Members Quel Posted March 27, 2007 Members Report Share Posted March 27, 2007 Pessoal, eu estou em meu último período da faculdade e preparando minha monografia com o tema "A mulher no Cinema". Por isso gostaria muito da ajuda de quem puder se dispor a tal. Já fiz inúmeras pesquisas e já consegui um bom material sobre o assunto, no entanto gostaria de outras visões e conhecimentos. Filmes em que a temática ou o enfoque principais sejam a mulher, personagens femininos marcantes (que não precisam ser necessariamente principais), atrizes inesquecíveis e diretoras que tenham um papel importante. Uma outra questão que irei abordar é a evolução do papel da mulher nos filmes, tanto como personagens como as próprias atrizes. Tudo o que puderem me ajudar para compor minha monografia eu agradeceria. Por exemplo: Almodóvar é um diretor que explora muito o universo feminino. Inclusive irei dedicar um capítulo só para ele. Sobre ele u já tenho um grande material. Gostaria de saber sobre outros diretores ou filmes. Tanto atuais quanto antigos. Se puderem me ajudar, agradeço de coração. Valeu! Veras2007-03-29 19:20:05 Quote Link to comment
Members Administrator Posted March 28, 2007 Members Report Share Posted March 28, 2007 Tem um filme bom sobre uma mulher e brilhantemente interpretado: "O Segredo de Vera Drake". Veja e se gostar e achar bom pra sua pesquisa, o ponha. Quote Link to comment
Members Thiago Araujo Posted March 28, 2007 Members Report Share Posted March 28, 2007 "Os últimos passos de um homem" Quote Link to comment
Members Yoh Posted March 28, 2007 Members Report Share Posted March 28, 2007 Provavelmente vc já deve ter visto, mas um bom exemplo disso que vc perguntou é As Horas. Uma idéia interessante seria pegar filmes de ação antigos (anos 50) e pegar os mais recentes para mostrar como até no "cinema de macho" as personagens femininas foram ganhando mais destaque (exemplo: afinal, apesar das mulheres de Sin City [um bom exemplo de "filme de macho"] serem todas feitiches masculinos, nenhuma dela é submissa a ponto de virar escrava dos desejos de algum personagem masculino da trama). PS (as mulheres que leram o meu post) : Quando estou dizendo "filme de macho", não estou querendo dizer que as garotas não possam gostar desses filme (conheço muitas garotas que adoram Sin City), mas sim que são filmes voltados mais para uma audiência masculina. Yoh2007-03-28 15:33:26 Quote Link to comment
Members cinéfilo Posted March 28, 2007 Members Report Share Posted March 28, 2007 Sofia Coppola também explora bastante o universo feminino (só assistir as virgens suicidas, Encontros e Desencontros e Maria Antonieta) Quote Link to comment
Members Investigador L Posted March 28, 2007 Members Report Share Posted March 28, 2007 O Segredo de Brockback Mountain Quote Link to comment
Members Quel Posted March 29, 2007 Author Members Report Share Posted March 29, 2007 Valeu pelas dicas, pessoal! Quanto à sua idéia Yoh, achei bem interessante, obrigada mesmo. Bernardo, ainda não assisti ao Segredo de Vera Drake, mas vou providenciar, valeu! Cinéfilo, vou pôr a Sofia também, obrigadão. Quem tiver mais dicas, ainda sou toda ouvidos, beleza? Quote Link to comment
Members Administrator Posted March 29, 2007 Members Report Share Posted March 29, 2007 Seria interessante se esse tópico não se limitasse somente a dar dicas para a Quel. [ainda que todos estejam livres para fazê-lo]. Sintam-se livres para discutir a presença feminina no cinema. Este virou o tópico especial para essa discussão. rs Quote Link to comment
Members cinefila03 Posted March 30, 2007 Members Report Share Posted March 30, 2007 Seria interessante ver filmes de Claude Cabrol cuja tematica dele era a mulher e também do Almodovar. È interessante observar como evoluiu a presença da mulher no cinema. Sugiro também Razão e Sensibilidade e Adoraveis mulheres. Quote Link to comment
Members Quel Posted April 4, 2007 Author Members Report Share Posted April 4, 2007 Alguém sabe de algum filme antigo??? Quote Link to comment
Members Bob Harris Posted April 4, 2007 Members Report Share Posted April 4, 2007 Como já afirmaram, Sofia Coppola trata o universo feminino com maestria. Ainda quero fazer uma sessão, seguida, de seus três filmes. Filmes antigos? Hum... Creio que 'Minha Bela Dama', 'Bonequinha de Luxo' e 'Lolita' são boas opções. Quote Link to comment
Members cinefila03 Posted April 5, 2007 Members Report Share Posted April 5, 2007 Mulheres Diabolicas de Claude Cabrol. Quote Link to comment
Members g.b.l Posted April 6, 2007 Members Report Share Posted April 6, 2007 um antigo nesse caso..q eh mto bom sobre alma feminina eh "o que aconteceu a baby jane"..mto bom o filme... dos mais novos tb recomendo "as horas", tem tb "lado a lado" são varios..tem tb "requiem para um sonho" se eu lembra + algum te falo..rsrsrs Quote Link to comment
Members g.b.l Posted April 6, 2007 Members Report Share Posted April 6, 2007 a sim..claro..como cutado ali em cima...os filmes do almodovar... todos eles... "tudo sobre minha mae" e "volver" são os melhroes nesse quesito...tem tb "fale com ela", mas sse eu achei um pouco mais superficial...mas vale a pena ver tb...dos grandes hollywoodanos tem "cold mountain".... Quote Link to comment
Members ADLIZ Posted April 6, 2007 Members Report Share Posted April 6, 2007 E não esqueça dos filmes: Gilda, A Bela da Tarde e de mencionar a contribuição de grandes musas do cinema "antigo", tais como: Rita Hayworth Marlene Dietrich Katharine Hepburn Claudia Cardinale Elizabeth Taylor Marilyn Monroe Katherine Deneuve Quote Link to comment
Members Stradivarius Posted April 6, 2007 Members Report Share Posted April 6, 2007 O filme que vc está procurando é A Malvada (All About Eve), atuações femininas inesquecíveis - Bette Davis, Anne Baxter, Celeste Holm - sem falar que o nome da personagem principal já remete a Adão e Eva. É um filme indispensável pra se discutir a mulher no cinema. Outros interessantes são O Piano de 1993 e a filmografia do Almodovar. Quote Link to comment
Members Quel Posted April 9, 2007 Author Members Report Share Posted April 9, 2007 Pô, pessoal, valeu mesmo! Tem filmes aí que eu havia me esquecido. No cinema brasileiro tem os filmes Dona Flor e Seus Dois maridos e Gabriela. Que tal? Sabem de mais alguns filmes nacionais? Quel2007-04-09 00:59:49 Quote Link to comment
Members Administrator Posted April 9, 2007 Members Report Share Posted April 9, 2007 Nacional, recomendo "Nina". Palmas pra Guta Stresser, q se livrou da personagem Bebel de "A Grande família" Tem tb outro ótimo com a Julianne Moore: "Longe do paraíso". Nossa senhora, que atuação magnífica. Quote Link to comment
Members Quel Posted April 11, 2007 Author Members Report Share Posted April 11, 2007 Valeu, bernardo. Eu havia me esquecido compeltamente de Nina. Longe do Paraíso também é ótimo! Quote Link to comment
Members Beatrixx Kiddo Posted April 12, 2007 Members Report Share Posted April 12, 2007 Não se esqueça de Thelma e Louise...evolução de duplas de fora da Lei como Bonie CLyde (um casal), Butch Cassidy e Sundance (dois homens) e agora duas mulheres que rompem com sua vidas mediocres e vão em busca de essencia dessa...com final apoteótico....e atuações marcantes. Quote Link to comment
Members Quel Posted April 23, 2007 Author Members Report Share Posted April 23, 2007 Thelma & Louise não há como esquecer! Quote Link to comment
Recommended Posts