Jump to content
Forum Cinema em Cena

Widescreen ou Fullscreen?


Cavalca
 Share

Widescreen ou Fullscreen?  

32 members have voted

  1. 1. Widescreen ou Fullscreen?

    • Widescreen
      105
    • Fullscreen
      13


Recommended Posts

  • Members

Ia abrir um tópico novo, mas acho que o que tenho a falar, cabe neste.

 

 

 

Sobre o que já foi comentado:

 

 

 

Bem legal a discussão, apesar das brigas e implicâncias.

 

Minha opinião é a seguinte:

 

Prefiro o formato original do filme, geralmente Widescreen. Mas quando tinha uma TV de 21" não gostava das tarjas pretas. Naquela época, mesmo sabendo dos cortes preferia filmes em fullscreen, para ter um aproveitamento maior da tela da TV, mesmo em detrimento do filme. Em muitos filmes Fullscreen a perda não incomodava tanto, pois na maioria dos casos, a imagem periférica não era essencial para o entendimento do filme. E naquela época, ter TVs em Widescreen era algo muito distante da minha realidade.

 

 

 

Hoje, tenho uma TV de LCD de 32", a maioria dos meus DVDs são em formato Widescreen. Mas nunca deixo de comprar filmes que eu gosto quando não há versão Wide. Eu realmente só me incomodo quando cortam os atores em cena ou algum detalhe importante para o entendimento do filme. Mas é claro que só compro Full quando não há outra opção.

 

 

 

---

 

 

 

Mas o que gostaria de acrescentar aqui, não é referente a filmes em sim, mas seus Extras.

 

Comprei recentemente o DVD Duplo de A.I. (Inteligência Artificial). No verso da Caixa está escrito:

 

 

 

FORMATO DE TELA DO FILME: 16X9 WIDESCREEN ANAMÓRFICO

 

EXTRAS: VARIADOS

 

 

 

O filme rodou com a tela da TV totalmente preenchida e sem distorção, como esperado.

 

 

 

Já nos Extras, aconteceu algo que era inédito para mim até então, vou demonstrar nas figuras.

 

 

 

Nesta primeira imagem, temos uma imagem preenchendo toda a tela da TV Widescreen:

 

 

 

ai1j.jpg

 

 

 

Ainda no mesmo Extra, mostram uma cena aleatória do filme, mas ao invés de manterem em Widescreen, deixaram uma imagem que foi previamente ajustada em Letterbox para ser exibida numa TV comum (1.33:1). Nessa TV comum teríamos apenas as tarjas horizontais (2). Mas quando essa mesma imagem é exibida numa TV Widescreen, são adicionadas mais 2 tarjas verticais (1) chamadas "Pillarbox", resultando num "Windowbox (3)"!:

 

 

 

ai2g.jpg

 

 

 

Neste artigo (em inglês, explica isso muito bem):

 

http://en.wikipedia.org/wiki/Letterbox

 

 

 

Eu me senti incomodado com esses extras que ficam dentro de "molduras", pois sei que o formato de tela original se adequaria perfeitamente na minha TV. Sou cinéfilo, também me incomodo quando cortam uma parte relevante do filme para deixar em Fullscreen, por outro lado, também gosto de aproveitar ao máximo as tecnologias disponíveis. Por exemplo: Se posso gravar um CD-R no meu computador em 3 minutos, para que vou gravar numa velocidade mais baixa e gastar 15 minutos?

 

Da mesma forma, me incomodo em ver uma tela grande mal aproveitada.

 

 

 

Mas isso é só para ilustrar mesmo. Sendo assim, a grosso modo, temos:

 

 

 

Letterbox: Tarjas pretas inseridas horizontalmente em filmes para preservar o formato de tela 16x9 em TVs comuns.

 

 

 

Pillarbox: Tarjas pretas inseridas verticalmente para preservar o formato 4x3 em TVs Widescreen (16x9)

 

 

 

Windowbox: Uma "moldura" (tarjas tanto horizontais, quanto verticais) que ocorre, quando o vídeo exibido já possui uma adaptação em Lettebox por exemplo é exibido numa TV Widescreen que aceitaria o formato original do filme (sem a adaptação)

 

 

 

O que quis motrar é que não há pra onde ocorrer: No passado víamos os filmes com tarjas horizontais. Agora, quem tem DVDs Fullscreen em sua coleção, terá tarjas verticais.

 

E surgiu uma nova categoria que eu pelo menos não esperava, uma moldura completa!

 

 

 

Cada um tem seus: gostos, necessidades, preferências, condições, etc...

 

Mas não concordo em ficar menosprezando pessoas que optam ou se aceitam DVDs Fullscreen. Acho que, por opção, a maioria da galera compra Widescreen mesmo. Mas e quando não há opção? Quando não tem a versão Widescreen lançada no Brasil?

 

"Resposta: Compra importado!" Sim é claro, mas isso se tiver legenda em português ou se a pessoa for fluente na língua original do filme.

 

 

 

O boicote a filmes Fullscreen é uma opção válida, eu a admiro. Mas é muita hipocrisia falar em não assistir o filme de jeito nenhum. E muitos anos atrás, quando só se tinha acesso a TV e ao VHS e o filme não saía nos cinemas brasileiros, o que essas pessoas faziam? Viajavam para o Exterior? Alugavam o rolo do filme?

 

 

 

"Why so serious?"

 

 

 

Um abraço pessoal! E tenho dito que não quis, nem quero ofender ninguém.

Link to comment
Share on other sites

  • 12 years later...
  • Members
On 11/27/2007 at 8:29 PM, Highlander said:

Olha eu pefiro o formato original sempre. Sim é dose ver mutilado em full, mas... Eu aprendi a amar os filmes assistindo eles em VHS, sendo 99,9999% em full, aliás não só eu, mas acho q todo mundo q  tem mais de uns 18 ou 20 e poucos anos de idade começou assistindo em VHS. Eu curtia filmes pra caramba em full, embora por ignorância, eu não sabia q eles eram cortados, mutilados... Então, dá pra sobreviver vendo um ou outro em full, embora seja pior, embora o formato original seja a obra completa, embora, vá lá, seja sacrilégio ver em full, eu tenho aqui alguns, principalmente coisa q eu curto muito e q passei de VHS pra DVD-R pq não existe edição em DVD...

 

Cada caso é um caso. Eu já tentei assistir um filme em VHS numa época onde ele não era mais popular, nem mesmo como mídia secundária. Ora, se eu fiz isso era porque quis e não porque "não tinha opção". Mas felizmente ou infelizmente acabei não conseguindo assisti-lo. Aliás, mesmo na última vez que assisti um filme em VHS ele já não parecia tão popular, porque além de não ter visto com freqüência nas locadoras prateleiras com VHS (pra mim eles deveriam ficar escondidos que nem os filmes eróticos), todo momento ficavam aparecendo aquelas drogas de linhas estáticas que ameaçavam cobrir a imagem toda. Isso inclusive foi o motivo pelo qual não assisti aquele filme. Não venham dizer que isso é algo comum, se essa mídia realmente fosse popular as pessoas dariam um jeito de acabar com esses problemas. Se não fazem isso é porque a mídia não é popular, então não faz sentido terem trabalho pra conservar algo que poucas pessoas vão usar. Talvez em outras cidades o VHS fosse mais popular, mas na minha parecia ter morrido faz tempo.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...
  • 1 month later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...