Jump to content
Forum Cinema em Cena

Tropa de Elite - O Filme


Thiago Araujo
 Share

Recommended Posts

  • Members

Devo ter entendido sua colacação errada.

 

Mas, entenda o que eu quer dizer: é óbvio que sem o tráfico, a violência do tráfico não existe, mas eu não vejo como culpar o usuário por esse violência. Em última análise o usuário financia a violência.

 

O que gera a violência do tráfico, sinceramente, só posso especular, dizendo que é basicamente a mesma causa da violência em si.
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 399
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Concordo sobre a cena da sala de aula. Uma das mais poderosas do filme

Aliás, acho que mais poderosa ainda é a cena da passeata. Genial. Mesmo. Se o filme surtir certo efeito, quero ver quando o próximo 'Cansei' será organizado. 06

 

 

--

 

Essa discussão do Dook e do Renato abre uma aba interessante.

 

O que vocês acham da legalização das drogas? Acabaria com o tráfico e, conseqüentemente, com a violência?
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mas' date=' entenda o que eu quer dizer: é óbvio que sem o tráfico, a violência do tráfico não existe, mas eu não vejo como culpar o usuário por esse violência. Em última análise o usuário financia a violência.
[/quote']

 

Sem querer vc deu a resposta. Se o usuário financia a violência do tráfico, o vício dele é o fato gerador do tráfico e da violência do tráfico. Logo, o usuário é co-responsável pela violência do tráfico. Sem ele, não existe tráfico e, por consequência, não existe violência do tráfico.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Essa discussão do Dook e do Renato abre uma aba interessante.

 

O que vocês acham da legalização das drogas? Acabaria com o tráfico e' date=' conseqüentemente, com a violência?
[/quote']

 

Acabaria com o tráfico de drogas e com a violência do tráfico de drogas...

 

Mas não é a resposta para acabar com a violência em geral.

 

No mais, acho que o Estado não tem o condão de decidir como seus cidadãos devem SE MATAR... Isso está sendo discutido com mais propriedade num tópico lá no Geral.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Essa discussão do Dook e do Renato abre uma aba interessante.

 

O que vocês acham da legalização das drogas? Acabaria com o tráfico e' date=' conseqüentemente, com a violência?
[/quote']

 

Acabaria com o tráfico de drogas e com a violência do tráfico de drogas...

 

Mas não é a resposta para acabar com a violência em geral.

 

No mais, acho que o Estado não tem o condão de decidir como seus cidadãos devem SE MATAR... Isso está sendo discutido com mais propriedade num tópico lá no Geral.

 

Eu sou contra. Não acho que a saúde da população deva entrar em risco para tentar cobrir um problema. Obviamente, cada indivíduo tem liberdade de escolha. Mas o povo brasileiro é muito ignorante para tentar realizar um discernimento do que é prejudicial, ou não. O álcool nos causa diversos problemas.

 

Como mostra o filme, é bastante simples adquirir drogas. Entretanto, com a legalização.. Acho que seria um caos generalizado.

 

P.S.: Não estou podendo postar lá. 06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mas' date=' entenda o que eu quer dizer: é óbvio que sem o tráfico, a violência do tráfico não existe, mas eu não vejo como culpar o usuário por esse violência. Em última análise o usuário financia a violência.
[/quote']

 

Sem querer vc deu a resposta. Se o usuário financia a violência do tráfico, o vício dele é o fato gerador do tráfico e da violência do tráfico. Logo, o usuário é co-responsável pela violência do tráfico. Sem ele, não existe tráfico e, por consequência, não existe violência do tráfico.

 

Não Daniel... cara, financiar não significa ser a causa. Exemplo, o tráfico não poderia ser feito sem violência?

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Eu sou contra. Não acho que a saúde da população deva entrar em risco para tentar cobrir um problema. Obviamente' date=' cada indivíduo tem liberdade de escolha. Mas o povo brasileiro é muito ignorante para tentar realizar um discernimento do que é prejudicial, ou não. O álcool nos causa diversos problemas.

 
[/quote']

 

Pq o álcool é legalizado então? E o cigarro?

 

Eu explico: conveniência.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
A violência é CONSEQUÊNCIA do tráfico e não causa... Haveria guerra entre traficantes e traficantes e entre estes e a polícia se o tráfico não existisse?

 

Sim, mas qual é a causa da violência? Não é mais uma questão de educação do que financiamento?
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Eu sou contra. Não acho que a saúde da população deva entrar em risco para tentar cobrir um problema. Obviamente' date=' cada indivíduo tem liberdade de escolha. Mas o povo brasileiro é muito ignorante para tentar realizar um discernimento do que é prejudicial, ou não. O álcool nos causa diversos problemas.

 
[/quote']

 

Pq o álcool é legalizado então? E o cigarro?

 

Eu explico: conveniência.

Mas os efeitos colaterais do álcool e do cigarro não incluem alucinações. Não são drogas alucinógenas e, de longe, causam o mesmo efeito. Mas eu concordo.. Por um lado, é conveniência mesmo.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Sim' date=' mas qual é a causa da violência? Não é mais uma questão de educação do que financiamento?
[/quote']

 

Qual a causa da violência do tráfico? O próprio tráfico... E como o tráfico é gerado pelo vício do usuário tem-se que o usuário é responsável indiretamente pela violência do tráfico.
Dook2007-10-08 15:05:17
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Sim' date=' mas qual é a causa da violência? Não é mais uma questão de educação do que financiamento?
[/quote']

 

Qual a causa da violência do tráfico? O próprio tráfico... E como o tráfico é gerado pelo vício do usuário tem-se que o usuário é responsável indiretamente pela violência do tráfico.

 

Não consigo concordar com isso.  O financiamento não é a causa da violência... um exemplo: o cigarro mata por que você financia, ou mata por que você fuma?

 

OBS: que atos de violência estamos falando?
Renato2007-10-08 15:12:37
Link to comment
Share on other sites

  • Members
um exemplo: o cigarro mata por que você financia' date=' ou mata por que você fuma?[/quote']

 

Ok, esse foi o exemplo mais estúpido que já li em 4 anos de fórum... 06

 

OBS: que atos de violência estamos falando?

 

OMG!!! Vc não sabe de que atos estamos falando?? 1313

 

Façamos o seguinte: releia os posts, descubra a que violência estou me referindo e aí a gente continua o debate...

 

06
Link to comment
Share on other sites

  • Members
 

Ok' date=' esse foi o exemplo mais estúpido que já li em 4 anos de fórum... 06[/quote']

 

Nem tanto, vai?06

 

 

OMG!!! Vc não sabe de que atos estamos falando?? 1313

 

Não sei mesmo. Volência qe você diz é o roubo? Latrocínio? Tiroteio?

 

Faz o seguinte, já que você não consegue entender meu ponto de vista (por culpa minha, provavelmente), me explica como a violência do tráfico é gerada pelo usuário e não apenas financiada por ele. Você não consegue ver essa difereça, Daniel?

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

bom, entrando na questão que o rike colocou.

eu acho que não deve ser legaziado por alguns motivos.

 

1) mesmo que fosse legalizada e o tráfico acabasse, iriam prontamente substituir as drogas e traficar outra coisa... qualquer que seja.

 

2) se fosse legalizada, isso se tornaria um caos... ia ter drogado para tudo que é lado. como o rike disse, ter LSD por aí não é uma boa idéia.

 

3) se fosse legalizado, acho que o estado deveria fazer campanhas e lançar informações sobre as drogas (mesmo que mínimo, acho que poderia salvar algumas pessoas)... o que nunca iria ocorrer. 06
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Não sei mesmo. Volência qe você diz é o roubo? Latrocínio? Tiroteio?

 

Faz o seguinte' date=' já que você não consegue entender meu ponto de vista (por culpa minha, provavelmente), me explica como a violência do tráfico é gerada pelo usuário e não apenas financiada por ele. Você não consegue ver essa difereça, Daniel?

 
[/quote']

 

Eu acho que é você quem não consegue enxergar o óbvio... Mas vou explicar como se tivesse 6 anos:

 

Usuário de droga --> compra droga com traficante --> traficante começa a estabelecer seu território de venda graças aos usuários que compram dele, o que gera conflitos com outros traficantes --> guerra entre grupos de traficantes resultando na morte de inocentes e derramamento de sangue --> a guerra entre traficantes atrai policiais que aparecem para pôr ordem no galinheiro gerando mais mortes e derramamento de sangue.

 

Quem começou esse processo todo? Tire ele da equação e veja o que acontece com o quadro todo.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Daniel, está bem explicadinho, valeu02

Mas creio que alongou demais o nexo de causalidade

 

Vou tentar fazer para crianças de 28 anos.06

Vamos recorrer a wikipedia:

 

"Violência é um comportamento que causa dano a outra pessoa, ser vivo ou objeto."

 

Ou seja, temos a equação:

 

violência + tráfico = violência do tráfico (até aqui tudo bem).

 

Mas excluindo a violência o que sobra? O tráfico. Ou seja, o tráfico financiado pelos riquinhos continua existindo sem violência. E é só essa a minha questão. A possibilidade de existir o tráfico sem violência, que "exime" de culpa aqueles que financiam.

 

Até agora você apontou a outra alternativa, que é eliminar o tráfico da equação. E aí não teríamos violência do tráfico, mas apenas a violência pura.

 

Acho que agora consegui explicar06
Renato2007-10-08 18:00:55
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...