Jump to content
Forum Cinema em Cena

Robert Altman


Alexei
 Share

Recommended Posts

  • Members

Por sugestão do ltrhpsm, este tópico se destina a discutir o estilo e a filmografia do cineasta Robert Altman.

 

Meu diretor preferido, Altman foi, possivelmente, o pioneiro na construção dos chamados filmes-mosaico, painéis de personagens cujas histórias não precisavam necessariamente se misturar ou mesmo se resolver, mas que mostravam muito sobre a alma humana e sobre a própria vida.

 

São do Altman alguns dos meus filmes mais queridos: McCabe and Mrs. Miller, Short Cuts - Cenas da Vida, O Jogador, De Corpo e Alma.

 

Falecido em novembro do ano passado, seu derradeiro filme, A Última Noite, contém os marcadores mais importantes de seu estilo: personagens dispostos em painel, exímio uso da edição de imagens e de som - que colocam o espectador no meio dos personagens, como se fizesse parte da ação -, manejo gracioso e sofisticado da câmera e uma forma carinhosa de transmitir ao público o ciclo de renovação da vida. Esse filme foi concebido como uma despedida do diretor, que contou com a ajuda do Paul Thomas Anderson - admirador confesso do Altman - como assistente de direção.
Alexei2007-05-02 12:26:12
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 54
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Preciso ver Short Cuts, O Jogador, Long Goodbye, The Company, e mais um moonte...

 

Mas dos filmes dele que eu vi, acho que ele consegue passar uma sensação de cotidiano mesmo, com muita habilidade; e apesar dos personagens dele não serem propriamente felizes, os filmes dele me passam uma sensação de vivacidade, muitas pessoas agindo e falando ao mesmo tempo. O multi-plot ajuda nisso, a câmera leve que passeia com a maior facilidade, os cortes muito leves também. Além de um humor muito característico.

 

Meu top seria:

McCabe & Mrs. Miller

Nashville

MASH

A Última Noite

Assassinato em Gosford Park
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acho os filmes dele muito inacessíveis, e pra mim Altman merece mais do que pirataria/VHS.

 

Assisti apenas 2, MASH achei bom, mas um pouco datado...lembro que cheguei a pausar o filme de tanto rir daquela loira.

 

Já Assassinato em Gosford Park foi um filme que cresceu demais em mim, é um com a marca do diretor, e uma feliz adição a sua invejável filmografia...Maggie Smith impecável. 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Grande e obrigatório Altman,já vi vários:

M*A*S*H*,Louco de Amor,O Jogador,De Corpo e Alma,Dr.T,Gosford Park,Prêt-à-Porter,A Ùltima Noite (este com uma "singela" ajudinha...) e Short Cuts.Devo ter esquecido alguns,eu tive uma certa obsessão por um tempo!!!
Link to comment
Share on other sites

  • Members

1. De Corpo e Alma [The Company]

2. A Última Noite [A Prairie Home Companion]

3. Quando os Homens São Homens [McCabe & Mrs. Miller]

4. Assassinato em Gosford Park [Gosford Park]

 

Já exposto aqui, o grande triunfo - claramente notável - de Sir Robert Altman era elaborar seus filmes-mosaico, de muita sutilidade e beleza, sem tamanha preocupação em desenvolver seus roteiros ou aprofudas suas personagens com diálogos estensos. Altman prezava por deixar os sentimentos saírem pela tela, de maneira muito singela e humilde, jamais destoando, ou procurando ser totalmente pretencioso. A meu ver, esta era sua principal categoria, do pouco a que pude assistir de sua carreira, e por isto eu prefiro seus dois últimos filmes, The Company e A Prairie Home Companion. Neles, Altman exibe, de uma maneira mais desusual, suas próprias características - e contando com cativantes apoios de outras artes; em The Company, a dança; em A Prairie Home Companion, a música. E é por justamente tratar de suas companias, de uma maneira mais descentralizada, que ele obtém um resultado inesperado. Já em McCabe & Mrs. Miller, algo ainda me deixa inquieto, talvez a ausência de uma explanação maior da relação de Mrs. Miller, aparentemente personagem principal, ganha contornos coadjuvantes. Quanto a Gosford Park, preciso revê-lo, contudo o título português atrapalhou, porque as expectativas criadas foram outras... Fora que eu gosto de uma boa análise da sociedade nobre inglesa - e cresci muito, cinematograficamente e intelectualmente falando, desde que o vi, há dois anos.
ltrhpsm2007-05-03 01:02:16
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Poxa, eu nem estou com muito tempo para ficar falando, mas Altman é sempre um assunto e tanto - dá pra ficar horas falando! Nesses dias assisti Short Cuts e fiquei elogiando o tanto que a direção dele é elegante, maravilhosa, etc. Ele filma com um cuidado e uma leveza de dar inveja a qualquer um, e simplesmente dá valor a algo que prezo muito: detalhes. Vários filmes me ganham com pequenas coisinhas que por vezes ficam escondidas ou então só aparecem no finalzinho de certa cena, e o Attman é mestre nesse tipo de coisa. Dos cinemas que conheço, o dele é um dos mais apaixonantes.

 

Qualquer dia desses faço um top do que vi da filmografia.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

O Carioca citou um aspecto que eu julgo extremamente importante na filmografia de Robert Altman: a leveza e elegância de sua câmera. E pode-se acrescentar a esses adjetivos outro, que seria a fluidez da câmera, sempre em movimento, sempre parecendo deslizar pela cena, destrinchando aos poucos todos os detalhes da cena e dos personagens inseridos nela.

Isso sempre me chamou a atenção no cinema dele e ao rever A Prairie Home Companion ficou ainda mais evidente. Não existe uma cena sequer com a câmera estática. Isso é o própior "discurso" de Altman, seja pra falar da moral, criticar os costumes da sociedade hipócrita, seja pra falar da finitude. Cineasta cínico e afetuoso ao mesmo tempo; um grande gênio.

Cometeu seus deslizes, é certo, mas para cada Popeye ou Dr. T e as Mulheres ele fez geniais McCabe & Mrs. Miller, Nashville, The Player, Short Cuts, Gosford Park...e ainda preciso rever o filme que meu amigo Alexei tanto gosta, The Company!
Link to comment
Share on other sites

  • Members

É mais ou menos po aí que o Thico falou mesmo.  Dr. T também é o que eu menos gosto, mas em compensação Short Cuts é uma das maravilhas da décad de 90, M.A.S.H. uma das melhores comédias em todos os tempos e Quando os Homens São Homens o melhor western e um das coisas mais fodas já feitas.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...
  • Members

A quem interessar possa, o CCBB aqui de SP vai fazer uma retrospectiva do Altman.

As Muitas Vidas de Robert Altman

Local: Cinema (70 lugares)
Quarta a domingo – De 4 a 22 de junho
Ingressos: R$ 4,00 e R$ 2,00 (meia-entrada) por sessão.





Retrospectiva completa de Robert Altman, elegante sabotador da imagem da sociedade americana, com a exibição de inúmeros títulos inéditos no Brasil. Sua vasta obra de 37 filmes abriga um ecletismo quase único na história do cinema, do filme de guerra ao faroeste, da comédia ao neo-realismo, do melodrama à ficção científica, da fantasia ao filme de gângster, passando por musicais, biografias, suspenses e até monólogo. Classificação indicativa: de acordo com o filme.

 

---- X ----

 

Dito isso, atualizo o meu ranking, ainda muito pobre:

 

1)Short Cuts - Cenas da Vida - 5/5

2)Assassinato em Gosford Park - 4.5/5

3)M.A.S.H - 4/5

4)A Última Noite - 4/5

 

Vou fazer o possível e o impossível pra ver Nashville, O Jogador e McCabe and Mrs. Miller na telona...04
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Do Altman assisti Assassinato em Gosford Park, O Jogador e Dr.T. Mas Dr. T foge miseravelmente da qualidade dos outros.

O Jogador é tão bom quanto o livro... um dos poucos filmes sobre o qual nós podemos fazer esse tipo de comparação com a obra original, sem medo. E ainda assim ele não simplesmente conta a história do livro... ele faz uma adaptação mesmo, mudando o narrador e tudo. E ainda assim, mesmo tendo lido o livro e sendo louca por ele, achei o filme excelente.

E Assassinato em Gosford Park é uma beleza. É hipnotizante o modo como a história é mostrada... muitas sutilezas em cada cena, em todas as cenas. Eu queria ter esse filme pra mim, mas nunca achei disponível pra vender. 04

 

É um outro nível.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Altman era um diretor meio "montanha-russa", com vários altos e baixos durante a carreira. Dirigiu filmes muito legais, como Assassinto em Gosford Park, Mash... mas também dirigiu porcarias como Popeye e Dr. T e as Mulheres.

 

Também tem aquele filme mais famoso dele, Short Cuts, que foi indicado ao oscar inclusive. Achei mediano, bem "feito pra ganhar Oscar", mas não é um filme ruim.

 

Não conheço muito o trabalho do diretor, só os filmes citados mesmo.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Short Cuts filme pra Oscar é nova pra mim...06 Nem a pau, aquele filme é uma aula de cinema, tratando todos os personagens do imenso elenco com a mesma atenção, além da câmera sempre segura e classuda do Altman, que consegue amarrar uma história totalmente sem precedentes...  

Link to comment
Share on other sites

  • Members

É que normalmente um "filme pra Oscar" é aquele que se utiliza de artifícios medíocres mais do que qualquer outra coisa para cair no gosto da crítica e do público. Filmes como "Regras da Vida", ou "Questão de Honra", que independente do tema são abordados de forma conservadora ou clássica.

 

Mas Short Cuts, mesmo que vc não tenha gostado muito, é um filme muito mais ousado artísticamente, e o enorme elenco (caracteristica do Altman, inclusive) é sim um bom argumento pra dizer que o filme não é isca de Oscar.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Vi pouca coisa de Robert Altman, tenho muita vontade de ver O Jogador e Short Cuts. Dele assisti Gosford Park, Kansas City e A Fortuna de Cookie. Esse último eu simplesmente adoro, alguma distribuidora tem que lançá-lo numa edição decente. A Julianne Moore e a Glenn Close estão excelentes, é um filme despretensioso e que alcança um resultado maravilhoso graças à direção competente.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu tenho O Jogador no PC. Algum dia verei. E queria ter acompanhado os outros filmes da maratona do Altman que o Telecine Cult está fazendo, mas não vi unzinho sequer.09 Vou tentar assistir Short Cuts hoje, espero não ficar com sono.090909

E como é difícil encontrar filmes dele.07 Já me apaixonei por Gosford Park e A Praire Home Companion e não tive oportunidade de ver mais nada por isso.12

 

--------------------

 

Veras, Short Cuts dizem ser o filme que estimulou Paul Thomas Anderson durante toda sua carreira (com especial relevância em Magnólia).
Bernardo2008-05-30 14:36:24
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Programação - As Muitas Vidas de Robert Altman

As muitas Vidas de Robert Altman - Programação dos Filmes

04 de junho – quarta-feira

14h30 – The Company (112')
17h – Come Back to the Five... (109')
19h30 – Popeye (114')

05 de junho - quinta-feira

14h30 – Beyond Therapy (93')
17h – Prêt-à-Porter (133')
19h30 – A Wedding (125')

06 de junho – sexta-feira

14h30 – Gosford Park (137')
17h – Streamers (113')
19h30 – McCabe & Mrs. Miller (116')

07 de junho – sábado

14h – A Prairie Home Companion (104')
16h30 – McCabe & Mrs. Miller (116')
19h – Short Cuts (183')

08 de junho – domingo

14h – Countdown (102')
16h – Short Cuts (183')
19h30 – The Long Goodbye (108')

11 de junho – quarta-feira

14h30 – Quintet (118')
17h – That Cold Day in The Park (106')
19h – Buffalo Bill (122')

12 de junho – quinta-feira

14h30 – The Gingerbread Man (113')
17h – The Delinquents (75')
19h – Vincent & Theo (138')

13 de junho - sexta-feira

14h30 – A Perfect Couple (111')
17h – The James Dean Story (79')
19h – The Player (124')

14 de junho – sábado

13h – The Player (124')
15h30 – The James Dean Story (79')
17h – Brewster McCloud (105')
19h – Nashville (160')

15 de junho – domingo

13h – Jazz '34 (75')
15h – Brewster McCloud (105')
17h – Jazz '34 (75')
19h - Nashville (160')

18 de junho - quarta-feira

14h30 – O.C. & Stiggs (105')
17h – Dr. T and the Women (122')
19h30 – Kansas City (115')

19 de junho – quinta-feira

15h30 – Cookie's Fortune (118')
17h30 – 3 Women (119')
19h30 – Debate

20 de junho - sexta-feira

14h30 – Health (105')
17h – Fool for Love (103')
19h30 – Images (101')

21 de junho – sábado

13h – MASH (111')
14h30 – Secret Honor (90')
16h30 – California Split (106')
19h – Thieves Like Us (118')

22 de maio – domingo

13h – Secret Honor (90')
14h30 – Images (101')
16h30 – California Split (106')
19h – MASH (111')

 

----X----

Não sei como vou fazer, mas vou assistir todos!!!06 É bom demais pra ser verdade, Altman no cinema. Quer dizer, acho que vou passar Dr. T e A Fortuna de Cookie, mas vou rever Short Cuts e Gosford Park com certeza!05

 
Vicking2008-06-02 16:59:58
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...