Jump to content
Forum Cinema em Cena

Buster Keaton


Highlander
 Share

Recommended Posts

  • Members

Aí galera, depois de um tempinho sem postar(to trabalhando feito bicho e fazendo curso á noite, tá foda,  praticamente não tenho nem visto filmes, já q tenho chegado em casa depois da meia noite....) O caso é q depois de muuuito ouvir falar, finalmente tive oportunidade de assistir a um filme do Buster Keaton. É uma comédia de 50 min chamada Seven Chances. Realmente impressionante, muito legal , com "efeitos" muito interessantes e atuação genial do astro. Lógico q algumas piadas não funcionam tão bem, é humor de 80 anos atrás, mas o filme é sensível e eengraçado, genial mesmo...Fiquei com sede de conhecer mais sobre o cara. Alguém mais gosta/conhece o trabalho do cara??

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu já assisti "O Herói do Rio", e sempre namoro o DVD de "A General" na locadora.

 

Gostei muito, mas por ele mesmo do que pelo filme em si. Acho que no quesito ator-comediante (mudo) ele me foi mais carismático e cativante que Chaplin, referência nesse sentido. Mesmo assim, apesar de Chaplin ser Chaplin, achei os filmes do Buster mais coesos e ele estava muito mais à vontade, tanto no timing quanto na montagem, que em alguns filmes do Chaplin chega a incomodar um pouco. [malditas comparações]

 

Mas eu prefiro "O Crepúsculo dos Deuses"... 06
rubysun2007-05-05 14:11:41
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Já assisti a uns 5 filmes dele e só posso dizer que esse cara é um GÊNIO!!!

A General é, pra mim, uma Obra-Prima! O melhor filme dele, mas os outros são muito bons também.... eu vi: A Antiga e a Moderna, Nossa Hospitalidade, Amor de Estudante (não direito se é esse o nome) e Marinheiro de Encomenda (O Herói do Rio). Também vi o média Bancando o Águia... excelente também.

Tem uma coleção dele em DVD que, se não me engando, tem 5 volumes. Eu tenho os dois primeiros.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pois é Fox foi num desses volumes q eu vi o filme. Tem 3 filmes no DVD, acho q é o volume 3 q tenho aqui. Meu irmão disse q catou numa banca de revista e pagou 9 paus nele. Não há muita exigência em relação á siom e imagem, tendo em vista a antiguidade do filme, mas o problema da edição são os erros absurdos nas legendas, mas como é inglês lido  e não falado dá até pra dispensar as legendas...De qqr modo se os demais forem do mesmo nível do q eu assisti vou correr atrás dos outros volumes dessa coleção... Genial!!

 

rubysun, aquela "ponta" dele em Crepúsculo dos Deuses(filme q eu venero) mostra o desprendimento do cara q na época era um ator em franca decadência e fez o papel de si mesmo como ator decadente. Só aumenta o conceito q to formando do cara como ator. Até nisso ele foi genial... Fiquei curioso pra assistir esse com ele e o Chaplin juntos...

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Infelizmente (meeeeesmo) só pude conferir A General. E é tudo isso que costumam falar mesmo. E ele é doido, muito doido mesmo... aquelas cenas dele na frente da personagem-título (haha, ótimo isso) tirando os obstáculos do caminho são absurdas.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Pois é Fox foi num desses volumes q eu vi o filme. Tem 3 filmes no DVD' date=' acho q é o volume 3 q tenho aqui. Meu irmão disse q catou numa banca de revista e pagou 9 paus nele. Não há muita exigência em relação á siom e imagem, tendo em vista a antiguidade do filme, mas o problema da edição são os erros absurdos nas legendas, mas como é inglês lido  e não falado dá até pra dispensar as legendas...De qqr modo se os demais forem do mesmo nível do q eu assisti vou correr atrás dos outros volumes dessa coleção... Genial!!

[/quote']

 

Achou em uma banca de revistas? Que sorte... até hoje só achei no Carrefuor esses dois que eu tenho e depois nunca mais... paguei R$6,90 naquela promoção doida que teve lá....
Link to comment
Share on other sites

  • 2 years later...
  • Members

Assisti ao curta O ENRASCADO

 

 

 

 Antes desse curta, nunca tinha assistido nada de Buster Keaton antes. Keaton dirige e estrela o filme. Ele vive um rapaz que é enganado por um malandro, e compra uma carroça achando que estava comprando uma transportadora. Daí, é pura confusão, com o personagem de Keaton se metendo no meio de um desfile da policia de Los Angeles, e em um atentado anarquista.

 

 Dá pra dar umas boas risadas, com aquelas gags fisicas tipicas das comedias americanas da decada de 20. E Keaton abusa de sua elasticidade, em cenas como a da escada, por exemplo. Aparentemente, há uma grande semelhança com o cinema de Chaplin, não só pelos fatores obvios, mas pela visão extremamente negativa que os dois cineastas pareciam dirigir a policia.

 

Valeu16
Questão2009-12-20 21:33:17
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

Assisti ao curta A CABRA(The Goat)

 

 Mais um curta do Keaton, no mesmo estilo do anterior. Me diverti bem mais com esse, embora o titulo do filme em português não faça nenhum sentido pra mim. Aqui, o malandro vivido por Buster Keaton é confundido com um assassino procurado, após um golpe de azar envolvendo uma fotografia.

 

 Inclusive, golpes de azar é oq não faltam ao personagem, desde a cena de abertura, quando ele pega uma fila em uma casa loterica, até a hilaria cena em que tenta fugir da policia em um trêm.

 

 Assistir aos curtas de Buster Keaton, é como ver um episodio dos bons de Tom e Jerry. Túdo fica por conta das Gags visuais, e Keaton confere uma energia incrivel a seu malandro, que não para um segundo. Curioso pra ver como Keaton se sai nos longas.

 

Valeu16
Questão2009-12-29 07:50:57
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Visto AMORES DE ESTUDANTE

college2.jpg

 

 Na trama, Ronald (Buster Keaton) é um rapaz que perde a namorada(Anne Cornwall) depois da formatura, graças ao discurso que fez sobre a importancia do intelecto e a inutilidade dos esportes. Os dois vão para a faculdade, e ao mesmo tempo que tenta arranjar um emprego para pagar a faculdade, Ronald tenta se interessar pelos esportes, para assim reconquistar a garota que ama.

 

 AMORES DE ESTUDANTE é o primeiro longa que vejo do Keaton. Achei bem divertido na maior parte do tempo. Uma historia simples e simpatica, que versa sobre como não devemos privilegiar nem um lado(o intelecto) e nem o outro(o fisico).

 

 Nesse longa, Keaton deixa de lado a correria frenetica de seus curtas, para apostar em gags fisicas mais contidas, mas ainda sim consegue divertir. Recomendo.

 

Valeu16
Questão2010-01-01 17:37:54
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Visto A GENERAL

 

Kino%20General.jpg

 

 A trama passada durante a Guerra Civil Americana, acompanha Johnny Gray(Buster Keaton) um maquinista que possui dois grandes amores, sua locomotiva, chamada de A General, e a bela Annabelle Lee(Marion Mack). Quando a Guerra explode, e Johnny não é aceito no exercito sulista, sua namorada acha que ele esta sendo covarde, e o deixa. Um ano depois, espiões nortistas roubam A General, sem saber que Annabelle estava dentro dela. Johnny então entra em uma corrida desesperada para salvar seus dois grandes amores.

 

 A GENERAL é considerado por mutos a obra prima desse diretor, mas eu não gostei. O filme se resume a grandes perseguições de trêm, onde o protagonista varia na posição de perseguido e perseguidor, sempre com uma gagzinha fisica aqui e alí.

 

 Achei o filme monotono pra caramba. Poucos são os momento que fazem o filme realmente valer a pena. Curiosamente, esse filme tem uma das cenas mais caras do periodo mudo Hollywoodiano, que é a explosão de uma ponte no momento em que um trem esta passando. Mas pelo menos até agora, parece q no cinema d Keaton menos é mais, pois o muito mais modesto AMORES DE ESTUDANTE dá de 10 neste daqui.
Questão2010-01-05 00:27:52
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Visto O HOMEM DAS NOVIDADES

 

cameraman.jpg

 

 Esse é otimo! Na trama, Buster Keaton vive um fotografo de rua, que se apaixona pela secretaria do cinejornal da MGM. Para se aproximar da amada, ele consegue emprego no local como cinegrafista, e ai é só confusão.

 

 O melhor do Keaton dos q assisti até então. Keaton atua e dirige com uma energia contagiante neste filme. Sempre correndo pra lá e pra cá, o personagem de Keaton me cativou com a sua perseverança, sempre testada por um azar perseguidor. O filme é hilario, e aqui Keaton mostra pleno dominio não só das suas usuais gags visuais(como na cena do provador), mas tambem sabendo muito bem onde posicionar a camera, alternando maravilhosamente bem tnsão com comedia na sequencia da guerra de gangues chinesas. Keaton tambem volta a alfinetar a policia, como fazia em seus curtas, através de um guarda meio biruta que insiste em achar que Keaton é maluco. O macaquinho que passa a acompanhar o personagem em certa altura do filme rouba quase todas as cenas d q participa.

 

 Enfim, O HOMEM DAS NOVIDADES é diversão garantida, que mesmo com mais de 80 anos, continua sendo uma otima comedia.

 

Valeu16

 

 
Questão2010-01-06 21:26:05
Link to comment
Share on other sites

  • 6 months later...
  • 5 months later...
  • Members

 Visto BOXE POR AMOR

 

 

 BattlingButler1926.jpg

 Na trama, Alfred Butler (Buster Keaton) é um jovem burguês, que é enviado pelo pai para as montanhas para caçar e pescar e assim talvez se tornar "um homem de verdade". Lá, ele conhece uma bela moça pela qual se apaixona, mas para poder impressionar a familia dela e poder casar-se, inventa ser um lutador de boxe. O problema agora é sustentar a mentira.

 

 BOXE POR AMOR é um trabalho mediano do Keaton. O filme até tem uma piada boa aqui e alí, mas demora pra engrenar de verdade, o que só acontece de fato no 3º ato, quando Butler começa seu hilario treinamento para se tornar um verdadeiro boxeador. Desta vez, o diretor preferiu apostar mais na comicidade das situações do que nas gags visuais, mas infelizmente as situações não são suficientemente engraçadas para manter o ritmo do filme.

 

 TOP KEATON

 

1) O HOMEM DAS NOVIDADES

 

2) AMORES DE ESTUDANTE

 

3) BOXE POR AMOR

 

4) A GENERAL

 

Valeu16
Questão2011-01-20 14:37:04
Link to comment
Share on other sites

  • 7 months later...
  • Members

  1. A general - 4,5/5
  2. Sherlock Jr. - 4,5/5
  3. The Goat - 4/5
  4. O homem das novidades (The Cameraman) - 4/5
  5. Nossa hospitalidade - 4/5
  6. O enrascado (Cops) - 4/5
  7. One week - 4/5
  8. Marujo de Encomenda (Steamboat Bill, Jr.) - 3,5/5
  9. The 'High Sign' - 3,5/5
  10. My Wife's Relations - 3,5/5
  11. As três idades - 3,5/5
  12. The boat - 3/5
  13. The paleface - 2,5/5

Um dos meus diretores favoritos. Comprei uma edição lançada recentemente com todos os curtas dele entre 1920 e 1923, então está dando pra mergulhar bem na obra do Keaton.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

http://ecx.images-amazon.com/images/I/51qVCQvTSZL._SL500_AA300_.jpg

 

Vi mais um curta do Keaton, The Frozen North. É bem interessante,

apesar de não estar entre seus mais engraçados, tem um tom bem diferente

e ousado, onde Buster interpreta praticamente um vilão e toma atitudes

bem questionáveis. Talvez colocando em perspectiva faça mais sentido,

considerando que era uma sátira/crítica à um famoso cowboy da época que

adquiriu certo desafeto de Keaton. 4/5

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...