Jump to content
Forum Cinema em Cena

Precisamos de Hierarquias?


Plutão Orco
 Share

Recommended Posts

  • Members
Marko Ramius. Bom dia!

Ehi' date=' eu pergutei primeiro.06.gif

Não! Seres humanos não aceitam por muito tempo serem controlados conscientemente, a hierarquia é forte quando há um consenso do poder com a sociedade (que deveria ser o poder).03.gif

T+![/quote']

 

Eu diria que a natureza do poder é corromper e consumir. Em suma a moral do poder é a imoralidade.  

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Tenho mais o que fazer da vida' date=' não vou perder meu tempo lendo acefálias de HQ e muito menos aprofundando meu conhecimento sobre anarquia, afinal não há a minima necessidade de eu tomar qualquer partido sobre essa visão politica. Respeito o Plutão e sei que ele é bem inteligente por isso tem conciência da escolha que tomou.

 

[/quote']

 

Talvez tenha conhecimentos mais dignos e interresantes a absorver, mesmo que não dá a mínima para a política o mesmo não pode ser dito para ela. Afinal, a política determina a sua vida. Talvez algum dia você busque valorizar o saber indiscriminadamente.  Em fim adquirir o conhecimento, e passar a diante dispersa o poder que detemos no conhecimento. Assim criamos uma sociedade mais sóbria e não tão moldável.

 

 

É obvio que hierarquia no emprego deve existir' date=' ou alguem pensa em deixar no mesmo patamar um médico e um gari?

 

Agora comrelação a politica, eu não sei dizer, queria que alguem pudesse me dizer como seria uma sociedade Anarquista hoje em dia17
[/quote']

 

Todos são importantes na sociedade, tanto um gari como um juiz. Agora atribuir valores aos encargos, considerando um abaixo do outro é até injusto.

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Em uma sociedade anarquista, ninguém é melhor do que o outro. Todos são importantes, todos participam nas decisões da sociedade. Não é igual a esta, que de 4 em 4 anos só fazemos uma escolha com o voto, e determinamos a vida de todos com a decisão parcial da maioria. Todos têm um lugar no mundo, não podemos sobrevier isolados em uma ilha do poder.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Já que postaram que a liberdade, igualdade e fraternidade são impossíveis de existirem totalmente na prática. Por que então ter o trabalho de aplicá-las em partes? Não é um ponto contra a lógica?

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

E outra.

 

Por que a partir do momento em que pensam em liberdade plena pensam em explorar o outro? Acho que isto ficou tão sedimentado nesta sociedade monstruosa e animalesca, que a única idéia plena de liberdade é poder roubar, como os políticos roubam, matar como os soldados e policiais matam e estuprar como um cafetão o faz.  É praticamente assintomático. Isto também é ilógico por uma coisa simples, pois... Que liberdade eu tenho se eu tomo a de outro?

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Agora' date=' hierarquia leva ao controle e a solução de todos os problemas da humanidade?

T+![/quote']

 

E alguma coisa leva ?

 

Trocar informações, buscar conhecimento. Oras vivemos em sociedade e não em uma caverna. Sabedoria ao invés de hierarquia. Busque o grau de conhecimento dos exércitos e vai entender uma parte do que estou expressando.

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Santa Utopia , Batman !!!

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members
 

 

 

Santa Utopia ' date=' Batman !!!

 

 
[/quote']

 

Chamar isto de ‘utopia’ seria motivo de ter sido aplicado sem nenhum êxito. Como não é caso é um disparate de seu ponto de vista. Afinal, a maneira que se organiza a sociedade nunca foi apresentada soluções para os problemas que se encontra. Muito pelo contrário, esta sociedade empurrou as entraves dos problemas para debaixo do tapete criando até mesmo outros problemas. Logo esta organização social é errada, e logo por natureza é tão utópica quanto o que não foi posto em prática.

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Ates aqui como minhas ‘utopias’, do que na soberba de filmes ficcionais, fantasiosos, ridículos e patéticos. Antes isto, do que ficar bitolado em que vai ser o vencedor do BBB. Antes buscar um meio de viver melhor do que buscar um meio de ridicularizar o outro por falta do que fazer. Em fim, isto é uma proposta para pensar. Será que é pedir muito? Será tão difícil mesmo repensar a maneira de organizar a sociedade? Ou não seria interessante para quem tem o anel ou a coroa? Afinal, é mais fácil nos apegarmos as futilidades disponíveis coincidentemente na arena do Coliseu de hoje. Não é mesmo?

 
Plutão Orco2007-03-20 10:26:08
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Só queria deixar claro uma coisa:

 

Concordo plenamente com  fato da gente tentar mudar a situação, tentar achar ideias para melhorar a sociedade. O que eu não concordei com você foi o "resultado final" das suas ideias, assim como você varias vezes você discordou das minhas ideias. Estamos sujietos a isso. MAs, mais uma vez, concordo e acho valido que sempre consideremos todas as hipoteses, que sempre haja uma tentativa de mudança, mesmo que seja atraves de uma ideia
Link to comment
Share on other sites

  • Members
 

 

 

Santa Utopia ' date=' Batman !!!

 

 
[/quote']

 

Chamar isto de ‘utopia’ seria motivo de ter sido aplicado sem nenhum êxito. Como não é caso é um disparate de seu ponto de vista. Afinal, a maneira que se organiza a sociedade nunca foi apresentada soluções para os problemas que se encontra. Muito pelo contrário, esta sociedade empurrou as entraves dos problemas para debaixo do tapete criando até mesmo outros problemas. Logo esta organização social é errada, e logo por natureza é tão utópica quanto o que não foi posto em prática.

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Ates aqui como minhas ‘utopias’, do que na soberba de filmes ficcionais, fantasiosos, ridículos e patéticos. Antes isto, do que ficar bitolado em que vai ser o vencedor do BBB. Antes buscar um meio de viver melhor do que buscar um meio de ridicularizar o outro por falta do que fazer. Em fim, isto é uma proposta para pensar. Será que é pedir muito? Será tão difícil mesmo repensar a maneira de organizar a sociedade? Ou não seria interessante para quem tem o anel ou a coroa? Afinal, é mais fácil nos apegarmos as futilidades disponíveis coincidentemente na arena do Coliseu de hoje. Não é mesmo?

 

Não é uma questão de ter sido aplicada sem êxito . É uma questão de impossibilidade de aplicação dada a natureza do ser humano .

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

Uma pergunta que não quer calar: Por que não consideramos os estrangeiros iguais a nós? Qual diferença de um estrangeiro e um ‘nativo’? Por que não tem os mesmos direitos como todo o ser humano em todos os países? Por que não se têm liberdade igualdade e fraternidade para todos? Se ele trabalha aqui ele não esta tomando meu emprego, porque se não fosse ele; seria o meu vizinho. Então teria que matar meu vizinho por um nada? E mais o estrangeiro está colaborando tanto para este país como outro indivíduo, pois compra os nossos produtos e logo paga seus impostos para viver. E não conheço estrangeiro que mora de graça em algum país. Acho este pensamento mesquinho de estrangeiro, de achar que um estrangeiro rouba a oportunidade de outro é balela. Existe um lugar para todos neste mundo. E o mesmo vale para as cotas, ainda vejo as cotas como um processo contra o racismo e desigualdade e não o oposto. Ninguém questiona o sentido inócuo do vestibular, mas questiona as cotas.

 

Aproveitando...<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

28 de março de 2007 - 23:32

PF investiga se incêndio na UnB teve motivação racista


Fogo atingiu portas de apartamentos de estudantes africanos da UnB

Vannildo Mendes

 

 

 

BRASÍLIA - A Polícia Federal abriu inquérito nesta quarta-feira para apurar o incêndio criminoso, com suposta motivação racista, dos alojamentos de alunos africanos da Universidade de Brasília (UnB). O episódio ocorreu um dia depois que a ministra chefe da Secretaria Especial de Política de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Matilde Ribeiro, ter declarado que não é racismo quando um negro se insurge contra um branco, pois "quem foi açoitado a vida inteira não tem obrigação de gostar de quem o açoitou".

Para a PF, porém, é cedo para tirar qualquer conclusão pois são comuns casos de vandalismo desse tipo em instalações da UnB. Além disso, o grupo de africanos teria tido um desentendimento com alunos brasileiros no final do ano passado, conforme informou o reitor da universidade, Thimoty Mulholand.

O incêndio ocorreu por volta das 4h nas portas de três apartamentos do Bloco B da Casa do Estudante Universitário. Testemunhas disseram à polícia terem ouvido uma explosão de bomba caseira pouco antes. Os imóveis são habitados por oito estudantes africanos, mandados pelos governos de seus países mediante convênio com a UnB.

A PF vai investigar se tem algo a ver com o caso o fato de os extintores de incêndio estarem esvaziados nos primeiro e segundo andares. se foi proposital ou não o esvaziamento dos extintores. Outro fato investigado é que os três apartamentos incendiados tinham cruzes vermelhas e o símbolo da organização racista norte-americana Ku Klux Klan pintadas nas portas.

Fonte:http://www.estadao.com.br/ultimas/nacional/noticias/2007/mar/28/425.htm

Plutão Orco2007-03-29 10:19:38
Link to comment
Share on other sites

  • Members

28 de março de 2007 - 19:42

Apartamentos de africanos são queimados na UnB


Dos 80 africanos na universidade, 20 moram no prédio. Extintores de incêndio do andar também foram esvaziados, com exceção de um, usado para apagar o fogo

bbc_83.gif

 

 

 

BRASÍLIA - Três apartamentos onde moram dez estudantes africanos no campus da Universidade de Brasília (UnB) tiveram as portas queimadas na madrugada desta quarta-feira. Os extintores de incêndio do andar também haviam sido esvaziados, com exceção de um, usado para apagar o fogo. Ninguém ficou ferido.

De acordo com o reitor da universidade, Timothy Mulholland, a investigação preliminar mostra que não houve arrombamento, portanto o incêndio deve ter sido provocado por um morador do alojamento.

O crime acontece um dia depois da entrevista da ministra da Secretaria Especial de Política da Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Matilde Ribeiro, que disse que não considera "racismo quando um negro se insurge contra um branco".

 

Polêmica

As declarações da ministra provocaram um grande debate, com a maioria das manifestações criticando duramente a ministra. Na opinião do reitor da UNB, o incêndio "não tem nenhuma relação" com a entrevista. "Isso seria uma ilação irresponsável", afirmou à BBC Brasil.

"Este é um conflito entre alguns grupos de estudantes, que vem se desenrolando há alguns meses", afirmou Mulholland, que ainda não tem informações sobre a autoria do ataque.

O caso está sendo investigado pela Polícia Federal, responsável pelo policiamento do campus. A universidade também abriu um inquérito administrativo.

 

Reclamações

Os estudantes que moravam nos apartamentos disseram à rádio CBN que já haviam sofrido ameaças e sido vítimas de discriminação racial em outras ocasiões. Eles também afirmaram que já haviam registrado reclamações na delegacia de polícia e junto à reitoria, sem que providências fossem tomadas. O reitor disse que já houve punição para estudantes que se envolveram em brigas.

O campus já foi pichado com a expressão "Morte aos estrangeiros". Os estudantes africanos chegam à UnB por meio de convênios entre os governos, e são frequentemente vistos pelos alunos brasileiros, que entraram na universidade pelo vestibular, como privilegiados.

Oitenta africanos estudam na UnB, e 20 deles moram no alojamento incendiado. Os dez estudantes envolvidos estão sendo remanejados para outros apartamentos. Nivaldo Gomes, de Guiné-Bissau, estudante de Sociologia, disse que já havia sido vítima de preconceito em outras ocasiões. "Reclamamos, mas nada foi feito", disse.

Maplia Queta, do mesmo país e também estudante de Sociologia, disse que pensou que fosse morrer, quando viu a fumaça entrando pela porta.

De acordo com a UnB, a entrada para a moradia dos estudantes é controlada 24 horas por um porteiro, que registra o nome de todos os visitantes que entram no prédio.

 

BBC BRASIL.com - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC BRASIL.com. 14 Plutão Orco: A informação é para todos. 

Plutão Orco2007-03-29 10:24:47
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Cotas para negros' date=' num país totalmente mestiço = idiotice + preonceito

Incendiar apartamentos dos estudantes africanos = preconceito + inveja06
[/quote']

 

Não achei graça alguma no incêndio criminoso. Se fosse um colégio de um conceituado bairro ‘nobre’ da região de Brasília invadido pelos sem terra seria repudiado por quase todos aqui. <?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Aproveitando...

 

Vestibular para uma pessoa que cursou o segundo grau = justificativa para filtrar classe.12 E claro que também é dor de cotovelo de quem não foi beneficiado.  Ora, só porque não fui beneficiado pelo recurso não quero que o outro não seja. Vejo mais injustiça no próprio vestibular em si do que na questão das cotas. Na verdade, quem é contra as cotas é fadado de 100% de inveja a priori e com um potencial tremendo para o racismo.

 

Cotas = nivelar as diferenças.

 

Cotas para negros = nivelar o descaso do estado para com os antepassados dos negros escravos. Por isto viveram uma marginalização social até os dias de hoje, muitas das favelas conhecidas surgiram dentro dos Quilombos. E ninguém liga para isto, só ignora como sempre.

Plutão Orco2007-03-29 16:16:24
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Cotas para negros = nivelar o descaso do estado para com os antepassados dos negros escravos. Por isto viveram uma marginalização social até os dias de hoje' date=' muitas das favelas conhecidas surgiram dentro dos Quilombos. E ninguém liga para isto, só ignora como sempre.

[/quote']

 

Quem disse que todos os negros vivem numa marginalização social até hoje? Tenho essa certeza ao olhar para os meus antepassados: quem luta na vida, tem determinação e persistência, consegue chegar ao topo. Com persistência um garoto de quinze anos, analfabeto, filho de índia e sozinho em São Paulo, consegue montar uma considerável fábrica de roupas e tecidos. É claro que ele não fez isso de um dia para o outro, mas persistiu até conseguir (a história de meu falecido avô). Expor todos os negros como marginalizados é preconceito também, viu Plutão. POr mim não cresce quem não quer. Gente preguiçosa, não pensa no futuro, não pensa em crescer.

 

Qualquer pessoa que realmente der o máximo de si consegue o que quiser. Mas não é isso que pensam. "Coitadinhos dos negros. São pobres marginais, burros e sem capacidade de crescerem sozinhos. Precisamos ajudá-los. dar uma esmola no vestibular pra eles." Volto a dizer: as cotas são preconceituosas.

 

Outra coisa. O que sou eu? Sou índio? Holandês? Alemão? Espanhol? Português? Italiano? Ou sou negro? Sou BRASILEIRO, e como milhares de outros latino-americanos, sou mestiço. Não precisa ser doutor em história pra saber disso. É só olhar nas ruas e você vai ver mestiços. E como vou provar que sou bisneto de negro e neto de índio? Não há na identidade o que diga a sua etnia.

 

Se quer ajudar, ajuda sim. Mas não discrimina. Se quer ajudar, porque não ajuda pondo escolas pública decentes e capacitadas, e coloquem os alunos no mesmo patamar daqueles que estudam em colégios particulares? É um bom começo, e ajuda a todos.

 

(estamos saindo do assunto)
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Quem disse que todos os negros vivem numa marginalização social até hoje? Tenho essa certeza ao olhar para os meus antepassados: quem luta na vida' date=' tem determinação e persistência, consegue chegar ao topo. Com persistência um garoto de quinze anos, analfabeto, filho de índia e sozinho em São Paulo, consegue montar uma considerável fábrica de roupas e tecidos. É claro que ele não fez isso de um dia para o outro, mas persistiu até conseguir (a história de meu falecido avô). Expor todos os negros como marginalizados é preconceito também, viu Plutão. POr mim não cresce quem não quer. Gente preguiçosa, não pensa no futuro, não pensa em crescer.

 

Qualquer pessoa que realmente der o máximo de si consegue o que quiser. Mas não é isso que pensam. "Coitadinhos dos negros. São pobres marginais, burros e sem capacidade de crescerem sozinhos. Precisamos ajudá-los. dar uma esmola no vestibular pra eles." Volto a dizer: as cotas são preconceituosas.

 

Outra coisa. O que sou eu? Sou índio? Holandês? Alemão? Espanhol? Português? Italiano? Ou sou negro? Sou BRASILEIRO, e como milhares de outros latino-americanos, sou mestiço. Não precisa ser doutor em história pra saber disso. É só olhar nas ruas e você vai ver mestiços. E como vou provar que sou bisneto de negro e neto de índio? Não há na identidade o que diga a sua etnia.

 

Se quer ajudar, ajuda sim. Mas não discrimina. Se quer ajudar, porque não ajuda pondo escolas pública decentes e capacitadas, e coloquem os alunos no mesmo patamar daqueles que estudam em colégios particulares? É um bom começo, e ajuda a todos.

 

(estamos saindo do assunto)
[/quote']

 

Brasileiro é uma espécie humana especial? Pensei que antes de tudo fosse um ser humano, mas estou enganado. Nem isto você é. <?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Ta bom... isto é sua opinião sobre as desigualdades sociais e pobreza? Engraçado esta mentalidade me lembra a seguinte mentalidade:

 

Se um Calvinista tem muito dinheiro, é um sinal de que Deus o terá escolhido. Os Holandeses, os Escoceses e os Americanos ganharam a fama de serem sovinas, pouco generosos, interessados apenas no dinheiro. Estas características são na vida moderna quase um dado adquirido em qualquer cultura, mas nos tempos da Reforma Protestante, o Calvinismo terá instituído uma nova e revolucionária forma de relação com a riqueza. Ver Ernest Gellner para mais detalhes.

 

Fonte: Wikipédia

 

E ai eu pergunto na África, América Latina, Ásia, Ilhas do Pacifico são pobres por que querem? Que visão de mundo heim...

 

E por último estamos debatendo dentro do foco de castas, é uma forma de hierarquia. Isto é, temos uma casta reservada para o vestibular. Olhe para os campos das universidades, e você ainda constará a sua maioria contemplam castas medias altas de forma significativa quando não majoritárias. Seja mais observador.

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members
<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Ta bom... isto é sua opinião sobre as desigualdades sociais e pobreza? Engraçado esta mentalidade me lembra a seguinte mentalidade:

 

Se um Calvinista tem muito dinheiro' date=' é um sinal de que Deus o terá escolhido. Os Holandeses, os Escoceses e os Americanos ganharam a fama de serem sovinas, pouco generosos, interessados apenas no dinheiro. Estas características são na vida moderna quase um dado adquirido em qualquer cultura, mas nos tempos da Reforma Protestante, o Calvinismo terá instituído uma nova e revolucionária forma de relação com a riqueza. Ver Ernest Gellner para mais detalhes.

 

Fonte: Wikipédia

 

E ai eu pergunto na África, América Latina, Ásia, Ilhas do Pacifico são pobres por que querem? Que visão de mundo heim...

 

[/quote']

 

... o que você quer dizer com a citação ao wikipédia? Que os calvinistas são capitalistas? Se for, concordo plenamente. Pena que poucos entendem o sentido da palavra "capitalismo", e por não a conhecerem bem, a condenam como prática egoísta.

 

Os países são pobres porque querem? De certa forma sim. Se é a população que escolhe seus governantes, a resposta é sim mesmo. É claro, existem empecilhos. Existem dificuldades a serem resolvidas nesses países. Mas, se a população e o governo realmente se empenhar na resolução dos problemas político-sociais, o país pode crescer sim. Pena que há muita gente egoísta nesse mundo. Governantes que pensam apenas em seus próprios benefícios, e eleitores que votam no candidato que mais dá esmola (Bolsa Família rulez! 16).
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

... o que você quer dizer com a citação ao wikipédia? Que os calvinistas são capitalistas? Se for' date=' concordo plenamente. Pena que poucos entendem o sentido da palavra "capitalismo", e por não a conhecerem bem, a condenam como prática egoísta.

 

Os países são pobres porque querem? De certa forma sim. Se é a população que escolhe seus governantes, a resposta é sim mesmo. É claro, existem empecilhos. Existem dificuldades a serem resolvidas nesses países. Mas, se a população e o governo realmente se empenhar na resolução dos problemas político-sociais, o país pode crescer sim. Pena que há muita gente egoísta nesse mundo. Governantes que pensam apenas em seus próprios benefícios, e eleitores que votam no candidato que mais dá esmola (Bolsa Família rulez! 16).
[/quote']

 

Não é só por ser capitalista em essência, mas por ser uma mentalidade estúpida e arcaica que não funciona. Se agarrar em uma mentalidade de mais 400 anos, que não funciona é foda! Não levou em conta que o mundo mudou drasticamente, e ainda têm gente que se agarra em velhos dogmas. Em suma nem todos podem ser ricos é assim que funciona este sistema. Só existe o rico porque existe o pobre. “O rico fará de tudo pelo pobre de menos sair das suas costas”. É a mesma coisa nos países subdesenvolvidos, não é interessante ter um desenvolvimento nos países emergentes ou subdesenvolvidos. Não é interessante promover paz, porque isto traz prosperidade. Você acha que a guerra só pelo petróleo ou outra riqueza de um país? Não a prioridade da guerra é para prejudicar alguém, para que este alguém fique dependente. Se não tiver indivíduos dependentes não se tem o controle do poder.

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Santa contradição Batmam! Você acabou de reclamar do egoísmo e crítica o Bolsa família como esmola. Falou Ebenezer Scrooge! 12

 
Plutão Orco2007-03-30 13:50:03
Link to comment
Share on other sites

  • Members

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Santa contradição Batmam! Você acabou de reclamar do egoísmo e crítica o Bolsa família como esmola. Falou Ebenezer Scrooge! 12

 

 

Não sei quem é o cara, mas não me interessa saber. Se o bolsa família não é esmola é o que então? Um auxílio às pessoas necessitadas? Não deixa de ser a mesma coisa. Ajudar uma família necessitada com pão todo dia não ajuda ela a sair do buraco. Os governantes são egoístas porque só pensam neles mesmos, e o próprio bolsa família mostra isso. Se o governo estivesse interessado no povo, não daria o peixe, mas ensinaria a pescar. Com o bolsa família, o povo vota no PT. É lula de novo com a força do povo, porque ele deu esmola pro povo ao invés de desenvolvê-lo e fazê-lo crescer. E a aprovação do bolsa família também mostra aquilo que já disse antes sobre pobreza. Amamentados pelo bolsa família (que é pago pelos impostos absurdos que nós da classe média pagamos), o povo fica feliz e acomodado em sua própria miséria e dependência. O povo, mesmo os afavelados e marginalizados, não querem ver o país crescer e todos terem a oportunidade. Querem apenas o seu próprio sustento, seja ele com o seu trabalho ou não.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

É o famoso personagem caricato de Charles Dickens no seu “Conto de Natal” o conhecido “Velho Avarento”. A alusão à figura remete a sua mentalidade que toda ajuda é inútil para quem não se esforça. O personagem era previsível por negar ajuda a qualquer semelhante, e o justificava que era para o bem dele mesmo e para seu próprio crescimento pessoal. Assim justificava a sua sovina, para não dar esmolas ou aumentar o salário do funcionário pobre, ou ceder qualquer concessão para o próximo alegando que é para ele se esforçar.

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Sendo a “esmola” pouca ou muita, ela não deixa de ser uma ajuda a quem está com dificuldade. E a pessoa que dá faz melhor sim senhor. Afinal, é bem melhor do que o não faz e ainda crítica a atitude de quem o faz como a típica atitude do “Velho Avarento”. Inclusive ele serviu de inspiração para o Tio Patinhas. É nestas horas que vejo que a literatura de Charles Dickens e ainda bem contextualizada. O mundo dele da “Era Vitoriana” é praticamente o mesmo e mais forte nestas repúblicas de caudilhos aqui na América Sovina.

 

E concordo plenamente com você a respeito de ensinar a pescar, e é justamente por isto que sou completamente a favor das cotas para negros, brancos, pardos, índios, pobres ou qualquer ser humano disposto a adquirir conhecimento.

 

O medo de perder o conhecimento como apresentou vem de um processo classista evidente nos seus argumentos e no cerne desta sociedade. Quando temos um conhecimento reservado temos um conhecimento manco, incapacitado para ajudar a todos. É um ponto contra o desenvolvimento de uma sociedade, se o conhecimento é reservado é uma evidencia real de criação de uma oligarquia, ou uma sociedade a parte do grande contingente. Assim, é mais fácil manipular e conduzir a “música mágica” da hierarquização. Em toda a história da humanidade a conhecimento foi negado para todos como uma forma de manipular o mais fraco. E se tornou uma imagem corrupta de “conhecimento é poder” sendo que não, o conhecimento é o que cria uma sociedade e a unifica. Inclusive se não existisse a divulgação da língua não existiria a comunicação entre os homens.

 

E ainda acredito piamente que o segredo de unificar a humanidade é através do saber para todos. Não existe outro meio, que possa unir as pessoas.

Plutão Orco2007-04-03 14:08:58
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

E concordo plenamente com você a respeito de ensinar a pescar' date=' e é justamente por isto que sou completamente a favor das cotas para negros, brancos, pardos, índios, pobres ou qualquer ser humano disposto a adquirir conhecimento.

 

[/quote']

 

Eu sou pardo e nem por isso sou incapacitado de entrar num vestibular sem ajuda de uma cota preconceituosa18 Tenho orgulho da minha cor, mas isso é outra história

Disposto a adquirir conhecimento... isso todos, com excessão dos ignorantes, estão. Mas será que todos estão capacitados para adquirir o conhecimento dado nas faculdades? Do que vale eu colocar um analfabeto no curso de letras? Ele vai tirar péssimas notas, vai se sentir perdido e frustrado. Do que vale colocar alguém que não sabe dividir numa faculdade de física quântica?

 

Por essa razão vejo que as cotas, além de preconceituosas, são prejudiciais aos próprios "co(i)tados". Se o governo quer que a população da classe baixa tenha conhecimento, deve começar de baixo para cima, e não ao contrário. Com escolas públicas de qualidade. Se as escolas públicas fossem boas não haveria necessidade de cotas, pois os alunos pobres teriam o conhecimento dos alunos ricos, e as mesmas chances de passar num vestibular.

 

Veja as escolas dos países de primeiro mundo. Sejam de famílias de classe baixíssima, baixa, média ou até alta, todos estudam em colégios públicos. Em alguns casos, os colégios públicos são até melhores que os particulares. As únicas escolas pagas são internatos ou institutos religiosos.
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...