Jump to content
Forum Cinema em Cena

Robert Altman


Alexei
 Share

Recommended Posts

  • Replies 54
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Sim, mas vou rever no cine... E Prêt-à-Porter eu tenho a impressão que seja para poucos mesmo... É BEEEM incomum, mas brilhante, depois falo melhor no tópico de comentar, preciso dar um tempo pros filmes "descerem".

 

 

1)Short Cuts - Cenas da Vida - 5/5

2)Jogos e Trapaças - Quando os Homens São Homens (lindo, lindo, lindo!!!!) - 5/5

3)Prêt-à-Porter - 5/5

4)Assassinato em Gosford Park - 4.5/5

5)Cenas de um Casamento - 4.5/5

6)M.A.S.H - 4/5

7)O Exército Inútil - 4/5 (talvez suba) - filme forte e com um tom teatral (assim como O Sucesso a Qualquer Preço, que eu adoro), é surpreendente nunca ter ouvido nada sobre esse filme.

8)A Última Noite - 4/5
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Perdi Short Cuts... mas enfim.

 

Sim Bernardo, eu adoraria ter visto Popeye (perdi tb, passou só no primeiro dia da Mostra, que eu não pude ir)... Mas tem algumas questões relevantes: o que um GÊNIO como Altman viu naquela história? Porque ele quis dirigí-lo? Será mesmo que ali não tem nada a mais? As cenas que já vi de Popeye me deixaram muito curioso, o filme parece ter uma atmosfera muito original... Enfim, algum dia assisto.

Estou perdendo todos os filmes que passam as 14:30, é um horário muito exdrúxulo... Eu teria que almoçar com pressa, e sair voando pro cinema pra chegar bem no horário, e acredito que a experiência ficaria comprometida.

 

Hoje eu vi "O Perigoso Adeus"...não foi um dos meus preferidos, mas estou digerindo...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Esse tópico devia ser fixo, cada filme desse cara é uma aula! Cada filme que não consigo assistir dói como uma facada!07

 

 

2006 - A última noite (A Prairie Home Companion) - 4/5
2004 - Tanner on Tanner (TV)
2003 - De corpo e alma (Company, The)
2001 - Assassinato em Gosford Park (Gosford Park) - 4.5/5
2000 - Dr. T e as mulheres (Dr. T and the women)
1999 - A fortuna de Cookie (Cookie's fortune)
1998 - A armação (Gingerbread man, The)
1996 - Jazz'34
1996 - Kansas City (Kansas City)
1994 - Prêt-à-Porter (Prêt-à-Porter) - 5/5
1993 - Short Cuts - Cenas da vida (Short Cuts) - 5/5
1992 - McTeague (TV)
1992 - O jogador (Player, The)
1990 - Van Gogh - Vida e obra de um gênio (Vincent & Theo)
1988 - Caine mutiny court-martial, The (TV)
1987 - Aria (Aria)
1987 - Basements (TV)
1987 - Além da terapia (Beyond therapy)
1987 - Dumb waiter, The (TV)
1985 - Louco de amor (Fool for love)
1985 - O.C. & Stiggs (O.C. & Stiggs)
1985 - Laundromat, The (TV)
1984 - Secret honor
1983 - O exército inútil (Streamers) - 4/5
1982 - Polícia do corpo perfeito (HealtH)
1982 - James Dean, o mito sobrevive (Come back to the five and dime, Jimmy Dean, Jimmy Dean)
1982 - Two by south (TV)
1980 - Popeye (Popeye)
1979 - Um casal perfeito (A perfect couple)
1979 - Quinteto (Quintet) - BOMBA!06 2/5
1978 - Cerimônia de casamento (A wedding) - 4.5/5

1977 - Três mulheres (3 women)
1976 - Oeste selvagem (Buffalo Bill and the Indians, or Sitting Bull's history lesson)
1975 - Nashville (Nashville)
1974 - Jogando com a sorte (California Split)
1974 - Renegados até a última rajada (Thieves like us)
1973 - Long goodbye, The - esse aqui é complicado... 4/5
1972 - Imagens (Images)
1971 - Quando os homens são homens (McCabe & Mrs. Miller) - 5/5
1970 - Voar é com os pássaros (Brewster McCloud)
1970 - M*A*S*H* (M*A*S*H*) - 4/5
1969 - Uma mulher diferente (That cold day in the dark) - 4/5

1968 - No assombroso mundo da lua (Countdown)
1965 - Katherine Reed story, The
1965 - Pot au fer
1964 - Nightmare in Chicago (TV)
1959 - United States marshall
1957 - James Dean story, The
1957 - Os delinquentes (Delinquents, The)
1956 - Magic bond, The (curta-metragem)
1955 - Perfect crime, The (curta-metragem)
1954 - Better football (curta-metragem)
1954 - Builders, The (curta-metragem)
1954 - Dirty look, The (curta-metragem)
1953 - How to run a filling station (curta-metragem)
1953 - Last mile, The (curta-metragem)
1952 - King basketball (curta-metragem)
1952 - Sound of bells, The (curta-metragem)
1951 - Modern football (curta-metragem)
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Na contramão de novo, acho Assassinato em Gosford Park simplesmente maravilhoso. [/quote']

 

Porque contramão? Gosford Park não é um fime subestimado... Ainda bem.05 E Nacka, fica atento que essa Mostra tá indo pra Brasília!03 

 

 

 

2006 - A última noite (A Prairie Home Companion) - 4/5
2004 - Tanner on Tanner (TV)
2003 - De corpo e alma (Company, The)
2001 - Assassinato em Gosford Park (Gosford Park) - 4.5/5
2000 - Dr. T e as mulheres (Dr. T and the women)
1999 - A fortuna de Cookie (Cookie's fortune)
1998 - A armação (Gingerbread man, The) - 3.5/5
1996 - Jazz'34
1996 - Kansas City (Kansas City)
1994 - Prêt-à-Porter (Prêt-à-Porter) - 5/5
1993 - Short Cuts - Cenas da vida (Short Cuts) - 5/5
1992 - McTeague (TV)
1992 - O jogador (Player, The)
1990 - Van Gogh - Vida e obra de um gênio (Vincent & Theo) - 4/5
1988 - Caine mutiny court-martial, The (TV)
1987 - Aria (Aria)
1987 - Basements (TV)
1987 - Além da terapia (Beyond therapy)
1987 - Dumb waiter, The (TV)
1985 - Louco de amor (Fool for love)
1985 - O.C. & Stiggs (O.C. & Stiggs)
1985 - Laundromat, The (TV)
1984 - Secret honor
1983 - O exército inútil (Streamers) - 4/5
1982 - Polícia do corpo perfeito (HealtH)
1982 - James Dean, o mito sobrevive (Come back to the five and dime, Jimmy Dean, Jimmy Dean)
1982 - Two by south (TV)
1980 - Popeye (Popeye)
1979 - Um casal perfeito (A perfect couple)
1979 - Quinteto (Quintet) - 2/5
1978 - Cerimônia de casamento (A wedding) - 4.5/5

1977 - Três mulheres (3 women)
1976 - Oeste selvagem (Buffalo Bill and the Indians, or Sitting Bull's history lesson)
1975 - Nashville (Nashville)
1974 - Jogando com a sorte (California Split)
1974 - Renegados até a última rajada (Thieves like us)
1973 - O Perigoso Adeus (Long goodbye, The) - 4/5
1972 - Imagens (Images)
1971 - Quando os homens são homens (McCabe & Mrs. Miller) - 5/5
1970 - Voar é com os pássaros (Brewster McCloud)
1970 - M*A*S*H* (M*A*S*H*) - 4/5
1969 - Uma mulher diferente (That cold day in the dark) - 4/5

1968 - No assombroso mundo da lua (Countdown)
1965 - Katherine Reed story, The
1965 - Pot au fer
1964 - Nightmare in Chicago (TV)
1959 - United States marshall
1957 - James Dean story, The
1957 - Os delinquentes (Delinquents, The) - 3.5/5
1956 - Magic bond, The (curta-metragem)
1955 - Perfect crime, The (curta-metragem)
1954 - Better football (curta-metragem)
1954 - Builders, The (curta-metragem)
1954 - Dirty look, The (curta-metragem)
1953 - How to run a filling station (curta-metragem)
1953 - Last mile, The (curta-metragem)
1952 - King basketball (curta-metragem)
1952 - Sound of bells, The (curta-metragem)
1951 - Modern football (curta-metragem)
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Centro Cultural Banco do Brasil, na rua Alvares Penteado lá no centro.

 

 

 

Pret_a_porter_French_poster.jpg

 

Uma das muitas polêmicas do nosso tempo é o mundo da moda. Não é surpresa o assunto causar tantos debates, por ser considerado o cerne de problemas como a anorexia e a bulimia, ao criar padrões de beleza e difundir o conceito de perfeição estética para as massas. Isso também contribui para a noção de que é algo extremamente fútil, e jamais deveria ganhar tanta atenção. Analizando o ápice desse universo, a semana de moda em Paris, Robert Altman novamente escala um elenco épico, entrelaçando diversas histórias. E a conexão entre elas não é apenas moda, mas a epifania de que até mesmo a alta sociedade parisiense pisa na bosta de cachorro.

Prêt-à-Porter (Pronto Para Vestir, em francês), assim como Short Cuts ou Gosford Park, estuda as personagens através de suas relações em um meio social, e não isoladamente. Isso tranforma o filme em um verdadeiro painel analítico, enfatizando a visão do diretor sobre o assunto. Uma repórter sedenta por furos jornalísticos, compartilha a postura interesseira de três editoras rivais de famosas revistas de moda, na missão de conseguir um badalado fotógrafo assinar um contrato. A dona de uma famosa grife sofre com a decisão do filho de vendê-la para um fabricante de botas de cowboy americanas, enquanto enfrenta a súbita morte de seu amante, um czar da moda que apesar do prestígio, ninguém suportava. Já sua mulher, se depara com um namorado antigo, que está de volta para conquistá-la. Como todo negócio lucrativo, muitos estão atrás de sua parte, seja dinheiro, um caso ou vaidades pessoais. E no meio desta teia de interesses, o evento acontece a todo vapor, jamais sendo ofuscado. Apesar do tom ser de comédia, Altman usou cenas reais do evento, até mesmo entrevistas com estilistas e celebridades, deixando seus atores improvisarem nessa interação. Isso conferiu uma veracidade indiscutível ao filme, além de extrair humor das situações mais inesperadas.

Além de situar a platéia quanto as inúmeras pessoas mostradas na tela, o diretor nunca deixa de estudar as características daquele universo. No início, uma modelo tatuada de cabelo raspado é duramente criticada por um dos estilistas, mas conforme o filme passa vemos a situação mudar e no fim, sem qualquer anúncio, nós mesmos percebemos o talento nato da moça para desfilar, nos levando a conclusão de que qualquer visual funciona, se bem trabalhado (e a presença da atriz Rossy de Palma no elenco fortalece essa idéia). Altman surpreende ao não fazer críticas à moda, e sim à forma inapropriada como ela é tida. "Prêt-à-Porter" celebra o que de melhor aquilo tudo oferece, e mostra que as futilidades e intrigas não têm força para arruinar o show.

Prêt-à-Porter (Idem, 1993, Robert Altman) - 5/5

 

 

849491_l_f.jpg

 

Este filme se passa inteiramente dentro de um quartel de soldados às vesperas de viajar pro Vietnã. Existem apenas alguns momentos da parte externa do alojamento mostrados, mas mesmo esses são filmados de dentro, e isso criou uma atmosfera angustiante, levemente claustrofóbica, casando com o drama enfrentado pelas personagens.

 

A história foca-se em seis homens, dois oficiais superiores que estão sempre bêbados, e quatro recrutas, os quais entram em conflito por suas crenças e preconceitos, e os temas variam desde homofobia até diferenças de classes. Desta vez, o artifício utilizado por Altman para dar abrangência à história foi o aspecto teatral de todos os elementos, em especial o texto (e o fato do filme ser baseado em uma peça provavelmente contribuiu para isso). A crítica do diretor não serve apenas para a época do Vietnã, mas a qualquer guerra, mostrando o despreparo emocional no qual se encontram aqueles que enfrentarão a mais cruel situação a que um homem pode ser submetido, e teoricamente deveriam ser preparados para isso. O próprio título original já é uma metáfora disso, Streamers seriam os "charutos", pára-quedas que não abrem e portanto estão condenados (e a cena onde um dos generais relembra esta situação que literalmente ocorreu quando estava na guerra da Coréia é uma das mais poderosas do filme, o desconforto é estampado sutilmente na cara dos soldados quando o escutam).

 

Apesar da ótima direção (câmera sempre em movimento, buscando ilustrar a narrativa visualmente), o maior triunfo deste filme é seu elenco, laureado com o prêmio de Melhor Ator em Veneza. Matthew Modine surpreende em suas expressões, jamais descobrimos sua verdadeira opção sexual, mas no entanto sentimos o tormento dentro de sua mente por ter preconceitos originados de sua educação. Já Mitchell Lichtenstein tem uma postura claramente homossexual, mas surpreende seus companheiros ao revelar isso, e incrivelmente nos faz ter dúvidas quanto a verdade. E Michael Wright é o mais instável de todos, e faz a sua simples presença ser ameaçadora. David Alan Grier, Guy Boyd e George Dzundza completam o elenco, todos funcionam muito bem em seus respectivos papéis.

 

Pecando apenas no seu ritmo maçante, este é uma das muitas jóias escondidas do Altman (e é triste não saber se ainda há rolos disponíveis do filme no mundo).

O Exército Inútil (Streamers, 1983, Robert Altman) - 4/5

 

 

 


 
Vicking2008-06-13 19:39:48
Link to comment
Share on other sites

  • Members

2006 - A última noite (A Prairie Home Companion) - 4/5
2004 - Tanner on Tanner (TV)
2003 - De corpo e alma (Company, The)
2001 - Assassinato em Gosford Park (Gosford Park) - 4.5/5
2000 - Dr. T e as mulheres (Dr. T and the women) - 4/5

1999 - A fortuna de Cookie (Cookie's fortune)
1998 - A armação (Gingerbread man, The) - 3.5/5
1996 - Jazz'34
1996 - Kansas City (Kansas City) - 3.5/5
1994 - Prêt-à-Porter (Prêt-à-Porter) - 5/5
1993 - Short Cuts - Cenas da vida (Short Cuts) - 5/5
1992 - McTeague (TV)
1992 - O Jogador (Player, The)  5/5
1990 - Van Gogh - Vida e obra de um gênio (Vincent & Theo) - 4/5

1988 - Caine mutiny court-martial, The (TV)
1987 - Aria (Aria)
1987 - Basements (TV)
1987 - Além da terapia (Beyond therapy)
1987 - Dumb waiter, The (TV)
1985 - Louco de amor (Fool for love)
1985 - O.C. & Stiggs (O.C. & Stiggs) - 2/5
1985 - Laundromat, The (TV)
1984 - Secret honor
1983 - O exército inútil (Streamers) - 4/5
1982 - Polícia do corpo perfeito (HealtH)
1982 - James Dean, o mito sobrevive (Come back to the five and dime, Jimmy Dean, Jimmy Dean)
1982 - Two by south (TV)
1980 - Popeye (Popeye)
1979 - Um casal perfeito (A perfect couple)
1979 - Quinteto (Quintet) - 2/5
1978 - Cerimônia de casamento (A wedding) - 4.5/5

1977 - Três mulheres (3 women) - 5/5
1976 - Oeste selvagem (Buffalo Bill and the Indians, or Sitting Bull's history lesson) - 4/5
1975 - Nashville (Nashville) - 4/5
1974 - Jogando com a sorte (California Split)
1974 - Renegados até a última rajada (Thieves like us)
1973 - O Perigoso Adeus (Long goodbye, The) - 4/5
1972 - Imagens (Images)
1971 - Quando os homens são homens (McCabe & Mrs. Miller) - 5/5
1970 - Voar é com os pássaros (Brewster McCloud) - 5/5
1970 - M*A*S*H* (M*A*S*H*) - 4/5
1969 - Uma mulher diferente (That cold day in the dark) - 4/5

1968 - No assombroso mundo da lua (Countdown)
1965 - Katherine Reed story, The (curta-metragem)
1965 - Pot au fer (curta-metragem)
1964 - Nightmare in Chicago (TV)
1959 - United States marshall (TV)
1957 - James Dean story, The
1957 - Os delinquentes (Delinquents, The) - 3/5
1956 - Magic bond, The (curta-metragem)
1955 - Perfect crime, The (curta-metragem)
1954 - Better football (curta-metragem)
1954 - Builders, The (curta-metragem)
1954 - Dirty look, The (curta-metragem)
1953 - How to run a filling station (curta-metragem)
1953 - Last mile, The (curta-metragem)
1952 - King basketball (curta-metragem)
1952 - Sound of bells, The (curta-metragem)
1951 - Modern football (curta-metragem)

 

 

 

 
Stradivarius2009-04-01 16:06:15
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • 3 weeks later...
  • Members

Quando eu vi eu tinha achado muito bom, mas com o tempo (e principalmente vendo a evolução do Altman na direção de painéis sociais) caiu um pouco no meu conceito.

 

Apesar disse toda a sequência final que mostra a reação do povo ao ocorrido é antológica (principalmente por ser naquele período político conturbado), e talvez o que faça Nashville ser tão bem cotado.

 

Outra coisa que eu gostei bastante foi aquele furgão com o megafone que invadia quase todas as cenas com aquele discurso.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pois é, mas eu recomendo todos os menos conhecidos do diretor, principalmente da década de 70, entre eles o 3 Mulheres que é fenomenal (com atuação foda da Duvall e tudo mais), e principalmente Voar É com os Pássaros, a coisa mais descompromissada que o Altman fez, e que funciona que é uma maravilha.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...
  • Members
6. Dr. T and the Women

 

Gosto muito dos cinco primeiros; o sexto é um lixo.

 

 

Putz, não sei porque eu gostei de Dr. T.

A relação da Farrah Fawcett com o Richard Gere é excelente, e aquela cena em que a Helen Hunt leva ele pro apê, e fica aquele climão de "e aí?".

 

Eu sinceramente acho que esse filme foi vendido errado, como uma comédia romântica em que o Gere tem que aturar várias mulheres.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
6. Dr. T and the Women

 

Gosto muito dos cinco primeiros; o sexto é um lixo.

 

 

Putz' date=' não sei porque eu gostei de Dr. T.

A relação da Farrah Fawcett com o Richard Gere é excelente, e aquela cena em que a Helen Hunt leva ele pro apê, e fica aquele climão de "e aí?".

 

Eu sinceramente acho que esse filme foi vendido errado, como uma comédia romântica em que o Gere tem que aturar várias mulheres.
[/quote']

 

Mas eu acho que o Altman queria mesmo fazer algo engraçado. Um exemplo é o Gere no consultório: atendendo 20 pacientes de uma só vez, saindo de sala em sala no meio da consulta, num ritmo rápido que o Altman parece achar a maior graça, mas que eu não vi nenhuma. O filme me lembrou, nesse sentido, Georgia Rule, do Garry Marshall, onde o roteiro não possuia um humor tão escrachado assim, mas o diretor pensou mal e quis incluí-lo.

 

O pior de tudo é aquele final bizarro (SPOILERSdesde o casamento arruinado até a formação do furacão/tornado/sei lá e ele indo parar em uma espécie de deserto (México?), fazendo um parto (wtf?!?!) e aquela musiquinha ("Ain't it something?") constrangedora tocando, como se tentasse explicar o absurdo disso tudo. 06
Lumière2010-02-01 15:09:44
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...