelo teste de fogo principal, o tempo. Acho meio afobado votar em algo que existe há apenas 70 anos, tem até gente mais velha (não que ela seja monumento também 06). Somente por isso os monumentos não estão em pé de igualdade.

Está certo que as maravilhas originais, as 6 não existem mais. Mas fisicamente somente! Pois a sua forma nas idéias perdura (talvez por causa de participar das 7 maravilhas, enfim). O problema principal do tempo é que estamos nele, e somos contemporâneos do Cristo Redentor.

E em sentido, acho o Cristo sem sentido. Qual o significado dele? O que tem por de trás da estátua? Um simbolismo vago. Temos que perguntar o que de fato o Cristo representa?

E por último, se for ignorar tudo isso o que eu disse. Há um simples argumento: o Cristo pode ser tudo isso, mas não se iguala ao resto. Taj Mahal, Coliseu, Muralha da China, Allambra, Petra, Hagia Sofia, Acrópole de Atenas, Machu Picchu, Angkor. Está fora de escala esta comparação!

Conan o bárbaro2007-06-09 13:36:32
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Cristo Redentor é monumento por definição.

 

Acho que talvez a falta de nacionalismo do brasileiro atrapalhe um pouco isso. Não porque as pessoas pensem "ah, ele é brasileiro, então não vou gostar dele", mas porque "em casa de ferreiro, o espeto é de pau".  É difícil encontrar alguém que se interesse, que pare e pense no que o Cristo Redentor representa, ou na arte que ele é.

 

Se o Cristo tem 76 anos, a Ópera House tem 34. E a própria Torre Eiffel só tem 118 anos.

 

Mas enfim...

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Cristo Redentor é monumento por definição.

Acho que talvez a falta de nacionalismo do brasileiro atrapalhe um pouco isso. Não porque as pessoas pensem "ah' date=' ele é brasileiro, então não vou gostar dele", mas porque "em casa de ferreiro, o espeto é de pau".  É difícil encontrar alguém que se interesse, que pare e pense no que o Cristo Redentor representa, ou na arte que ele é.

Se o Cristo tem 76 anos, a Ópera House tem 34. E a própria Torre Eiffel só tem 118 anos.

Mas enfim...
[/quote']

 

Até a estátua do Tiradentes aqui da minha cidade é monumento, mas nem por isso ela entrou para a lista das sete maravilhas.

Na verdade acho justamente o contrário, o povo vota no cristo pelo nacionalismo (quem não recebeu aquele e mail inúmeras vezes?). Até hoje não vi ninguém dizer que não vota nele porque é brasileiro, e sim por acharam sem comparação. E o que ele representa?

E eu nem comparei o cristo com a estátua da liberdade pois estão no mesmo saco. E no que eu disse acho que não tem comparação entre o contemporâneo e o antigo, este Opera House então, mil vezes o Cristo!
Conan o bárbaro2007-06-09 17:15:56
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Oi, Conan.

Tudo bem. O que você expressou foi um gosto pessoal, certo? Sobre o quão você admira as demais obras e as estima com um valor muito maior do que o Cristo Redentor.

As minhas observações fiz somente sobre o que eu conheço das obras. E dos meus conceitos de arte.

 

ps: Também não votei no Ópera House, mas ele é perfeito. (qualquer dia te mando um material falando sobre ele rsrsrs)

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Oi' date=' Conan.
Tudo bem. O que você expressou foi um gosto pessoal, certo? Sobre o quão você admira as demais obras e as estima com um valor muito maior do que o Cristo Redentor.
As minhas observações fiz somente sobre o que eu conheço das obras. E dos meus conceitos de arte.

ps: Também não votei no Ópera House, mas ele é perfeito. (qualquer dia te mando um material falando sobre ele rsrsrs)
[/quote']

 

Sim foi o meu gosto. Mas ele não é tão arbitrário e aleatório. Tem uma lógica por de trás. Eu peguei no pé do Cristo por ele ser o único contemporâneo, se fosse a Opera ou a Estátua da Liberdade também reclamaria. Não estou falando de mérito da arte, pois não significa que hoje é menos capaz que antigamente. Mas colocar num mesmo lugar obras de épocas distintias, principalmente antigas e contemporâneas.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
PQP! Tirem o Cristo daí! 09 Comparar esta coisa com o rsto é um absurdo.

Primeiro' date=' já acho esta votação uma palhaçada! As novas 7 maravilhas do mundo tem que ser eleitas democraticamente. Frescura sem fim!

As 7 maravilhas do mundos já existe e não haverá outras que tenham a mesma "autoridade".

E depois, como está evidente no caso dos brasileiros, as pessoas votam pela nacionalidade e não por mérito. Argumento de se votar no Cristo "votem pois é o representante do Brasil" 09

 

Que Deus ouça as minhas preces e tire este Cristo daí! duas
[/quote']

 

Não dou a mínima para a nacionalidade e votei nele Conan. Afinal ele tem o mesmo valor de a Estatua de Zeus, um valor religioso. Será que isto não é o bastante? Ainda mais se tratando da América Latina. Tá certo que não sou cristão e muito menos nacionalista, mas mesmo assim não deixo de reconhecer o valor de religiosidade que emana do símbolo aqui no Novo Mundo. Tanto o Cristo como a estatua da liberdade são símbolos fortes de nosso novo tempo. Em relação às outras maravilhas Conan, nunca perderão seu valor na memória da História e sua importância na Antiguidade. 03

Plutão Orco2007-06-11 16:01:19
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sem contar que o Cristo Redentor é tão grandioso, imponente e lindo que é o símbolo do Rio de Janeiro (para nós) e o símbolo do Brasi (para os estrangeiros). Mesmo somente com 76 anos, já é um símbolo de uma cidade inteira para nós... e o símbolo de um país inteiro para o mundo afora.

Não é qualquer um que consegue isso não... só coisas muito fortes e consistentes.

 

E vem cá.. alguém imagina o Rio sem ele? É o mesmo que imaginar Paris sem Eiffel.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Concordo Veras. E para ser franco, por isto eu prefiro mais a lista de patrimônios tombados pela UNESCO. É mais ampla para o mundo inteiro. Não consigo deixar de contemplar todas as coisas.  Sete coisas para representar obras inestimáveis da arquitetura humana durante toda sua trajetória é pouco na minha opinião.

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Não imagino a Alemanha sem a Catedral de Colônia (símbolo da cidade). Não imagino Londres sem o Big Ben (símbolo da cidade) e até símbolo da pontualidade inglesa. Não imagino a cidade de São Francisco sem a Golden Gate ou a Rússia sem o Kremiln e assim por diante. Ainda é difícil imaginar uma parte de NY sem as Torres Gêmeas. O que o Osma fez e dou razão aos mais acalorados, por defender o combate ao terror, ele não só descartou um símbolo da cidade ou dos EUA, ele descarta uma parte da humanidade.

 

Acho que é para tudo não me contento com top 7, 8, 9, 10 prefiro algo sem comparação. Algo infinito por assim dizer, para levar <?:namespace prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" />em conta. Não consigo descartar algo inestimável e dar lugar a outro, quero sempre ampliar sem subtrair ou aumentar nada.

 

Aproveitando e como de costume:

 

http://whc.unesco.org/en/list

 

 

Não consegui postar toda a lista da Wiki. 04
Plutão Orco2007-06-12 10:07:00
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Primeiro, acho esta conversa de novas maravilhas uma baboseira sem tamanho...(a não ser se estiver envolvido recursos na manutenção e preservação dos edifícios).

Segundo, esta lista é bem diferente de construções, obras, etc tombadas pelo patrimônio mundial. Estes são monumentos, lugar de memória e quanto mais melhor...

 

E o que eu reclamo, mais uma vez, é colocar numa lista coisas tão distintas. E principalmente no tempo! As construções antigas podemos avaliar de modo mais "imparcial" (com todas as aspas possíveis).

 

E terceiro, se for olhar somente para a lista dos 7 (que já acho absurdo), e colocar em pé de igualdade o antigo e o mais contemporâneo (que já acho absurdo), A Torre Eiffel e a Estátua da Liberdade são bem mais representativas de nossa época do que o Cristo. A Torre por ser a "primeira" e maior construção moderna (pelo menos representativa). E a Estátua da Liberdade por representar uma ordem de mundo, que gostem ou não, tem os EUA como o centro.
Conan o bárbaro2007-06-12 12:34:19
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...