Jump to content
Forum Cinema em Cena

Paraíso Tropical


Dook
 Share

Recommended Posts

  • Members

Parece que as coisas não começaram bem para a novela de Gilberto Braga:

13/03/2007

"Paraíso Tropical" tem pior audiência das 21h. O que acontece?

Divulgação%20GloboA novela global "Paraíso Tropical", que mostra nesta terça-feira seu oitavo capítulo, registrou média de 36 pontos na primeira semana, dez a menos que sua antecessora. Foi a pior primeira semana das 21h, antes registrada para "Esperança" (2002), com 40 pontos.

Os televisores ligados no horário caíram de 69% para 66%. Isso significa que 3% dos domicílios da Grande SP desligaram suas TVs.

A que você atribui a baixa audiência da nova novela das 21h?

 

----------------------------------------------------

 

Ainda não vi nada dessa novela (e pelo visto não vou ver). Mas confesso que ver a Alessandra Negrini numa chamada da TV aparecendo de camiseta molhada atiçou a minha curiosidade...

 

HuhHuhHuhHuh
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 135
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Eu gostei da última dele (Celebridade), mas essa, eu ainda não consegui ver (não sei se isso seria bom ou ruim06). Mas, no geral, a crítica especializada está gostando muito (também não sei se isso seria bom ou ruim06).

 

Líder da Semana no BBBCeC.
Jailcante2007-03-13 14:54:10
Link to comment
Share on other sites

  • Members

O Gilberto Braga se dá melhor com os textos dos vilões. Os dos mocinhos é uma coisa capenga mesmo. Em Celebridade, a Malu Mader/Marcos Palmeiras sofreram... Enquanto a Cláudia Abreu/Fábio Assunção/Marcio Garcia só correram para o abraço.

Líder da Semana no BBBCeC

Jailcante2007-03-15 13:51:20
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Eu até agora não assisti NENHUM CAPÍTULO dessa novela. Nem passei pra olhar. Meu interesse é ZERO. Talvez seja pela decepção ou desilusão que a última novela das 8 causou...

 

Nem quero mais lembrar dessa Páginas da Vida. Oh, novelinha cumplicada...0714

 

Líder da Semana no BBBCeC
Link to comment
Share on other sites

  • Members

2 matérias da FolhaOnline:

 

07/03/2007 - 02h58

"Paraíso Tropical" registra o maior ibope de qualidade da década

SÉRGIO RIPARDO
Editor de Ilustrada da Folha Online

 

"Paraíso Tropical" é a melhor novela com a grife Gilberto Braga dos últimos dez anos. Esboça-se um movimento para depreciar a trama' date=' também assinada por Ricardo Linhares, usando como pretexto o baixo ibope do capítulo de estréia. Como se o único indicador de qualidade de um produto fosse sua audiência. A indústria da música é uma prova: o pagamento de jabá explica boa parte dos hits por aí.

Divulgação

Fábio%20Assunção%20e%20Alessandra%20Negrini%20fazem%20par%20romântico;%20veja%20galeria%20de%20imagens

Fábio Assunção e Alessandra Negrini fazem par romântico; veja galeria de imagensEm 1994, "Pátria Minha" encerrava a trilogia gilbertobraguiana de histórias sobre corrupção ("Vale Tudo" e "O Dono do Mundo"), informa o "mão-na-roda" site Teledramaturgia.com.br. Foi uma obra menor do que "Vale Tudo". Depois, ele fez a minissérie 'Labirinto' (1998) e a de época "Força de um Desejo" (1999). Sem muitas repercussões. "Celebridade" (2003) o recolocou no topo das preferências e lembranças.

Agora, "Paraíso Tropical" indica a disposição de Gilberto Braga de retomar a veia de cronista da urbanidade chique, testemunha dos discursos canalhas da elite, o tradutor dos códigos descolados, o mais liberal dos teledramaturgos do clã Globo. Ok, não está sozinho: está ali, na segunda menção, Ricardo Linhares. Sorry.

O verniz cinematográfico da nova novela das 21h apaga a chatice moralista de "Páginas da Vida" e seu Leblon realista, cujo único mérito foi provar que uma ex-integrante do "Big Brother Brasil" (Grazi) pode interpretar sua própria personagem, esbanjar simpatia e carisma, além de reforçar o valor de que "mulher admirada é a recatada, romântica e boazinha", em meio a tantas odaliscas midiáticas. Ana Paula Arósio errou a personagem e desmaiou.

Divulgação

Bebel%20%28Camila%20Pitanga%29%20interpreta%20prostituta%20em%20Paraíso%20Tropical

Bebel (Camila Pitanga) interpreta prostituta em "Paraíso Tropical"Em "Paraíso Tropical", já está definido: Camila Pitanga será a grande estrela. "É uma cachorra daquelas", já disse Gilberto. Desde Gabriela, não aparecia assim na tela uma explosão de sensualidade mestiça, rebolado brasileiro, a nova Sonia Braga (a original sofreu um fiasco em "Páginas", ofuscada por Narjara Turetta, a vendedora de coco. Que papelão). Como bem definiu a repórter Fernanda Crancianinov (na primeira crítica da internet sobre "Paraíso Tropical"), Camila vive uma "profissional do sexo". Prostituta, não! Profissional do "séquisso", como diz um clássico vídeo do YouTube, sobre uma reportagem "trash" do SBT no Nordeste.

E Alessandra Negrini? A mulher do Otto ainda está contida. Passa uma imagem arrogante, um enjôo existencial, embora a direção de Denny Carvalho foque demais nos seios da atriz, em cenas de roupa molhada. No segundo capítulo, já rolou uma cena picante com o galã loiro Fábio Assunção, amado pela comunidade drag.

Divulgação

Vigor%20de%20Wagner%20Moura%20era%20o%20mesmo%20de%20Tony%20Ramos%20em%20Bebê%20A%20Bordo%20%281988-1989%29

Vigor de Wagner Moura era o mesmo de Tony Ramos em "Bebê A Bordo" (1988-1989)E Wagner Moura? Após ter ajudado o Todo-Poderoso em "Deus é Brasileiro", ele chega a seu ápice, após a bem-sucedida experiência em "JK". Em "Paraíso Tropical", o vigor de Wagner era o mesmo visto em Tony Ramos em 'Bebê A Bordo' (1988-1989). Só precisa evitar o risco do estrelismo, a picada da mosca-azul. O sucesso em uma novela das 21h produz monstros, mas principalmente atores neuróticos, com a realeza inteira na barriga. É preciso manter a humildade, ensina Grazi. A velocidade com que um objeto sobe pode ser a mesma de sua queda.

Mas o trunfo de "Paraíso Tropical" é sua história. O tema 'paraíso sexual' é oportuno. O Brasil virou o açougue do turismo mundial. Até militares americanos que lutaram no Iraque escolhem o Rio para relaxar as tensões com suas garotas. O país virou sinônimo de sexo. O que dizer de Gisele e outros modelos sensuais destas terras? Um sexo pago, maquiado, produtivo, afinal, movimenta uma indústria, influencia decisões, virou matéria-prima de tudo. A disputa entre os gêneros ajuda a explicar comportamentos, rixas, ódios, conflitos. Além de ser o gancho para as histórias mais interessantes da humanidade.

Em "Paraíso Tropical", está tudo lá: o desejo entre amantes de mundos diferentes, de sexos iguais, o maniqueísmo das gêmeas (a boa e a má), as falcatruas dos endinheirados (ótima referência ao 'Vale Tudo' brasileiro), os alpinistas sociais, o Rio como um balneário. Nada mais perfeito do que narrar essa história com a música "Difícil", do último CD de Marina: "Mas acontece que eu/Tenho esse vício/De gente difícil no amor/Alguém lá no início/Me aplicou/E me fez louca, me fez pouca/
Me fez o que sou: Difícil".

 

[/quote']

 

Pela 1ª vez, eu ouço falar de "Ibope de Qualidade", sempre achei que Ibope é Ibope. Não sabia que tinha esses subdivisões.0906

 

 

14/03/2007 - 19h38

Grupo de discussão examina "Paraíso Tropical"' date=' diz Gilberto Braga

CARMEN POMPEU
da Folha Online

Devagarinho, a novela das 21h da Globo, "Paraíso Tropical", vem melhorando em audiência. Na primeira semana, teve média de 36 pontos no Ibope. Na segunda-feira (12), subiu três pontos, alcançando 39. Gilberto Braga, um dos autores da trama, disse nesta quarta-feira (14) à Folha Online que aguarda o resultado de uma consulta a um grupo de telespectadores para tentar compreender o ainda baixo índice.

Ele também comentou a decisão da TV Globo de incluir, como dependentes, no plano de saúde da empresa, companheiros do mesmo sexo.

Folha Online - Como o senhor analisa os índices de audiência registrados até aqui pela novela "Paraíso Tropical"?

Gilberto Braga - Estou esperando o resultado da discussão de grupo para tentar compreender. Até lá, esperamos que o público vá aos poucos se familiarizando com os personagens e a história, que a nós parecem bastante envolventes. Ricardo (Linhares), meus colaboradores e eu continuamos a escrever empenhados em criar tramas para entreter ainda mais o público e, é lógico, sempre contando com a primorosa direção de Dennis Carvalho e sua equipe.

Folha Online - E como o senhor recebeu a notícia de que a TV Globo decidiu incluir, no plano de saúde de seus funcionários, os companheiros de mesmo sexo?

Braga - Achei ótimo. Mais uma vez tive orgulho da empresa onde trabalho há tantos anos. É uma medida corajosa e progressista.

Folha Online - O senhor tomou conhecimento por e-mail, assim como os demais funcionários da casa?

Braga - Sim.

Folha Online - Acha que a medida decorre da entrevista concedida pelo senhor à revista "G Magazine"?

Braga - Naturalmente que não. É possível que minha resposta tenha lembrado o assunto. Sei que a medida está para ser aprovada há bastante tempo.

Folha Online - Qual a importância dessa iniciativa?

Braga - Mais um degrau subido na luta contra a intolerância

[/quote']

 

Líder da Semana no BBBCeC
Jailcante2007-03-14 23:03:57
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não é à toa que vão esticar o BBB em mais uma semana.... é o único programa da Globo que anda ultrapassando os 40 pontos de audiência...

 

Ontem fiquei esperando o BBB e eis que medeparo com uma cena bizarra em PT:

Um sujeito liga para Alessandra Negrini e coloca uma gravação para falar com ela09

Igual a cena de Curtindo a Vida Adoidado, do diretor que conversa com a gravação de Ferris pelo interfone....06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Hoje, por falta de opção, assisti um pedaço dessa novela. Horrível. A única coisa boa é que me fez lembrar a novela Laços de Família...06

 

Perai, primeiro falam que a novela é um fracasso de audiência, e depois falam que é a melhor novela de Gilberto Braga?07 Isso me cheira a maracutaia...06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Coluna Outro Canal, do Daniel Castro:

 

TV Globo vai "relançar" "Paraíso Tropical"

A Globo começa nesta semana a bombardear chamadas da novela "Paraíso Tropical" em quase todos os intervalos de seus programas. Será um esforço para tentar aumentar a audiência da novela, a pior estréia da faixa das 21h na década.
Nas chamadas, a Globo contará as histórias da novela desde o começo, de forma bem didática. O recurso é chamado de "relançamento". Visa apresentar a trama ao telespectador que ainda não viu a produção.
Dessa forma, a Globo espera atrair o telespectador que rejeitou "Paraíso Tropical" em suas duas primeiras semanas, mas que não migrou para nenhuma concorrente. Telespectadores que representam pelo menos seis pontos no Ibope simplesmente deixaram de ver novela com o fim de "Páginas da Vida". São pessoas que se sentiram frustradas com os desfechos da novela de Manoel Carlos.
Na Globo, é quase unanimidade que "Paraíso Tropical" é uma boa novela. Mas a cúpula da TV ainda tenta descobrir o motivo da rejeição. Pesquisas com grupos de telespectadores, que costumam ser feitas no 40º capítulo, foram antecipadas para a semana que vem.
Até agora, a única mudança visível foi a interrupção do uso de software que dava um acabamento nas imagens um tanto granulado, acizentado, de documentário para cinema. Isso gerou reclamações de telespectadores, para os quais "Paraíso Tropical" estava "pesada".

MARÉ BAIXA
Reflexo da baixa audiência de "Paraíso Tropical": apesar das cenas picantes, nenhuma reclamação contra a novela das oito foi registrada pelo departamento de classificação indicativa do Ministério da Justiça até a última sexta-feira.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Wagner Moura é o tipo de vilão sem motivos... subir na empresa? Omg, que tema fracassado. Fora que toda vez que eu vou pra sala e vejo mais uma novela mostrando paisagens do Rio de Janeiro me pergunto se não estou assistindo a mesma coisa sempre... 09

Afinal, será que não tem jeito de criar uma novela em outra cidade?!

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Wagner Moura é o tipo de vilão sem motivos... subir na empresa? Omg' date=' que tema fracassado. (1) Fora que toda vez que eu vou pra sala e vejo mais uma novela mostrando paisagens do Rio de Janeiro me pergunto se não estou assistindo a mesma coisa sempre..09
(2) Afinal, será que não tem jeito de criar uma novela em outra cidade?!
[/quote']

 

querido Troy03

 

(1) - não se pergunte isso, pois o fato é que as pessoas REALMENTE assistem "A MESMA COISA" a no minimo uns 40 anos, desde os primordios das telenovelas, o proprio tema por voce citado já diz a quantas anda a "CRIATIVIDADE" dos autores03

 

(2) - claro que sim, o dificil é surgir algo DIFERENTE03
Connie2007-03-21 23:04:18
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu não gosto muito de novela, ainda mais de Gilberto Braga. Pelo pouco que vejo, sempre acho forçada e com roteiro chulo. Tem vezes que sinto pena dos atores por estarem ali, sério mesmo. Aquela Celebridade era sofrivel, o roteiro era muito forçado e besta... Só valia ver a Claudia Abreu.


Paraiso Tropical eu assisti dez minutos um dia e achei bizarra. Aquela Alessandra Negrini está um cotovelo atuando e o Fábio sempre foi um. Teve ontem uma cena de uma cachorro que foi bizarra, tipico de Gilberto. Assim como Celebridade, Paraiso Tropical tb tem um atrativo: Camila Pitanga só e somente.

 

 

 

Sobre a criatividade. Isso é algo que não vamos ver tão cedo, mudança. A Record que era uma nova empreitada e um local pra arriscar fez tudo igual a Globo. Lamentável.

 

Ontem, achei uma comunidade no orkut muito interessante, "Salvador merece uma novela" e eu como morador de Salvador tenho que concordar. Pq Salvador é muito mais do que vila de pescadores e casinhas do pelorinho. Aqui tem Shopping, academia, prédios... Chega de Tieta e Porto dos Milagres! hehehe
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Realmente tudo nessa novela é...              novelesco.

 

 

 

 

 

Mas tb até mesmo "Páginas da vida" que deverias ser sobre o cotidiano, ou mostrava os personagens alegres e felizes ou simplesmente numa situação forçada (e aquele sequestro foi ridículo), se salvando somente em seus últimos episódios graças a inesperada "melhorazinha" do roteiro e as atuações sempre ótimas, exceto dos iniciantes.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...