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Widescreen ou Fullscreen?


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Widescreen ou Fullscreen?  

32 members have voted

  1. 1. Widescreen ou Fullscreen?

    • Widescreen
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  • Members

Não é boXta nenhuma disso.

 

Nos DVDs players, o meu por exemplo um Panasonic, te dá várias opções de enquadramento, vc pode deixar em Auto, Default, formato europeu e etc, dessa forma sumindo com as barras e perdendo bem pouco da imagem lateral, não confundir com Zoom que deteriora a imagem.

 

 

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Tanto faz' date=' se for Wide numa TV comum lá vem as tarjas, se for full e assistir numa LCD lá vem as tarjas, mas nos lados. Então foda-se. É tudo uma boXta.

O filme automaticamente deveria se encaixar na tela que é assistida e pronto.
[/quote']

Ah sim, claro. Também não entendo porque que colocam as malditas faixas pretas tapando um pedaço do filme.
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Que lesado. É IMPOSSÍVEL fazer com que a imagem preencha toda a tela sem dar zoom ou deteriorar a imagem. Einstein...

 

O meu faz, o seu ultra PS3 não faz, hahahahahaha.

 

Não sabe a diferença de enquadrar e Zoom.

 

Enquadrar e fzr um perimetro na imagem e exibir, o Zoom pega o centro da fita e aumenta, entendeu?

 

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Não é boXta nenhuma disso.

Nos DVDs players' date=' o meu por exemplo um Panasonic, te dá várias opções de enquadramento, vc pode deixar em Auto, Default, formato europeu e etc, dessa forma sumindo com as barras e perdendo bem pouco da imagem lateral, não confundir com Zoom que deteriora a imagem.
[/quote']

 

Hahahahahahahahhaa... E a criança ainda acha que isso é 'enquadrar adequadamente' a imagem...
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Não é boXta nenhuma disso.

Nos DVDs players' date=' o meu por exemplo um Panasonic, te dá várias opções de enquadramento, vc pode deixar em Auto, Default, formato europeu e etc, dessa forma sumindo com as barras e perdendo bem pouco da imagem lateral, não confundir com Zoom que deteriora a imagem.
[/quote']

Bem pouco mesmo. Faz isso com Ben-Hur que você perde mais da metade do filme.
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Quem tem problemas com as barras negras (ou melhor, com o tamanho da imagem), tenho uma solução simples: passe a assistir filmes no monitor de computador (de preferência um de 19 polegadas) que já vai se acostumando.

 

Ou então compre uma TV lá pelas 30 ou 40 polegadas, convencional mesmo (e não Widescreen), assistindo a no máximo uns 2 metros de distância, que já vai quebrar o galho.

 

Todos os filmes exibidos no cinema estão no aspecto original. Como a tela é enorme, ninguém se importa com a presença das barras.

 

Se eu fosse fabricante de aparelho de DVD (e TV) removeria esses "ajustes" de zoom e enquadramento. Os ajustes só deveriam ser utilizados pra corrigir a imagem, não detonar o enquadramento original (que é o melhor) ou piorar a qualidade (zoom).

 

Quando falo em corrigir, me refiro ao tipo da TV. Quem tem TV 4x3 (convencional), deve ajustar o DVD em 4x3 Letterbox, não em 4x3 Pan Scan ou 16x9 Wide (esse último sim, serve pra TV Wide).

 

 

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Vamos lá. Eu quis simplificar e acabei complicando, pois me expressei mal. O Dook está certo no que ele disse.

 

Simples' date=' no ANAMÓRFICO, o que está gravado no

disco é o filme na íntegra, em seu formato de tela correto, SEM FAIXAS

PRETAS.[/quote']

 

Hein?? 09

 

E filmes 2,35:1? E filmes como Ben-Hur que são 2,75:1?? Esses

filmes tem tarjas tanto no letterbox quanto no amamórfico... A

diferença é o tamanho, pois o anamórfico permite o aumento da resolução

da imagem para se encaixar na TV...

 

Quando você coloca um DVD com filme anamórfico para

ser reproduzido em uma TV convencional 4x3' date=' como o aspecto de tela do

filme e da TV não são os mesmos, a TV CRIA BARRAS PRETAS SUPERIORES E

INFERIORES PARA PREENCHER O ESPAÇO ONDE NÂO HÁ NADA GRAVADO. [/quote']

 

Essa foi ótima... 'a TV cria barras pretas'... 06

 

Again, voltamos ao caso de filmes 2,35:1 que tem tarjas tanto no modo anamórfico quanto no modo letterbox...

 

Sim, você está certo. Quando eu escrevi isso eu pensei em filmes em 1.78:1. Filmes em 2.35:1 tem sim barras para preencher a tela de uma TV 16x9.

 

 

 

Já quando você toca esse mesmo DVD em uma TV

widescreen ela faz a mesma coisa caso o aspecto do filme tenha tela

mais larga do que 1.78:1' date=' como o 2.35:1, por exemplo. Ou seja, o DVD

com vídeo anamórfico SE ADAPTA A QUALQUER TV, SEJA QUAL FOR O SEU

ASPECTO, pois quem CRIA as barras pretas é a TV onde está sendo

reproduzido.

[/quote']

 

Não existem TVs de aspecto 2,35:1... Os DVDs anamórficos são

feitos para rodarem em TVs com aspecto 1,78:1... Por isso as tarjas no

2,35:1 que, como vc já disse, é um formato mais largo do que a tela da

TV...

 

Agora uma perguntinha capiciosa: pq não aparecem tarjas em filmes

com aspecto 1,66:1, sendo que este aspecto é MENOR que o aspecto das

TVs Widescreen?

 

Isso mostra que eu me expressei mal e você não entendeu o que eu disse. Quando eu disse que existe TV em 2.35:1? Eu estava me referindo ao aspecto de filmes. A parte grifada está corretíssima.

 

Sobre filmes 1.66:1 em TVs widescreen as barras tem que ser laterais obviamente.

 

Já no caso do LETTERBOX ocorre exatamente o

contrário. Aqui as barras pretas JÁ ESTÃO GRAVADAS NO DISCO JUNTO COM O

FILME E A TV NÃO CRIA NADA' date=' APENAS EXIBE A IMAGEM GRAVADA NO DISCO.

[/quote']

 

Parcialmente correto... o letterbox exibe exatamente aquilo que vc

está vendo, sem mais nem menos. A diferença é que o DVD anamórfico

permite o aumento de resolução em 33% da imagem. Apenas isso...

 

Exato. Quando eu disse que o anamórfico condensa a imagem eu me referia ao aumento de resolução da imagem, mas escolhi pessimamente as palavras.

 

No LETTERBOX 4x3' date=' o filme é gravado exclusivamente

para ser exibido em uma TV 4x3. O aspecto de imagem gravado no disco é

1.33:1, incluindo aí o filme em widescreen mais as barras pretas que

estão gravadas junto com ele. E quando um DVD desse tipo é exibido em

uma TV widescreen, a imagem é apresentada com quatro barras nos quatro

cantos da TV justamente por isso. AS BARRAS LATERAIS SÃO CRIADAS PELA

TV 16X9 PARA PREENCHER O ESPAÇO VAZIO, ENQUANTO QUE AS BARRAS SUPERIOR

E INFERIOR JÁ ESTÃO GRAVADAS NO DISCO E A TV APENAS EXIBE ISSO.

[/quote']

 

Tem a sua lógica, mas não acho que num DVD anamórfico as barras

superiores e inferiores sejam criadas pela TV... Uma TV convencional

pra lá de analógica não tem como criar esse tipo de coisa...

 

Aliás, tente pegar um DVD anamórfico, colocar numa TV Widescreen

mas com seu player ajustado para exibir formato letterbox 4:3 e veja o

que acontece...

 

Sim, nesse lance da TV criar barras pretas eu admito que falei merda. A  certeza que eu tinha é que essas barras eram criadas. Mas na verdade quem cria não é a TV, e sim o DVD player. Veja o seguinte exemplo:

 

Imagine um DVD anamórfico com um filme em 2.35:1 exibido em uma TV 4x3 convencional. O 2.35:1 do filme mais as barras pretas no DVD anamórfico formam uma imagem 16x9 ou 1.78:1, já que os DVDs anamórficos são feitos para TVs 16x9 certo? Logo, essa imagem 16x9 não será capaz de preencher a tela de uma TV 1.33:1. O que acontece?

 

Se o DVD player estiver configurado para o formato widescreen 16x9 a imagem é esticada para cime e para baixo, pois o player "entende" que está enviando a imagem para uma TV wide e a envia na íntegra, exatamente o que está gravado no disco. A TV, para preencher o espaço da tela 4x3 que falta, estica a imagem.

 

Se o player estiver configurado para o formato letterbox, ele envia para a TV, além da imagem 2.35:1 do filme mais as barras pretas do disco anamórfico, mais duas barras pretas para formar uma imagem 4x3. São essas barras que são criadas e que tem coloração mais escura que as barras do disco.

 

 

Já no LETTERBOX 16x9 ocorre o mesmo' date=' com a diferença

de que nesse caso as barras pretas estão gravadas no disco para que o

filme preencha uma tela com aspecto 16x9, ou seja widescreen. E isso só

é possível para filmes cujo aspecto de tela seja mais largo que 1.78:1.

Por exemplo, o DVD do filme Halloween veio em letterbox 16x9, ou seja,

o filme, que originalmente tem um aspecto de tela de 2.35:1 recebeu

pequenas barras pretas em cima e em baixo para que a imagem real

gravada no DVD tenha um aspecto 16x9.

[/quote']

 

Isso não procede... todo DVD 2,35:1 que eu tenho (inclusive

Halloween) tem pequenas tarjas em cima e embaixo quando os exibo na

minha TV widescreen... Quer dizer que eles são TODOS 'letterbox 16x9'

apesar da especificação técnica dizer widescreen anamórfico?? 17

 

06

 

Já admiti que falei besteira. Eu me confundi porque a edição de Halloween que tenho é aquela lançada recentemente pela Spectra Nova, e a especificação técnica que consta na capa é letterbox 16x9 e não anamórfico.

 

Mas coloquei esse DVD no computador agora para tirar a prova e vi que na verdade ele é anamórfico mesmo. Informação errada na capa.

 

Hahahahahahaha... Essa foi a melhor de todas... Se o PC exibir o filme

SEM barras pretas' date=' o filme é FULLSCREEN e não widescreen anamórfico...

[/quote']

 

Eu estava me referindo a filmes em 1.78:1, ou você acha que eu não sei a diferença entre wide e full? Por favor né.

 

Filmes anamórficos em 1.78:1 não possuem barras pretas.

 

 

 

 

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Ufa, finalmente chegamos num consenso! 06

 

Só alguns coments:

 

a) Filmes anamórficos 1,78:1 só não terão barras pretas se exibidos em modo anamórfico numa TV Widescreen (ou monitor de PC wide, tanto faz). Do contrário, vc verá tarjas... Menores que as de filmes 2,35:1 mas ainda assim são tarjas.

 

B) Vc prestou um esclarecimento incrível, no meio da discussão: esta versão de Halloween é anamórfica. Vou avisar ao Ruby para comprar... 05

 

c) A denominação 'letterbox 16x9' é uma 'gambiarra' tecnicamente equivocada que expressa uma verdade: um DVD anamórfico que também é letterbox. Portanto, quando ver essa informação de novo, corra pro abraço: a chance do DVD ser anamórfico é grande.
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Também existem monitores Widescreen, da mesma forma que monitores quadrados (4x3).  03

 

Eu prefiro ver tudo na TV convencional, pois lá pelo menos as produções que estão em 4x3 ou no ultrapassado sistema que não é anamórfico não sairão tão prejudicadas.

 

Se a imagem Wide (1.78:1, 1.85:1 pra cima, e tudo anamórfico) nesse tipo de TV é melhorada em relação à TV convencional (qualidade da imagem), eu não sei.

 

Mas o lugar de vídeos em fullscreen é na TV convencional, não na TV Widescreen. 03

 

E esse texto do Cinedie que eu colei reflete também as propagandas daqueles que vendem TVs Widescreen, que só sabem exibir as vantagens e nunca alertam os poréns (as TVs de plasma e o efeito burn-in que o digam).

 

 

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  • Members

Não me refiro a visão do diretor e nem mutilar o filme, cortando a metade da imagem.

Sim, tem tarjas mesmo usando TV Wide, mas pra retirar, é só enquadrar, assim vc perde bem pouco das laterais, e claro que fzr isso numa TV de tubo não dá ou fica uma merda, mas refiro as TVs Wide, nessas o modo de enquandrar é muito bem vindo, principalmente pra retirar aquelas tarjas de pouco centímetros. Tirar o enquadramento hj seria regresso, pois foi pra sanar esses casos que isso vem pra pelo menos minimizar, comprei uma TV de 46" pra usar inteira e não em partes.

 

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Sr. Maki você já cumpre uma advertência, se não moderar o linguajar vai engatar em outra.

 

 


Nacka2007-09-14 10:44:33
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  • 3 weeks later...
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Além do mais não se esqueçam que mesmo numa TV wide dá para assistir sem problemas um filme full no seu formato original - só que daí as tarjas ficarão nas laterais. Essa conversa do David de que prefere ver tudo em TV convencional 4:3 é porque ele não tem grana para investir numa TV nova 16:9 hehehe! 06

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  • Members
Não entendo pq as pessoas são tão burras e têm tanta dificuldade pra perceber q as tarjas não cobrem o filme' date=' pq não tem nada ali pra cobrir, e q a versão full é q corta o filme. Isso é tão difícil de entender? 09.gif [/quote'] 06.gif 06 Preferem ver os filmes com todas as cenas cortadas a não usarem TODA a tela que compraram.
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  • Members

Se a pessoa tem a TV em formato Widescreen, concerteza é melhor ver o filme em Widescreen.

Mas se a pessoa tem a TV em formato Fullscreen, concerteza é melhor ver o filme em Fullscreen.

 

Pessoal, isso é uma lógica.

 

Eu mesmo, a minha TV 29' Polegadas é formato Fullscreen, quando eu assistu um filme em Widescreen, muitas vezes eu não quero assistir o filme em Widescreen, então configuro no Display, o filme fica "esticado", o que sinceramente para mim, é uma merda, prefiro ver mil vezes sem as malditas barras do Widescreen, do que o filme todo "distorcido" e "esticado".

 

Claro, quem tem uma TV Widescreen, vai me criticar, mas pode me criticar a vontade.
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  • Members

Q diferença faz se a gente vê ou não as tarjas 09? Se elas fossem verde-limão-neon, no estilo Joel Schumacher, eu entenderia. Mas do jeito q elas são, é lerdeza ficar distraído com as tarjas e preocupado com elas. Não importa se aparecem ou não, pq elas não incomodam em nada, o importante é q o filme não fique cortado. Mesmo q seja numa tv de 14 polegadas.

Lucy in the Sky2007-09-30 18:09:26
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  • Members

Solução: Compre uma TV bem maior ou assista os filmes mais próximos dela (uma solução mais barata: compre um monitor de 19 (pode ser CRT mesmo) e passe a assistir vídeos em Widescreen nele). Detonar, distorcer o melhor enquadramento (aspecto original) só pela ânsia de se preencher a tela só vai prejudicar a sua experiência na hora de assistir.

 

A questão aqui não é o quanto se perdeu ou deixou de se ganhar, mas o enquadramento original, no qual o filme foi projetado. Tanto que há versões em Tela Cheia que não possuem cortes violentos mas acrescentam imagem irrelevante (mais chão, mais céu...).

 

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  • Members
Tem gente q reclama pq a imagem fica "só uma tirinha no meio da tela", e se a pessoa tem uma TV pequena é ruim, só não é pior do q perder uma parte do filme. Mas reclamar pq tá vendo as tarjas... 09 O importante é ver tudo o aquilo q o diretor colocou na cena, do jeito q ele colocou na cena. Sem cortes ou esticamentos.
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  • Members

Isso mesmo... Para nós, cinéfilos, o que importa realmente é o que o diretor escolheu mostrar... Mas temos que entender que tem milhões de pessoas que não se importam com isso e só querem ver o filme na tela toda, não importa o quanto você explique isso para a pessoa... Eu já sofri muito com isso, mas como não gosto de insultar pessoas, fico calado para não chamar de burro...

 

Aliás, minha resposta à enquete é a seguinte: quanto a um DVD ser wide ou full, isso depende de como o diretor filmou claro... hehehe... De olhos bem fechados é full, claro, afinal Kubrick assim o projetou.

 

Mas quanto a ver filmes em tvs wide ou "full" (convencional), não sei responder pois nunca vi filme em uma tv widescreen... Aliás, sempre respeitaria o formato original, vendo com tarjas horizontais numa tv convencional e tarjas verticias em uma tv widescreen, caso os filmes não se adaptassem a cada tipo de tv...

 

PS: Odeio chegar num lugar em que vão ver um filme e dão zoom quando começa e vêem as tarjas pretas... Eu acho muitas vezes melhor ficar calado pq só estaria desperdiçando saliva....
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PS: Odeio chegar num lugar em que vão ver um filme e dão zoom quando começa e vêem as tarjas pretas... Eu acho muitas vezes melhor ficar calado pq só estaria desperdiçando saliva....
Se eu fosse fabricante removeria esses recursos do DVD ou da TV... partindo do pressuposto de que a única utilidade deles é essa (e não outra importante). Assim, todo mundo que comprasse não poderia distorcer a imagem.

 

Entendam que no cinema, todos os filmes aparecem no aspecto original. Se a imagem está pequena, a solução é comprar uma tela maior, ou ver mais perto.

 

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  • Members

PS: Odeio chegar num lugar em que vão ver um filme e dão zoom quando começa e vêem as tarjas pretas... Eu acho muitas vezes melhor ficar calado pq só estaria desperdiçando saliva....

 

Esses ignorantes nem ligam pra quantidade de filme q some, pq qnd a gente dá zoom, percebe o quanto se perde dos lados. Pra eles aquilo é descartável. E tbm não ligam se a imagem fica esquisita.

 

Da última vez q eu assisti Cassino, numa das cenas eu pensei: "q enquadramento lindão". Daí eu dei zoom, só pra ver a merda q ia ficar, e ficou mesmo, o enquadramento lindão acabou. Agora vai explicar isso aos não cinéfilos...

 

E ainda tem gente q acha q as tarjas pretas servem pra cobrir uma parte do filme.

 

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