Jump to content
Forum Cinema em Cena

Crítica e Ética


Recommended Posts

  • Members

Tem mais uma fonte pra vc duvidar de mim.

Já leu a Superinteressante nas bancas??  Confirma até os cabelos grandes dos espartanos.

 

Não li nem vou ler esses historiadores por que não estudo história e isso é algo muito específico.

 

Permita-me discordar mas duvido que vc tenha lido. Hoje em dia basta vc encontrar um link na internet copiar e colar um texto que a pessoa já acha que está falando com propriedade sobre o assunto.

 

Sobre a credbilidade do wikipédia eu até aceito uma certa (pequena) desconfiança' date=' agora duvidar do History Channel, Superinteressante e Barsa já é demais para mim. A credibilidade é pública e notória!

 

ps: há referências bibliográficas nas minhas fontes sim.
[/quote']

 

06 Eu faço história.

E não li a superinteressante não. Mas li o que Plutarco escreveu sobre Licurgo o legislador (figura mítica) e as leis e costumes da sociedade espartana. Também li a república dos lacedemonios do Xenofonte. E claro Heródoto. Isso sem contar os estudos a respeito da Grécia arcaica e clássica.
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 86
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • 2 weeks later...
  • Members

 "O que me irrita são ofensas pessoais - e não porque me "atinjam", mas porque não tenho mesmo paciência para gente burra (e se alguém tem que apelar para ofensas em vez de argumentar, é porque não tem muitos neurônios funcionais)."

Tenha mais cuidado com as palavras, pois você acabou de se ofender.

"Da mesma forma, chego a ter vontade de rir quando alguém deixa um comentário do tipo "Pois eu gostei do filme!" (ou "Não gostei do filme!") depois de ler um texto. Ora, depois de ler em torno de 1000 a 1300 palavras com argumentos, isto é o máximo que a pessoa tem a dizer? Então por que deixar um comentário? Se discordou do que escrevi, há duas opções: 1) Ignorar; ou 2) Contra-argumentar. Simplesmente dizer que discordou é sinal de preguiça mental."

Quem gosta elogia e quem não gosta critica. É assim e não o contrário.   Elogios e críticas são racionalizações que usamos para justificar os nossos gostos irracionais. Seus leitores não são críticos de cinema e não têm interesse em argumentar com você. Eles, como eu, simplesmente gostam de cinema. Respeite isso.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

Que engraçado! <?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

"O que me irrita são ofensas pessoais - e não porque me "atinjam", mas porque não tenho mesmo paciência para gente burra (e se alguém tem que apelar para ofensas em vez de argumentar, é porque não tem muitos neurônios funcionais).".

 

As críticas do Pablo, em geral, são bens escritas. Pablo tem esse dom: sabe escrever bem e construir uma linha de argumentação, embora suas críticas, em boa parte, não correspondam com realidade. Digamos que em 50% ele convence.

 

Só que esse "textinho" dele demonstrou duas coisas:

 

Primeiro como ele se aborrece quando é criticado. Um crítico que não gosta de ser criticado é no minimo paradoxal. Tem como profissão avaliar o trabalho dos outros mas quando o seu próprio está em cheque se aborrece.

 

Segundo, tanto ele se aborreceu que a lógica do texto pode ser revertida contra ele próprio. Vejamos:

 

-Quem faz ofensas pessoais não tem muitos neurônios funcionais.

-Quem não tem muitos neurônios funcionais é gente burra.

-Pablo não tem paciência pra gente burra (Pablo fazendo uma ofensa pessoal)

-Ofensas pessoais irritam Pablo.

 

 

Conclusão:

Preciso mesmo escrever??rsrsrs

hehehe.... Pablo se irrita com ele mesmo!

 

Incrível!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

"CRÍTICA"

(SOLTA O VERBO!)

 

Do modo geral, acredito que hoje em dia, os críticos tem suas críticas

"retorcidas", não sendo realmente fiéis sobre os filme que critica, levando sempre pelo lado pessoal. O crítico tem que entender, que sua análise sobre filme tem que refletir nas opiniões da maior parte das pessoas. Um exemplo: Quando eu li a crítica do filme " A última Noite" de Pablo Villaça, fiquei decepcionado! O mesmo informa que o filme teve uma quebra de ritmo por causa de muitas referências de 11 de setembro que o filme traz, pelo amor de Deus! A história do filme passa durante a época do acontecimento e além do mais, passa em Nova York. O filme é ótimo, tem boas atuações, um ótimo roteiro, e praticamente todas as pessoas que conheço adoraram esse filme! ( E o Pablo só deu 3 estrela para ele, considerando um filme mediano) Não estou falando que o crítico têm que agradar os gostos de todo mundo, por que isso é impossível, cada um têm o seu! Mais ele têm que dar uma crítica sincera sobre o que a gente espera sobre o filme! O que adiante ler a crítica dele, depois a gente assisti o filme e têm uma opinião totalmente diferente, quando a maioria das pessoas que assistem, tem uma opinião diferente do crítico! Alguma coisa está errada! Um outro exemplo: O cara que fez a crítica do filme " As Torres Gêmeas" no site do set. O cara deu nota 8 pro filme, sendo que este filme é descaradamente ruim!!!! É ruim demais!!!!!! Eu juro por Deus, conheço no mínimo 25 pessoas que assitiram á esse filme, inclusive eu, e não daria nem 4. O que dá para entender, que este crítico, ou está levando pelo lado pessoal, ou ele foi comprado!!!! A opinião do crítico têm que ser pelo menos semelhante a opinião pública.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eafontes: concordo parcialmente com vc.

 

Eu não acho que o crítico  precisa refletir na sua crítica a opinião da maior parte das pessoas. Até porque em grande parte a população é composta por leigos (em cinema) que levariam mais pro lado pessoal do que o Pablo costuma levar.

 

Agora, realmente, quando as críticas desse profissional começam a se destoar muito das de outros críticos estamos diante de um impasse.

 

A verdade é que temos que ter critérios objetivos para criticar um filme e sempre que  possível comprovar com eventos do filme!........ Não é atoa que as ultimas críticas do Pablo tem sido rejeitadas pelo público, ele diz e não prova, fala de maneira geral o que impede discordarmos argumentando.

 

Na minha opinião a melhor crítica já feita pelo Pablo é a do filme Prestige, por diversas vezes ele faz referencia ao filme e consegue convencer.

 

300 foi uma das piores, já até comentei o por quê em outro tópico. Sinceramente, ele deu 4 estrelas pq estava receoso de ser massacrado  pelo público. É evidente que o texto escrito por ele não reflete a quantidade de estrelas. Pelo que ele escreveu daria no máximo três estrelas, mesmo assim deu 4. Se vc primeiro tivesse lido a crítica e depois fosse ver quantidade de estrelas acharia no mínimo estranho. Ele meteu o pau no filme no texto todo e no final vem dizer que pelo visual os defeitos se salvaram.

 

ps: acho que vai acontecer o msm com ha3....
Ricardo S.2007-05-10 17:03:43
Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Members

Olá pessoal,

 

Li todos os post e gostaria de dar minha opinião sobre esse tópico polêmico.

 

Algumas pessoas tem o hábito de discutir nos termos que Pablo usou, ou seja, "Só burro pra não entender isso, só sendo muito idiota pra gostar daquilo" e assim por diante. Isso é normal, eu realmente não me importo. É só filtrar, se você acha que ele tá errado, não será atingido pela crítica.

O Pablo tem todo o direito de falar o que falou. O site é dele. O blog

é dele. Ele fala o que quiser. Quem não gostar pode outro.

 

 

 

Fico meio triste porque é triste ler isso de alguém que você tem alta conta. Mas é do jogo. Não foi a primeira e não será a última vez que ele escreverá algo do tipo. Me lembro que critiquei bastante o que ele escreveu na crítica de A Dama na Água.  Aprendi algumas coisas desde aquela época.

 

Por fim, tocando no assunto do site Omelete, fazia um tempo que não acesso, mas custumava acessar sempre e acho que a característica principal do site (pelo menos na época que eu via) é de que parece que quem faz são caras que gostam muito de quadrinhos. Os chamados "nerds". Essa característca faz com que tenham um público fiel. Não tem nada a ver com o Cinema em Cena. A proposta dos caras é outra.

 

Quando eles falam que 300 é fenomenal, que Sin City é maravilhoso. É o fã de quadrinho falando. Eu compreendo isso porque também sou fã de quadrinhos. Toda vez que vejo um personagem que aprendi a gostar nas revistas em um filme (em carne e osso) a sensação é mjuito boa. Só quem gosta de quadrinhos sabe o que é isso. Às vezes o filme não é nem tão legal mas só a expeiriência vale (tipo Quarteto Fantástico). Náo venham me dizer depois que os fãs de quadrinhos são menos exigentes. Não estou falando isso. Continuo achando o  Homem-Aranha 3 um filme chato. Mas vou alugar em DVD só pra ver as cenas do Aranha de novo...

 

Tem site que eu não gosto memso. Não entro de jeito nenhum. mas também não falo mal. Falaria contra se tivesse provas que são desonestos. Mas aí só com provas.

 

Vamos aprender a respeitar as diferenças...

 

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Dook.

Saiba ler sem deturpar a informação.

 

"Que impasse? As críticas precisam ser EXATAMENTE iguais? Ou será que o crítico é um robozinho programado para assistir filmes e emitir uma opinião padrão?" --Dook

 

Eu NÃO disse isso. Preste atenção na sua leitura. Algumas aulas de interpretação de texto lhe farão bem. Se voce ainda não concluiu a alfabetização peço desculpas por usar linguagem tão inacessível para voce.

 

As críticas não precisam ser iguais, mas, na maioria dos casos, quando um filme é bom a tendencia é que seja elogiado pela maioria.

 

Quanto ao critério objetivo é facil exemplificar: efeito especiais. Viu não foi tão dificil!

 

Agora fazer crítica tendo por base ator bonito/feio é o fim da picada!

 

Pablo meteu o pau no 300 durante toda a crítica e no final dá 4 estrelas!? No mínimo estranho.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Dook,

 

Releia meu texto. Por acaso eu disse alguma coisa sobre melhor filme de todos os tempos? Eu não estou falando disso!.

 

Entenda: Falar que os filmes bons costumam ser elogiados pela maioria é DIFERENTE de dizer que o melhor filme de todos é o que ganhou mais críticas favoráveis, isso foi voce quem disse!

 

Essa consequencia não existe.

 

Tente entender o óbvio sem deturpar. Não modifique a premissa para discutir pois fica inviável!

 

Ainda continuo aconselhando aulas de interpretação de texto. Lógica tb lhe fará bem.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Outra coisa:

Tendo em vista que voce me perguntou isso:

"E quais seriam a 'maioria dos casos'? Como você estabelece isso? "

É evidente que voce é limitado. Ou só ao Pablo Villaça, ou a sites brasileiros, ou seja, seu conhecimento sobre cinema é restrito.

 

Por exemplo,

 

Voce conhece o site: www.rottentomatoes.com ?

 

Reune a opinião de grande parte da crítica especializada, inclusive do Pablo Villaça que by the way, tem orgulho de ser cadastrado como voce pode ver na apresentação do site.

 

Lá voce poderá conferir se o filme agradou a maioria dos críticos.

 

A profissão do crítico em apertada síntese é dizer se o filme é bom ou ruim e apontar os fundamentos. Já que tive que dizer isso expressamente acho que voce não se deu conta que estamos no forum de discussão de um crítico falando sobre as críticas dele! Forasteiro tem razão: que dificuldade para voce entender o óbvio.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Meu Deus!

 

"um filme só é bom quando é elogiado pela maioria dos críticos? "-- Dook

 

Preste atenção, pare de deturpar o que eu digo. EU NÃO DISSE ISSO e meu raciocínio NÃO leva a essa conclusão.

 

Vc deve ter tido muitas dificuldades de aprendizado.

 

Vamos fazer uma lição com o Tio: dizer que " os filmes bons costumam ser elogiados pela maioria " é o mesmo que dizer que um filme só é bom quando é elogiado pela maioria?

 

Perceba as palavras: "só" e "costumam" e me responda significam a mesma coisa??? Só diga "sim" ou "não" que me darei por satisfeito. Dificuldades com texto importam em problemas para toda vida.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

A pergunta já foi respondida meu caro!

 

Voce que NÃO SE DEU CONTA! Se soubesse interpretar o verbo "costumam" saberia a resposta! Certamente por conta de sua analfabetização e incapacidade de interpretar textos.

 

Agora eu lhe faço a pergunta:

Voce concorda comigo que os filmes, quando são bons, são também elogiados por maioria da crítica?

 

Vc vai ficar me imitando agora é!?
Ricardo S.2007-06-01 23:51:31
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Surreal. Eu não acreditaria que criaturas como o Ricardo S existem se não as visse com meus próprios olhos.06 Cara, não sei como você aguenta. Eu nem saberia por onde começar para explicar ao Ricardo que ele está olhando o mundo de algum espelho mágico, que distorce proporções, noções do que é certo e errado e vira do avesso as leis da física. Forasteiro2007-06-02 00:04:38

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Entenda bem.

Voce não concorda mas isso é um problema seu! Voce não é crítico especializado (sequer crítico), sua opinião é um nada no mundo cinematográfico. Seu pensamento não tem relevancia alguma. Em síntese voce é o coco do cavalo do bandido para o cinema. (sem ofensas).

 

 

Nós não estamos conversando sobre opiniões isoladas irrelevantes.

 

Se a gente ir pra esse lado da conversa não chegaremos a um consenso.

 

Com "eu acho" e "eu gosto" não da pra discutir. Parece conversa de criança "eu gosto mais daquele mãe". Patético
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Voce não é crítico especializado (sequer crítico), sua opinião é um nada no mundo cinematográfico. Seu pensamento não tem relevancia alguma. Em síntese voce é o coco do cavalo do bandido para o cinema. (sem ofensas).

 

Vou ter que sair.

 

Mas fica aí a mensagem. Quando voce assitir um filme e GOSTAR lembre-se disso.

 

Lição pra voce: Gosto e qualidade não são sinônimos.
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...