Jump to content
Forum Cinema em Cena

Werner Herzog


ltrhpsm
 Share

Qual o melhor filme de Herzog?  

15 members have voted

  1. 1. Qual o melhor filme de Herzog?

    • O Homem-Urso
      2
    • Meu Melhor Inimigo
      0
    • No Coração da Montanha
      0
    • Fitzcarraldo
      6
    • Nosferatu - O Vampiro da Noite
      4
    • O Enigma de Kaspar Hauser
      1
    • Aguirre, a Cólera dos Deuses
      3
    • Terra do Silêncio e da Escuridão
      0
    • Outro
      0


Recommended Posts

  • Members

Na bem da verdade, só assisti a dois filmes de Herzog (O Homem Urso e Kaspar Hauser)... os dois são maravilhosos à sua maneira, mas tenho uma ligeira predileção por Kaspar Hauser que é onde Herzog consegue destilar mais todo o seu descontentamento com o ser humano.

 

 

 

Quero completar a filmografia dele logo, pois este é, de fato, um diretor "de cabeceira"... indispensável mesmo!

 

 

 

 

 

P.S.: O filme em que ele come o próprio sapato também é muito bom 06.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Só vi Aguirre' date=' inspirado pelas recomendações de Roger Ebert. Um filme diferente de qualquer coisa que já tinha visto até então. [/quote']

 

Na verdade, "Aguirre A Cólera dos Deuses" é bem influenciado pelo livro “O Coração das Trevas” Joseph Conrad, e este livro foi praticamente modernizado com o filme Apocalypse Now de Coppola.  Em fim excelentes adaptações para o cinema. 10<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Realmente Hertzog e muito interessante.

 

Gosto da paixao do Fitzcarraldo ... movendo montanhas pelo amor a arte ...

 

Em Aguirre me marcou mais a sensação da natureza dizendo que os invasores nao estavam em uma brincadeira.

 

O Homem Urso e bacana para ver ate onde a paranoia de um ser humano pode leva-lo ... tambem da para pensar nos guetos que criamos para aconchegar nossas esquisitisses ... no caso o ecochatismo abracou como um urso !

 

Link to comment
Share on other sites

  • 4 months later...
  • Members

Eu vi Fitzcarraldo hoje e, realmente, é paixão pura por arte combinada com insanidade de um diretor movido por esta mesma paixão. Porque, se o grau de loucura e surrealismo do homem marca O Enigma de Kaspar Hauser e Nosferatu também; Fitzcarraldo é único ao traduzir os delírios que faziam com que Herzog roube câmera pra filmar, coma sapatos, leve um tiro e continue filmando. Klaus Kinsky também é dos caras mais malucos, que lembra até o MacDowell trabalhando com o Kubrick e com o Altman...

 

Para quem não sabe, o Herzog fez um barco subir uma montanha e, para convencer os atores a participarem de uma cena em que o barco chocava-se com pedras, ele mesmo fez os "testes".

 

1. Fitzcarraldo (9,5)

2. O Enigma de Kaspar Hauser (9,5)

3. Nosferatu: O Vampiro da Noite (9,5)
ltrhpsm2007-08-03 01:28:25
Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Members

Ninguém? Atualizando:

 

     1. Fitzcarraldo (9,5)

     2. O Enigma de Kaspar Hauser (9,5)

     3. Aguirre, a Cólera dos Deuses (9,5)

     4. Nosferatu: O Vampiro da Noite (9,5)

 

Ou seja: não há UM filme sequer abaixo de quase-perfeito. Ainda não sei exatamente o quê faz com que eu tire um décimo dos filmes dele, mas isto não faz com que eu deixe de sair de casa gritando "wow, wow" ou venha ao Fórum divulgá-lo, hehe.
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

depois de quase um ano hesitando, tomei vergonha na cara e assisti Aguirre, a Cólera dos Deuses. e, porra, tá entre as coisas mais grotescas e insanas que já vi. é praticamente mais uma livre adaptação de O Coração das Trevas (feita antes de Apocalypse Now) que procura explorar (e o faz, com grandes resultados) a ganância humana e o ócio do poder (ou da necessidade de). o estilo do Herzog é muito doentio, praticamente documental, e aqui ele filma cenas bem impactantes, que dão um tom toscão (óbvio para uma produção de pouco mais de 300 mil dólares) muito bem-vindo às imagens. gostei muito, mesmo. essa história de enfiar um montão de gente no meio de uma floresta e explorar ao máximo a situação faz um bem danado ao cinema. pena que poucos sabem como realmente se faz.

Link to comment
Share on other sites

  • 4 months later...
  • 2 weeks later...
  • Members

Por enquanto, vi apenas Aguirre e Homem-Urso. Por sinal, embora tenha aí um período de mais de 30 anos da realização de um filme para a do outro, os dois se assemelham bastante por tratar da alienação e da integração (ou da tentativa de aproximação) do homem com a Natureza; inclusive, chegando ambos a mesma conclusão instintivamente cruel e indiferente. Em poucas pessoas vi tanta humanidade como vi em Herzog através desses dois filmes. Faço constar tanto um como o outro na minha lista de favoritos sem receio e até por necessidade.

 

Aliás, de tantas coisas novas que descobri no Cinema ano passado, Werner Herzog é de longe a maior delas.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • 1 month later...
  • 2 weeks later...
  • 11 months later...
  • Members

O Herzog é definitivamente um dos grandes ainda vivos... E mais ativo do que nunca.

Já faz uns meses que vi Aguirre pela primeira vez, e é engraçado como lendo Watchmen, aquela parte do "Contos do Cargueiro Negro" me lembrou muito do filme. Não conheço nada sobre o livro do Conrad (e nem vi Apocalypse Now), mas a questão do cara perder a noção de humanidade no conto me remete diretamente àquelas cenas de personagens morrendo como insetos com flechadas, de forma totalmente rotineira... É um grande filme.

 

Vi ontem Cobra Verde. O início e o fim são magníficos, coisa de gênio. Acho que não é tão comentado por reciclar muita coisa de Fitzcarraldo, embora os dois filmes sigam caminhos diferentes. E agora que reparei, as 5 parcerias Herzog-Kinski levam o nome do papel do protagonista.

 

Atualizando:

 

1)Aguirre - 5/5

2)O Enigma de Kaspar Hauser - 5/5

3)Woyzeck - 4.5/5

4)Fitzcarraldo - 4.5/5

5)O Homem-Urso - 4.5/5

6)Cobra Verde - 4.5/5

7)O Sobrevivente - 4/5

8)Meu Melhor Inimigo - 4/5

 

 

Próximo: Stroszek! Nosferatu queria ver o do Murnau antes...
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...