Jump to content
Forum Cinema em Cena

Bourne 6


Beckin
 Share

Recommended Posts

  • Replies 279
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Magnífico!!!! Uma maravilha que consegue derrubar vários filmes de ação desse ano. Greengrass demonstra uma sabedoria no quesito tensão que dá inveja: aquela dinâmica dos personagens, a câmera na mão trêmula a medida que a trama avança, os inteligentes diálogos, o clima de tensão gradativamente aumentando, as perseguições completamente tensas, o mito criado acerca da origem Bourne, os personagens inteligentes e interessantes, etc. Ao final, parece realmente que a franquia foi fechada (afinal, todo o mistério acerca da memória de Bourne é resolvido), mesmo dando para entender que podem vir a fazer mais um filme (e espero que isso realmente ocorra).

 

Talvez, mas só talvez, eu reveja essa semana e comento mais (ou até por essa semana, hoje tô com preguiça).
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Cara me desculpe' date=' mas vc comparou o Paul Greengrass ao Michael Bay sendo que um é justamente o oposto do outro em termos de qualidade técnica, ideologias, em tudo ... reclamou de que o filme não conta os mínimos detalhes da estória do personagem sendo que o excesso de informações poderia ser prejudicial ... sendo que o fato de que ele participou de um programa de assassinos e precisava ser eliminado é mais do que suficiente ... pra que saber mais ? Pra que saber como se deu o treinamento ? Onde se deu ? Algumas respostas ficam a cargo do espectador e nem tudo precisa ficar claro e cristalino ...

[/quote']

Parece que é você que está esquecendo a subjetividade....

Comparei,sim.O filme exagera na câmera,não dá para entender o que se passa,na cena de perseguição de carros então.....

Para mim,deveria ter sido contado mais sobre o passado do cara,de prefrência sobre o que ele era ANTES de entrar no programa.

Realmente,ficou tudo a cargo do espectador....

Desde imaginar as cenas de ação(Que,no filme,não mostra nada) até imaginar o passado do cara,porque não filme,não mostra nada.

Mas,como falei,essa é minha opinião.03
Link to comment
Share on other sites

  • Members

achei o melhor filme do ano (ano que, infelizmente, ficou marcado por muitas expectativas que não se confirmaram, em especial  em relação aos blockbusters...). final perfeito pra trilogia. a forma como se amarrou o roteiro do segundo filme com o terceiro é fantástica (é indispensável reassistir ao segundo antes de ir pro cinema). talvez seja a trilogia com os melhores roteiros que já vi. comparar bay com greengrass é covardia... ambos usam câmeras muito próximas da ação, o que dá uma certa angústia e confusão, mas as semelhanças param por aí. enquanto bay só faz isso nas cenas de ação (uma câmera absurda, que não treme, embora atravesse toda a cena de ação em ângulos impossíveis - passa a idéia clara de efeito especial), greengrass faz durante boa parte do filme, mesmo em cenas estáticas, e a câmera treme, chacoalha, como se vc realmente estivesse no meio da cena. é parecida com a filmagem de "o resgate do soldado ryan". aliás, em alguns momentos, parece que há um erro do câmera-man, com focos errados e sombras que atrapalham a visualização do filme. tais "erros" são propositais, o que coloca o espectador numa posição ainda mais próxima da cena (fosse uma diretor amador, pablo ia cair matando...).

 

quem ainda não assistiu, não perca a oportunidade. excelente diversão pra todos os gostos.

    

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acabei de chegar do cinema.

 

O super agente desmemoriado fecha a trilogia por cima. Muito bom. Faria apenas uma ressalva ao Greengrass que não descansa a câmera um só minuto durante todo o filme, me deixou até tonto.

 

No mais achei também interessante a forma como eles entrelaçam esse filme com o filme anterior, a Supremacia.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
comparar bay com greengrass é covardia... ambos usam câmeras muito próximas da ação' date=' o que dá uma certa angústia e confusão, mas as semelhanças param por aí. enquanto bay só faz isso nas cenas de ação (uma câmera absurda, que não treme, embora atravesse toda a cena de ação em ângulos impossíveis - passa a idéia clara de efeito especial), greengrass faz durante boa parte do filme, mesmo em cenas estáticas, e a câmera treme, chacoalha, como se vc realmente estivesse no meio da cena. é parecida com a filmagem de "o resgate do soldado ryan". aliás, em alguns momentos, parece que há um erro do câmera-man, com focos errados e sombras que atrapalham a visualização do filme. tais "erros" são propositais, o que coloca o espectador numa posição ainda mais próxima da cena (fosse uma diretor amador, pablo ia cair matando...).

quem ainda não assistiu, não perca a oportunidade. excelente diversão pra todos os gostos.
     [/quote']

É exatamente isso que estou falando.

A semelhança está nesse uso de câmera próxima da ação,mas as semelhanças param por aí mesmo03

Por exemplo,na cena da moto.

A câmera fica toda embaralhada até o momento que ele pula um muro com a moto,só aí conseguimos entender o que se passa,mas o que aconteceu antes agente não sabe.

O que acho que ficaria legal,seria,nessas cenas de perseguição,a câmera ficar dentro do carro de alguém que esteja perto da ação,aí teremos uma visão em terceira pessoa e poderemos entender o que se passa.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

tirando as já aguardadas forçações-de-barra e o fato q a sua cabeça fica rodando q nem um peão no final da projeção, o resultado é extremamente satisfatório, acho q dá pra dizer com certa folga q é o melhor dos 3, damon numa grande atuação q não se via desde gênio indomável, atuação de certa forma parecida com a de di caprio em the departed, e aquele final depois de todo o ocorrido com aquela imagem tocando aquela música deu até vontade de aplaudir 10

 

8,5
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Filmaço!

 

Nem me incomodou ser mais do mesmo (muita coisa em comum com o segundo filme, que adorei).

 

Gostei muito das cenas de ação, apesar de um certo exagero na tremedeira da câmera 02 E genial a utilização de cenas do segundo filme dentro do terceiro. Muito, muito foda isso.

 

Num ano em que os terceiros filmes de várias séries me decepcionaram, Bourne lavou minha alma. Até que enfim 06
Link to comment
Share on other sites

Acabei de voltar da sessão (pela qual paguei 4,00 a inteira, comemoração dos 90 anos da Severiano Ribeiro... 05.gif ).

 

 

 

Melhor filme de ação do ano e um dos melhores que já assisti. Não machuca a inteligência de que o assiste. Tudo no filme é apoteótico sem ser rídiculo, frenético sem te deixar de fora da ação Wow! E que cenas! Tão boas que qualquer uma delas pode figurar como final de muito blockbuster que se preze. Greengrass não está para brincadeira, consegue melhorar o que já era muito bom e fecha a trilogia de forma perfeita. Repararam como a cena da perseguição do jornalista remete à Minority Report (Samantha no shopping)?

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não esquenta não, eu entendo teu ponto de vista, achei a estrutura desse filme igualzinha a do segundo, me incomodou uns 2% hehehehe, mas pode incomodar bem mais a outras pessoas. As cenas de ação deste estão mais grandiosas (a perseguição ao jornalista e principalmente a do Marrocos (esta me deixou tenso pra caralho), mas quase tudo no segundo é superior (revi ontem, junto com o primeiro). Agora, Kako, a câmera tremida é uma evolução do segundo, eu consegui enxergar tudo que foi mostrado. Deve ter sido sua dor de barriga mesmo.06

 

A Identidade Bourne - 6,5/10

A Supremacia Bourne - 9,5/10

O Ultimato Bourne - 9/10

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Thiago, eu tô afim de ver de novo no cinema também. Cara, eu comprei antes de ontem o primeiro filme (uma versão especial) só pra poder completar a trilogia, de tanto que eu gostei do 2 e do 3. Gostei tanto do personagem que fiquei triste ao final do terceiro filme, queria mais. Mas é melhor assim, melhor ficar com gosto de quero mais de que fazerem mais filmes e você implorar que a franquia acabe logo.

 

Outra coisa, o segundo filme tem 3 músicas que eu sou fã (tem horas que coloco a cena só pra ouvir as música). Sâo aquelas cenas em que ele está correndo na praia (o nome da música é Goa), a cena em que ele está no apartamento e foge a pé da polícia (Berlin Foot Chase) e a cena em que Karl Urban persegue ele a pé em Moscou (a metade final da música Moscow Wind Up).

 

 
Nacka2007-08-31 16:13:09
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Thiago' date=' eu tô afim de ver de novo no cinema também. Cara, eu comprei antes de ontem o primeiro filme (uma versão especial) só pra poder completar a trilogia, de tanto que eu gostei do 2 e do 3. Gostei tanto do personagem que fiquei triste ao final do terceiro filme, queria mais. Mas é melhor assim, melhor ficar com gosto de quero mais de que fazerem mais filmes e você implorar que a franquia acabe logo. [/quote']

 

Eu gosto do primeiro filme (não sei como vai ficar com a revisão), mas se fosse um filme isolado eu tb não compraria, apesar de ser um filme bacana de ação ... eu vou comprar mais pela excelência dos outros 2 filmes ...
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Off: Se você achar para comprar Thiago me informa, procurei ontem nas Americanas e na Fnac (ambas de tijolo) e não encontrei nenhum dos dois anteriores.

 

[/quote']

 

Cara, encontrei sim.

 

Comprei no EXTRA por R$ 19,99 e faz parte de uma promoção com os filmes da UNIVERSAL. Comprando 2 filmes com o mesmo selo, vc tem descontos de R$ 3,00 (verde), R$ 6,00 (laranja) e R$ 9,00 (azul). Estas são as cores senão me falhe a memória ...

 

Eu quase comprei "Encontro Marcado" ou "Nascido em 4 de Julho" junto com a "Identidade Bourne", mas apesar de gostar deles, não são filmes que fazia questão de tê-los.

 

Vou tentar assistí-lo juntamente com o segundo ainda hoje e aproveitar a promoção da rede Cinemark neste mês de setembro em que às terças, o dia inteiro, o preço do ingresso é R$ 7,00 (R$ 3,50 a meia).

 

03

 

PS: Essa promoção do Cinemark, até onde eu sei só está valendo aqui para o ABC Plaza / Santo André / SP.
Thiago Lucio2007-09-02 07:59:49
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bom ... revi os outros dois capítulos da trilogia Bourne:

 

A IDENTIDADE BOURNE - REVISTO - 7/10 - É o mais fraco dos 3, mas não que isso necessariamente o desqualifique por completo, existem alguns esboços daquilo que iria identificar e/ou personalizar a série, mas ainda assim é um bom filme de espionagem e ação, mesmo assim sendo no geral bem genérico, comum, normal, exceção feita ao próprio Bourne que desde então se mostra um personagem interessantíssimo. Eu nem me lembrava que o Clive Owen estava no filme. O meu questionamento é: quem é aquele homem que Bourne e Marie visitam ? A sensação que se tem, de primeira, é que seria o meio-irmão dela, mas sabemos no terceiro filme que não é ... a identidade dele fica em aberto, pode ser um antigo affair ou apenas um amigo, já que ela nunca teve localização fixa, mas não é algo que o filme responde.

 

A SUPREMACIA BOURNE - REVISTO - 8/10 - O salto de qualidade é visível, mas a revisão só fez melhorar ainda mais a impressão que tenho sobre o terceiro filme. Paul Greengrass imprime um ritmo muito bacana a narrativa que não se perde no meio de suas sub-tramas, ótimas cenas de luta (aquela que não gostava muito que se passa dentro de uma casa antes da explosão melhorou muito, não achei tão confusa) e as cenas de ação são vibrantes. E volto a dizer que não acho que o terceiro filme seja uma cópia deste aqui. Há 2 cenas semelhantes: aquela que Bourne observa Landy no alto de um prédio e aquela em que Bourne vai conversar com a filha de suas vítimas (que se assemelha aquela em que ele conversa com o meio-irmão de Marie no terceiro) e só, já que em termos de estrutura narrativa esse segundo é muito diferente já que precisa desenvolver a sub-trama envolvendo os russos e no terceiro é só o Bourne. Mas é um grande filme ! A minha única decepção ficou por conta do final que achei que estivesse mais alinhado com o início do 3º filme (a ação de "Supremacia" termina em NY e ação de "Ultimato" começa em Moscou, se não me falha a memória), mas só vou rever o conceito depois de rever "O Ultimato Bourne", que ainda não é uma certeza, pois quero ver outros filmes que ainda não vi.
Thiago Lucio2007-09-02 08:29:14
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Excelente !! Sem dúvida o melhor dos três filmes.

A perseguição no Marrocos me deixou tenso,SPOILER depois que o repórter e o Chefe da CIA em Madri morrem eu ficava perguntando se Bourne conseguiria salvar a terceira.

E diferente de outros filmes que provavelmente colocaria que o agente teria sido obrigado a participar do treinamento, o filme traz que Bourne foi por livre e espontânea vontade

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Aquele assassino do primeiro filme' date=' que duela com o Bourne em um descampado (a cena que Bourne atira e os pássaros voam), achei que era o mesmo cara do segundo filme, que ele luta na casa.
[/quote']

 

Esse é justamente o personagem do Clive Owen.

 

Agora me pintou uma outra dúvida ... no 2º filme afirma-se que esse agente que o Bourne foi visitar e acaba matando antes da casa explodir era o último remanescente do programa Treadstone, porém sabemos muito bem que o programa ainda estava ativo no 3º, vide os assassino convocados para eliminar Bourne. Eu posso até entender como uma falsa informação, afinal ela me parece ser precipitada no 2º ... mas enfim ... vou tentar pegar essa parte no 2º filme novamente ...03
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Aquele assassino do primeiro filme' date=' que duela com o Bourne em um descampado (a cena que Bourne atira e os pássaros voam), achei que era o mesmo cara do segundo filme, que ele luta na casa.
[/quote']

 

Esse é justamente o personagem do Clive Owen.

 

Agora me pintou uma outra dúvida ... no 2º filme afirma-se que esse agente que o Bourne foi visitar e acaba matando antes da casa explodir era o último remanescente do programa Treadstone, porém sabemos muito bem que o programa ainda estava ativo no 3º, vide os assassino convocados para eliminar Bourne. Eu posso até entender como uma falsa informação, afinal ela me parece ser precipitada no 2º ... mas enfim ... vou tentar pegar essa parte no 2º filme novamente ...03

 

 

spoiler

 

 

na verdade, bourne e o cara do segundo filme são os últimos do projeto original (treadstone - que foi desativado). posteriormente foi instituído um novo programa (blackbriar) que aproveitou o treinamento do projeto treadstone (daí porque o criador do projeto original ainda se encontrava na sede do mesmo, e porque outros personagens com o mesmo treinamento de bourne aparecem no decorrer do filme).

pelo menos assim entendi.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Trobarel, é uma interpretação possível, mas eu precisaria assistir ao terceiro filme novamente pra entender se aqueles documentos comprometedores era do primeiro e/ou do segundo projeto pq no 2º filme só se fala no Treadstone (mesmo que no final do primeiro filme o Blackbriar seja mencionado).Thiago Lucio2007-09-03 11:46:03

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...