Jump to content
Forum Cinema em Cena

O Menino e a Garça (The Boy and the Heron, 2023 Hayao Miyazaki)


Gago
 Share

Recommended Posts

  • Members

Monstro japonês da animação. Sem dúvidas um dos grandes diretores em atividade, e se você for pegar da década de 80 pra cá, pode colocá-lo no meio da galera fodona que nem tem erro.

As animações desse japa são o que todo o resto gostaria de ser e não consegue. E mais: acima de tudo, esses filmes são tudo o que muitos deveriam ser e não são. É incrível como ele consegue fazer coisas aparentemente bem diferentes, mas com o mesmo carinho e qualidade. A atenção que ele dá aos detalhes dentro de cada filme é de se admirar a cada cena, e a complexidade que ele alcançou em suas obras como realizador talvez muito poucos animadores chegaram (perto).
 
Ontem mesmo eu assisti pela primeira vez Meu Vizinho Totoro. Fiquei encantado o tempo todinho, e é um filme aparentemente simples que foge completamente de todos os clichês do gênero ao ficar mostrando a vida de duas meninas que acabam de se mudar com o pai para uma nova casa. Devem existir ali umas dezenas de cenas mágicas, e algumas são até mesmo milagrosas, dessas que te deixam com um largo sorriso no rosto. O filme se passa em um universo benigno, desprovido de qualquer maldade, e não há em momento algum qualquer tipo de conflito. Miyazaki concebeu seu filme apenas em situações. Um filme sobra a vida de duas crianças. E nem tem coisa mais deliciosa que uma animação dessas.
 
Ontem, acabei conferindo também Princesa Mononoke. Foda foda foda. Uma espécie de Zelda (até mesmo na trilha, chegeui a ficar sem jeito) com um quê de O Senhor dos Anéis e desenhado na mesma linha de Caverna do Dragão. Hahaha, ficou parecendo uma salada total, e nem é assim - eu estou é empolgado mesmo -, o filme é de uma maturidade absurda, e tudo fica balanceado bonitinho: é violento ao extremo, tem cenas cômicas sem muito exagero e ainda tem momentos em que alcança a pura poesia cinematográfica. Uma jornada fantástica, para marmanjo (filme infantil é o cacete! Essa maravilha aqui é para qualquer pessoa que preze um bom cinema) nenhum botar defeito. Um épico e tanto, digno de entrar entre os melhores filmes da década de 90.
 
Ah, e falar do Miyazaki e não falar do Joe Hisaishi, colaborador sempre presente, é até sacanagem. As trilhas sonoras do cara são de lamber os beiços, fantásticas mesmo. Só pegar as desses dois filmes supra-citados e constatar que são, de fato, o máximo.
 
Os outros dois filmes que vi foram O Castelo Animado, que achei excelente, e A Viagem de Chihiro, que já cansei de dizer que é facilmente uma das melhores coisas dessa década e minha animação preferida.
 
Bem, é isso só isso mesmo, galera. Vamos compartilhando opiniões e juntando informações sobre o Miyzaki aqui mesmo. Estou em busca de mais coisas, quero conferir o máximo de filmes que conseguir. Sintam-se à vontade de comentar sobre seus filmes, trocar idéias e etc. Sobre esses filmes, acho que assunto é o que não falta.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Eu sempre gostei pra caramba do Miyamazaki, apesar de que ainda não vi Viagem de Chichiro (12). Ele levou as animações japonesas a um novo patamar, sim. Do Japão ao Oscar, o cara é foda.

 Pra mim, até hoje o melhor trabalho do diretor foi em Kaze No Tani No Naushika, um filme quase poético, bíblico, e creio que é de década de 80 mesmo, mas posso estar enganado. Foi também o primeiro trabalho dele, o propulsor do talento da cara, mesmo quem não curte animes deve dar uma conferida já que Miyamazaki se firmou no mercado internacional de filmes.

 

 http://www.animehaus.com.br/nausicaa/nausicaa.html

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Só vi Chihiro... foda, uma imersão pura, um sonho que é realmente uma das coisas mais fodas dos últimos anos.

 

Ontem' date=' acabei conferindo também Princesa Mononoke. Foda foda foda. Uma espécie de Zelda (até mesmo na trilha, chegeui a ficar sem jeito) com um quê de O Senhor dos Anéis e desenhado na mesma linha de Caverna do Dragão. Hahaha, ficou parecendo uma salada total, e nem é assim - eu estou é empolgado mesmo -, o filme é de uma maturidade absurda, e tudo fica balanceado bonitinho: é violento ao extremo, tem cenas cômicas sem muito exagero e ainda tem momentos em que alcança a pura poesia cinematográfica. Uma jornada fantástica, para marmanjo (filme infantil é o cacete! Essa maravilha aqui é para qualquer pessoa que preze um bom cinema) nenhum botar defeito. Um épico e tanto, digno de entrar entre os melhores filmes da década de 90.
[/quote']

 

GEEZ, eu vou chorar vendo esse filme. 06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ontem' date=' acabei conferindo também Princesa Mononoke. Foda foda foda. Uma espécie de Zelda (até mesmo na trilha, chegeui a ficar sem jeito) com um quê de O Senhor dos Anéis e desenhado na mesma linha de Caverna do Dragão. Hahaha, ficou parecendo uma salada total, e nem é assim - eu estou é empolgado mesmo -, o filme é de uma maturidade absurda, e tudo fica balanceado bonitinho: é violento ao extremo, tem cenas cômicas sem muito exagero e ainda tem momentos em que alcança a pura poesia cinematográfica. Uma jornada fantástica, para marmanjo (filme infantil é o cacete! Essa maravilha aqui é para qualquer pessoa que preze um bom cinema) nenhum botar defeito. Um épico e tanto, digno de entrar entre os melhores filmes da década de 90.
[/quote']

 

GEEZ' date=' eu vou chorar vendo esse filme. 06[/quote']

 

Eu me empolguei quando fui falando, mas o filme é FODA mesmo. E eu posso te garantir que em alguns momentos eu jurava estar ouvindo alguma musiquinha de Ocarina Of Time. Haha.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

O cara fez uma das melhores animações de todos os tempos: A Princesa Mononoke. Em comparação com esse, os dois outros filmes dele que eu vi, A Viagem de Chihiro e O Castelo Animado, acabam até encolhendo um pouco. Mas mesmo assim possuem qualidade muito, muito acima da média. O cara é um monstro mesmo!

P.S.: Quando eu li "o mais genial monstro japonês" pensei no Godzilla06

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Assisti. É ótimo também, e compartilha com A Viagem de Chihiro no que seria o plot do filme, só que aqui não é assustador e não tem da protagonista a mesma motivação para o mesmo; é apenas um conto sobre uma menina de 13 anos que sai de casa e vai ganhar a vida sozinha em outra cidade, conhecendo novas pessoas, etc. O filme bebe da mesma fonte que Meu Vizinho Totoro, já que mesmo apresentando aspectos fantasiosos não larga mão de fazer uma análise - ou apenas um retrato - da vida. E ainda temos, mais uma vez, Miyazaki fazendo cenas magníficas com a sempre maravilhosa atenção aos detalhes que lhe é de costume e nos brindando com momentos de puro brilhantismo cinematográfico.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acabei de assistir a um dos mais despretensiosos: Porco Rosso. É maneiríssimo, talvez um dos que menos aconteçam coisas, e no fim, se você for recapitular o que aconteceu realmente, acaba se dando conta que é um dos mais simples da filmografia do Miyazaki (mesmo ele tendo mostrado em Meu Vizinho Totoro e Serviço de Entrgas da Kiki que grande parte de sua habilidade em criar bons filmes está nessa simplicidade). O personagem é bem interessante, e as relações que se desenvolvem no filme são bem maduras - e isso é lindo, já deixando no chinelo 70% das demais animações que têm por aí -, com umas cenas perto do fim que são pra lá de divertidas e concluídas com uma coragem admirável.

Pago pra ver o dia em que esse cara tiver errado a mão.

 

 
Carioca2007-05-12 23:25:07
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sou um grande fã dos trabalhos do Hayao Miyazaki e do estúdio Ghibli... ninguém hj supera eles em filmes de animação tradicional, não é a toa q a Disney adiquiriu os direitos de alguns filmes para distribuição nos EUA... agora vou falar um pouco sobre os filmes dele...

 

Lupin III - Castle of Cagliostro 3/5
É um bom filme, mas a animação é mto fraca, tb é um dos primeiro do Hayao na direção06 vi ele faz mto tempo e não me lembro mto bem... mas sei q gostei bastante 02

 

Nausicaä of the Valley of Wind 5/5

Um excelente filme, animação excelente e uma história  cativante, com uma forte preocupação ecologica, presente na maioria dos filmes do Hayao, com certeza um dos melhores filmes já feitos de animação, na minha opinião

 

Laputa - Castle in the Sky 4/5

Um ótimo filme, cheio de aventura e super divertido, e com uma tematica mais adulta, envolvendo tramas politicas e militares, um filme para adolescentes e adultos...

 

Meu vizinho Totoro 3/5

É um dos melhores filmes infantis q já vi, com uma história leve e super divertida (o ônibus gato foi uma das coisas mais criativas q já vi) esse é um filme q com certeza diveria passando para um filho meu assistir... se tivesse dublado... o destaque do filme vão para os bichinhos de fuligem, são fodas...06

 

Serviço de Entregas da Kiki 4/5

A mesma coisa q Totoro, um filme mais infantil, q retrata a vida de uma pequena bruxinha na cidade grande e seu primeiro amor, mas apesar disso, é super divertido

 

Porco Rosso 2/5

Particulamente, não gostei mto da história desse porquinho italiano amaldiçoado, a animação é excelente, e tb divertido... mas sei lá... simplesmente não gostei...

 

Princesa Mononoke 5/5

Segundo melhor filme de animação q já vi na vida, é um conjuto de maravilhas, q vai desde a ótima trilha sonora, passando pela animação, história, os personagens cativantes...

Consegui recentemente o DVD japones autorado com legendas em português,e o revi e achei bellissímo, a preocupação de sustentabilidade do filme é o ponto forte dele, assim como colocar deuses mortais...

As tramas politicas presente no filme são tão sutis e marcantes q faz as pessoas pensarem nisso durante o filme inteiro, seja na procura do imperador pela imortalidade, e seja na luta pelo ferro do shogum vizinho... e tb o modo q o Hayao trata de forma sutil as vergonhas do passado japônes, como o caso das prostitutas e da lepra no filme ficaram excelentes...

Mas o ponto forte do filme é o romance do principe com a San, e sua redenção final....

É um deslumbre as cenas, algumas delas bastante viajantes, como os espiritos das florestas (aqueles bichinhos brancos, nota, alguns desses bichinhos foi desenha e animado pelo próprio Hayao)

Apenas vendo o filme para saber o quão maravilhoso ele é

 

A Viagem de Chihiro 5/5

Um lindo filme, não tenho o q falar dele, todos já falaram... mas a mensagem ecologica desse filme tb é 10

 

Castelo Animado 5/5

Lindo, simplesmente lindo, apesar de ser mais fraco q Nausicaä e Mononoke e do mesmo nível de Chihiro... e melhor coisa desse filme, é como o Hayao mostra sua visão sobre as guerras...

 

Whisper from the Heart 4/5

Filme apenas escrito pelo Hayao, um filme da vida normal, sem personagens fantasiosos, apenas uma garotinha normal apaixonada por um violinista... uma linda história de amor feita em animação

 

Eu sei q não é do Hayao, pórem é do estúdio Ghibli, e tenho q comentar sobre ele...

 

Grave of the Fireflies / Túmulo dos Vaga-Lumes - Obra Prima

Melhor filme de animação q já vi na vida... e além dele ser o melhor filme de animação, tb é o melhor drama de guerra q já vi...

Grave conta a história de dois irmãos durante a segunda guerra mundial, e conta mto bem o quanto uma guerra custa para a população cívil...

O filme já começa sabendo q os dois personagens estão mortos, o q logo de cara já faz o público entrar em choque... é um filme mto, mas mto pesado, e em várias cenas vc sente mta pena dos personagens, principalmente da garotinha.... teve dois momentos do filme q eu não aguentei e chorei, é mto comovente mesmo... é uma OP
Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • 1 month later...
  • Members

Meu diretor preferido entre os vivos! Princess Mononoke é minha animação predileta, seguida de perto por A Viagem de Chihiro. Um pouco depois vêm My Neighbor Totoro, Nausicaä of the Valley of the Wind, Kiki's Delivery Service, Porco Rosso e O Castelo Animado. Sei lá porque mas não curto muito Castle in the Sky... Já assisti o dvd umas 5 vezes e nunca me empolgou. E Castle of Cagliostro é divertido, e só.

 

Um lance bacana é que esses estão entre os poucos filmes que posso assistir com minha vó! E já vi cada um tantas vezes que quando estou com ela assisto sem as legendas, mesmo só sabendo falar arigato, sayonara e pokemon...

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 4 years later...
  • Members

Bá, esse tópico ficou 5 anos parado, que triste.

 

 

 

Acabei de ver Nausicaa - A Princesa do Vale dos Ventos, um filme absurdamente lindo e absurdamente profundo nas questões que propõe, de forma sutil, deixando as lições de moral nas entrelinhas. Uma das melhores animações de todos os tempos.

 

 

 

Bora fazer ranking:

 

 

 

01. Princesa Mononoke

 

02. Nausicaa - A Princesa do Vale dos Ventos

 

03. A Viagem de Chihiro

 

04. Meu Vizinho Totoro

 

05. Ponyo - Uma Amizade que Veio do Mar

 

06. O Castelo Animado

 

 

 

Nem precisa dizer muito mais depois de um ranking desses, exceto: "vão assistir logo!"

 

 

 

Já to com O Castélo no Céu (Tenkû no shiro Rapyuta, 1986) aqui.

Link to comment
Share on other sites

  • 11 months later...
  • Members

chihiro1.jpg

 

 

 Nunca havia visto um filme do Myazaki até então. Com A VIAGEM DE CHIHIRO, o diretor nos faz entrar em uma verdadeira viagem lisérgica tanto narrativamente quanto visualmente. E apesar de toda a "loucura" do filme, a narrativa nunca fica chata, embora não façamos idéia de para onde Myazaki esta nos levando. Não vou dizer que o filme é uma obra prima ou coisa parecida. Mas dispertou em mim uma bem vinda sensação de surrealismo, que eu praticamente só havia sentido em uma animação ao assistir ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS da Disney há muitos anos atrás.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...
  • Members

 Visto MEU AMIGO TOTORO

 

 totoro01.jpg

 

  Neste filme, Miyazaki nos apresenta uma singela fabula infantil, ao contar a historia de duas irmãs, que sentindo falta da mãe doente no hospital, passam a ver Totoro, um enorme e amigável espirito da floresta que passa a proteger as meninas quando elas se metem em apuros. O filme nem vale tanto pela historia, e sim pela grande inventividade visual do diretor ao conceber as criaturas fantásticas que habitam o seu universo, como o próprio personagem título, e o gato-ônibus, que obedece os comandos de Totoro.

 

 Em resumo, um filme leve, rápido e divertido. Vale a conferida.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...
  • Members

 Visto PORCO ROSSO

 

 

Porco_Rosso_(Movie_Poster).jpg

+

 

  Mais um ótimo filme do Miyazaki. O tom de fábula presente nos outros filmes dele que vi é levemente abandonado ao contar a história do personagem título, um aventureiro, piloto de hidroavião, que vive no mar adriático, sem servir a país nenhum, e lutando contra piratas aéreos. Apesar do tom levemente mais politico e menos lisérgico, PORCO ROSSO não deixa de ter as características da obra de Miyazaki, a começar pelo seu protagonista, que em algum momento do seu passado, sem motivo algum, teve o seu rosto transformado no rosto de um porco. Visualmente, o filme é uma obra fantástica também, ao retratar toda a emoção das batalhas aéreas, sem nunca perder o bom humor. Destaque para a lírica sequência em que Porco Rosso relembra a sua ultima batalha durante a 1ª Guerra Mundial, quando perdeu muitos de seus companheiros.

 

 Enfim, uma obra com o selo Miyazaki de qualidade.

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
  • Members

Também gosto muito do Miyazaki. Apesar de que, o último desenho dele que eu realmente gostei foi o Mononoke Hime. Depois, o estúdio manteve lá a qualidade, mas pro meu gosto pelo menos não foi tanto assim. Realmente uma pena que o estúdio hoje em dia esteja praticamente acabado. Era um dos últimos resquícios de qualidade da animação japonesa, junto com o Katsuhiro Otomo (autor de Akira).

 

Uma coisa que eu gosto de reforçar é que muitos se centram na figura do Miyazaki, mas esquecem do pessoal que ele chama (música, arte, etc), que só tem fera também. Acabei de comprar um livro de arte do Oga Kazuo, responsável pelos cenários incríveis de boa parte dos desenhos até o Mononoke, quando as CGs eram ainda um coadjuvante, e não o principal nos animes. Destaco também Jo Hisaishi nas trilhas sonoras. Tô com um concerto ótimo dele aqui regendo a orquestra.

 

oga-kazuo-art-collection.jpg

post-24851-0-61514900-1434891337_thumb.jpg

Link to comment
Share on other sites

  • Big One changed the title to O Menino e a Garça (The Boy and the Heron, 2023 Hayao Miyazaki)

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...