Jump to content
Forum Cinema em Cena

Desejo e Reparação (Atonement)


Bob Harris
 Share

Recommended Posts

  • Members
Calvin' date=' não concordo com vc.

 

Acho que a narradora sente a necessidade de contar uma história a nós, espectadores incautos, com o intuito de se redimir de um erro que ela cometeu no passado. Só que o meu recado pra ela é o seguinte ... "Não se culpe por ter separado esse casalzinho ... vc fez um bem pra humanidade ..."03[/quote']

 

Parabéns. É exatamente isso que ela quer que vc pense. A partir do momento que ela declara que algumas passagens foram ficcionalizadas, eu, como expectador longe de ser incauto, tendo meu desconfiômetro sempre ligado, começo a questionar a realidade dos fatos de tudo que foi colocado ali.

 

Não descarto a possibilidade de o casal "não ter química" justamente pq nós os estamos vendo pela olhar da Briony. Em seu ponto de vista como narradora, é totalmente plausível que o casal nunca demonstrasse efetivo amor e que o cara era de fato um maníaco sexual. Isso justificaria e amenizaria a imoralidade de seus atos em relação ao casal. Esta impressão só é alterada conforme a personagem atinge a maturidade. Mas o filme apresenta AMBAS as versões.

 

 

E me desculpe' date=' mas eu realmente acho que o filme fala sobre culpa, remorso e reparação. A parte ruim do filme, bem verdade ...03[/quote']

 

Análise simplista.
Dr. Calvin2008-01-24 08:46:46
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 254
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

 

Ok, a partir de determinado momento ela ficcionalizou, vemos a história do ponto de vista dela, mas não podemos ignorar que ela tem a intenção de reparar os seus erros do passado. É por isso que ela conta a história do casal, é por isso que ela conta a sua história. É a maneira que ela encontra pra se retratar, ela quer o nosso perdão, mas em nenhum momento o casal se mostra digno de torcida. Em determinados momentos, mesmo no começo, eu chego a questionar se eles realmente se gostam. A partir do momento em que ela dedica uma obra pra reparar o seu erro, eu desconsidero que seja plausível a ausência de afeto entre o casal, isso é incoerente.

 

Se vc considera que a minha análise é simplista, pois eu discordo de vc, sem problemas.03
Thiago Lucio2008-01-24 09:04:54
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Ok' date=' a partir de determinado momento ela ficcionalizou, vemos a história do ponto de vista dela, mas não podemos ignorar que ela tem a intenção de reparar os seus erros do passado. É por isso que ela conta a história do casal, é por isso que ela conta a sua história. É a maneira que ela encontra pra se retratar, ela quer o nosso perdão, mas em nenhum momento o casal se mostra digno de torcida. Em determinados momentos, mesmo no começo, eu chego a questionar se eles realmente se gostam. A partir do momento em que ela dedica uma obra pra reparar o seu erro, eu desconsidero que seja plausível a ausência de afeto entre o casal, isso é incoerente.

 
[/quote']

 

Discordo de tudo... Se ela quer reparar o erro, nada mais justo que ela tente minimizar o que foi feito justamente para auxiliá-lo a dar o perdão que ela diz tanto querer. Isso inclui retratar o casal como duas pessoas que a princípio não se amam de verdade. Daí o ato CRIMINOSO dela pode ser "justificado" e até compreensível, afinal, os dois não se amavam mesmo, o cara era um pervertido sexual. Ela pode ter errado já que não era o Robbie, mas o Robbie continua sendo um pervertido sexual e portanto merece a cadeia...

 

Parabéns Thiago... vc racionalizou a questão e, ao que parece, perdoou a narradora manipuladora. Vc fez exatamente o que ela queria que vc fizesse...

 

10
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ela não minimizou, mas criou uma situação onde ele se arrepende em frente do casal do mal que causou. E a questão é que não importa o que ela faça, esse fardo ela nunca deixará de carregar. O erro dela ter mentido é muito maior do que o erro dela ter separado o casal e, pra ser sincero, o fato do cara ser um maníaco ou não, é algo que não justifica ele ser preso por uma mentira. O fato dela escrito o livro não a isenta de qualquer responsabilidade, não da maneira como ela conduziu, mas eu considero que, caso, houvesse uma "compensação" ela poderia ter se dado o direito de escrever a maior história de amor que o mundo já teve a oportunidade de ler, o que não acontece. Em suma, eu não dei a mínima para o casal e, embora haja uma identificação natural com o conflito da personagem (quem nunca errou e não teve a oportunidade de pedir perdão), ela não teve o meu perdão. Ela teve a minha pena.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O que eu acho.

 

O início do filme dá a entender que a história será de uma criança tramando para separar um casal. Depois nós achamos que é sobre a vida dela e o remorso de ter acabado com a vida de outras pessoas. E no final, quando sabemos que tudo foi do ponto de vista dela e que quase toda a parte do meio do filme não tinha acontecido, o filme revela se tratar de alguém que está querendo amenizar o que fez de errado... e que ela pode ter sentido um pesar sobre o rumo que as coisas tomaram e que pôde até notar o quão pesado foi o que ela fez, mas eu não consigo sentir remorso na personagem. Até quando parece que ela tenta se redimir, a coisa soa falsa. Ainda mais quando fica claro que ela gostava dele quando era criança.

 

Então pra mim é um filme totalmente esférico, que muda de cara ao longo da projeção, e que por fim, acaba sendo uma história de uma pessoa horrível e covarde tentando amenizar um mal que fez.

 

Mas eu não vou mentir dizendo que eu estava satisfeita com a química do casal principal. Mas pensando sobre esse ângulo, de que era Briony que contava, realmente seria mais plausível que notássemos um grande distanciamento dela sobre a relação amorosa dos dois.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
O que eu acho.

O início do filme dá a entender que a história será de uma criança tramando para separar um casal. Depois nós achamos que é sobre a vida dela e o remorso de ter acabado com a vida de outras pessoas. E no final' date=' quando sabemos que tudo foi do ponto de vista dela e que quase toda a parte do meio do filme não tinha acontecido, o filme revela se tratar de alguém que está querendo amenizar o que fez de errado... e que ela pode ter sentido um pesar sobre o rumo que as coisas tomaram e que pôde até notar o quão pesado foi o que ela fez, mas eu não consigo sentir remorso na personagem. Até quando parece que ela tenta se redimir, a coisa soa falsa. Ainda mais quando fica claro que ela gostava dele quando era criança.

Então pra mim é um filme totalmente esférico, que muda de cara ao longo da projeção, e que por fim, acaba sendo uma história de uma pessoa horrível e covarde tentando amenizar um mal que fez.

Mas eu não vou mentir dizendo que eu estava satisfeita com a química do casal principal. Mas pensando sobre esse ângulo, de que era Briony que contava, realmente seria mais plausível que notássemos um grande distanciamento dela sobre a relação amorosa dos dois.
[/quote']

 

Exato. Concordo com vc.

 

Mas vamos pensar ... se eu quero me redimir de um erro o mais coerente não seria mostrar o quanto aquele casal era apaixonado, o quanto aquele casal lutou pra ficar junto ... mesmo sendo os "fatos" na visão dela, se ela coloca-se como uma observadora fria e investe numa relação sem a menor química, dá a entender que ela não tinha remorso nenhum e quis nos dizer ... tá vendo só pessoal, eles nem se gostavam tanto assim ... entende, Veras ???
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sim, mas a questão é que ela não participou da relação do casal.  Sobre a relação deles ela só presenciou 2 coisas, e as duas coisas, e somente elas, são mostradas no início da história. Mas como saber se não houve mais coisas? Ou como saber o quanto eles estavam apaixonados. Ela nem sabe... ela não participou da relação. Então, nada mais natural que a relação deles ficasse uma coisa meio distante mesmo na história que ela conta.

 

Por um outro lado... se o que nós vimos na tela foi a versão dela sobre os fatos, o que ela escreveu em seu livro, não seria nada de outro mundo que a história estivesse corrompida para amenizar o mal que ela causou. Aliás, do jeito que ela é covarde, é mais provável que ela fizesse isso.

 

Outra coisa... ela não gostava lá do rapaz? Então ela sentiu um certo ciúmes da relação, tanto é que ficou falando mal dele pra prima e acabou denunciando o cara sobre o estupro, sabendo que ele era inocente. Quis ferrar o cara porque estava com dor de cotovelo. Então ela acabou mostrando uma relação não tão forte assim (querendo ou não), em virtude de seus próprios sentimentos sobre a coisa toda.

 

Mas são apenas pontos de vista, né? Também ficar imaginando o que a mulher quis ou não quis fazer é viagem.

 

Só acho que essas opções são absolutamente possíveis. Portanto o distanciamento do casal, no fundo, não atrapalha em nada na história. Na minha visão sobre a história, claro.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Sim' date=' mas a questão é que ela não participou da relação do casal.  Sobre a relação deles ela só presenciou 2 coisas, e as duas coisas, e somente elas, são mostradas no início da história. Mas como saber se não houve mais coisas? Ou como saber o quanto eles estavam apaixonados. Ela nem sabe... ela não participou da relação. Então, nada mais natural que a relação deles ficasse uma coisa meio distante mesmo na história que ela conta.

Por um outro lado... se o que nós vimos na tela foi a versão dela sobre os fatos, o que ela escreveu em seu livro, não seria nada de outro mundo que a história estivesse corrompida para amenizar o mal que ela causou. Aliás, do jeito que ela é covarde, é mais provável que ela fizesse isso.

Outra coisa... ela não gostava lá do rapaz? Então ela sentiu um certo ciúmes da relação, tanto é que ficou falando mal dele pra prima e acabou denunciando o cara sobre o estupro, sabendo que ele era inocente. Quis ferrar o cara porque estava com dor de cotovelo. Então ela acabou mostrando uma relação não tão forte assim (querendo ou não), em virtude de seus próprios sentimentos sobre a coisa toda.

Mas são apenas pontos de vista, né? Também ficar imaginando o que a mulher quis ou não quis fazer é viagem.

Só acho que essas opções são absolutamente possíveis. Portanto o distanciamento do casal, no fundo, não atrapalha em nada na história. Na minha visão sobre a história, claro.
[/quote']

 

Partindo do princípio que ela quis se redimir dos seus erros do passado como deixa claramente a participação da Vanessa o distanciamento é injustificável. Se ela realmente queria isso, como deu a entender no final do filme, o seu esforço foi em vão, logo a abordagem falhou na manipulação narrativa.

 

Se eu considerar que ela se manteve distante, que ela manteve a postura covarde que ela tinha, se a dor de cotovelo foi maior, essa terceira parte se torna incoerente, o que eu não consideraria pela proposta do livro que era a de contar a história de amor entre os dois e reparar o erro da escritora.

 

Pontos de vista diferentes pelo jeito. E talvez só modificaremos em uma reassistida ... para o bem ou para o mal ... 03
Thiago Lucio2008-01-25 16:33:51
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Por um outro lado... se o que nós vimos na tela foi a versão dela sobre os fatos' date=' o que ela escreveu em seu livro, não seria nada de outro mundo que a história estivesse corrompida para amenizar o mal que ela causou. Aliás, do jeito que ela é covarde, é mais provável que ela fizesse isso.

[/quote']

 

É exatamente esse o meu ponto.
Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
  • Members

é bonzinho o filme, começa muito bem, a primeira hora me prendeu bastante. ai vai pra guerra, lindos takes, fotografia bonita - mas o sentimento q tive foi de vazio. briony q faz o filme, e eu nao via a hora de ve-la mais velha. adorei todas as fases da personagem, muito bom. e o começo, repito, até ele ser preso, é o melhor do filme.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu ainda voto em Onde Os Fraco Não Têm Vez, apesar de estar torcendo pro único filme concorrente que não vi: Juno. 09.gif

 

Se for pra torcer por um dos que eu vi, fico com o desse tópico.

 

Achei Sangue Negro um SACO (apesar de ter sido a única nesse fórum).

 

Não torço pra Onde Os Fraco Não Têm Vez porque não gosto de filmes "sem final" (se quiserem chamar isso de imaturidade cinematográfica ou qualquer coisa do estilo, fiquem à vontade).

 

Conduta de Risco não me passou tanta emoção assim pra ser merecedor de um Oscar.

 

Desejo e Reparação também não, mas dentre esses, é o melhor, na minha opinião.

 

 

 

Por isso estou torcendo pra Juno. 05.gifdark_angel2008-02-24 20:26:20

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Essa coisa de você torcer para o único filme que não viu é complicado.

No ano de BBM eu não tinha venerado o filme e começei a torcer contra ele e a favor de qualquer outro que pudesse ganhar.

Adorei quando Crash ganhou... Até vê-lo. Fiquei triste e envergonhada de ter sido parte do público que aplaudiu tamanha desgraça de vencer de BMM, sério.

 

Eu fiquei surpresa... achei que Atonement também fosse ganhar o Oscar de Figurino além da trilha sonora.

 

Aliás... achei PAIA Elizabeth ter ganhado. Ach o que era  o mais fraco.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Também acho que vou adorar Juno. Pelo trailer, me passa a imagem do filme mais "divertido" dentre os concorrentes (talvez não o mais merecedor, tecnicamente falando).

 

Só torço pra ele porque não achei nenhum dos outros dignos de um Oscar. Se eu não gostar de Juno, então fico triste por Onde os Fracos Não Têm Vez ter ganho de Desejo e Reparação. Mesmo que o primeiro seja infinitamente superior a todos os outros concorrentes e blablabla.

 

 

 

E pô... Eu amei Crash. 08.gif

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

 

desejo-e-reparacao01t.jpgdesejo-e-reparacao03t.jpgdesejo-e-reparacao02t.jpg

 

Estava gostando do filme mas achei que caiu bastante pra mim quando Robbie vai preso, tornando-se extremamente

entendiante, depois até melhora mas o estrago já tá feito. Achei a

história bem interessante e Wright tem uma boa direção, talvez minha

impressão mude numa revisitada. E as atuações são todas ótimas,

principalmente a de Garai que foi a que mais gostei. 3,5/5

 

Edit: achei que só eu tinha achado que o filme fica meio sonolento depois dos primeiros 40 minutos mas pelo visto não.

-felipe-2008-03-11 10:09:36

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...