Jump to content
Forum Cinema em Cena

A Mulher no Cinema


Quel
 Share

Recommended Posts

  • Members

 

Pessoal, eu estou em meu último período da faculdade e preparando minha monografia com o tema "A mulher no Cinema". Por isso gostaria muito da ajuda de quem puder se dispor a tal.

Já fiz inúmeras pesquisas e já consegui um bom material sobre o assunto, no entanto gostaria de outras visões e conhecimentos.

 

Filmes em que a temática ou o enfoque principais sejam a mulher, personagens femininos marcantes (que não precisam ser necessariamente principais), atrizes inesquecíveis e diretoras que tenham um papel importante.  Uma outra questão que irei abordar é a evolução do papel da mulher nos filmes, tanto como personagens como as próprias atrizes. Tudo o que puderem me ajudar para compor minha monografia eu agradeceria.

 

Por exemplo: Almodóvar é um diretor que explora muito o universo feminino. Inclusive irei dedicar um capítulo só para ele. Sobre ele u já tenho um grande material. Gostaria de saber sobre outros diretores ou filmes. Tanto atuais quanto antigos.

 

Se puderem me ajudar, agradeço de coração. Valeu! 03
Veras2007-03-29 19:20:05
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Provavelmente vc já deve ter visto, mas um bom exemplo disso que vc perguntou é As Horas.

 

 

Uma idéia interessante seria pegar filmes de ação antigos (anos 50)  e pegar os mais recentes para mostrar como até no "cinema de macho" as personagens femininas foram ganhando mais destaque (exemplo: afinal, apesar das mulheres de Sin City [um bom exemplo de "filme de macho"] serem todas feitiches masculinos, nenhuma dela é submissa a ponto de virar escrava dos desejos de algum personagem masculino da trama).

 

 

PS (as mulheres que leram o meu post) : Quando estou dizendo "filme de macho", não estou querendo dizer que as garotas não possam gostar desses filme (conheço muitas garotas que adoram Sin City), mas sim que  são filmes voltados mais para uma audiência masculina.

 

Yoh2007-03-28 15:33:26

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Valeu pelas dicas, pessoal! 03

Quanto à sua idéia Yoh, achei bem interessante, obrigada mesmo.

Bernardo, ainda não assisti ao Segredo de Vera Drake, mas vou providenciar, valeu!

Cinéfilo, vou pôr a Sofia também, obrigadão.

 

Quem tiver mais dicas, ainda sou toda ouvidos, beleza?08
Link to comment
Share on other sites

  • Members

um antigo nesse caso..q eh mto bom sobre alma feminina eh "o que aconteceu a baby jane"..mto bom o filme...

dos mais novos tb recomendo "as horas", tem tb "lado a lado"

são varios..tem tb "requiem para um sonho"

se eu lembra + algum te falo..rsrsrs

 

0210
Link to comment
Share on other sites

  • Members

a sim..claro..como cutado ali em cima...os filmes do almodovar...

todos eles...

"tudo sobre minha mae" e "volver" são os melhroes nesse quesito...tem tb "fale com ela", mas sse eu achei um pouco mais superficial...mas vale a pena ver tb...dos grandes hollywoodanos tem "cold mountain"....
Link to comment
Share on other sites

  • Members

E não esqueça dos filmes: Gilda,  A Bela da Tarde e de mencionar a contribuição de grandes musas do cinema "antigo", tais como:

 

Rita Hayworth

7521.jpg

Marlene Dietrich

039_70215~Marlene-Dietrich-Posters.jpg

Katharine Hepburn

hepburn.jpg

Claudia Cardinale

claudia_cardinale_gallery_1.jpg

Elizabeth Taylor

Celebrity-Image-Elizabeth-Taylor-250946.jpg

Marilyn Monroe

marilyn_monroe_fake_picture.jpg

 

Katherine Deneuve

catherine-deneuve.gif

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

O filme que vc está procurando é A Malvada (All About Eve), atuações femininas inesquecíveis - Bette Davis, Anne Baxter, Celeste Holm - sem falar que o nome da personagem principal já remete a Adão e Eva.

 

É um filme indispensável pra se discutir a mulher no cinema. Outros interessantes são O Piano de 1993 e a filmografia do Almodovar.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pô, pessoal, valeu mesmo! Tem filmes aí que eu havia me esquecido. 02

 

No cinema brasileiro tem os filmes Dona Flor e Seus Dois maridos e Gabriela.

Que tal? Sabem de mais alguns filmes nacionais?01
Quel2007-04-09 00:59:49
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...