Jump to content
Forum Cinema em Cena

Rain Man

Amfíbio
 Share

Recommended Posts

Acho Rain Man um excelente produto dos anos 1980, um dos poucos filmes do cinema que conseguem tratar de doenças mentais sem ter de se decair em meio a clichês aborrecidos do gênero, e que, além disso, também constrói uma narrativa leve, apostando nos momentos de humor para quebrar a intensidade dramática da situação de forma bastante funcional.

Eu curtia muito esse filme na época do lançamento. Cheguei a gravar ele em VHS e assisti muito. Mas recentemente fui rever em DVD e achei ele meio "datado".

O problema é que naquele época poderia levar ele mais a sério, mas hoje, não. Parece tudo uma grande brincadeira, mas não chega a ser comédia, sei lá.

Eu ainda gosto. Acho um filme agradável de ver (eu gosto de road movies). Mas só. O Dustin está bem e o Tom... enfim... Era o galã tentando se levar a sério, mas ainda estava bem longe de conseguir isso.

• 4 months later...

Esse filme é quase uma Obra Prima, e não é apenas a minha opinião, mas um fato.

Premiações:

- Ganhou 4 Oscars, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Dustin Hoffman) e Melhor Roteiro Original. Foi ainda indicado em outras 4 categorias: Melhor Trilha Sonora, Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia e Melhor Edição.

- Ganhou 2 Globos de Ouro, nas categorias de Melhor Filme - Drama e Melhor Ator - Drama (Dustin Hoffman), além de ter sido indicado nas categorias de Melhor Diretor e Melhor Roteiro.

- Ganhou o Urso de Ouro no Festival de Berlim.

- Recebeu 3 indicações no BAFTA, nas seguintes categorias: Melhor Ator (Dustin Hoffman), Melhor Roteiro Original e Melhor Edição.

- Recebeu uma indicação ao César, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.

Esse filme é quase uma Obra Prima' date=' e não é apenas a minha opinião, mas um fato.

Premiações:
- Ganhou 4 Oscars, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Dustin Hoffman) e Melhor Roteiro Original. Foi ainda indicado em outras 4 categorias: Melhor Trilha Sonora, Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia e Melhor Edição.

- Ganhou 2 Globos de Ouro, nas categorias de Melhor Filme - Drama e Melhor Ator - Drama (Dustin Hoffman), além de ter sido indicado nas categorias de Melhor Diretor e Melhor Roteiro.

- Recebeu 3 indicações no BAFTA, nas seguintes categorias: Melhor Ator (Dustin Hoffman), Melhor Roteiro Original e Melhor Edição.

[/quote']

Desde quando uma obra-prima se mede pela quantidade de indicações ou prêmios que ela ganhou ???????????09

O filme é bom, conta com um excelente trabalho de atuação do Hoffman, mas é clichê, não tem um momento especialmente marcante e ainda acho moralista até demais, mas mesmo assim 7/10.   

Esse filme é quase uma Obra Prima' date=' e não é apenas a minha opinião, mas um fato.

Premiações:

[/quote']

Desde quando uma obra-prima se mede pela quantidade de indicações ou prêmios que ela ganhou ???????????09

O filme é bom, conta com um excelente trabalho de atuação do Hoffman, mas é clichê, não tem um momento especialmente marcante e ainda acho moralista até demais, mas mesmo assim 7/10.   

Não só pela quantidade de indicações, mas por outras coisas mais como o impacto do filme na vida das pessoas, repercussão social que influenciou toda uma geração e inspirou milhares de pessoas a vencerem suas dificuldades, mas também conhecer melhor o próximo.

Clichê, quais por exemplo?

Não só pela quantidade de indicações' date=' mas por outras coisas mais como o impacto do filme na vida das pessoas, repercussão social que influenciou toda uma geração e inspirou milhares de pessoas a vencerem suas dificuldades, mas também conhecer melhor o próximo.[/quote']

09

O simples fato de passar uma mensagem politicamente correta não faz de um filme uma obra de boa qualidade.

Os clichês de Rain Man:

Uma pessoa não gosta de outra' date=' não há harmonia entre as duas, mas elas passam um tempo juntas, se conhecem melhor, enfrentam dificuldades e acabam criando fortes laços de amizade. É nessa fórmula q Rain Man se encaixa. E tem mais: Tom Cruise interpreta o personagem arrogante e insensível, q coloca o desejo de ser bem sucedido e ganhar dinheiro acima dos relacionamentos humanos, e não se entende com a namorada pq não sabe compreendê-la. É lógico q ele aprende a lição, e se tinha dificuldade em se aproximar das pessoas, consegue realizar esse feito justamente com o irmão autista. [/quote']

No final, ainda tem os malvados q o público odeia, pq insistem em cometer injustiças, como separar pessoas que deveriam ficar juntas, pq são insensíveis e inflexíveis, se apegando demais a normas conservadoras pré-estabelecidas e não conseguindo enxergar a beleza daquilo q estão tentando destruir. 06

Lucy in the Sky2007-08-21 18:29:01