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Caos nos Aeroportos


Marko Ramius
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Porém é fundamental tomar alguma atitude' date=' uma coisa que os responsáveis pela estrutura aérea já vem falhando de longa data. Eu lhe garanto, que se fosse um terrorista embarcando com uma bomba em qualquer aeroporto deste país faria meu trabalho sem dificuldade alguma.

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Olha a Cronologia dos acidentes aéreos:

 

 

21/06/2004

Cronologia

da Folha Online

Saiba quais foram os principais acidentes aéreos ocorridos no país:

- junho de 2003 - a queda de um avião de pequeno porte deixa seis pessoas mortas em Aurora, a cerca de 300 km de Florianópolis;

- fevereiro de 2003 - a queda de um monomotor causa a morte de quatro pessoas em Tapiratiba (289 km ao norte de São Paulo);

- setembro de 2001 - um avião modelo C-130 Hércules da FAB (Força Aérea Brasileira) bate contra a serra da Tiririca, na região de Niterói, Rio de Janeiro, e explode; nove pessoas morreram;

- setembro de 2001 - a despressurização da cabine de um avião da TAM, que fez um pouso forçado no aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, causou a morte de uma passageira;

- outubro de 1996 - um acidente com um Fokker-100 da TAM deixou 99 mortos no Jabaquara, zona sul de São Paulo;

- março de 1996 - o Learjet que levava o conjunto Mamonas Assassinas cai na Serra da Cantareira em São Paulo, depois de tentar aterrissar no aeroporto de Cumbica, matando todos os passageiros e tripulantes;

- novembro de 1995 - um Cessna não consegue levantar vôo do Campo de Marte e cai sobre a avenida Santos Dumont, em São Paulo, matando os cinco passageiros e o piloto;

- junho de 1990 - um Fokker da Taba bate em uma árvore, perto de Altamira, no Pará, e cai, matando 23 pessoas;

- fevereiro de 1990 - um Fokker-27 da TAM que fazia a rota São Paulo-Araçatuba cai em Bauru, causando a morte de três pessoas;

- setembro de 1989 - um Boeing 737-200 da Varig que saiu de Marabá, no Pará, errou a rota e teve de fazer um pouso forçado na selva Amazônica; 14 pessoas morreram e 54 ficaram feridas;

- março de 1989 - um avião Boeing 707 cargueiro da Transbrasil que fazia a rota Manaus-São Paulo cai em uma favela no Jardim Ipanema, a menos de 3 quilômetros do Aeroporto de Cumbica, deixando 25 mortos e mais de 100 feridos;

- fevereiro de 1989 - um Boeing 737-300 da Vasp bate na pista no Aeroporto de Cumbica, em São Paulo; não há mortos nem feridos;

- dezembro de 1987 - um avião Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB), cai no mar próximo a Fernando de Noronha causando a morte de 29 pessoas;

- janeiro de 1986 - um Boeing 737 da Vasp bate em barranco durante a decolagem no Aeroporto de Cumbica em São Paulo; uma pessoa morre;

- 1984 - um táxi-aéreo cai pouco depois de levantar vôo do Campo de Marte, atingindo três casas no bairro do Carandiru, em São Paulo, matando sete pessoas;

- junho de 1984 - um avião Bandeirante da TAM cai em Macaé, no Estado do Rio, causando a morte de 18 pessoas;

- setembro de 1982 - um Learjet da TAM recebe informações erradas na aterrissagem em Rio Branco, no Acre, e cai, matando 10 pessoas;

- junho de 1982 - um Boeing 727-200 da Vasp se choca contra uma montanha da Serra de Aratanha, a 30 quilômetros de Fortaleza, causando a morte de 137 pessoas;

- abril de 1980 - um Boeing 727 da Transbrasil cai em Florianópolis causando a morte de 54 pessoas;

- 1975 - um avião Bandeirante da Vasp cai na Avenida dos Bandeirantes, em São Paulo;

- junho de 1973 - um Caravelle da Cruzeiro do Sul, explode ao aterrissar no aeroporto de São Luís, no Maranhão, matando 23 pessoas;

- abril de 1972 - um avião Samurai da Vasp bate contra um morro em Petrópolis, no Estado do Rio, causando a morte de 25 pessoas;

- setembro de 1971 - um DC-3 da Cruzeiro do Sul cai em Sena Madureira, no Estado do Acre, em setembro, matando 32 pessoas;

- dezembro de 1970 - um Viscont da Vasp cai pouco antes de pousar no Rio de Janeiro, causando a morte de 37 pessoas;

- março de 1970 - um avião Hirondelle da Companhia Paraense, cai na Baía do Guajará e mata 38 pessoas;

- novembro de 1967 - um avião Dart Herald da Sadia cai no Paraná e mata 25 pessoas;

- maio de 1963 - a turbina de um avião Convair da Cruzeiro do Sul pega fogo pouco depois da decolagem; ele caiu perto do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, matando 34 pessoas. Uma casa ficou destruída;

- novembro de 1962 - um avião Scândia da Vasp se choca no ar com um Cessna, causando a morte de 26 pessoas;

- junho de 1960 - um Convair da Companhia Real cai na Baía de Guanabara, no Rio, causando 53 mortes;

- fevereiro de 1960 - um Douglas da Companhia Real choca-se com um quadrimotor da Marinha dos EUA no Rio de Janeiro, matando 61 pessoas;

- dezembro de 1959 - um avião Viscont, da Vasp, e um Fokker da Aeronáutica se chocam na pista do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, provocando a morte de 35 pessoas;

- junho de 1958 - um avião Convair da Cruzeiro bate com a asa em uma árvore, em Curitiba; 21 pessoas morrem.
[/quote']

 

Concordo que medidas precisam ser tomadas, porém acidentes acontecem, period.

 

E toda essa cronologia aí que vc pôs ilustra bem a questão: são todos os acidentes fruto de uma crise de infra-estrutura do setor?
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Sim, mas em momento algum estou falando que medidas não precisam ser tomadas. Que vivemos uma crise sem precedentes do setor não é novidade. Entretanto, acidentes aéreos SEMPRE ocorreram, independente de estarmos ou não vivendo uma crise.

 

Fico pensando qual vai ser a reação se provarem que o avião não derrapou na pista, que houve falha mecânica por parte do equipamento (não seria novidade em se tratando da TAM)... Vão culpar a falta de infra-estrutura de Congonhas? Vão culpar a CPI do apagão aéreo que tá mais vacilante que mulher agredida que não sabe se denuncia o marido violento?
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Pelos depoimentos, parece que foi falha humana mesmo, vamos aguardar mais investigações, mas parece que foi isso... Em entrevista coletiva o presidente da TAM falou que o avião estava em perfeitas condições e descartou problemas na pista mesmo sem ranhuras.

 

 

...Segundo os técnicos, o avião estava tão rápido que arrebentou uma mureta de concreto que deveria evitar que saísse da pista e, em vez de descer a rampa, passou direto e bateu no prédio. Considerando o ângulo de filmagem da câmera da Infraero, o normal seria que o avião permanecesse enquadrado por 16 segundos. O da TAM ficou apenas 3 segundos...

 

 
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Então todo acidente aéreo ocorrido em qualquer parte do mundo é fruto de uma crise de infra-estrutura do setor?

Não' date='só nos países que passam por crise....

Claro que existe a falha humana (Alias,crise em algum setor também não é produto da falha humana?Enfim....) mas,num pais com uma crise dessas,a chance do erro ser por parte da crise é grande.

 

Teve até um cara que falou assim:"Agente sabia que a pista não estava boa,mas sedemos a pressão popular".

 

Pelos depoimentos, parece que foi falha humana mesmo, vamos aguardar mais investigações, mas parece que foi isso... Em entrevista coletiva o presidente da TAM falou que o avião estava em perfeitas condições e descartou problemas na pista mesmo sem ranhuras.

 

E você acha que a TAM vai falar que tinha problema no avião dela?

E você acha que quem quer quer controle o Congonhas vai falar que a pista estava ruin?

É claro que todo mundo vai falar que fez o dever de casa14

 

Espero que a investigação seja feita da forma mais responsável possível já são 165 corpos.....
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Ok acidentes acontecem' date=' mas daí 2 acidentes dessa proporção em menos de 2 meses!!! Há algo de podre no reino do Pindorama.


[/quote']

 

2 meses? Qual foi o outro acidente aéreo em terras brasilis que matou uma centena de pessoas nos últimos 60 dias?

 

09
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Pelos depoimentos' date=' parece que foi falha humana mesmo, vamos aguardar mais investigações, mas parece que foi isso... Em entrevista coletiva o presidente da TAM falou que o avião estava em perfeitas condições e descartou problemas na pista mesmo sem ranhuras.

 [/quote']

E você acha que a TAM vai falar que tinha problema no avião dela?

E você acha que quem quer quer controle o Congonhas vai falar que a pista estava ruin?

É claro que todo mundo vai falar que fez o dever de casa14

 

Espero que a investigação seja feita da forma mais responsável possível já são 165 corpos.....

Por isso que falei que temos que aguardar as investigações... Mas conforme relatos e fatos como o do dia 16/07, pudemos observar que os incidentes na pista ficaram em derrapadas dramáticas, ao contrário da tragédia de ontem onde não tivemos qualquer vestígio de derrapagens ou situação semelhante aos incidentes anteriores.

 

 
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Não' date='só nos países que passam por crise....
[/quote']

 

Então o mundo inteiro está passando por uma crise aérea... Basta olhar as notícias mundiais dos últimos 12 meses e vc verá uma média de 4, 5 acidentes aéreos dessa escala em outros países...

 

Claro que existe a falha humana (Alias' date='crise em algum setor também não é produto da falha humana?Enfim....) mas,num pais com uma crise dessas,a chance do erro ser por parte da crise é grande.
[/quote']

 

Prefiro aguardar o relatório oficial e a análise da caixa preta... Não sou muito fã de ficar punhetando mentalmente em cima de uma tragédia desse porte...

 

Teve até um cara que falou assim:"Agente sabia que a pista não estava boa' date='mas sedemos a pressão popular".
[/quote']

 

Quem é esse cara? Qual a função dele? O que ele sabe das reformas e dos procedimentos da Infraero referente à reforma de Congonhas?
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  • Administrators

 

Ok acidentes acontecem' date=' mas daí 2 acidentes dessa proporção em menos de 2 meses!!! Há algo de podre no reino do Pindorama.

 

 

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2 meses? Qual foi o outro acidente aéreo em terras brasilis que matou uma centena de pessoas nos últimos 60 dias?

 

09

 

 

Foi mal...corrigindo, 10 meses.

 

É verdade que o piloto pode ter tentado dar um "cavalo de pau", é sério, foi o que ouvi de um piloto na TV.09

 

Se a pista tivesse uma grande área de escape, esta tragédia poderia ter sidfo evitada...

 

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Fico pensando qual vai ser a reação se provarem que o avião não derrapou na pista' date=' que houve falha mecânica por parte do equipamento (não seria novidade em se tratando da TAM)... Vão culpar a falta de infra-estrutura de Congonhas? Vão culpar a CPI do apagão aéreo que tá mais vacilante que mulher agredida que não sabe se denuncia o marido violento? [/quote']

 

Mesmo nesse caso a infra-estrutura pode ser parcialmente culpada.

 

Congonhas tem uma pista de 1,9km, curta demais para os aviões que pousam lá. Se a pista tivesse 2,4km (se eu não me engano o recomendado) o piloto teria mais 500m de pista para tentar contornar uma falha mecânica. Poderia evitar a tragédia ou pelo menos amenizar.

 

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Teve até um cara que falou assim:"Agente sabia que a pista não estava boa' date='mas sedemos a pressão popular".
[/quote']

 

Quem é esse cara? Qual a função dele? O que ele sabe das reformas e dos procedimentos da Infraero referente à reforma de Congonhas?

 

Na boa, mas várias pessoas já concederam entrevista afirmando que a pista não tava boa, inclusive membro de uma comissão de investigação de aeroportos do brasil. Pilotos e controladores confirmam isso (é só ouvir algumas conversas entre eles antes do acidente, passou na tv já). Que provas você quer mais?

 

Talvez a pista realmente não tenha sido a causa do acidente, mas é fato que ela está longe de ser segura. Talvez um acidente desses acorde as autoridades para este fato.

 

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Na boa' date=' mas várias pessoas já concederam entrevista afirmando que a pista não tava boa, inclusive membro de uma comissão de investigação de aeroportos do brasil. Pilotos e controladores confirmam isso (é só ouvir algumas conversas entre eles antes do acidente, passou na tv já). Que provas você quer mais?
[/quote']

 

Provas de nexo de causalidade entre o defeito na pista e o acidente. Quando vc me mostrar isso, me convencerei que a pista de Congonhas matou quase 200 pessoas... O fato de a pista estar com defeito por si só não fundamenta a razão do acidente.

 

Talvez a pista realmente não tenha sido a causa do acidente' date=' mas é fato que ela está longe de ser segura.[/quote']

 

Obrigado por usar o bom senso uma vez que não temos provas concretas acerca das razões do acidente. Entretanto, vc acaba de entrar em contradição logo acima quando afirmou que pessoas concedendo entrevistas dizendo que a pista ainda tinha problemas eram provas da causa do acidente...

 

 
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Fico pensando qual vai ser a reação se provarem que o avião não derrapou na pista' date=' que houve falha mecânica por parte do equipamento (não seria novidade em se tratando da TAM)... Vão culpar a falta de infra-estrutura de Congonhas? Vão culpar a CPI do apagão aéreo que tá mais vacilante que mulher agredida que não sabe se denuncia o marido violento? [/quote']

Mesmo nesse caso a infra-estrutura pode ser parcialmente culpada.

 

Se ficar provado que o acidente poderia ter sido evitado caso a pista fosse mais longa... Provavelmente nunca saberemos disso' date=' so...

Congonhas tem uma pista de 1,9km, curta demais para os aviões que pousam lá. Se a pista tivesse 2,4km (se eu não me engano o recomendado) o piloto teria mais 500m de pista para tentar contornar uma falha mecânica. Poderia evitar a tragédia ou pelo menos amenizar.


Será? Nós nem sabemos em quê condições o avião tentou pousar...
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Foi mal...corrigindo' date=' 10 meses.

É verdade que o piloto pode ter tentado dar um "cavalo de pau", é sério, foi o que ouvi de um piloto na TV.09

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É... ouvi esse lance do cavalo de pau, mas considerando a forma como o avião bateu, eles crêem, por ora, que o avião foi reto na pista, virando só ao final da mesma e atingindo o prédio...
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É espantoso ver tudo isso acontecer em tão pouco tempo. Primeiro o choque do avião da GOL. Depois o desmoronamento das obras do metro.  Agora o choque de um avião da TAM com o prédio da própria companhia. Será que ninguém fará nada para mudar essa situação dos transportes brasileiros? Onde vamos parar?

 

Ficou evidente com essa tragédia que o governo brasileiro não presta mesmo e nem se esforça ou se esforçou (de 10 meses para cá) para melhorar.

 

Hoje no Jornal Nacional passou que houveram mais de 3 casos de aviões que derraparam na mesma pista do Congonhas só nesta semana e por incrível tinha um da TAM entre eles. O da BRA deslizou para um canteiro e o da TAM passou reto quase acontecendo o mesmo que aconteceu ontem.

 

Lastimável.
Blood Drink2007-07-18 21:06:51
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Na boa' date=' mas várias pessoas já concederam entrevista afirmando que a pista não tava boa, inclusive membro de uma comissão de investigação de aeroportos do brasil. Pilotos e controladores confirmam isso (é só ouvir algumas conversas entre eles antes do acidente, passou na tv já). Que provas você quer mais?

[/quote']

 

Provas de nexo de causalidade entre o defeito na pista e o acidente. Quando vc me mostrar isso, me convencerei que a pista de Congonhas matou quase 200 pessoas... O fato de a pista estar com defeito por si só não fundamenta a razão do acidente.

 

Talvez a pista realmente não tenha sido a causa do acidente' date=' mas é fato que ela está longe de ser segura.[/quote']

 

Obrigado por usar o bom senso uma vez que não temos provas concretas acerca das razões do acidente. Entretanto, vc acaba de entrar em contradição logo acima quando afirmou que pessoas concedendo entrevistas dizendo que a pista ainda tinha problemas eram provas da causa do acidente...

 

 

 

Só pra esclarecer, quando eu falei "que provas mais você quer?", me referi a provas de que

a pista não é segura, não a provas de que a pista causou este acidente.

 

Não, ainda não há causalidade comprovada entre o defeito da pista e o acidente, tanto que as entrevistas que citei era do pessoal falando das péssimas condições da pista, não do fato dela ter causado o acidente. Mas de qualquer forma, independentemente disto, este acidente deve servir de alerta para os responsáveis mesmo se for comprovado que o piloto falhou totalmente (o que pessoalmente considero improvável).

 

ps: o que tá havendo com os quotes?

 

 

LudwigVan2007-07-18 21:20:46

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Passou há pouco no Jornal Nacional o vídeo que mostra o avião da TAM passando pela pista...são 2 vídeos;

 

01118023100rr6.jpg

 

1° A câmera só mostra um trecho da pista, esse vídeo mostra um outro avião, antes do acidente para efeito de comparação, logo após mostram o avião da TAM que sofreu o acidente, a diferença de velocidade é gritante, o avião acidentado passou muito, mas muito rápido.

 

2° O 2° vídeo mostra uma visão mais ampla da pista, nela o avião passa bem rápido e some do lado esquerdo do vídeo, segundos depois um clarão.

 

 

O que os vídeos mostram é, o avião estava muito acima da velocidade, pode ter sido falha do piloto, pista nmolhada, falha no freio...

 

 

Veja vídeos do momento da explosão do avião da TAM

Na Globo.com

 

 

 

Big One2007-07-18 21:54:02

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Ainda é cedo para dizer se o problema foi por causa pista' date=' embora alguns pilotos tenham informado à torre sobre dificuldades em pousar isso não quer dizer que isso foi a causa do acidente. Vi alguns especialistas descartar a hipótese da pista pela maneira em que ocorreu o acidente, observem que o piloto virou à esquerda e tentou decolar novamente e se fosse problema na pista o avião teria derrapado e caído no meio da avenida. Informações dão conta de que o avião pousou corretamente mas por algum motivo não diminuiu a velocidade, ou seja, se fossa problema da pista ele teria perdido velocidade em determinado momento da trajetória na pista.

[/quote']

 

Concordo com cada palavra... Acho temerário tecer conclusões e apontar culpados... Se o acidente tivesse ocorrido em outro contexto, ninguém teria culpado a situação do caos aéreo e o acidente seria apenas isso: mais um acidente...

 

Entretanto, a mídia já faz festa... O Jabor falou que agora não adianta mais culpar controladores de vôo, isso ou aquilo... Um jornal de circulação municipal aqui estampou na primeira página 'TRAGÉDIA ANUNCIADA'... Meu, é uma PORRA de um acidente! Não há evidências de nada do que estão falando... Vou esperar a análise da caixa preta.

 

 

Claro que afirmar que tudo está relacionado no maior estilo teoria da conspiração é babaquice. Mas acho que tudo isso vai além de uma trágica coincidência...Para mim o que demonstra é a fragilidade do sistema aéreo brasileiro.
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