Jump to content
Forum Cinema em Cena

Caos nos Aeroportos


Marko Ramius
 Share

Recommended Posts

 

Terça, 24 de julho de 2007, 10h48 relogio_noticias.gif Atualizada às 11h01

x.gif

Infraero: ranhuras começam a ser feitas amanhã

Maria Clara Cabral
Direto de Brasília

O presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, afirmou hoje que a colocação de ranhuras na pista principal do Aeroporto de Congonhas, que evita derrapagens de aeronaves, começa a ser feita amanhã. O prazo para finalização dos trabalho deve ser de 20 a 45 dias.

 

Normalmente, o trabalho seria realizado em mais de 45 dias, mas devido à urgência do caso, será realizada uma força-tarefa para agilizar os reparos. As obras serão feitas durante à madrugada para não atrapalhar o fluxo em Congonhas.

Ontem, a forte chuva que caiu em São Paulo provocou, no final da tarde, um deslizamento no terreno da lateral da cabeceira da pista principal do Aeroporto de Congonhas, por onde passou o Airbus A320 antes de colidir contra o prédio da TAM Express. À noite, uma escavadeira chegou ao local para retirar a terra da pista e colocá-la em um caminhão.

Segundo informações da assessoria de imprensa da Infraero, o deslizamento aconteceu porque uma mureta e uma canaleta que faziam o escoamento da água no local foram destruídos com a passagem da aeronave da TAM, alagando o terreno e provocando o deslizamento. O reparo ainda não havia sido feito porque a perícia da Polícia Federal teria liberado o local para reparos apenas momentos antes do deslizamento.

Redação Terra

--------------------------------------------------

 

 Agora???? Com a Inês já morta?? A notícia deve fazer uivar de dor e de ódio a família de todos os mortos do acidente do vôo 3054... Mas antes tarde do que nunca, né? 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 247
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

 

Eu tenho uma pergunta não estou sugerindo nenhum tipo de teoria de conspiração longe disso.A questão é que não parece estranho que a crise aérea no Brasil tenha se desenvolvido dessa maneira?Ok ta certo  tds essas crises nos aeroportos são compreensíveis são uma reação a aquele acidente aéreo do legacy' date=' mas esse novo acidente é estranho queria a opinião de vcs eu acho muito pouco provável dois acidentes dessa proporção em tão pouco tempo, quer dizer se o sistema de aviação no Brasil sempre careceu de mudanças essas tragédias não deveriam ter ocorrido antes? 

[/quote']

 

Deveria, mas eles só tomam decisões em cima de uma pilha corpos.

 

Link to comment
Share on other sites

Eu tenho uma pergunta não estou sugerindo nenhum tipo de teoria de conspiração longe disso.A questão é que não parece estranho que a crise aérea no Brasil tenha se desenvolvido dessa maneira?Ok ta certo  tds essas crises nos aeroportos são compreensíveis são uma reação a aquele acidente aéreo do legacy' date=' mas esse novo acidente é estranho queria a opinião de vcs eu acho muito pouco provável dois acidentes dessa proporção em tão pouco tempo, quer dizer se o sistema de aviação no Brasil sempre careceu de mudanças essas tragédias não deveriam ter ocorrido antes? 

[/quote']

 

Já ouviu falar no termo "Foi a gota d'água " ?

A repetida negligência e falta de investimentos uma hora ia dar em merda .

Deu .

 

 
Link to comment
Share on other sites

24/07/2007 - 05h42

Brasil vive 'esquizofrenia informativa' em torno de acidente, diz jornal

bbc.gif

O Brasil vive uma "esquizofrenia informativa" em relação ao acidente com o Airbus A320 e os apagões aéreos, diz uma matéria do jornal argentino Página 12 nesta terça-feira.

O diário observa que, nos últimos dias, "os meios de comunicação opositores" têm difundido informações contraditórias sobre a tragédia em Congonhas e o "apagão" que paralisou diversos aeroportos do país no sábado.

Entre versões que divergem sobre os culpados pelo acidente - a pista, o piloto, a TAM ou o governo - o Palácio do Planalto tem recebido com cautela as informações, diz o Página 12.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu calma aos parentes das vítimas para esperar que as investigações avancem.

"Estes dias, nada se descarta e nada se comprova no Brasil. O único que há são especulações", conclui o jornal.

O jornal La Nación traz um retrato da situação "surrealista" que vive o país desde que a crise aérea se tornou mais aguda.

"Algumas situações rivalizam com as cenas do filme Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu", afirma o diário.

A matéria nota que os passageiros estão entre "furiosos e aterrorizados" na hora de voar. "O Brasil é o país com maior número de católicos do mundo, e agora é possível perceber: nunca se rezaram tantos Pai Nosso em decolagens e pousos".

O La Nación diz que "os aeroportos se tornaram acampamentos de 'sem terra': as pessoas se deitam nos corredores à espera de vôos que atrasam horas".

"Como às vezes a paciência tem fim, ontem o aeroporto (de Congonhas) teve de reforçar a guarda policial, porque as pessoas estão perdendo as estribeiras, e atender ao balcão do check-in se transformou em profissão de risco."
"Alguns passageiros gritam, outros choram, outros agarram os empregados pelo colarinho."
O texto nota uma "ironia" na atual situação: o aeroporto de Congonhas teria se tornado "escala virtual para o terminal de ônibus".

"Os passageiros chegam e se convencem pessoalmente de que será melhor tomar um ônibus que enfrentar o pesadelo de esperas, falta de informação e medo."
Link to comment
Share on other sites

Não foi bem isso q eu quis dizer ,o sentido q eu quis dar era de que se o sistema de aviação no Brasil sempre teve problemas ,como esses acidentes só ocorreram agora? Não deveria ter ocorrido até acidentes muito mais graves já no passado? sylar2007-07-25 02:38:59

Link to comment
Share on other sites

Sylar, a questão toda é demanda x infra-estrutura... A demanda cresceu assustadoramente nos últimos 10 anos (bem como a oferta) e a infra-estrutura continuou a mesma.

 

É como eu coloquei mais acima: Congonhas, hoje, tem um pouso a cada 3 minutos. Isso é INCONCEBÍVEL para um aeroporto diminuto como aquele que serve até de passagem para jatinhos particulares.
Link to comment
Share on other sites

 

Ouvidoria da ANAC não ajuda passageiros<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

A ouvidoria da Agência Nacional de Aviação Civil não funciona. A assessoria de imprensa do órgão diz que a função da ouvidoria não é resolver o problema dos passageiros, mas sim acompanhar e sugerir. É a burocracia. Ela disse também que quatro pessoas trabalham no setor, contando a ouvidora, e que o recebimento de reclamações é dividido com um outro departamento, que tem cinco funcionários. É um cabide de emprego que não resolve a vida de ninguém. A assessora contou que não viaja mais de avião. A reportagem é de Renata Veneri da Band News FM.

 

---------------------------------------------------

 

Eu tive o prazer/desprazer de ouvir a entrevista com a “assessora de imprensa” (???!) da Anac hoje pela manhã na Band News FM e quase tive um treco de tanto rir (se bem que deveria era chorar...), mas é que, apesar da situação ser trágica, é tão nonsense, tão absurda, tão surreal, tão ilógica que se torna cômica! 06 04

 

O ápice foi ouvir a criatura dizer que “pelo menos aqui trabalham (??) pessoas que têm boa vontade!” (sic) Oi??!! 09 09 Huahuahuahua!!  06 06 (rindo dela e de mim mesmo e da minha cara de trouxa por ser obrigado a pagar 35% dos meus rendimentos para sustentar uma máquina burocrática ineficiente, danosa, safada e ordinária...) 11

 

Imaginem: uma agência reguladora, dita “poderosa”, cuja ouvidoria deveria, por conceito, averiguar, acompanhar, controlar e PUNIR abusos das companhias aéreas para com os clientes, não poder fazer NADA!! Pior: os “profissionais” que lá trabalham acham isso a coisa mais normal do mundo!! Que porra é essa????!!!!  11 11 11 07

The Deadman2007-07-25 11:04:16
Link to comment
Share on other sites

 

Falha do piloto foi causa inicial do acidente, diz revista

 

SÃO PAULO – A investigação completa do pior acidente a história da aviação brasileira – a colisão do Airbus A320 com o prédio da TAM Express, ocorrido no último dia 17 nas proximidades do Aeroporto de Congonhas – deverá durar mais dez meses. Informações que teriam sido obtidas por meio da análise das caixas-pretas daquela aeronave, porém, apontariam que um erro humano, cometido pelo piloto, foi a causa inicial do acidente. As informações são da revista “Veja”. Os dados oficiais das caixas-pretas ainda são mantidos em sigilo pela Aeronáutica.

 

De acordo com a publicação, os investigadores já sabem que um erro cometido pelo comandante do Airbus da TAM impediu o avião de desacelerar o suficiente ao pousar. Mas o comprimento da pista, curta demais, e a falta de uma área de escape teriam sido decisivos para que o acidente produzisse tantas mortes.

 

Segundo a revista, as informações obtidas pela Aeronáutica mostrariam que uma das duas alavancas que regulam o funcionamento das turbinas, chamadas de manetes, estava fora de posição quando o avião tocou a pista principal do Aeroporto de Congonhas. O erro teria feito com que as turbinas do Airbus funcionassem em sentidos opostos: enquanto a esquerda ajudava o avião a frear, como era desejado, a direita o fazia acelerar. Com isso, o avião, que pousou a cerca de 240 km/h, não conseguiu parar.

 

Ainda segundo a reportagem de "Veja", o acidente poderia ter tido conseqüências menores se a pista principal de Congonhas fosse mais longa. Entre outros motivos que teriam levado ao acidente do Airbus da TAM, aponta a publicação,  há relação indireta com o fato de a aeronave estar voando naquele dia com o reverso direito travado (o reverso de um avião é um mecanismo que ajuda a desacelerar a aeronave). Como o sistema de frenagem é composto de um conjunto de recursos, um aparelho pode voar sem problemas com um dos reversos desativados ou até com dois. Só que, quando isso acontece, o piloto, ao pousar, tem de operar os manetes de forma diferente da rotineira -- e isso pode ter confundido o comandante do vôo.

 

As investigações a que a revista teria conseguido acesso ainda apontariam que, apesar da chuva, não houve aquaplanagem na pista nem falha no sistema de freios dos pneus. Segundo a publicação, quem pilotava o avião no momento do acidente era o comandante Kleyber Lima, e não o co-piloto Henrique Stephanini Di Sacco, como suspeitava a Aeronáutica.

 

 

Link to comment
Share on other sites

 

Como o Marko havia tido.....

Se não fosse tão importante essas tal ranhuras' date='eles não começariam a faze-las tão rápido......interessante....
[/quote']

 

as ranhuras são para evitar a aquaplanagem, e não para frear o avião.   O próprio nome diz: fazer o escoamento da água.

 

Prova disso é que o avião não derrapou e o piloto deve ter virado para a esquerda para evitar o pior.   Mas não é o que já colocaram aqui dizendo que ele foi um herói.   Se ele fez aquilo com intenção e de tamanha agilidade, de pensamento inclusive, foi para evitar um desastre pior.   Eu até comentei aqui num post sobre isso.

 

Agora, sobre a questão daquele assessor do Lula, sinto dizer, mas não sei quem foi o pior, se a imprensa em ter divulgado aquele vídeo, e feito inclusive, ou se foram os caras em ter feito aquilo.   Se bem que é como ele mesmo diz: em algum momento qualquer um faz um gesto daquele, mesmo em local de trabalho.  Só que ele cometeu um deslize porque estavam filmando.    E também o vídeo não prova nada que ele estava comemorando algo ou deixando de comemorar, só os gestos mesmo.   Pensando bem, isto é coisa de Paparazzo mesmo.   Coisa de quem não tem nada que fazer.

 

Mas é impressionante o tanto de coisa que a mídia deixa passar sem nexo e as outras coisas que são censuradas.   O pior é que tem gente que apóia a decisão da mídia exibir isto e cai em cima da vítima 06.

 

Link to comment
Share on other sites

 

 

-THX-. Bom dia!

 

 

 

Claro que a culpa foi do piloto' date=' ele já está morto e não pode se defender, não é o presidente da republica federativa do Brasil, não é do ministério da defesa, não é do dono da TAM...

 

 

 

T+!

 

[/quote']

 

Bom dia (Õ.ô), mas uma investigação de tamanha proporção como essa não é tão simples assim, mesmo porque além de esclarecer a causa do acidente, o laudo servirá para prevenir outros possíveis acidentes. Observe que a matéria diz que o manete estava na posição errada para as condições operacionais do avião, ou seja, isso já é um alerta para outros pilotos não cometerem o mesmo erro (caso seja de fato confirmado, já que é uma hipótese, portanto não é oficial). Isso é investigação, acompanhada por profissionais treinados e pagos para analisar cada detalhe do que aconteceu, e em hipótese nenhuma esses profissionais entrariam numa sala com materiais para analise como as caixas-pretas, para simplesmente culpar uma pessoa só por ela não poder se defender. Se fosse asim, todo acidente fatal seria culpa do piloto.

 

-THX-2007-08-01 00:49:52

Link to comment
Share on other sites

após tanta asneiras ditas e repetidas a exaustão pela mídia (jornais e Tv) principalmente esta ultima, afinal, de quem é a culpa?  já foi dito que a culpa era:

 

- da pista de congonhas que é curta demais?

- da falta de freios do avião?

- da falta das ranhuras?

- de são pedro porque choveu no dia?

- do Lula?

- porque o avião estava com apenas um reversor funcionando?

- do piloto?

- do manete?

- dos passageiros porque deram azar de embarcar naquele avião?

 

em quem a midia irá por a culpa amanhã? 17

 

haja paciencia pra assistir Tv07
Connie2007-08-01 19:09:18
Link to comment
Share on other sites

 

- da pista de congonhas que é curta demais?

 

はい / hai / sim

 

- da falta de freios do avião?

 

もしかしたら / moshikashitara / talvez

 

- da falta das ranhuras?

はい / hai / sim

 

- de são pedro porque choveu no dia?

 

いいえ / iie / não

 

a nao ser q foi dos irmãos nao sei oq ou do santos dumond, q inventaram o avião..

 

- do Lula?

そうだよ! / sou da yo / com certeza

 

* e dos q votaram nesse animal tambem

 

- porque o avião estava com apenas um reversor funcionando?

もしかしたら / moshikashitara / talvez

 

- do piloto?

 

もしかしたら / moshikashitara / talvez

 

*mas se não tivese mais nenhum fator n teria ocorrido, ou seja a culpa é sim dos outros fatores, da falta de seguransa em geral, algo ocorreu... ai sim ele tentou agir, agiu errado? sim, mas se nada tivese ocorrido.. ele n teria agido errado, se a pista fosse longa com espaso pra nao cair em risco, nd teria acontecido..

 

- do manete?

 

 

o q é manete?

 

 

nao importa o q foi a culpa é do governo q nao investiu em coisa q poderia ter sido evitada

 

ou seja pau no lula

 

Link to comment
Share on other sites

Lamentável como o Brasil teve a proeza, mais uma vez, de transformar um desastre em motivo de piada. Onde já se viu a equipe que está fazendo a investigação ser liderada por deputados? Aliás, o que é que os deputados não fazem neste país?

Primeiro, eles não têm competência para tratarem este assunto (nem sei porque falei isto, de tão óbvio que é). Segundo, não custa nada transformar este desastre aéreo em uma questão política, se é que já não é. Adversários usam o desastre contra o governo, e o governo, em sua parte política partidária, está liderando as pesquisas.

Estas pesquisas deveriam ser feitas por um grupo técnico, não politizado. Longe de qualquer disputa partidária...
Link to comment
Share on other sites

 

Lamentável como o Brasil teve a proeza' date=' mais uma vez, de transformar um desastre em motivo de piada. Onde já se viu a equipe que está fazendo a investigação ser liderada por deputados? Aliás, o que é que os deputados não fazem neste país?

Primeiro, eles não têm competência para tratarem este assunto (nem sei porque falei isto, de tão óbvio que é). Segundo, não custa nada transformar este desastre aéreo em uma questão política, se é que já não é. Adversários usam o desastre contra o governo, e o governo, em sua parte política partidária, está liderando as pesquisas.

Estas pesquisas deveriam ser feitas por um grupo técnico, não politizado. Longe de qualquer disputa partidária...
[/quote']

 

É realmente deprimente ouvir deputados falando sobre manete, grooving e reverso. Inclusive isso prova justamente o que vc falou: este acidente para eles é uma questão política. Lamentável.

 

(na verdade, quase sempre é deprimente ouvir deputados falando sobre qualquer coisa).

 

Link to comment
Share on other sites

Lamentável como o Brasil teve a proeza' date=' mais uma vez, de transformar um desastre em motivo de piada. Onde já se viu a equipe que está fazendo a investigação ser liderada por deputados? Aliás, o que é que os deputados não fazem neste país?

Primeiro, eles não têm competência para tratarem este assunto (nem sei porque falei isto, de tão óbvio que é). Segundo, não custa nada transformar este desastre aéreo em uma questão política, se é que já não é. Adversários usam o desastre contra o governo, e o governo, em sua parte política partidária, está liderando as pesquisas.

Estas pesquisas deveriam ser feitas por um grupo técnico, não politizado. Longe de qualquer disputa partidária...
[/quote']

 

já ouviu falar em oportunismo né Conan?

 

quem vê pensa que eles são especialistas no assunto07, se tu tiver acesso a Tv Camara assista uma das sessões da CPI da Crise Aérea, e verás por completo o quão ridiculos são, se acham os Donos da Verdade, patéticos, oportunistas07 vc já disse tudo Conan, "eles não tem competencia para tratarem do assunto03
Connie2007-08-02 18:29:44
Link to comment
Share on other sites

http://youtube.com/watch?v=ZP0dJ4705Ck

 

http://youtube.com/watch?v=W2f9ubWSRVI

 

http://youtube.com/watch?v=Td81F2urKRY

 

http://youtube.com/watch?v=wQiCDVwMD0E

 

http://youtube.com/watch?v=rg36l_KmODQ

 

http://youtube.com/watch?v=H9TDiWCXFBM

 

http://youtube.com/watch?v=jezByBVQc60

 

http://youtube.com/watch?v=FwB3Owgx53E

 

http://youtube.com/watch?v=LDue1mNxmYE

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...