Jump to content
Forum Cinema em Cena

O Sobrevivente (Rescue Dawn)


balehead
 Share

Recommended Posts

  • Replies 67
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Rescue Dawn

rescuedawn.jpgChristian Bale, Steve Zahn, Jeremy Davies

“Rescue Dawn” is the powerful true story of how Navy Pilot Dieter Dengler escaped from a Laotian POW camp in the early years of the Vietnam conflict.

Writer/director Werner Herzog is perhaps the most qualified man to tell this story as he already made an award-winning documentary about Dengler’s escape (Little Dieter Needs To Fly) and remained friends with the hero till Dengler’s death in 2001. The escape, however, is really a backdrop told from Dengler’s point of view for his amazing psychological journey and his bond with fellow POW Duane (Steve Zahn).

By the end of this 2 hour film, you really feel like you have survived an epic ordeal – and I mean that in a good way.

Director Herzog chose to show almost no gore in this movie, instead opting to tell the more sublime story of humanity and the triumph of one indomitable spirit. Herzog manages to make a war picture that has little to do with war and avoids making any moral or social commentaries about it. That said, this is far from an easy movie to watch. It is so engaging one can’t help but feel the agony and smell the stench of suffering prisoners. Peter Zeitlinger’s cinematography drops you in the middle of a jungle that’s at once breathtakingly beautiful and yet a deadly character in the story. I was sweating when I left the theater.

Not much more can be said of Mr. Bale’s performance ability that hasn’t been said before. Once again Christian goes through a physical transformation shedding 55 pounds to play this role, but after “The Machinist”, that probably felt like an all-you-can-eat buffet. His performance in this film reaffirms he is one of the premier actors of his generation. As for his co-stars, Jeremy Davies lost so much weight that at times I’m sure I could clearly see his spleen. In his characterization of Eugene from Eugene, Davies is completely convincing in his insanity and his unpredictable lunacy poses a threat to all those around him. Steve Zahn turns in a heartbreaking performance that instantly makes you forget he’s one of the funniest men alive. The project on the whole was an acting tour de force.

Far from a summer popcorn flick, “Rescue Dawn” is a rigorous expedition for those, like Dengler, who are willing to go the distance to survive it.

Rating : stars8.gif
Reviewer : Clare Bath

moviehole.net
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 1 month later...
  • 4 weeks later...
  • 3 weeks later...
  • Members

Não resisti, fiz o download e assisti ontem... mas tb aqui na minha cidade esse filme só vai chegar depois do carnaval!!09, isso é, se vier, pq só vem pipoca pra cá!!, agora o q dizer.... "naum desista nunca!" esse seria o lema do filme!!, é a força de vontade de um homem contra o q parece ser o fim. falar do Bale é chover no molhado, e o Steve, pra falar a verdade, ali naum é o Steve RSRSRS! Já entrou pra lista dos melhores filmes de Vietnã q eu já vi! Filmado boa parte com camera na mão mesmo, ela entra no mato junto com os personagens, como se fossemos tb fugitivos, trilha sonora discreta mas muito emotiva, filme muito bom, coloquem nas suas listas de imperdíveis!

OFF, depois de assistir ontem a noite, fui zapear a tv e parei na Cultura, ora, vejam a coincidência, tava no comecinho de um documentário do Herzog "meu melhor inimigo", sobre a relação dele com o Kinsky, bixo, o Kinsky era louco de pedra!!, tem várias cenas de bastidores dele brigando e chingando nas locações e sets, loucura mesmo. Só o Herzog mesmo pra aguentar e acalmar a fera, q era um gênio mesmo, vou atrás desse documentáiro pra baixar, muito bom.
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

Só vc viu? Mais ninguém?12

Bah, a maldita Califórnia Filmes só lançou 18 cópias.07 Deveriam ao menos ter lançado pro Festival do Rio ou pra Mostra SP, mas nem isso (o que comprova: ela é um L-I-X-O!).

Essa porra vem ou não vem? Se papa Herzog quiser' date=' ele faz a OP da década.[/quote']

 

Sopa, vc tá aprendendo demais com o pessoal do Oscar 2008. hahahahaha

 

 

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Fiquei impressionado com o trecho final da boa crítica do Krivochein ao filme. Saca só:

 

(...)

 

"O perigo cometido ao espectador e que faz da sessão este ótimo exemplar de entretenimento angustiante ao qual somos fatalmente atraídos todos os fins de semana, é de responsabilidade não de Herzog, nem de Bale, mas de Steve Zahn, comediante que se revela ator dramático dos mais geniais nesta atuação indispensável: os olhos arregalados de desespero, a expressão impassível de derrota, a impressão é de estarmos frente a frente com uma espécie de reencarnação de um astro do movimento expressionista alemão. Zahn em tela é uma força da natureza tão avassaladora quanto as chuvas de monções que fazem deslizar as encostas dos morros; completamente confuso nesta nova realidade que possibilita a sobrevivência quando há muito já havia assimilado a inescapável morte, ele caminha pela mata como o fardo de Dengler (mas se ele atrasa o progresso do protagonista com seu peso, é porque Zahn dá credibilidade a Bale), sabendo que esta sua sobrevida é tempo emprestado pronto para ser reclamado a qualquer momento. Assim como o espectador cinematográfico que, quando entra na sala de projeção, imediatamente se coloca em contagem regressiva, antecipando o seu final."

 

13 13 13 13 13 13 
 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Discordo completamente. Bale melhor que Zahn?09 Onde que eu não vi?17 Sim, o Zahn está ótimo, mas daí a passar todo o retrato maravilhoso feito pelo Bale, a vontade de fugir aliado ao medo de ser capturado e de morrer no meio da mata. A ajuda que proporciona ao personagem de Zahn e demonstrando as seqüelas que fica em si...

 

Quanto sensacionalismo desse cara.09 Como disseram por aqui, ele está realmente abaixo dos padrões depois que chamou Transformers (filem que eu gosto) como algo revolucionário. Qualquer coisa chavão e besta denotando sua preguiça para dissertar mais profundamente sobre o filme.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Discordo completamente. Bale melhor que Zahn?09 Onde que eu não vi?17 Sim' date=' o Zahn está ótimo, mas daí a passar todo o retrato maravilhoso feito pelo Bale, a vontade de fugir aliado ao medo de ser capturado e de morrer no meio da mata. A ajuda que proporciona ao personagem de Zahn e demonstrando as seqüelas que fica em si...

 

Quanto sensacionalismo desse cara.09 Como disseram por aqui, ele está realmente abaixo dos padrões depois que chamou Transformers (filem que eu gosto) como algo revolucionário. Qualquer coisa chavão e besta denotando sua preguiça para dissertar mais profundamente sobre o filme.
[/quote']

 

Bernado, naum entendi essa parte em negrito, quem vc achou melhor, o Bale ou o Zahn?
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Discordo completamente. Bale melhor que Zahn?09 Onde que eu não vi?17 Sim' date=' o Zahn está ótimo, mas daí a passar todo o retrato maravilhoso feito pelo Bale, a vontade de fugir aliado ao medo de ser capturado e de morrer no meio da mata. A ajuda que proporciona ao personagem de Zahn e demonstrando as seqüelas que fica em si...

 

 
[/quote']

 

Falar que Bale está sensacional é 'chover no molhado', mas quem surpreendeu todos com uma atuação impecável foi Zahn que 'calou' todos que criticaram sua escalação para o filme...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Bernardo, deixe essa postura blasé e orgulhosa e admita de uma vez por todas que errou ao escrever sobre sua discordância sobre a atuação de Zahn... Que mal haveria nisso (ter escrito algo errado)? Não acredita? Releia (atentamente 03) seu post. Tá com preguiça de voltar a página? Ei-la aí:

 

"Discordo completamente. Bale melhor que Zahn?<?:namespace prefix = v ns = "urn:schemas-microsoft-com:vml" /> <?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" /> Onde que eu não vi? Sim, o Zahn está ótimo, mas daí a passar todo o retrato maravilhoso feito pelo Bale, a vontade de fugir aliado ao medo de ser capturado e de morrer no meio da mata. A ajuda que proporciona ao personagem de Zahn e demonstrando as seqüelas que fica em si...”

 

Se o que você escreveu acima NÃO É o CONTRÁRIO do que você pensa, preciso urgentemente procurar um professor de literatura e gramática... 06

 

Anyway, apesar do (talvez) exagero na exaltação da atuação de Zahn feita pelo seu xará da Zeta, eis mais um crítico indo pelo mesmo caminho (Rodrigo Carreiro da "Cinereporter"):

 

"O elenco de “O Sobrevivente” é muito bom. Chama a atenção, sobretudo, a atuação de Steve Zahn (“The Wonders”), ator conhecido como protagonistas de comédias leves e inconseqüentes, que mergulha de cabeça num personagem difícil e dramático.”

 

13 13 13 13

 

 A cada dia aumenta minha vontade de conferir esse filme...05
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Vou tentar apaziguar os ânimos ...

 

Pelo que eu entendi de toda essa bagaça:

 

O Bernardo gostou da atuação do Zahn, mas não a considera melhor que a do Bale.

 

Qdo ele escreveu "Bale melhor que Zahn ? Onde que eu não vi isso ???" Era na verdade ... "Zahn melhor que Bale ? Onde que eu não vi isso ???"

 

Será que não está claro que houve essa troca de nomes pelo que ele postou ???17
Thiago Lucio2007-12-27 13:38:21
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...