Jump to content
Forum Cinema em Cena

Tropa de Elite - O Filme


Thiago Araujo
 Share

Recommended Posts

  • Members

 

 

Extra-foda. Vai direto ao ponto, sem frescuras. Não sabia que o Wagner Moura era tão bom ator, mas pra mim o melhor personagem do filme foi o André Matias, a maneira contida com que o André Matias interpreta o personagem impressiona (a melhor cena que descreve isso pra mim é o olhar inquieto dele para aqueles outros alunos do grupo dele, na aula).

 

9,5/10

 

Shiryu2007-10-15 14:26:35

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 399
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Isso, Shiryu, bem lembrado, o ator que faz o André Matias é ótimo. E quanto ao Wagner Moura, tem uma expressão que eu reservo para alguns trabalhos específicos de alguns atores, quando eles visceram a interpretação e vão muito além do que a gente esperava: eu digo que tal ator está "uma força da natureza" naquele filme. È o caso do Wagner nesse...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tem muitas nuances impressionantes de interpretação (nuances de movimentos, jeito de falar, olhar...) neste filme, a cena em que Wagner Moura está olhando o binóculo e de repente cruza os dedos como se estivesse assistindo a um show e manda o "centa o dedo nesta porra", a cena em que o carinha lá diz diz que é estudante enquanto o Wagner Moura estava interrogando ele ("diz onde está a... você é o q?", o "você é o q" é perfeito), o olhar do Matias, etc.

 

Também tem muitas cenas que parecem ter sido gravadas sem ensaios, como aquela em que os membros do BOPE estão analisando os inscritos aí o coronel diz pro cara com conjuntivete "tá vendo alguma coisa meu filho?", que faz a cena fluir mais natural. Adoro esse tipo de coisa.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Muito bom filme. Pra mim o maior mérito dele, além da questão técnica é o fato de mostrar que não há inocentes. Policiais (corruptos ou incorruptíveis porém cruéis) e bandidos são ambos seres humanos, que devido ao contexto de barbárie que presenciam desde cedo entram em estado de degeneração, passando a defender apenas a própria pele, sem mais terem condições de discernir moralmente seus atos. E o pior é que, na maioria das vezes, isso é irreversível: esses seres humanos já estão perdidos, não têm recuperação.

 

Agora o mais triste é ver a reação das pessoas. Sei que o curioso da arte é ver que uma mesma obra pode provocar diferentes reações, e que a maioria das pessoas tende a ver uma obra como elas são. E nesse caso foi possível uma constatação cruel: a maioria das pessoas tem uma mentalidade extremamente fascista. Não que eu achasse que todo mundo seria solidário, humanista, justo, etc, etc... mas me impressionou muito ouvir pessoas dando gargalhadas em situações absolutamente inadequadas. E vibrando com as ações de tortura. Alçando o Capitão Nascimento à condição de herói. Claro que eu já imaginava que todo esse sucesso do filme não deveria ser pelos seus questionamentos sociais e políticos, mas achava que era pela questão da violência, o pessoal adora cenas de guerra. Agora vejo que, mais do que isso: o pessoal se empolgou mesmo, e acha que o filme defende a maneira de agir do BOPE, e justamente por isso gostam.12

E ainda tem aqueles que também acham que o diretor quis fazer apologia à política de repressão do Estado e não gostaram justamente por isso. 1212

 

Sinceramente, acho que a situação tá fugindo do controle. Se eu fizesse parte da equipe de realizadores do filme não ia querer todo esse sucesso à custa de impressões tão tortas.

Ah, e fazer uma série a partir desse filme... bom, tomara que não, não tem nada a ver, seria ridículo.07
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Tem muitas nuances impressionantes de interpretação (nuances de movimentos' date=' jeito de falar, olhar...) neste filme, a cena em que Wagner Moura está olhando o binóculo e de repente cruza os dedos como se estivesse assistindo a um show e manda o "centa o dedo nesta porra", a cena em que o carinha lá diz diz que é estudante enquanto o Wagner Moura estava interrogando ele ("diz onde está a... você é o q?", o "você é o q" é perfeito), o olhar do Matias, etc.

 

Também tem muitas cenas que parecem ter sido gravadas sem ensaios, como aquela em que os membros do BOPE estão analisando os inscritos aí o coronel diz pro cara com conjuntivete "tá vendo alguma coisa meu filho?", que faz a cena fluir mais natural. Adoro esse tipo de coisa.

[/quote']

 

Todas as cenas em que o Wagner Moura está pressionando, torturando ou dando ordem estão f****. O cara deu a alma dele naquele filme... falava com uma veracidade absurda! Perfeita atuação.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Muito bom filme. Pra mim o maior mérito dele' date=' além da questão técnica é o fato de mostrar que não há inocentes. Policiais (corruptos ou incorruptíveis porém cruéis) e bandidos são ambos seres humanos, que devido ao contexto de barbárie que presenciam desde cedo entram em estado de degeneração, passando a defender apenas a própria pele, sem mais terem condições de discernir moralmente seus atos. E o pior é que, na maioria das vezes, isso é irreversível: esses seres humanos já estão perdidos, não têm recuperação.

 

Agora o mais triste é ver a reação das pessoas. Sei que o curioso da arte é ver que uma mesma obra pode provocar diferentes reações, e que a maioria das pessoas tende a ver uma obra como elas são. E nesse caso foi possível uma constatação cruel: a maioria das pessoas tem uma mentalidade extremamente fascista. Não que eu achasse que todo mundo seria solidário, humanista, justo, etc, etc... mas me impressionou muito ouvir pessoas dando gargalhadas em situações absolutamente inadequadas. E vibrando com as ações de tortura. Alçando o Capitão Nascimento à condição de herói. Claro que eu já imaginava que todo esse sucesso do filme não deveria ser pelos seus questionamentos sociais e políticos, mas achava que era pela questão da violência, o pessoal adora cenas de guerra. Agora vejo que, mais do que isso: o pessoal se empolgou mesmo, e acha que o filme defende a maneira de agir do BOPE, e justamente por isso gostam.12

E ainda tem aqueles que também acham que o diretor quis fazer apologia à política de repressão do Estado e não gostaram justamente por isso. 1212

 

Sinceramente, acho que a situação tá fugindo do controle. Se eu fizesse parte da equipe de realizadores do filme não ia querer todo esse sucesso à custa de impressões tão tortas.

Ah, e fazer uma série a partir desse filme... bom, tomara que não, não tem nada a ver, seria ridículo.07
[/quote']

 

Também não gostei dessa parte. Tipo no cinema em que vi as pessoas riam das cenas do saco plástico... Mas na boa, é culpa do diretor que o povo é assim?

E temos que concordar que esse filme gera muita discussão, quem sabe isso não pode abrir os olhos de alguns cegos. E quanto a atuação do Wagner Moura... Junto com a de Selton Mello em Lavoura Arcaica são as melhores atuações nacionais que eu já vi.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

A Ignorância é foda... Sr negretys20, eu não acabei de dizer que coloquei a assinatura e avatar dele porque admirei a atuação dele e não porque eu acho que o que ele faz no filme é o certo, e você nega (prova da sua ignorância) tudo que eu disse e não tem argumentos inteligentes para defender sua tese, então me poupe cara, mas o senhor é um fanfarrão!!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Você é a prova viva e exemplo de que em geral o povo brasileiro é ignorante. Meus parabéns.10 Agora se eu falo uma frase do Alex (Laranja Mecânica) ou coloco uma sign dele é que tenho desejo de seguir seus conceitos? Cai na real moleque, isso é um fórum de cinema você vai ver os mais diversos personagens nos avatares e sign e nem por isso as pessoas são seguidores dessas personagens.

EdTheTrooper2007-10-15 20:32:13
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Também, mas não sei se você leu minhas mensagens (aparentemente não) e percebeu que não acho justificável os atos do Nascimento.

 

Mas mais ignorante ainda é quem diante de argumentos prefere mudar de assunto do que discutir os argumentos, e este é um dos principais erros do brasileiro, não ouvimos os outros, pois estamos sempre esperando nossa vez de falar.
EdTheTrooper2007-10-15 20:36:05
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ignorante é quem ignora, e é o que você está fazendo. Está ignorando o fato de que eu já afirmei que não idolatro o Bope, e se você foi irônico me desculpe mas não percebi. Ao invés de acabar com a discussão, pois não sei se você percebeu mas tanto eu como você somos contra os atos do Bope, você prefere tentar sair por cima (típico brasileiro), quanto na real estamos andando em circulos. EdTheTrooper2007-10-15 20:41:51

Link to comment
Share on other sites

  • Members


Agente penitenciário tenta suicídio em sessão de Tropa de Elite
Publicado em 15.10.2007, às 20h21

 

Do JC OnLine

O agente penitenciário Ivson Correia de Oliveira Santos, de 39 anos, teria tentado suicídio com um tiro no abdome ao final de uma sessão do filme Tropa de elite, no cinema Multiplex Tacaruna, no Recife. Ivson foi socorrido pelo Serviço Móvel de Urgência (Samu) e levado para o Hospital da Restauração (HR), de acordo com a assessoria de imprensa do centro de compras.
 
A sessão começou às 17h15 desta segunda-feira, na sala 6, que estava lotada. O tiro foi ouvido segundos depois da última cena do filme (que na verdade é um estampido de tiro). Um estudante que estava na sessão disse que o homem estava sentado no fundo da sala e trajava camisa, bermuda e tênis. Segundo essa testemunha, funcionários do shopping carregaram Ivson para fora da sala, onde ele ficou aguardando socorro.

Ivson Correia chegou no HR em estado grave e está passando por uma cirurgia.
 

***********************************************

Polícia não descarta hipótese de tentativa de homicídio em cinema
Publicado em 15.10.2007, às 21h28

Do JC OnLine

A polícia trabalha com três hipóteses para a morte agente penitenciário Ivson Correia de Oliveira Santos, 39 anos, atingido por um tiro na tarde desta segunda-feira (15), durante sessão do filme Tropa de Elite, no cinema UCI Ribeiro Tacaruna, no Recife. A primeira, que coincide com a divulgada pela assessoria de imprensa do centro de compras, seria a tentativa de suicídio. A outra hipótese não descartada é a tentativa de homicídio. Existe ainda a possibilidade de o agente ter sofrido um acidente ao manusear a arma.

De acordo com as informações, o agente penitenciário, que é lotado no Centro de Observação Criminológica e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, teria desferido um tiro no próprio peito. Logo depois foi socorrido pelo Serviço Móvel de Urgência (Samu) e levado para o Hospital da Restauração (HR). Ivson Correia foi submetido a uma cirurgia mas não resistiu ao ferimento e morreu. Um irmão do agente chegou ao HR, mas não quis falar com a imprensa.

De acordo com fontes extra-oficiais ouvidas pelo
Blog de Jamildo, a hipótese de suicídio é bastante plausível, uma vez que ele estava sendo investigado por corrupção. O agente trabalhava em Igarassu e agora estava lotado no Cotel. Saiu de Igarassu para o Cotel justamente porque estava sofrendo investigação interna.

A pistola que desferiu os tiros, uma 380, está em poder da polícia, que revelou ter encontrado, além da bala que atingiu o agente, outro projétil no chão do cinema.
 

Thiago Araujo2007-10-16 01:02:25
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

o filme tá dando o que falar...

 

 

Para governador, é "tupiniquim" intimar diretor de "Tropa de Elite"

 

 

 

 

da Folha de S.Paulo, no Rio

 

 

 

O governador do Estado do Rio, Sérgio Cabral Filho (PMDB), voltou ontem

(15) a criticar a intimação, pela Corregedoria da PM (Polícia Militar),

do cineasta José Padilha e do escritor e ex-policial militar Rodrigo

Pimentel, roteirista do filme "Tropa de Elite". Na semana passada, ele

já aconselhara os intimados a não comparecer à Corregedoria.

 

 

"Você imagina se na Europa ou nos Estados Unidos ficassem

preocupados com o uso, a participação de policiais... Quantos filmes

Hollywood produz por ano em que há cenas de delegacias de polícia, de

carros de polícia?", perguntou Cabral, que definiu a intimação com "uma

bobagem, uma visão absolutamente tupiniquim e atrasada".

 

 

Mais uma vez, o corregedor da PM, coronel Paulo Roberto Paúl,

recusou-se a comentar as declarações do governador, mas disse que, se o

oficial (um tenente-coronel que não quis nomear) encarregado da

investigação julgou necessário intimar o cineasta e o roteirista, eles

devem ou comparecer ou apresentar justificativa consistente para a

ausência.

 

 

"O último recurso é a condução coercitiva", afirmou o corregedor,

referindo-se à situação em que um depoente intimado é levado por força

policial ao local do interrogatório.

 

 

 

Investigação

 

 

O IPM (Inquérito Policial Militar) foi aberto pela Corregedoria para

apurar se policiais atuaram no filme e se os atores usaram armas e

equipamentos do Estado nas filmagens.

 

 

Paúl disse que o inquérito foi aberto a partir de averiguações do

Bope (Batalhão de Operações Especiais), a citada tropa de elite do

título.

 

 

"O encarregado [do IPM] intima e a maioria das pessoas atende

calmamente. É a coisa mais normal do mundo. Isso acontece todo dia,

toda hora, em todo o Brasil. Acho que a pessoa intimada, se tem

problema para depor, deve procurar um advogado", disse o coronel Paúl,

para quem a polêmica em torno do filme e das intimações surgiu a partir

de "um ruído midiático".

 

e tá fazendo sucesso

"Tropa de Elite" supera 700 mil espectadores nos cinemas

 

 

 

 

 

da Folha de S.Paulo

 

 

 

O filme "Tropa de Elite" foi visto no último fim de semana por 400 mil

espectadores no cinema e, desde que foi lançado, já vendeu 700 mil

ingressos, segundo a distribuidora.

 

 

"A Grande Família - O Filme", maior sucesso nacional de bilheteria

este ano, registrou 243 mil espectadores nas salas no segundo fim de

semana e um total de 887 mil duas semanas após o lançamento --o filme

chegou a ser visto por mais de 2 milhões de pessoas nos cinemas e

faturou cerca de R$ 15 milhões.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

cinéfilo2007-10-16 14:41:27

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Assisti ontem a noite o filme e gostei muito do que vi... Um amigo meu que viu a cópia antes da pré-pós-produção disse que o filme final ficou menos ácido... Tô esperando pra ver a cópia pré-pós... Mas, gostei muito do que vi...

 

Wagner Moura realmente escreve em definitivo o nome dele como o melhor ator dos últimos dez anos do cinema/televisão brasileiro... Ele e Selton Mello tão "pau pau"...

 

Tony Montana é uma verdadeira mocinha na beira de Capitão Nascimento e eu tenho certeza de que John Mclane foi o 01 de Nascimento...

 

Gostei muito do cara que fez o Matias... Personagem muito bem desenvolvido e denso pra kct, assim como o Nascimento... Neto também é um personagem interessante, mas um pouco raso...

 

Senti falta de personagem feminino forte... Rosana faz ponta e até poderia ser uma puta personagem, mas não se desenvolve e ainda tem que atuar ao lado de Wagner, que detonou pra kct... E Maria não foi um personagem extremamente mal desenvolvido, mais raso que pires...

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Achei esse filme um pouco de "Aliste-se já no BOPE", mas, tirando isso o filme realmente é muito bom! belo roteiro, e belas atuações.

 

Estou com o amigo acima, Wagner Moura detonou nesse papel e achei muito bom também a atuação do ator que faz o Matias, na qual, esqueci o nome.

 

Mas com certeza eles mostraram um BOPE muito acima do que a gente pode esperar, se fosse assim, a violência no Rio de Janeiro já teria acabado faz tempo!

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Achei esse filme um pouco de "Aliste-se já no BOPE"' date=' mas, tirando isso o filme realmente é muito bom! belo roteiro, e belas atuações.

 

Mas com certeza eles mostraram um BOPE muito acima do que a gente pode esperar, se fosse assim, a violência no Rio de Janeiro já teria acabado faz tempo!

 

[/quote']

 

Não acredito que há uma apologia ao BOPE não... Há sim um mostrar a realidade que alguns policiais do Rio de Janeiro vivem, e os policiais escolhidos são justamente o do BOPE... O filme insere-se dentro de todo um contexto de crítica e dentro da situação desesperadora em que se encontrava, e ainda encontra-se, a segurança pública do Rio de Janeiro... E, mais a mais, deve ter sim um reconhecimento do trabalho de policiais corretos e que fazem o seu trabalho... O problema no povo brasileiro é esse, quando se faz alguma coisa para reconhecer o trabalho dos policiais, já vem um monte de gente falando que tá fazendo propaganda e apologia... Mostra muita violência ali também, mostra tortura e policiais do próprio BOPE se desentendendo por causa de não concordar com tortura...

 

Já sobre a questão de que "se fosse assim a violência no Rio de Janeiro já teria acabado faz tempo", acho que aí faltou uma frase que foi cortada na pós-produção... Na versão "pré-pós" Capitão Nascimento fala no início do filme que são mais de 700 favelas no Rio de Janeiro... O BOPE, devido ao treinamento e devido a conduta deles, infelizmente não tem pessoal suficientemente grande para dar cabo de todas as favelas que existem no Rio de Janeiro... No filme é mostrado apenas o BOPE atuando em uma favela... Duas, pois tem lá a favela do Papa... São mais de 700 no Rio...

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...