Administrators Pablo Villaça Posted February 16, 2007 Administrators Report Share Posted February 16, 2007 http://www.cinemaemcena.com.br/frm_Criticas_Detalhe.aspx?cod_filme=4798&ID=8866&tipo=criticas Quote Link to comment
Members Conan o bárbaro Posted February 16, 2007 Members Report Share Posted February 16, 2007 Boa crítica...também achei superior à Conquista da Honra. Mas não concordo com o seguinte trecho: "Infelizmente, Cartas de Iwo Jima acaba decepcionando em seu propósito principal de fazer um contraponto imparcial a A Conquista da Honra: sem resistir ao impulso de humanizar os norte-americanos, o roteiro de Yamashita inclui duas cenas péssimas com este objetivo: aquela em que um soldado capturado pelos japoneses conversa com o sofisticado barão Nishi (Ihara) e outra em que este lê uma carta escrita pela mãe do militar norte-americano. Além de maniqueístas e artificiais, estas cenas tentam fazer pelos combatentes dos Estados Unidos algo que A Conquista da Honra jamais tentou fazer pelos japoneses, desequilibrando a dupla jornada de Eastwood por Iwo Jima (nem mesmo a inclusão de uma cena em que um soldado ianque comete uma terrível crueldade reequilibra a equação, já que ele é claramente retratado como um exemplo isolado, horrorizando até mesmo seu colega de farda)." Não acho que dê para colocar os dois filmes em pé de igualdade numa equação. Se por um lado, os americanos teriam vantagem quantitativamente, qualitativamente os japoneses ganham. Cartas de Iwo Jima é bem mais eficaz no tratamento dos personagens japoneses. Para mim, maniqueísta seria esperar uma compensação exatamente igual em ambos os filmes. Se algo semelhante tivesse sido feito em A Conquista da Honra, Cartas de Iwo Jima perderia um pouco da atração principal. Apesar de serem filmes retratando pontos de vista distintos do mesmo evento, cada um tem umpropósito diferente. O lado japonês explora muito mais o conflito em si na ilha, e o lado americano acaba tendo um pé na política e no pós-conflito. Quote Link to comment
Members Administrator Posted February 17, 2007 Members Report Share Posted February 17, 2007 Como ainda não vi "A Conquisa da honra" não posso formar uma boa opinião. Mas no Carnaval, sem dúvida verei o filme e formar minha opinião. Pretendo tb ver os filmes-pipoca "Mais estranho que a ficção" e "Déjà Vu". Quote Link to comment
Members Administrator Posted February 21, 2007 Members Report Share Posted February 21, 2007 Também gostei mais de Cartas do q de A Conquista da Honra. Quote Link to comment
Recommended Posts