Jump to content
Forum Cinema em Cena

Qual o Episódio Mais Legal?


Luminos
 Share

Qual dos episódios de Star Wars vc + gostou?  

45 members have voted

  1. 1. Qual dos episódios de Star Wars vc + gostou?

    • Ep I - A Ameaça Fantasma
      6
    • Ep II - O Ataque dos Clones
      4
    • Ep. III - A Vingança dos Sith
      34
    • Ep. IV - Uma Nova Esperança
      7
    • Ep. V - O Império Contra - Ataca
      53
    • Ep. VI - O Retorno de Jedi
      11
    • Ñ gostei de nenhum dos filmes. Prefiri o Universo Espandido
      2


Recommended Posts

  • Members

Basta para um personagem bidimensional. O significado da tragédia de Anakin só é entendido devido a sua humanização. Poderia ser eu' date=' poderia ser você. Por mais que nós tenhamos sempre aprendido e, na medida do possível, praticado o "bem" (leia-se a interpretação que a nossa sociedade faz dessa palavra), o "mal" pode surgir. Mesmo com as melhores intenções possíveis. A história de Star Wars, no fundo é apenas a história de um homem confrontando suas escolhas mais uma vez sendo contada. Uma história igual a tantas outras... mas não menos relevante.

Anakin é a metáfora de um homem como qualquer um de nós. Daí a importância do personagem. Todo o sentido da saga Star Wars está na jornada de Anakin Skywalker. Se o personagem não tiver a sua devida dimensão, não funciona, simples assim. Aliás, outros filmes que você citou também tem personagens que vão além do bidimensional. Se não houver identificação, o filme falha... regra básica do cinema...[/quote']

Concordo em parte... É que mostrar que ele tinha uma "boa causa" para a queda simplesmente removeu uma parcela da culpa do Anakin. Parecia a resposta mais conveniente que Lucas (George) poderia dar, e muita gente pode dizer "Ah, mas não era culpa dele". Sim, lógico que as ofertas de poder e a persuasão do Palpatine seduziram o cara, mas o jeito que o filme levou parece que foi algo inevitável e que nem se ele quisesse ele poderia evitar sua queda.

Acho que o GL poderia ter sido um pouco menos preguiçoso nos roteiros dos Ep. II e III e dado margem à trivialidades, maneirismos e particularidades, elementos que pelo menos pra mim, geram bastante identificação, que poderiam ser compostas por um ator competente, coisa que Hayden Christensen infelizmente não é, assim Anakin poderia ser um personagem tridimensional. Porque no que tá na NT, eu não tiva a identificação...

Só pra constatar: odiei o filme, aliás ele é o terceiro da minha lista...

PS: Desenterrei o post do além-túmulo, mas blza...

rubysun2006-6-18 17:43:23
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 148
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Concordo em parte... É que mostrar que ele tinha uma "boa causa" para a queda simplesmente removeu uma parcela da culpa do Anakin. Parecia a resposta mais conveniente que Lucas (George) poderia dar' date=' e muita gente pode dizer "Ah, mas não era culpa dele". Sim, lógico que as ofertas de poder e a persuasão do Palpatine seduziram o cara, mas o jeito que o filme levou parece que foi algo inevitável e que nem se ele quisesse ele poderia evitar sua queda.[/quote']

Acho que tá havendo um probleminha aí... Lucas mostra que, no ponto de vista de Anakin, havia uma boa causa... Mas o filme não é contado pelo ponto de vista de Anakin e Lucas não encampa esse discurso de seu protagonista em momento algum. Aliás, ele mantém o filme em aberto para que vc questione se o personagem tomou a decisão mais acertada ou não. Ele não te conduz a uma conclusão. Minha namorada achou a decisão dele linda: se corromper por amor, mas quando ela viu tudo o que ele fez após essa decisão, ela não sabia mais como chancelar a decisão de Anakin, o que a fez admirar o filme ainda mais.

O roteiro é em terceira pessoa, mas temos perspectivas multiplas ali: temos a do Anakin, temos a da Padmé e a do Obi-Wan, mas nunca uma determinante intrínseca ao filme. Lucas critica a racionalização do comportamento de seu personagem, principalmente quando ele diz 'sou mais poderoso que o Imperador, posso derrubá-lo e aí, juntos, eu e você governaremos a galáxia', ou então quando Padmé, assustada com a notícia do 'golpe dos Jedi' pergunta a Anakin o que ele vai fazer ele responde 'eu não vou trair a República'

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Exatamente... Por isso que eu falo da tridimensionalidade do personagem. Para qualquer ação há um motivo. Desde decidir comer um bombom até decisões cruciais como essa do Anakin. Não é o caso de agora julgar se o motivo era nobre ou mesquinho... mas foi uma decisão pessoal do personagem que vai de acordo com todo o seu desenvolvimento dramático (e tem gente que acha que Lucas não se preocupa com isso).

Se Lucas decidisse que Anakin iria para o lado negro apenas por ganância... que ótimo... desde que convincente. E partindo do personagem que nos foi apresentado nos outros dois episódios, um motivo desses iria contra tudo isso. Sabemos que Anakin é orgulhoso e ambicioso, mas era leal a Ordem Jedi e tinha um forte caráter. Suas características permitem uma sedução para o lado negro da força, sem dúvida... mas antes é preciso quebrar outras que o afastam do seu lado "mal".

Ah... rubysun... fique à vontade para resgatar outros posts do além-túmulo....

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acho que tá havendo um probleminha aí... Lucas mostra que' date=' no ponto de vista de Anakin, havia uma boa causa... Mas o filme não é contado pelo ponto de vista de Anakin e Lucas não encampa esse discurso de seu protagonista em momento algum. Aliás, ele mantém o filme em aberto para que vc questione se o personagem tomou a decisão mais acertada ou não. Ele não te conduz a uma conclusão. Minha namorada achou a decisão dele linda: se corromper por amor, mas quando ela viu tudo o que ele fez após essa decisão, ela não sabia mais como chancelar a decisão de Anakin, o que a fez admirar o filme ainda mais. O roteiro é em terceira pessoa, mas temos perspectivas multiplas ali: temos a do Anakin, temos a da Padmé e a do Obi-Wan, mas nunca uma determinante intrínseca ao filme. Lucas critica a racionalização do comportamento de seu personagem, principalmente quando ele diz 'sou mais poderoso que o Imperador, posso derrubá-lo e aí, juntos, eu e você governaremos a galáxia', ou então quando Padmé, assustada com a notícia do 'golpe dos Jedi' pergunta a Anakin o que ele vai fazer ele responde 'eu não vou trair a República'. [/quote']

Isso me fez chegar a uma conclusão: preciso rever o filme, porque não estou lembrado de ter o visto o filme assim smiley36.gif. Mas se esse negócio das diferentes visões que o filme te dá não forem só teorias mirabolantes de fãzoide, o meu conceito do filme vai mudar um pouco...

Por enquanto ainda acho que a escolha do roteiro + a atuação do Christensen atrapalharam o momento da queda dele, pelos motivos ditos acima...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não entro no mérito da atuação do Hayden já que acredito que ela prejudicou um pouco... Nada impede que vc reveja o filme e permaneça com a mesma opinião... Entretanto, como eu vi o filme diversas vezes, te digo que não há elementos no filme que embasem que o roteiro 'tira a culpa' de Anakin. Ao meu ver o roteiro apenas narra o que o levou a fazer suas escolhas. Mas o roteiro não apóia a escolha de Anakin em momento algum. Isso cabe a você decidir se achou a decisão dele acertada ou não.

Mas acho que vc deveria rever o filme sim e, se ajudar um pouco, os comentários em áudio do Lucas elucidam eventuais dúvidas com relação as direções que o roteiro toma. 

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

Não que seja o melhor ou algo parecido - longe disso - mas é que A Ameaça Fantasma foi um dos primeiros grandes filmes-evento a que assisti nos cinemas e marcou minha juventude. Ainda considero a corrida de pods um espetáculo e a luta entre o Darth Maul e os dois Jedi a mais bem coreografada e tensa dos seis filmes. O tema musical Duel of Fates também é inesquecível. Portanto, meu voto vai para esse sempre muito criticado episódio de SW.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Uma constatação interessante: A Ameaça Fantasma realmente foi bem recebido por aqueles que não eram fãzóides de SW ou então que não entraram no hype absurdo que teve em cima do filme...

Não duvido nada que o filme seja melhor quisto daqui a alguns anos... Hoje ele já não é mais tão massacrado quanto há 7 anos...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Uma constatação interessante: A Ameaça Fantasma realmente foi bem recebido por aqueles que não eram fãzóides de SW ou então que não entraram no hype absurdo que teve em cima do filme...

Não duvido nada que o filme seja melhor quisto daqui a alguns anos... Hoje ele já não é mais tão massacrado quanto há 7 anos...

Realmente os fãzóides da velha guarda se decepcionaram com A Ameaça Fantasma, admito que é o único episódio que eu fico meio sem vontade de assistir, mas talvez agora com a saga completa cresça ainda mais a sua importância para os fãs

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

Meu voto vai para O Ataque dos Clones. Sei que é muito odiado pelos fãs, visto como um filme infantil e o pior de todos. Mas para mim esse foi o melhor em muitas coisas. Ele tem aventura, intriga, ação (duelos de sabre), romance... e guerras clônicas. smiley17.gif 

É o único filme em que vocês vão ver vários jedis lutando juntos!

É a primeira vez que o yoda ascende o sabre. Demais essa luta.

Há o aparecimento de Boba Fett, mostrando sua origem.

 

smiley32.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Nova lista:

TESB 5/5

ROTS 5/5: Igual a TESB, soh esta em segundo porque foi feito posteriormente.

ANH 5/5: Poderia ser melhor que ROTS se nao fosse pela enrolacao com os droids no deserto.

ROTJ 4/5

TPM 4/5: Foi o primeiro da serie que eu vi, ainda no cinema. Me fez gostar sa saga.

AOTC 4/5: Nao eh ruim. Igual a TPM. Fica depois deste por ter sido feito depois.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Nova lista:

TESB 5/5

ROTS 5/5: Igual a TESB' date=' soh esta em segundo porque foi feito posteriormente.

ANH 5/5: Poderia ser melhor que ROTS se nao fosse pela enrolacao com os droids no deserto.

ROTJ 4/5

TPM 4/5: Foi o primeiro da serie que eu vi, ainda no cinema. Me fez gostar sa saga.

AOTC 4/5: Nao eh ruim. Igual a TPM. Fica depois deste por ter sido feito depois.[/quote'] cuma?
Link to comment
Share on other sites

  • Members

num entendo pq ngm gosta do 1° a cena da corrida eh uma obra de arte

... apesar de ser inspirada num filme de corrida antigo. Não lembro o nome mas era tipo Velozes e Furiosos dos anos 30. Do primeiro filme eu acho a luta entre Obi-Wan e Darth Maul a melhor parte. Mas o que mais prejudicou A ameaça Fantasma foi o personagem JarJar Binks. Sem ele o filme seria bem melhor, e bem menos rejeitado.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Na verdade... o filme original, original mesmo é dos anos 20. Mas o grande sucesso, o que tem a corrida de bigas que inspirou a corrida de Pods de A Ameaça Fantasma é dos anos 50... que deve ser o citado pelo colega acima.

Hum... seria Charlton Heston o Vin Diesel da época? hehehehehe

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...