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Forum Cinema em Cena

Caos nos Aeroportos


Marko Ramius
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Se com o acidente da GOL ninguém acordou... Daqui 10 meses vai estar tudo na mesma e acontecendo cada vez mais acidentes.

 

Perfeito.... Vide caso João Helio

 

 

 

 

Concordo com o Conan, a psita pode não ter sido a unica culpada, ou a culpada principal... Mas os sitema aereo ta um caos mesmo, já desembraquei em Congonhas, e eu que estou acostumado a aeroportos bem distantes da cidade (como é o de confins), estranhei muito aquele tanto de predio. Se Congonhas seguisse o padrão talvez esse acidente tivesse proporções bem menores.

LLUCH2007-07-19 01:01:05

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Então o mundo inteiro está passando por uma crise aérea... Basta olhar as notícias mundiais dos últimos 12 meses e vc verá uma média de 4' date=' 5 acidentes aéreos dessa escala em outros países...
[/quote']
Negativo.
Um acidente desses num pais com crise aérea,como eu falei,a PROBABILIDADE da causa ser da crise é grande....
Não falei que a causa é da crise,mas falei que há grandes chances da causa ser dela.
Ao contrário de você,que decretou que a falha foi do piloto ou do avião.
(e ainda foi bem educado no seu post)

Meu' date=' é uma PORRA de um acidente!
[/quote']


Prefiro aguardar o relatório oficial e a análise da caixa preta... Não sou muito fã de ficar punhetando mentalmente em cima de uma tragédia desse porte...

Parece que você já até ejaculou...porque chegou a conclusão de que foi falha humana.

Quem é esse cara? Qual a função dele? O que ele sabe das reformas e dos procedimentos da Infraero referente à reforma de Congonhas?

E o que VOCÊ sabe sobre as reformas?
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Pelos depoimentos' date=' parece que foi falha humana mesmo, vamos aguardar mais investigações, mas parece que foi isso... Em entrevista coletiva o presidente da TAM falou que o avião estava em perfeitas condições e descartou problemas na pista mesmo sem ranhuras.

 [/quote']

E você acha que a TAM vai falar que tinha problema no avião dela?

E você acha que quem quer quer controle o Congonhas vai falar que a pista estava ruin?

É claro que todo mundo vai falar que fez o dever de casa14

 

Espero que a investigação seja feita da forma mais responsável possível já são 165 corpos.....

 

Nesta eu tenho que concordar com o Rafal. É ingenuidade acreditar na palavra do acusado. É lógico que a TAM vai se defender ao seu favor, é lógico que ela falaria que seus equipamentos estão em perfeitas condições. E outra, está lembrando que ela divulgaria a lista de passageiros antes da impressa, só que uma rádio local informou primeiro. Além disto, até agora a empresa só desinformou ao invés de informar alguma coisa.

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Negativo.
Um acidente desses num pais com crise aérea' date='como eu falei,a PROBABILIDADE da causa ser da crise é grande....
Não falei que a causa é da crise,mas falei que há grandes chances da causa ser dela.
Ao contrário de você,que decretou que a falha foi do piloto ou do avião.
[/quote']

 

Onde eu 'decretei' (sic) isso?

 

Parece que você já até ejaculou...porque chegou a conclusão de que foi falha humana.

 

A única conclusão a que cheguei é a conclusão óbvia: estamos diante de um acidente' date=' uma tragédia que matou quase 200 pessoas. Isso é fato. Todo resto, por ora (preste bem atenção nesta expressão), é fruto de teoria da conspiração e masturbação mental. Eu prefiro lidar com evidências e provas concretas. Se vc se satisfaz com um contexto de crise aérea para apontar culpados (como vc vem fazendo) be happy... Prefiro manter meus pés no chão, por enquanto...

 

E o que VOCÊ sabe sobre as reformas?

 

O mesmo que VOCÊ: o que saiu nos jornais... sim, estou supondo que vc lê jornais, mas acho que estou enganado...
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Pelos depoimentos' date=' parece que foi falha humana mesmo, vamos aguardar mais investigações, mas parece que foi isso... Em entrevista coletiva o presidente da TAM falou que o avião estava em perfeitas condições e descartou problemas na pista mesmo sem ranhuras.

 [/quote']

E você acha que a TAM vai falar que tinha problema no avião dela?

E você acha que quem quer quer controle o Congonhas vai falar que a pista estava ruin?

É claro que todo mundo vai falar que fez o dever de casa14

 

Espero que a investigação seja feita da forma mais responsável possível já são 165 corpos.....

 

Nesta eu tenho que concordar com o Rafal. É ingenuidade acreditar na palavra do acusado. É lógico que a TAM vai se defender ao seu favor, é lógico que ela falaria que seus equipamentos estão em perfeitas condições. E outra, está lembrando que ela divulgaria a lista de passageiros antes da impressa, só que uma rádio local informou primeiro. Além disto, até agora a empresa só desinformou ao invés de informar alguma coisa.

Não é questão simplesmente de acreditar no que o presidente da TAM falou, além de me informar pelos meios de comunicação que qualquer um tem à disposição, estou analisando de fora, como qualquer um aqui. Quando li a respeito de um vídeo que mostra o exato momento do acidente, conforme imagens apresentadas posteriormente nos telejornais, pude constatar a velocidade muito acima do normal em relação às demais aeronaves que também pousaram na mesma pista. E se ficar provado que foi falha nos equipamentos então esse acidente não teria qualquer ligação com a crise aérea já que uma falha, totalmente inadmissível, poderia acontecer em qualquer parte do mundo com qualquer companhia aérea.

 

 
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Onde eu 'decretei' (sic) isso?

Concordo com cada palavra... Acho temerário tecer conclusões e apontar culpados... Se o acidente tivesse ocorrido em outro contexto' date=' ninguém teria culpado a situação do caos aéreo e o acidente seria apenas isso: mais um acidente...

 

Entretanto, a mídia já faz festa... O Jabor falou que agora não adianta mais culpar controladores de vôo, isso ou aquilo... Um jornal de circulação municipal aqui estampou na primeira página 'TRAGÉDIA ANUNCIADA'... Meu, é uma PORRA de um acidente! Não há evidências de nada do que estão falando... Vou esperar a análise da caixa preta.

[/quote']

 

 

O mesmo que VOCÊ: o que saiu nos jornais... sim' date=' estou supondo que vc lê jornais, mas acho que estou enganado...

[/quote']

Então você deve estar sabendo que a pista do Congonhas é mínima,não dá nenhuma margem para erros....e que,em tal tipo de pista,é inprescindível as tais ranhuras que não existe no Congonhas......

Falaram que estava esperando passar um tempo,porque iria comprometer o asfalto se eles colocassem as ranhuras logo depois de estar pronta a pista....

Ou seja,para não embolar mais o sistema dos aeroportos eles abriram logo a pista,mesmo ela não estando 100% SEGURA.

E um aeroporto com um posto de gasolina do lado?por favor né.

 

Como falaram....com uma pista dessas,fica fácil o piloto "errar".

 

 Rafs' date=' acho que os vídeos que o Big postou aqui ontem são sobremodo elucidativos a respeito de uma possível causa do acidente...

[/quote']

Concordo.

Como falei,vamos ver no que vai dar (se vai dar em alguma coisa),mas não podemos esquecer que a probabilidade da causa ser a crise é grande.

Em tempo:Mesmo que a causa direta não seja dela,ela é culpa pela proporção que esse acidente tomou.

E também não podemos descartar que o vídeo possa ter sido editado.
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Rafs, não traga seus problemas de interpretação, tão comuns no tópico Religião, para cá... Releia o post:

 

Concordo com cada palavra... Acho temerário tecer conclusões e apontar culpados... Se o acidente tivesse ocorrido em outro contexto' date=' ninguém teria culpado a situação do caos aéreo e o acidente seria apenas isso: mais um acidente...

 

Entretanto, a mídia já faz festa... O Jabor falou que agora não adianta mais culpar controladores de vôo, isso ou aquilo... Um jornal de circulação municipal aqui estampou na primeira página 'TRAGÉDIA ANUNCIADA'... Meu, é uma PORRA de um acidente! Não há evidências de nada do que estão falando... Vou esperar a análise da caixa preta.
[/quote']

 

Repare bem nas partes negritadas... 03

 

Então você deve estar sabendo que a pista do Congonhas é mínima' date='não dá nenhuma margem para erros....e que,em tal tipo de pista,é inprescindível as tais ranhuras que não existe no Congonhas......

Falaram que estava esperando passar um tempo,porque iria comprometer o asfalto se eles colocassem as ranhuras logo depois de estar pronta a pista....

Ou seja,para não embolar mais o sistema dos aeroportos eles abriram logo a pista,mesmo ela não estando 100% SEGURA.

E um aeroporto com um posto de gasolina do lado?por favor né.

 

Como falaram....com uma pista dessas,fica fácil o piloto "errar".
[/quote']

 

Algumas observações:

 

a) Nunca disse que a pista é perfeita ou isenta de falhas;

 

B) Ainda não foi provado que falta de ranhuras foi a causa do acidente;

 

c) Em nenhum momento eu disse que a pista era segura, apenas frisei que não podemos, por ora, culpar a pista pelo acidente.

 

d) O posto de gasolina certamente foi construído MUITO depois do aeroporto... Congonhas tem mais de 60 anos, é o aeroporto mais velho do estado e, na época, o local em que foi construído era um mero vilarejo...

 

Como falei' date='vamos ver no que vai dar (se vai dar em alguma coisa),mas não podemos esquecer que a probabilidade da causa ser a crise é grande.

Em tempo:Mesmo que a causa direta não seja dela,ela é culpa pela proporção que esse acidente tomou.

E também não podemos descartar que o vídeo possa ter sido editado.
[/quote']

 

Hmmmm... posição moderada agora... gostei...
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Pista sem ranhuras

Os especialistas ouvidos pela BBC Brasil são unânimes em condenar as condições da pista de Congonhas' date=' que foi liberada para utilização sem a conclusão de ranhuras que ajudam a escoar a água da pista nos dias de chuva, conhecidas como grooving.

"Eu acho que a hipótese mais provável é que eles (a Infraero) tenham entregue a pista prematuramente, sem as ranhuras", diz Ivan Sant'Anna, autor de livros especializados em aviação.

"Acho que operar com chuva em cima de uma pista deste tamanho sem grooving é muito arriscado, principalmente com um avião pesado, grande e cheio de combustível."

"Se existe essa possibilidade, deveria se parar toda a operação com chuva e desviar para Guarulhos. Foi um acidente de graça", afirma o major-brigadeiro Pereira.
[/quote']

Ou seja:

Indiretamente,a culpa é da crise.

 

Repare bem nas partes negritadas... 03

Dook' date='todo esse seu post foi contraditório....

Você fala que não podemos chegar á uma conclusão que não sabemos se foi apenas um acidente ou foi culpa da crise....O que concordo plenamente com você....

Porém,você fala depois (e o engraçado é que você não regritou essa parte):"Meu, é uma PORRA de um acidente!"

Ou seja,você fala que não podemos chegar a alguma conclusão e depois concluí que foi um acidente (que não teve influência da crise).

 

Algumas observações:

 

a) Nunca disse que a pista é perfeita ou isenta de falhas;

 

B) Ainda não foi provado que falta de ranhuras foi a causa do acidente;

 

c) Em nenhum momento eu disse que a pista era segura, apenas frisei que não podemos, por ora, culpar a pista pelo acidente.

 

d) O posto de gasolina certamente foi construído MUITO depois do aeroporto... Congonhas tem mais de 60 anos, é o aeroporto mais velho do estado e, na época, o local em que foi construído era um mero vilarejo...

a)OK

b,c)Ah claro...Imagina você dirigindo numa pista ceia de curva e com óleo...aí você perde o controle do carro...você acha que a pista não tev e influência?

É o que falei.....a pista influência na DIMENSÃO do acidente.

No exemplo que dei:Mesmo que a pista estive boa você poderia ter rodado com o carro,mas com o AGRAVANTE do óleo,o acidente foi muito mais FEIO,ou seja,você não conseguiu reduzir a velocidade do carro ou outra coisa qualquer,o que poderia ter sido feito numa pista boa.

Sacou?

 

d)Ora.

Quando colocaram a pista lá,deveriam ter tirado imediatamente o posto de lá,não acha?

 

 

Pilotos têm medo de dizer 'não'' date=' diz sindicato

 

Denize Bacoccina
De Brasília

 

t.gif

 

t.gif

avião%20em%20chamas

O acidente matou todos os 186 passageiros a bordo

O diretor de Segurança de Vôo do Sindicato Nacionais dos Aeronautas, Carlos Gilberto Salvador Camacho, diz que os pilotos se sentem pressionados pelas empresas a pousar em Congonhas mesmo que se sintam inseguros em relação às condições do aeroporto – na teoria, qualquer piloto pode solicitar a mudança do aeroporto de destino alegando insegurança.

“O piloto tem que ir, ele vive disso. Se ele não for ele vai ter que explicar porquê”, afirmou em entrevista à BBC Brasil.

Camacho, que é comandante da Varig, diz que “duvida” que a partir de agora os pilotos irão evitar o aeroporto, embora afirme que toda a categoria se sente “cautelosa, preocupada e entristecida” com o acidente desta terça-feira, que deixou mais de 160 mortos.

Ele diz que “um ou outro” pode utilizar a prerrogativa de alterar a rota, mas não acredita que se torne a regra.

Alienação

“No conjunto os pilotos continuarão pousando, porque existe aquela pressão subliminar das empresas de que se você não pousar você está prejudicando a empresa, está prejudicando seu próprio trabalho e a empresa vive do que os passageiros pagam, seu salário vem daí e sua participação nos lucros idem. Então existe um certo comprometimento, uma cultura de conivência que não tem como derrubar”, afirma.

“Existe uma certa alienação”, diz ele para qualificar a atuação da categoria.

Camacho evita falar sobre as causas do acidente, mas afirma que, nas condições atuais, a pista deveria estar fechada com a chuva de terça-feira.

A informação sobre a pista molhada é recebida pelos comandantes do controle de tráfego aéreo, diz ele. Já informação sobre as condições de aderência da pista normalmente chega de forma informal, pelos colegas que pousaram antes.

“Utilizamos uma outra frequencia e aí se diz um para o outro: se cuida aí porque a pista está escorregadia. É isso que a gente usa no dia-a-dia”, explicou.

Mas, mais do que a pista, ele diz que o próprio aeroporto de Congonhas deveria ser revisto.

“O aeroporto é extremamente limitado. Foi construído num platô e não tem área de escape”, afirma. Na impossibilidade de se aumentar a extensão da pista, ele diz que é preciso limitar o tamanho dos aviões que pousam no local.

[/quote']
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Órgão de aviação dos EUA aprova sistema aéreo do Brasil
  
Apesar da crise aérea no Brasil e do acidente com o vôo 3054 no aeroporto de Congonhas, a autoridade americana para aviação civil acredita que o sistema de aviação brasileiro está de acordo com os padrões internacionais de segurança.


“O Brasil está OK com os padrões internacionais da Organização Internacional de Aviação Civil (Icao, na sigla em inglês)”, diz Les Dorr, porta-voz da Agência Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês).

Desde o início da década de 1990, a FAA tem um programa que avalia as autoridades de aviação em cada país, isto é, se o governo está seguindo as regras internacionais de segurança determinadas pela Icao.

Os países são classificados nas categorias um e dois. Na categoria um, o país segue as regras. Na dois, não segue. O Brasil está na categoria um.

Na América Latina, quatro países estão na categoria dois: Uruguai, Paraguai, Haiti e Honduras.

Mas Dorr salienta que a “categoria dois não significa que seja inseguro voar no país, mas, sim, que há uma ou mais deficiências a serem trabalhadas”.

A avaliação da FAA é baseada nos parâmetros da Icao, entidade de aviação civil filiada à ONU e baseda no Canadá, mas com escritórios em diferentes partes do mundo. A representação latino-americana fica no Peru. O Brasil é um dos 190 integrantes.

A entidade, juntamente com cada um de seus países-membros, estipula parâmetros técnicos que precisam ser implementados, temas como licenças para pilotos, como operar aeronaves e maneiras de garantir uma comunicação eficaz entre a torre e os pilotos.

Aplicar estes parâmetros é responsabilidade de cada um dos países que integram a organização.

Após as autoridades brasileiras terem investigado as causas do acidente com o Airbus A320 da TAM, um relatório sobre o tema deverá ser encaminhado para a Icao.

O porta-voz da organização, Dennis Chagnon, disse que ainda é muito cedo para tirar quaisquer conclusões a respeito de possíveis causas da tragédia do Airbus.

Tráfego aéreo

Segundo o Conselho Internacional de Aeroportos (AIC, em inglês), associação com sede em Bruxelas que agrupa aeroportos comerciais de 178 países, a maior preocupação internacional em relação à segurança aérea no Brasil diz respeito ao sistema de tráfego aéreo.

“A situação no Brasil vem sendo observada desde o acidente com a Gol, no ano passado. Mais que o estado dos aeroportos, o que mais nos preocupa é o sistema de tráfego adotado no Brasil”, afirmou Eduardo Flores, secretário da entidade para a América Latina.

“É de conhecimento público que os problemas relacionados ao acidente com a Gol em 2006 e as paralizações de serviços de transporte aéreo este ano estão relacionados ao sistema de controle de tráfego aéreo. Isso evidencia a necessidade que o Brasil tem de se preocupar mais com esse aspecto.”

Para o especialista, o Brasil, assim como a América Latina de forma geral, enfrenta dois tipos de problema no tráfego aéreo: um de infra-estrutura e outro humano.

“No caso do Brasil, exige muita atenção o fato de o controle ser realizado por militares. Os requerimentos e procedimentos da aviação civil são distintos dos da aviação militar, e é muito importante que sejam compatibilizados adequadamente”, disse.

Quanto à infra-estrutura, segundo Flores, toda a América Latina deixa a desejar em manutenção permanente das estruturas aéreas e em modernização de equipamentos.

“Mas não estou dizendo que esse tenha sido o caso neste acidente ou que seja o caso da TAM. Se for, só o resultado das investigações dirá”, afirmou.

Segundo Flores, “o Brasil precisa implementar uma política conjunta do mais alto nível, envolvendo linhas aéreas, aeroportos, controladores e Estado. O que se vê é que falta coordenação e unidade entre os diversos organismos”.

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Dook' date='todo esse seu post foi contraditório....

Você fala que não podemos chegar á uma conclusão que não sabemos se foi apenas um acidente ou foi culpa da crise....O que concordo plenamente com você....

Porém,você fala depois (e o engraçado é que você não regritou essa parte):"Meu, é uma PORRA de um acidente!"

Ou seja,você fala que não podemos chegar a alguma conclusão e depois concluí que foi um acidente (que não teve influência da crise).
[/quote']

 

A contradição fica por sua conta... Imaginemos que o culpado pela tragédia seja a crise aérea... O evento deixaria então de ser um 'acidente'?

 

Essa sua é mais para o 'Pérolas do CeC'... 06

 

b' date='c)Ah claro...Imagina você dirigindo numa pista ceia de curva e com óleo...aí você perde o controle do carro...você acha que a pista não tev e influência?

É o que falei.....a pista influência na DIMENSÃO do acidente.

No exemplo que dei:Mesmo que a pista estive boa você poderia ter rodado com o carro,mas com o AGRAVANTE do óleo,o acidente foi muito mais FEIO,ou seja,você não conseguiu reduzir a velocidade do carro ou outra coisa qualquer,o que poderia ter sido feito numa pista boa.

Sacou?

 

d)Ora.

Quando colocaram a pista lá,deveriam ter tirado imediatamente o posto de lá,não acha?
[/quote']

 

B) e c) Tinha óleo na pista de Congonhas? E, sinceramente, não saquei nada do que vc disse, uma vez que não há nexo de causalidade entre os defeitos na pista e o acidente.

 

d) A pista JÁ ESTAVA LÁ quando o posto foi construído. Quem deveria sair? O aeroporto? Duuh...

 

0707
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A contradição fica por sua conta... Imaginemos que o culpado pela tragédia seja a crise aérea... O evento deixaria então de ser um 'acidente'?

Sim.

Seria uma chacina.

 

 

B) e c) Tinha óleo na pista de Congonhas? E' date=' sinceramente, não saquei nada do que vc disse, uma vez que não há nexo de causalidade entre os defeitos na pista e o acidente.

 

d) A pista JÁ ESTAVA LÁ quando o posto foi construído. Quem deveria sair? O aeroporto? Duuh...

[/quote']

não há nexo entre a pista ter defeitos e uma cidente nessa pista?

ahUAHuahUAH  Imagino então que você dirige tranquilamente a 100 km/h numa pista cheia de buraco curva e molhada06

 

Estava falando que uma pista com defeitos aumenta as chances de haverem acidentes.

Vamos supor que o erro foi do piloto,será que se apista estivesse boa,sem as poças de água e com um tamanho descente.

Você não acha que o piloto conseguiria reduzir os efeitos do acidente?Takvez até evitando que o avião atingisse o prédio da TAM?

Foi isso que quis falar.

 

d)Pois é....

Foi esse mesmo pensamento (Duuh) que tive quando ví você fazer a "observação d".

 
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Órgão de aviação dos EUA aprova sistema aéreo do Brasil
  
Apesar da crise aérea no Brasil e do acidente com o vôo 3054 no aeroporto de Congonhas' date=' a autoridade americana para aviação civil acredita que o sistema de aviação brasileiro está de acordo com os padrões internacionais de segurança.


“O Brasil está OK com os padrões internacionais da Organização Internacional de Aviação Civil (Icao, na sigla em inglês)”, diz Les Dorr, porta-voz da Agência Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês).

Desde o início da década de 1990, a FAA tem um programa que avalia as autoridades de aviação em cada país, isto é, se o governo está seguindo as regras internacionais de segurança determinadas pela Icao.

Os países são classificados nas categorias um e dois. Na categoria um, o país segue as regras. Na dois, não segue. O Brasil está na categoria um.

Na América Latina, quatro países estão na categoria dois: Uruguai, Paraguai, Haiti e Honduras.

Mas Dorr salienta que a “categoria dois não significa que seja inseguro voar no país, mas, sim, que há uma ou mais deficiências a serem trabalhadas”.

A avaliação da FAA é baseada nos parâmetros da Icao, entidade de aviação civil filiada à ONU e baseda no Canadá, mas com escritórios em diferentes partes do mundo. A representação latino-americana fica no Peru. O Brasil é um dos 190 integrantes.

A entidade, juntamente com cada um de seus países-membros, estipula parâmetros técnicos que precisam ser implementados, temas como licenças para pilotos, como operar aeronaves e maneiras de garantir uma comunicação eficaz entre a torre e os pilotos.

Aplicar estes parâmetros é responsabilidade de cada um dos países que integram a organização.

Após as autoridades brasileiras terem investigado as causas do acidente com o Airbus A320 da TAM, um relatório sobre o tema deverá ser encaminhado para a Icao.

O porta-voz da organização, Dennis Chagnon, disse que ainda é muito cedo para tirar quaisquer conclusões a respeito de possíveis causas da tragédia do Airbus.

Tráfego aéreo

Segundo o Conselho Internacional de Aeroportos (AIC, em inglês), associação com sede em Bruxelas que agrupa aeroportos comerciais de 178 países, a maior preocupação internacional em relação à segurança aérea no Brasil diz respeito ao sistema de tráfego aéreo.

“A situação no Brasil vem sendo observada desde o acidente com a Gol, no ano passado. Mais que o estado dos aeroportos, o que mais nos preocupa é o sistema de tráfego adotado no Brasil”, afirmou Eduardo Flores, secretário da entidade para a América Latina.

“É de conhecimento público que os problemas relacionados ao acidente com a Gol em 2006 e as paralizações de serviços de transporte aéreo este ano estão relacionados ao sistema de controle de tráfego aéreo. Isso evidencia a necessidade que o Brasil tem de se preocupar mais com esse aspecto.”

Para o especialista, o Brasil, assim como a América Latina de forma geral, enfrenta dois tipos de problema no tráfego aéreo: um de infra-estrutura e outro humano.

“No caso do Brasil, exige muita atenção o fato de o controle ser realizado por militares. Os requerimentos e procedimentos da aviação civil são distintos dos da aviação militar, e é muito importante que sejam compatibilizados adequadamente”, disse.

Quanto à infra-estrutura, segundo Flores, toda a América Latina deixa a desejar em manutenção permanente das estruturas aéreas e em modernização de equipamentos.

“Mas não estou dizendo que esse tenha sido o caso neste acidente ou que seja o caso da TAM. Se for, só o resultado das investigações dirá”, afirmou.

Segundo Flores, “o Brasil precisa implementar uma política conjunta do mais alto nível, envolvendo linhas aéreas, aeroportos, controladores e Estado. O que se vê é que falta coordenação e unidade entre os diversos organismos”.

[/quote']

 

O mesmo órgão aéreo que foi incapaz de prever o ataque no dia 11 de setembro de 2001? 06

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Se ainda fosse a França, o Japão a Inglaterra ou até mesmo a Argentina. Agora os EUA, não têm ultimamente tanta moral para falar sobre segurança no que diz respeito ao sistema aéreo brasileiro. Mesmo sendo considerado o senhor dos céus no mundo.  

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Sim.

Seria uma chacina.

 

Claro' date=' um crime de genocídio... Prendam a Infraero! Condenem-a à prisão perpétua!!

 

0606

 

não há nexo entre a pista ter defeitos e uma cidente nessa pista?

ahUAHuahUAH  Imagino então que você dirige tranquilamente a 100 km/h numa pista cheia de buraco curva e molhada06

 

Não, não há nexo de causalidade, por ora (você está lendo essa expressão? acho que não...)

 

E, sim, eu dirijo tranquilamente a 100km/h numa pista com buracos e molhada... Sou um motorista excepcional, modéstia à parte... Se eu perder o controle do carro e causar um acidente, será por causa da minha eventual imprudência e não pelos buracos da pista...

 

Estava falando que uma pista com defeitos aumenta as chances de haverem acidentes.

 

Ok... eu nunca disse o contrário. Estou dizendo que' date=' por ora, não podemos culpar a pista, uma vez que teve gente até falando que o avião sequer chegou a pousar, passando direto pelo aeroporto, batendo no galpão...

 

Vamos supor que o erro foi do piloto,será que se apista estivesse boa,sem as poças de água e com um tamanho descente.

Você não acha que o piloto conseguiria reduzir os efeitos do acidente?Takvez até evitando que o avião atingisse o prédio da TAM?

Foi isso que quis falar.

 

Pode ser que sim, pode ser que não... o estado de SP possui a melhor rodovia do país: a Rodovia dos Bandeirantes que liga São Paulo a Campinas e com um prolongamento de mais 60km até Limeira... A pista tem quatro faixas em cada sentido, somando 8 no total. Já vi acidentes horríveis acontecerem lá, com várias mortes. O cantor João Paulo daquela dupla breganeja João Paulo & Daniel morreu em um acidente na Rodovia dos Bandeirantes... Culpa da pista?

 

d)Pois é....

Foi esse mesmo pensamento (Duuh) que tive quando ví você fazer a "observação d".

 

090909

 

Conversar com um TJ é mesmo uma conversa de louco... O que vc tem a me dizer do FATO de que um posto de gasolina foi construído MUITO TEMPO DEPOIS do aeroporto com uma distância de 500m um do outro? Culpa da Infraero?

 

0707
Dook2007-07-19 13:25:14
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O mesmo órgão aéreo que foi incapaz de prever o ataque no dia 11 de setembro de 2001? 06

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" /><?:NAMESPACE PREFIX = O />

 

Se ainda fosse a França' date=' o Japão a Inglaterra ou até mesmo a Argentina. Agora os EUA, não têm ultimamente tanta moral para falar sobre segurança no que diz respeito ao sistema aéreo brasileiro. Mesmo sendo considerado o senhor dos céus no mundo.  

[/quote']

Era isso que tinha em mente quando lí essa notícia06
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Claro' date=' um crime de genocídio... Prendam a Infraero! Condenem-a à prisão perpétua!!

[/quote']

Dook,não sou só eu que falo em chacina.....muitas autoridades militares falam o mesmo....

 

E' date=' sim, eu dirijo tranquilamente a 100km/h numa pista com buracos e molhada... Sou um motorista excepcional, modéstia à parte... Se eu perder o controle do carro e causar um acidente, será por causa da minha eventual imprudência e não pelos buracos da pista...

[/quote']

OK então,esquecí que você "já está salvo"06

É,nesse caso,realmente a culpa é sua.

Mas o acidente é agravado pela pista,isso é fato.

 

Ok... eu nunca disse o contrário. Estou dizendo que' date=' por ora, não podemos culpar a pista, uma vez que teve gente até falando que o avião sequer chegou a pousar, passando direto pelo aeroporto, batendo no galpão...

[/quote']

Quem é esse cara? Qual a função dele? O que ele sabe das reformas e dos procedimentos da Infraero referente à reforma de Congonhas?

Apenas faça as devidas mudanças03

 

Pode ser que sim' date=' pode ser que não... o estado de SP possui a melhor rodovia do país: a Rodovia dos Bandeirantes que liga São Paulo a Campinas e com um prolongamento de mais 60km até Limeira... A pista tem quatro faixas em cada sentido, somando 8 no total. Já vi acidentes horríveis acontecerem lá, com várias mortes. O cantor João Paulo daquela dupla breganeja João Paulo & Daniel morreu em um acidente na Rodovia dos Bandeirantes... Culpa da pista?

[/quote']

Não estou falando que a culpa é da pista....mas estou falando que o fato dela não ser adequada,aumenta os estragos causados pelo acidente.

Se ess Rodovia aí fosse pior do que é,te garanto que os acidentes seriam "mais feios" e em maior número.

 

Conversar com um TJ é mesmo uma conversa de louco... O que vc tem a me dizer do FATO de que um posto de gasolina foi construído MUITO TEMPO DEPOIS do aeroporto com uma distância de 500m um do outro? Culpa da Infraero?

Sim,ela deveria,como o orgão federal que é,impedir que o micro-empresário instalasse o posto alí.

Ou seja....esse aéroporto está todo errado.

Ou não deveria ter crescido um bairro entorno dele ou,quando visto que cresceu o bairro,melhor adequar o aeroporto ou retirar ele dali.
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Sim.

Seria uma chacina.

 

Claro' date=' um crime de genocídio... Prendam a Infraero! Condenem-a à prisão perpétua!!

 

0606

 
[/quote']

 

Por que não?06

 

Tá ai uma boa idéia e não estou sendo irônico.03

 

Estas autoridades são pura negligência que resultou várias mortes, devido à precária infra-estrutura dos aeroportos durante décadas. Acho que isto pode ser considerado atentado terrorista sim, eles sabiam o que poderia acontecer e não fizeram nada ao longo de anos.

 
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O mesmo órgão aéreo que foi incapaz de prever o ataque no dia 11 de setembro de 2001? 06

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Se ainda fosse a França' date=' o Japão a Inglaterra ou até mesmo a Argentina. Agora os EUA, não têm ultimamente tanta moral para falar sobre segurança no que diz respeito ao sistema aéreo brasileiro. Mesmo sendo considerado o senhor dos céus no mundo.  

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Era isso que tinha em mente quando lí essa notícia06

Também não é assim, se tem algum órgão ou agencia responsável pelo o 11 de setembro, seria a CIA ou FBI, mas essa notícia não deixa de ser surpreendente pela situação atual do setor aéreo de nosso país.

 
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Após ver imagens, especialista aponta problema em manobra

 

A partir da avaliação das imagens referentes ao acidente da última terça-feira com o avião da TAM no aeroporto de Congonhas, o especialista em segurança de vôo, professor Roberto Peterka, acredita que o piloto tentou retomar altitude após iniciar procedimento de pouso. A causa do acidente, portanto, seria problemas na manobra de arremetida do avião e, especialmente, a razão pela qual o avião fez a curva que impediu o sucesso do procedimento.

 

 

As evidências para a arremetida seriam a posição em que o avião caiu sobre o prédio ao lado do aeroporto e a falta de vestígios no gramado em frente à pista principal do aeroporto de Congonhas. "A medida é comum, não sendo exclusividade de Congonhas", aponta o professor.

 

Ele acrescenta que a arremetida é adotada mediante informações sobre altitude, temperatura, ventos e disponibilidade dos sistemas de pouso da aeronave. “Quando alguma dessas condições não favorece o pouso e há velocidade suficiente, a opção é arremeter”, completa.

 

De acordo com as imagens gravadas pelo sistema de vídeo do aeroporto de Congonhas, Peterka avalia que a velocidade da aeronave estaria acima do necessário para completar o pouso, mas suficiente para retomada de altitude. Peterka também explica que não se trataria de velocidade acima da permitida para a aproximação ao aeroporto. “Neste caso, o comandante não prosseguiria no sentido de aterrissar”, avalia.

 

Porém, no caso do avião da TAM, algum outro fator impediu a conclusão da retomada do vôo. “Se não houvesse velocidade suficiente para a arremetida, o avião teria caído em cima da avenida em frente à pista e não sobre o prédio”, avaliou o especialista.

 

A possibilidade de um desvio abrupto é reforçada ainda pelas exclamações ouvidas de dentro do avião para que a aeronave virasse. “Talvez a idéia tenha sido retomar o alinhamento que permitiria a conclusão da arremetida”, argumenta Peterka. Entre as hipóteses para tal inclinação estão problemas no sistema de frenagem da aeronave ou mesmo algum fenômeno meteorológico. “Nenhuma hipótese pode ser descartada”, avalia.

 
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É,parece que aquele vídeo não servia para nada.......

 

Presidente da Infraero afirma que Airbus da TAM pousou na velocidade correta

Brigadeiro quer saber por que o avião voltou a acelerar

Brasília - O presidente da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), brigadeiro José Carlos Pereira,  disse nesta quinta-feira que somente a análise da caixa-preta do Airbus A320 da TAM que se chocou contra um terminal de cargas da própria empresa após uma tentativa mau-sucedida de pousar no Aeroporto Internacional de Congonhas (zona Sul de São Paulo) vai revelar as causas do acidente.

“O avião pousou normalmente, na velocidade correta e no ponto certo. Os controladores de vôo perceberam e as imagens mostram isso. Imediatamente após tocar a pista, alguma coisa aconteceu. Quero saber o que aconteceu que o avião voltou a acelerar".

Segundo Pereira isso não acontece por milagre, mas sim porque o piloto empurrou [aumentou] a potência do motor. "Por que ele precisava arremeter [interromper a operação de pouso e se preparar para subir novamente]. Só a caixa-preta vai dizer. Eu não vou me aventurar a dizer o que aconteceu dentro da cabine daquele avião”.

Segundo o brigadeiro, arremetidas são um procedimento “absolutamente normal” na aviação. Mesmo assim, Pereira diz que como o avião chegou a pousar e percorrer um extenso trecho da pista principal do aeroporto, o normal seria que ele tivesse desacelerado. “Evidente que alguma coisa fez com que aquele avião não desacelerasse”.

O brigadeiro fez um paralelo com um automóvel para explicar suas dúvidas. “O que leva um carro a não desacelerar em um terreno plano? Só se o motor estiver funcionando e o motorista mantiver a aceleração do carro. É a mesma coisa em um avião”, explicou, voltando a destacar que a questão é descobrir porque o piloto teria tentado arremeter.

Ao ser entrevistado no saguão do aeroporto, em São Paulo, onde acompanha os trabalhos de investigação do acidente, Pereira afirmou que não se pronunciou antes por “razões institucionais”. Segundo ele, a pista principal de Congonhas permanecerá fechada até que os órgãos responsáveis por investigar as causas do acidente concluam a perícia do local. Segundo ele, as explicações terão de ser dadas pelas entidades que investigam o acidente. “Em aviação, tudo tem explicação”.

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não podemos falar nada em definitivo antes de analisar a caixa preta, mas uma coisa podemos dizer.    se não houve falha mecânica certamente o falha está na pilotagem do avião.   Colocar o erro na infra-estrutura da pista mal completada é um erro ainda mais grave, visto que não foi o primeiro avião a pousar na pista nas condições atuais.    Está certo que não conseguiram pousar normalmente como deveriam, mas pousaram!

 

o fato é que o avião aterrissou acima da velocidade permitida e é aí que pode ter ocorrido falha mecânica.   Especialistas dizem que naquela velocidade nem mesmo se a pista estivesse completa (com "ranhuras") o piloto iria conseguir completar o pouso.

 

Uma outra questão é a possibilidade de derrapagem na pista.   Descarto completamente esta hipótese, pois o avião passou reto e na velocidade que ele passou pela pista, se isto estivesse acontecido, o estrago seria ainda maior.

 

Uma das hipóteses é que o piloto já sabia no momento da aterrissagem que o avião não iria conseguir pousar e que ele tinha que fazer alguma coisa para não causar um desastre de proporções maiores.   Nisto ele deve ter decidido retomar a aceleração para uma "tentativa" de arremeter o vôo.   Tentativa entre aspas porque acho que ele sabia que não poderia retomar o vôo devido a pouca distância que faltava, segundo especialistas.    Diante disso, deve ter tomado a iniciativa de virar o avião para a esquerda (iniciativa anormal) para não causar um desastre maior.    mas nesta altura ele já deveria saber que o avião iria bater em algum lugar, mas a tragédia seria bem menor, como foi.

 

acho que o piloto teve "total" controle do avião e não permitiu a derrapagem.

 

se ele não acelerasse o avião fatalmente iria invadir a washington luiz e a tragédia seria maior, penso eu.

 

mas isto não é uma atitude pensada na hora.   certamente o piloto deve ter recebido instruções, logicamente não na hora.

 

mas destacando: devemos esperar a confirmação da caixa preta para ver o que realmente aconteceu.
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Deve ter sido problema na frenagem apenas e não sobre imprudência na velocidade.

 

Ainda mais sendo dois comandantes experientes. Resta saber se ele perdeu aderência por um problema da aeronave ou da pista. Ou ainda, ambos. De qualquer maneira é péssimo para a nossa aviação, que já está uma merda.

 

E lógico, o sofrimento das pessoas. Tinha muita criança inclusive, muito triste.
Vincent2007-07-19 23:49:58
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Assessor festeja falha no avião com gesto obsceno


 O assessor especial de Lula para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia, assistiu no televisor de seu gabinete à reportagem sobre o defeito no reverso da turbina direita do Airbus da TAM. Ficou eufórico. Traduziu a excitação com em gestos: mão direita espalmada, desferiu tapinhas sobre o topo da mão esquerda, fechada de modo a compor um círculo com o indicador e o polegar. (Entenda-se: "Se fuderam!") <?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Ao lado de Garcia, o assessor de imprensa do Planalto, Bruno Gaspar, também não se conteve. Executou movimentos que, embora distintos, conduzem ao mesmo significado obsceno: levou os dois braços à frente e, com as mãos cerradas, puxou os contovelos contra a cintura, adiantando levemente a pelve. (Entenda-se: "Toma!Toma!") 

 

Para azar da dupla, a janela do gabinete de Garcia encontrava-se com as cortinas abertas. E o cinegrafista Rafael Sobrinho, postado do lado de fora do prédio do Planalto, filmou a cena. Ouvido na seqüência, Garcia disse que as imagens, “tomadas de forma clandestina”, não refletem uma comemoração, mas a “indignação frente a uma determinada versão que se quis passar à opinião pública atribuindo ao governo a responsabilidade por um acontecimento dramático”. 09 13 09 Então, tá!

 

Na véspera, por ordem expressa do Palácio do Planalto, a Infraero havia liberado o vídeo com as imagens que mostraram ao país a velocidade excessiva com que o Airbus da TAM cruzou a curta pista de pouso de Congonhas. Depois de lidar com o caos aéreo com uma inércia de dez meses, o governo age com rapidez inaudita para afastar das cercanias do Planalto os cerca de 200 corpos produzidos pela maior tragédia da aviação brasileira."

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 Sem comentários...07 Quero ver o que o Sapo Barbudo vai fazer com esses dois imbecis.
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