Jump to content
Forum Cinema em Cena

O Céu de Suely


The Cube
 Share

Recommended Posts

  • Members

Após ser abandonada pelo namorado, uma jovem decide rifar seu corpo para conseguir dinheiro suficiente para se mudar. Dirigido por Karim Aïnouz (Madame Satã).

 

 

 

 

 

ceu-de-suely-poster01t.jpg

 

 

 

Premiações

 

- Ganhou o Troféu Redentor de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Atriz (Hermila Guedes), no Festival do Rio.

 

 

 

- Ganhou os prêmios de Melhor Filme e Melhor Atriz (Hermila Guedes), no Festival de Havana.

 

 

 

- Recebeu os prêmios de Melhor Roteiro, Mérito Artístico e o Prêmio FIPRESCI, no Festival de Salônica.

 

 

 

- Ganhou o prêmio de Melhor Filme, no Festival de Punta del Este.

 

 

 

- Recebeu 4 indicações ao Prêmio da Academia Brasileira de Cinematografia, nas categorias de Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Som e Melhor Edição.

 

 

 

 

 

fonte: adoro cinema

 

 

 

 

 

Eu ouvi falar muito desse filme, sempre tive vontade de assistir. Ele concorreu e ganhou varios premios, e isso me fez criar interesse em assistir.

 

 

 

E finalmente hoje eu consegui finalmente assistir. E me descepcionei, eu esperava um filme tocante, meio dramatico, mas não senti isso.

 

 

 

As coisas no filme acontecem de forma convincente, mas vagas e um roteiro fraco, e vago.

 

 

 

Uma coisa que deixa o filme mais interesante é o fato dele ter boas atuações, principalmente a de Hermila Guedes.

 

 

 

Quando o filme começa conhecemos uma Hermila, sim a personagem tem o mesmo nome que a atriz, uma jovem que chega a cidade de Iguatu, ela esperaria seu namorado chegar em um mês, mas ele não chega, então ela frustrada resolve sair da cidade novamente, para isso inventa uma rifa, de seu corpo.

 

 

 

O filme anda em um bom ritmo, mas o filme se perde, por não aprofundar nos fatos, e ser realmente muito curto.

 

 

 

Quando Hermila resolve ir embora novamente, tudo bem ela é jovem e não vê futuro na cidade, mas o filme não consegue convencer muito bem isso, fica meio vago, mas da para entender.

 

 

 

Então ela resolve rifar seu corpo e ir embora da cidade, para o lugar mais longe que se consegui ir de Iguatu.

 

 

 

Então tudo bem o momento em que ela esta vendendo a rifa, o filme parece que vai ficar realmente bom, mas não fica, ele fica ainda vazio, e conta fatos de forma rapida, como o drama da avó de Hermila de todos olharem torto para ela, mas não mostra muito o preconceito sofrido por Hermila, mostram duas cenas, que são muito boas, mas só, poderiam ter tido mais cenas, e assim ter convencido mais o drama de Hermila, e da dificuldade que seria essa rifa.

 

 

 

O filme erra em tentar ser rapido demais, poderiam ter mais cenas, o que aparece em tela é bom, mas nada demais.

 

 

 

Um filme bom, com uma trilha sonora legal, atuações boas, mas nada que chegue a deixa-lo entre um dos melhores nacionais.

 

 

 

3/5

Link to comment
Share on other sites

  • 4 months later...
  • 1 month later...
  • Members

Muito bom o filme. O plano final então, é maravilhoso. A atuação da Hermila Guedes é impressionante, mas discordo dos que dizem que ela carrega o filme nas costas, como se não houvesse outras qualidades. O argumento, por exemplo, é bastante original e a trilha sonora muito bem localizada. Karim Ainouz filma belamente, e sabe tirar o melhor de seus atores (João Miguel também foi muito bem).

 

Mas também acho que a partir do momento em que a Hermila resolve fazer a rifa, o filme parace caminhar depressa demais e não explora tanto quanto poderia as situações decorrentes disso.
Link to comment
Share on other sites

  • 2 years later...
  • Members

Pra mim é uma obra-prima, um dos melhores filmes brasileiros do séc. XXI, a filme todo é tocante, comovente, assim como a atuação de Hermila Guedes é excelente. A trilha sonora e fotografia também são muito boas. Vi no cinema com poucas pessoas na sala. Espero que reconheçam o devido valor que tem esse filme, que pra mim é quase perfeito.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
  • Members

O filme é um daqueles que explora o cinema "verdade" com um nível de espontaneidade e naturalidade impressionante, especialmente por parte do elenco, mas basicamente é o talento da Hermila Guedes que faz com que se torne acima da média. O trabalho de direção é eficiente, fotografia ótima, montagem dinâmica, mas a narrativa acaba explorando a premissa promissora de maneira descuidada e a própria trajetória da personagem e a tal idéia da rifa são explorados apenas pela sua natureza "exótica", logo o filme não chega a lugar algum e não deixa saudade. 7/10

Thiago Lucio2010-03-13 14:29:17
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...