Jump to content
Forum Cinema em Cena

Tropa de Elite - O Filme


Thiago Araujo
 Share

Recommended Posts

  • Replies 399
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Assisti ontem ao filme. Muito bom! Eu diria que o filme é um chute na hipocrisia de muitas pessoas deste país. Quantas pessoas de classe alta não sobem o morro para dar uma "puxadinha" ou "cheiradinha" e depois reclamam da violência? A cena do Cap. Nascimento esfregando a cara do estudante na ferida do bandido e da passeata ilustram muito bem isso. A corrupção policial também é bem retratada. E o que dizer do treinamento? Teve um senhor no cinema que riu demais com algumas cenas lá. De fato, não dá pra não rir com a parte do cara vomitando perto da comida, da granada, da "estratégia" ou do "01 pede pra sair!" 06  Sobre a tortura, aquilo é a realidade. Pode se questionar se é ou não necessária. Mas dizer que o filme faz apologia, não vejo por esse ângulo. Aquilo é a filosofia de trabalho do Nascimento, pois como ele mesmo disse, aquilo é uma guerra e a forma que ele e o Bope arrancam informações do inimigo. Aliás, essa discussão sobre tortura é a mesma coisa que ocorre com o seriado 24 Horas. Sobre o assassinato do cara nos pneus, infelizmente também é uma realidade...

 

No tocante à parte técnica, as cenas de ação ficaram bem feitas e gostei também da atuação dos atores e movimentos de câmera. Ah, e a música "Tropa de Elite, osso duro de roer, pega um, pega geral, também vai pegar você" gruda na cabeça feito chiclete.06
Link to comment
Share on other sites

  • Members
cabei de ver.... nada de mais q Cidade de Deus nao tivesse mostrado..e melhor! Dos brasileiros deste ano' date=' fico com O Cheiro do Ralo..magnifico!16[/quote']

 

Cheiro de Ralo fica em segundo do ano em minha lista... Magnífico é pouco pra tamanha perfeição, na boa é um dos melhores filmes que já vi.

 

E meu, Cidade de Deus não mostra tudo que Tropa de Elite mostra, assim como Tropa não mostra o que Cidade de Deus mostra. Pra mim são dois filmes perfeitos e nem gosto de comparar muito. A direção de Cidade de Deus é uma das mais fodas que já vi, apesar de gostar mais de Tropa de Elite como filme. Acho que a diferença é que tropa de elite mostra os usuários de drogas como um grande causador da violência, coisa que Cidade de Deus não mostra, ou se mostra nem consigo lembrar agora. E Tropa de Elite tem um elenco muito melhor além de um roteiro muito mais impactante, Cidade de Deus tem um ritmo mais calmo do que Tropa. Não consigo me lembrar de uma cena tão "feroz" em Cidade de Deus como a cena do Matias calando todos na sala de aula.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tropa de Elite (2007)

User Rating: 9.3/10 (1,339 votes)

 

 

Opa entrou no Top finalmente... Não que isso seja grandes coisa mas fico feliz em ver outro filme brasileiro entrando no top do imdb. E pela nota do filme (era pra estar em primeiro tecnicamente) acho que vai entrar top 50 fácil fácil, talvez até passe cidade de Deus(18º)19.
EdTheTrooper2007-10-19 22:38:08
Link to comment
Share on other sites

  • Members
cabei de ver.... nada de mais q Cidade de Deus nao tivesse mostrado..e melhor! Dos brasileiros deste ano' date=' fico com O Cheiro do Ralo..magnifico!16[/quote']

 

Cheiro de Ralo fica em segundo do ano em minha lista... Magnífico é pouco pra tamanha perfeição, na boa é um dos melhores filmes que já vi.

 

E meu, Cidade de Deus não mostra tudo que Tropa de Elite mostra, assim como Tropa não mostra o que Cidade de Deus mostra. Pra mim são dois filmes perfeitos e nem gosto de comparar muito. A direção de Cidade de Deus é uma das mais fodas que já vi, apesar de gostar mais de Tropa de Elite como filme. Acho que a diferença é que tropa de elite mostra os usuários de drogas como um grande causador da violência, coisa que Cidade de Deus não mostra, ou se mostra nem consigo lembrar agora. E Tropa de Elite tem um elenco muito melhor além de um roteiro muito mais impactante, Cidade de Deus tem um ritmo mais calmo do que Tropa. Não consigo me lembrar de uma cena tão "feroz" em Cidade de Deus como a cena do Matias calando todos na sala de aula.

Tropa de Elite e a versao gambé de Cidade de Deus...ou seja, é o mesmo filme, visto de outra otica..nada original, apenas montagem frenetica em excesso! Ja Cheiro do Ralo..
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu entendo que o mote de Cidade de Deus nunca foi o tráfico de drogas. E sim como o próprio nome diz, a favela em si, seu surgimento e sua decadência. Os traficantes se tornam figuras centrais porque são elementos determinantes nesse processo. Mas a questão ali não é explicar o tráfico ou a violência dele, de quem é a culpa, etc. No caso, o foco é o seu papel na degradação daquele microcosmo.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
cabei de ver.... nada de mais q Cidade de Deus nao tivesse mostrado..e melhor! Dos brasileiros deste ano' date=' fico com O Cheiro do Ralo..magnifico!16[/quote']

 

Cheiro de Ralo fica em segundo do ano em minha lista... Magnífico é pouco pra tamanha perfeição, na boa é um dos melhores filmes que já vi.

 

E meu, Cidade de Deus não mostra tudo que Tropa de Elite mostra, assim como Tropa não mostra o que Cidade de Deus mostra. Pra mim são dois filmes perfeitos e nem gosto de comparar muito. A direção de Cidade de Deus é uma das mais fodas que já vi, apesar de gostar mais de Tropa de Elite como filme. Acho que a diferença é que tropa de elite mostra os usuários de drogas como um grande causador da violência, coisa que Cidade de Deus não mostra, ou se mostra nem consigo lembrar agora. E Tropa de Elite tem um elenco muito melhor além de um roteiro muito mais impactante, Cidade de Deus tem um ritmo mais calmo do que Tropa. Não consigo me lembrar de uma cena tão "feroz" em Cidade de Deus como a cena do Matias calando todos na sala de aula.

 

cidade de deus mostra a realidade dentro da vida e do ponto de vista dos traficantes, dos donos de boca de fumo, já o bope mostra a realidade dentro da vida dos policiais, e do ponto de vista deles, mostra a realidade da classe media...!!

 

são duas referencias diferentes, mas que se aderem. Um filme completa o outro!
Link to comment
Share on other sites

  • Members
um primor de logica e raciocinio...

 

É... eu sou o máximo. 06

 

Os detratores deste filme se dividem em dois grupos: comunistas e usuários. Como vc parece não se encaixar no primeiro grupo, mas parece cair como uma camisinha no segundo, cheguei a essa conclusão fantástica...

 

06
Link to comment
Share on other sites

  • Members
um primor de logica e raciocinio...

 

É... eu sou o máximo. 06

 

Os detratores deste filme se dividem em dois grupos: comunistas e usuários. Como vc parece não se encaixar no primeiro grupo' date=' mas parece cair como uma camisinha no segundo, cheguei a essa conclusão fantástica...

 

06
[/quote']

 

percebo.. uma avaliacao tao simploria pra algo bem mais complexo. Entao tá..
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

cabei de ver.... nada de mais q Cidade de Deus nao tivesse mostrado..e melhor!

 

Concordo... Dificil filme qualquer bater Cidade de Deus...

 

 

Não consigo ver isso tudo que todo mundo vê em Cidade de Deus...

 

Pra mim Tropa é infinitamente superior em várias coisas, a começar pelas atuações e personagens, muito melhor escritos, mais intensas e mais densos...

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
cabei de ver.... nada de mais q Cidade de Deus nao tivesse mostrado..e melhor!

 

Concordo... Dificil filme qualquer bater Cidade de Deus...

 


Não consigo ver isso tudo que todo mundo vê em Cidade de Deus...

Pra mim Tropa é infinitamente superior em várias coisas' date=' a começar pelas atuações e personagens, muito melhor escritos, mais intensas e mais densos...

[/quote']

 

Concordo para mim Tropa de Elite da de 10 a 0 no Cidade de Deus, a História, e os personagens, nossa e o filme te prende do começo ao fim!

muito bom!
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Quem é o melhor: McGyver, Jack Bauer ou Cap. Nascimento?? Um dia quiseram ver quem era o melhor: McGyver, Jack Bauer, ou Cap.Nascimento. Chegaram pro McGyver e falaram: A gente soltou um coelho nessa floresta.Encontre mais rapido que os outros e você será considerado o melhor! McGyver pegou uma moeda de 5 centavos no chao, um graveto e uma pedra eentrou na floresta. Demorou 2 dias pra construir um detector de coelhos emfloresta e voltou no 3o dia com o coelho. Dai chegaram pro Jack Bauer e falaram a mesma coisa. Ele entrou correndo nafloresta e 24 horas depois apareceu com o coelho. Pediu desculpas porqueteve q desarmar 5 bombas nucleares, recuperar 15 armas quimicas, escapar deum navio cargueiro que ia pra china e matar 100 terroristas pra chegar ateo coelho. Dai pediram para o Cap. Nascimento ir buscar o coellho. Se ele demorassemenos de 24 horas ele seria o melhor. No que ele respondeu:

- Ta de sacanagem comigo 05? Ce ta de sacanagem comigo ? Você acha que eutenho um dia inteiro pra perder com essa porra de brincadeira 05 ? Tu ehmo-le-que! MO-LE-QUE 05!!! virou-se calmamente para a floresta e gritou:- Pede pra sair!!! Pede pra sair cambada!!!em menos de 5 segundos ja tinha saido da floresta: 300 coelhos, 20jaguatiricas, 50 jacares, 1000 paca-tatu-cotia-nao, o Shrek e o monstrofumaça do Lost.Dai ele gritou:- 02, tem gente com medinho de sair da floresta, 02!- 07, traz a 12! Nisso o Bin laden saiu da floresta correndo!!!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não entendo o desprezo que Cidade de Deus esta tendo depois do lançamento de Tropa de Elite. Antes todo mundo adorava.

 

Pra mim os 2 filmes são fodas, e mais, se adicionam elementos que ajuda na compreensão daquele universo que os 2 filmes juntos não desvendaram totalmente. Eu acho os 2 filmes incríveis, Cidade de Deus com um pé na frente pela edição sensacional.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Adorei o filme! Brilhante!

 

Tão bom que fica difícil analisar porque a idéia era impactar e isto ele consegue fácil. Gostei do roteiro, da direção, da trilha, mas o principal é o conjunto que é genial. É quase um milagre filme nacional com conversa de gente grande.

 

E ainda tem Wagner Moura. 3d17.gif3d26.gif   3d01.gif hehehe

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Agora...

 

Cidade é mais.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Um comentário "viagem" meu. Não sei oq as mulheres vêem no Wagner Moura, ele nao é nada d+ para essa babação exacerbada. Como tenho mania de analisar tudo, penso que as mulheres(e alguns homens) tem tesão no cara, pela associação da pessoa com o personagem. Um sujeito bruto, viril, forte e totalmente na ótica masculinizada.

 

Bob Esponja2007-10-20 18:37:47

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Um comentário "viagem" meu. Não sei oq as mulheres vêem no Wagner Moura' date=' ele nao é nada d+ para essa babação exacerbada. Como tenho mania de analisar tudo, penso que as mulheres(e alguns homens) tem tesão no cara, pela associação da pessoa com o personagem. Um sujeito bruto, viril, forte e totalmente na ótica masculinizada.[/quote'] Bob, eu sempre achei Wagner Moura, muito gato. Ainda vou dar uma pesquisada pra saber em teatro, tv e cinema, qual o primeiro trabalho dele que vi, mas gostei muito de cara.

 

Claro que ver um gato, fazendo um papel tão masculino altera um pouco, vamos dizer assim hehe, a visão do assunto.

 

 

 

Agora, como ver qualquer pessoa arrasando no quê faz é sempre muito atraente... juntou a fome, com o apetite, com a vontade de comer. Entendeu?

 

 

 

gatoooooooooo!! hehehe

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Não entendo o desprezo que Cidade de Deus esta tendo depois do lançamento de Tropa de Elite. Antes todo mundo adorava.

Pra mim os 2 filmes são fodas' date=' e mais, se adicionam elementos que ajuda na compreensão daquele universo que os 2 filmes juntos não desvendaram totalmente. Eu acho os 2 filmes incríveis, Cidade de Deus com um pé na frente pela edição sensacional.
[/quote']

 

cabei de ver.... nada de mais q Cidade de Deus nao tivesse mostrado..e melhor! Dos brasileiros deste ano' date=' fico com O Cheiro do Ralo..magnifico!16[/quote']

 

Cheiro de Ralo fica em segundo do ano em minha lista... Magnífico é pouco pra tamanha perfeição, na boa é um dos melhores filmes que já vi.

 

E meu, Cidade de Deus não mostra tudo que Tropa de Elite mostra, assim como Tropa não mostra o que Cidade de Deus mostra. Pra mim são dois filmes perfeitos e nem gosto de comparar muito. A direção de Cidade de Deus é uma das mais fodas que já vi, apesar de gostar mais de Tropa de Elite como filme. Acho que a diferença é que tropa de elite mostra os usuários de drogas como um grande causador da violência, coisa que Cidade de Deus não mostra, ou se mostra nem consigo lembrar agora. E Tropa de Elite tem um elenco muito melhor além de um roteiro muito mais impactante, Cidade de Deus tem um ritmo mais calmo do que Tropa. Não consigo me lembrar de uma cena tão "feroz" em Cidade de Deus como a cena do Matias calando todos na sala de aula.

 

cidade de deus mostra a realidade dentro da vida e do ponto de vista dos traficantes, dos donos de boca de fumo, já o bope mostra a realidade dentro da vida dos policiais, e do ponto de vista deles, mostra a realidade da classe media...!!

 

são duas referencias diferentes, mas que se aderem. Um filme completa o outro!

 

Concordo com os dois, Cidade de Deus é um primor de filme, e não dever ser minimizado. Eu mesmo preferindo Tropa de Elite, acho Cidade de Deus um filme espetacular, o filme brasileiro mais bem feito, mais bem dirigido, mais bem editado que já vi, no entanto acho Tropa de Elite mais impactante e mais crítico. Mas, como o Gustavo disse, os dois se completam e  juntos formam a realidade do narcotráfico brasileiro retratada com excelência por Meirelles e Padilha, vejo Meirelles como um diretor muito a frente de Padilha.
EdTheTrooper2007-10-20 21:33:27
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Não entendo o desprezo que Cidade de Deus esta tendo depois do lançamento de Tropa de Elite. Antes todo mundo adorava.

Pra mim os 2 filmes são fodas' date=' e mais, se adicionam elementos que ajuda na compreensão daquele universo que os 2 filmes juntos não desvendaram totalmente. Eu acho os 2 filmes incríveis, Cidade de Deus com um pé na frente pela edição sensacional.
[/quote']

 

cabei de ver.... nada de mais q Cidade de Deus nao tivesse mostrado..e melhor! Dos brasileiros deste ano' date=' fico com O Cheiro do Ralo..magnifico!16[/quote']

 

Cheiro de Ralo fica em segundo do ano em minha lista... Magnífico é pouco pra tamanha perfeição, na boa é um dos melhores filmes que já vi.

 

E meu, Cidade de Deus não mostra tudo que Tropa de Elite mostra, assim como Tropa não mostra o que Cidade de Deus mostra. Pra mim são dois filmes perfeitos e nem gosto de comparar muito. A direção de Cidade de Deus é uma das mais fodas que já vi, apesar de gostar mais de Tropa de Elite como filme. Acho que a diferença é que tropa de elite mostra os usuários de drogas como um grande causador da violência, coisa que Cidade de Deus não mostra, ou se mostra nem consigo lembrar agora. E Tropa de Elite tem um elenco muito melhor além de um roteiro muito mais impactante, Cidade de Deus tem um ritmo mais calmo do que Tropa. Não consigo me lembrar de uma cena tão "feroz" em Cidade de Deus como a cena do Matias calando todos na sala de aula.

 

cidade de deus mostra a realidade dentro da vida e do ponto de vista dos traficantes, dos donos de boca de fumo, já o bope mostra a realidade dentro da vida dos policiais, e do ponto de vista deles, mostra a realidade da classe media...!!

 

são duas referencias diferentes, mas que se aderem. Um filme completa o outro!

 

Concordo com os dois, Cidade de Deus é um primor de filme, e não dever ser minimizado. Eu mesmo preferindo Tropa de Elite, acho Cidade de Deus um filme espetacular, o filme brasileiro mais bem feito, mais bem dirigido, mais bem editado que já vi, no entanto acho Tropa de Elite mais impactante e mais crítico. Mas, como o Gustavo disse, os dois se completam e  juntos formam a realidade do narcotráfico brasileiro retratada com excelência por Meirelles e Padilha, vejo Meirelles como um diretor muito a frente de Padilha.

 

 

 

 

 

 

 

pois é, os dois filmes falam de dois lados, de dois mundo, que juntos explicam a realidade do Rio!

 

Cidade de Deus contou a origem e o fim de um dono de boca, influenciando no cotidiano da favela, através das  lentes das cameras do fotografo!

 

já o Bope contou a historia de uma parte da PM que é destinada a controlar o poder do trafico, através das lentes oculares do Nascimento!

 

um entrou no mundo do trafico, o outro entrou no mundo de quem combate o trafico, e a união dos dois fora militares/policiais corruptos que vendem armas pro trafico/fazem negociatas para obter lucro!

 

os dois filmes ajudam a montar um quebra-cabeça interessante, e é uma boa "fonte" para estudar o aspecto socio-politico do país!

 

é claro que esses filmes não servem para nada em termos de fonte para se entender a realidade da violencia e os problemas do brasil. Pois a realidade é muito mais profunda e maior que os filmes retrataram, mas serve para levar para a cultura pop algo mais proximo da realidade e abrir o olhar dos espectadores!
Gustavo Adler2007-10-20 21:58:44
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Não entendo o desprezo que Cidade de Deus esta tendo depois do lançamento de Tropa de Elite. Antes todo mundo adorava.

 

 

 

 

Uma observação... Nunca fui fã da história de Cidade de Deus... Pode até tecnicamente ser muito bom, mas em história, ele é muito ruinzinho, ao meu ver... Não tô em modinha nenhuma de dizer que Cidade de Deus é ruim só pq saiu o Tropa...

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...