Jump to content
Forum Cinema em Cena

Cartas de Iwo Jima


Recommended Posts

  • Members

Boa crítica...também achei superior à Conquista da Honra. Mas não concordo com o seguinte trecho:

 

"Infelizmente, Cartas de Iwo Jima acaba decepcionando em seu propósito principal de fazer um contraponto imparcial a A Conquista da Honra: sem resistir ao impulso de humanizar os norte-americanos, o roteiro de Yamashita inclui duas cenas péssimas com este objetivo: aquela em que um soldado capturado pelos japoneses conversa com o sofisticado barão Nishi (Ihara) e outra em que este lê uma carta escrita pela mãe do militar norte-americano. Além de maniqueístas e artificiais, estas cenas tentam fazer pelos combatentes dos Estados Unidos algo que A Conquista da Honra jamais tentou fazer pelos japoneses, desequilibrando a dupla jornada de Eastwood por Iwo Jima (nem mesmo a inclusão de uma cena em que um soldado ianque comete uma terrível crueldade reequilibra a equação, já que ele é claramente retratado como um exemplo isolado, horrorizando até mesmo seu colega de farda)."

 

Não acho que dê para colocar os dois filmes em pé de igualdade numa equação. Se por um lado, os americanos teriam vantagem quantitativamente, qualitativamente os japoneses ganham. Cartas de Iwo Jima é bem mais eficaz no tratamento dos personagens japoneses. Para mim, maniqueísta seria esperar uma compensação exatamente igual em ambos os filmes.

Se algo semelhante tivesse sido feito em A Conquista da Honra, Cartas de Iwo Jima perderia um pouco da atração principal. Apesar de serem filmes retratando pontos de vista distintos do mesmo evento, cada um tem umpropósito diferente. O lado japonês explora muito mais o conflito em si na ilha, e o lado americano acaba tendo um pé na política e no pós-conflito.
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...