Jump to content
Forum Cinema em Cena

Três Homens em Conflito (The Good, The...


Administrator
 Share

Recommended Posts

  • Members

Acabei de ver o filme. Extraordinário.

 

O legal é que eu iria quotar esta fala:

"When you have to shoot, shoot, don't talk".

 

 

Mas nem precisei procurar muito né 06

 

Quando o feio soltou essa eu ri demais 060606

 

 

O final é pra lá de emocionante. Sem palavras...

 

Agora serei obrigado a pegar alguns westerns do John Wayne tambem... 16
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Empolgado com os westerns, eu assisti Stagecoach (No tempo das diligencias, com John Wayne, de 1939) e For a Few Dollars More com o Clint, Van Cleef e trilha do Morricone. O primeiro não me agradou tanto, mas o segundo é ótimo. Dificil vai ser achar um western melhor que The Good, The Bad and The Ugly 16< =smText>>

< =smText>

Agora assistirei mais um Spaghetti Western, o famoso Once Upon a Time in the West, com Henry Fonda e o mala do Charles Bronson.
>
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Agora peguei na dvdteca do meu pai O Estranho Sem Nome, dirigido pelo Clint mesmo. Tô louca pra ver, parece que é do c*r*lh*!

 

Alguém já viu?

O Estranho Sem Nome
linha_purp.gif
High Plains Drifter, de Clint Eastwood (EUA, 1973)

Elogio do outsider

O Estranho Sem Nome é o segundo filme de Clint Eastwood, e o primeiro em que o diretor se dedica a um gênero que vai revisitar mais algumas vezes, sempre com resultados surpreendentes: o western. Ora, conhecemos o percurso do autor: trabalhou como ator coadjuvante em uma série de filmes B (dentre os quais dois de Jack Arnold), depois uma temporada na Itália na qual sua figura ficou para sempre marcada através dos tipos que fez para Sergio Leone e, na volta para a América do Norte, papéis em alguns faroestes e notadamente nos filmes de Don Siegel, em que compunha um herói violento que aos poucos foi se transformando em "Dirty Harry", seu papel mais famoso. Se em todas as suas atuações anteriores ele devia ouvir o diretor para saber como comportar-se para construir seu personagem, desta vez trata-se de ele mesmo conduzir seu filme, conduzir a equipe e os atores para aquilo que ele deseja fazer com o western.

Resulta que em O Estranho Sem Nome Clint Eastwood se revela um excelente aluno. Logo nos primeiros instantes começado o filme, nota-se a seqüência mais leoniana já filmada nos Estados Unidos, toda em primeiros planos do tal "estranho sem nome" chegando na cidade e, em campo/contracampo, dos olhos estupefatos dos habitantes do pequeno vilarejo de Lago em que o cavaleiro acaba de chegar com seu cavalo. Se nas atmosferas iniciais Eastwood presta tributo ao primeiro diretor com quem aprendeu cinema, a homenagem ao segundo não tardará por vir. Aos poucos perceberemos que esse personagem que toma a justiça em suas próprias mãos, que antevê os pensamentos dos outros e age antes dele é também uma singela homenagem a Don Siegel, com quem já havia feito, entre outros, Meu Nome É Coogan e o primeiro Dirty Harry. Ao fim dos créditos de Os Imperdoáveis, o espectador que ficou até o final da projeção, emocionado, vê uma dedicatória "a Don e Sergio". É o fim de um ciclo de aprendizagem, um saudoso adeus a seus dois mestres, os homens que lhe ensinaram a fazer cinema. Quanto a O Estranho Sem Nome, trata-se antes de um aceno de chapéu, de um "oi" impetuoso mas ainda tateante, no qual o artista entra no terreno de seus iguais e diz "alô, eu também faço cinema". Clint Eastwood enters the room.

Mas se há muito de homenagem nesse primeiro faroeste dirigido por Eastwood, há também muito do nascimento das questões que vão assombrar a maioria dos filmes que ele irá dirigir do começo dos anos 70 até hoje: a justiça, a responsabilidade, a tomada de decisões, as ambigüidades e sutilezas da justiça dos homens (o que é muito diferente do conceito de justiça que ele trabalha nos filmes). A partir dos anos 50, muitos são os filmes de faroeste que se fazem acerca de duas concepções de justiça: o xerife luta para levar o criminoso ao tribunal enquanto os homens do vilarejo querem resolver o trabalho por si mesmos. O próprio Eastwood trabalhou como ator num filme de temática semelhante, A Marca da Forca (Hang'em High de Ted Post, 1968), mas nunca dirigiu um filme com um arcabouço narrativo semelhante. Desse esquema, aproveitou simplesmente o questionamento moral e filosófico acerca do procedimento legal: há vezes em que a prática obriga a outras soluções justas que não são as soluções da lei.

Em O Estranho Sem Nome, o personagem que Clint Eastwood interpreta é um anjo de vingança, um homem que volta dos mortos para, um ano após, vingar um acontecimento infame partilhado por todos os habitantes da cidadezinha de Lago. No ano anterior, os poderosos da região contrataram três pistoleiros para assassinar o xerife, que contaria às autoridades que a mina da região, explorada pelos moradores, era propriedade do estado. Decisão tomada pelos maiorais, mas corroborada pela covardia de toda a cidade, que vê o linchamento acontecer em praça pública sem que ninguém movesse um dedo. Clima de anomia, ou pior, de lei paralela que domina uma cidade (não o "poder paralelo" dos fracos e marginais, mas a "lei paralela" dos fortes e poderosos) e impede qualquer tomada de posição legalista. Ora, é a partir da impossibilidade de um comportamento legal que surge o herói trágico e paradoxal do western: ciente da lei geral, ele deve negá-la para tomá-la em suas próprias mãos, mas essa é a única atitude que poderá fazer a lei retornar. Em O Estranho Sem Nome, o personagem é outorgado lei única da cidade e, mais que isso, converte-se em senhor da vida e da morte alheias. Ele lembra a "nuvem" que reaparece em A Bruma Assassina de John Carpenter para vingar a infâmia que decidiu os rumos de uma cidade. Nos dois filmes, o que se vê ultrapassa aas fronteiras da ficção e passa para a esfera do questionamento moral: não será toda sociedade fundada numa proscrição infame que estabelece de antemão seus líderes, seus funcionários medianos, seus cidadãos e seus párias?

Poucas vezes se viu em filme americano uma pintura tão selvagem de uma vida comunitária. Como em O Anjo Exterminador (sim, o filme de Buñuel!), um dispositivo ficcional surge para despir a sociedade de todos os seus véus e revelar um ambiente pútrido, cheio de relações expúrias de interdependências e mentiras fundadoras. Os homens são todos covardes e as mulheres são todas histéricas. O padre da região, figura lamentável, se revela o mais velhaco de todos, omitindo-se das decisões que o vão beneficiar, cobrando pela estadia dentro da Igreja, e ainda arrogando o poder da Igreja para suas tomadas de posição. Quanto aos três proscritos que cumpriram o papel sujo de matar o xerife e voltam um ano depois de terem cumprido pena, eles não se revelam nem melhores nem piores do que os pacatos cidadãos que jamais pegaram numa arma. Juntos, todos eles esperam a punição que, cedo ou tarde, virá.

Aula de cinema, O Estranho Sem Nome é um filme climático sem necessariamente chamar a atenção para o gênio do diretor (a discrição é sem dúvida uma das melhores características da arte de Eastwood), muita vezes engraçado e sem dúvida já mostra um diretor adepto do classicismo, onde a genialidade se define em contar uma história simples utilizando as formas expressivas do cinema para alcançar fluência e clareza. E junto com isso, naturalmente, trazer à tona os questionamentos típicos de toda grande arte clássica, que dizem respeito ao homem e a seu papel entre os outros homens. Em O Estranho Sem Nome, Clint Eastwood se arrisca incrivelmente ao encarnar um personagem que realiza por vezes monstruosidades porque toma a lei em suas próprias mãos. Obviamente, como grande diretor, consegue arranjar efeitos de narrativa e ficção para que entendamos e consigamos nos identificar com suas tomadas de posição. Mais ou menos como O Vigilante de Ozualdo Candeias, o "estranho sem nome" de Eastwood é a única possibilidade de fazer justiça. Curiosamente, esses homens, tanto o vigilante como o homem sem nome, começam o filme chegando à cidade e saem dela quando termina o filme. Há muitas vezes em Eastwood (Poder Absoluto vem à cabeça de primeira) o sentimento de que, para fazer honra novamente à cidade infame, é preciso que volte o pária, que o proscrito seja reagrupado, que o outsider venha "inside". Em seus filmes, só o outsider, aquele que não partilha do mesmo sistema de valores dessa sociedade, pode ver o câncer que a corrói por dentro e, como ele é o único capaz de vê-la, ele deve agir sozinho, custe o que custar. O cavaleiro solitário é um tema recorrente em sua obra. Como seu personagem, Clint Eastwood faz um cinema de independente dentro de Hollywood (sua companhia de produção Malpaso é quase uma autarquia!). Ele também, para si, escolheu o caminho do outsider.

Fonte: http://www.contracampo.com.br/45/highplainsdrifter.htm

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Alguém aqui conhece a trilha sonora do jogo da LucasArts "Outlaws"?

Eu acho a música "The Last Gunfighter" lindíssima, não me canso de ouvir.

Eu citei isso porque me lembra muito a trilha do filme, na hora que o Tuco entra no cemitério. Se alguém quiser ouvir:

http://www.scummbar.com/mi2/OUTLAWS/14%20-%20The%20Last%20Gunfight.mp3

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Acabei de assistir. Tipo, não fazem nem dois minutos. Não vou conseguir dormir essa noite. HAL, você estava certo!

 

*comprando Era Uma Vez No Oeste*

 

EDIT: Como estou conhecendo o Rotten Tomatoes agora, deu uma procurada em alguns filmes clássicos e notei que, pelo menos até agora, Três Homens em Conflito é o único com 100% de aprovação. 13

 

Troy Atwood2007-06-03 23:18:14

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acabei de assistir. Tipo' date=' não fazem nem dois minutos. Não vou conseguir dormir essa noite. HAL, você estava certo!

*comprando Era Uma Vez No Oeste*

EDIT: Como estou conhecendo o Rotten Tomatoes agora, deu uma procurada em alguns filmes clássicos e notei que, pelo menos até agora, Três Homens em Conflito é o único com 100% de aprovação. 13
[/quote']

 

Outros westerns bem cotados no RT que eu assisti nas últimas semanas:

 

 

Once Upon a Time in The West - 97%

 

A Fistfull of Dollars - 97%


For a Few Dollars More - 90%


Eu particularmente prefiro os filmes do Clint do que os do John Wayne.
Mas o meu interesse pelos westerns começou no dia da criação desse tópico. Quando vi o filme do título eu me rendi. O segundo melhor é Once Upon in a Time...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pois, eu concordo com você. A maior parte da obra do Ford passa-me um pouco ao lado, é demasiado bruta para eu gostar mesmo. Mas eu muitas vezes penso que o próprio Leone usou os seus filmes quase como anti-faroeste, tal maneira são diferentes do faroeste comum dos filmes com o John Wayne

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu acho O Homem Que Matou o Facínora uma das melhores coisas do mundo. Como sou apaixonado por westerns, meu Deus.

 

E vocês estavam comentando sobre melhores cenas do cinema. Acho que a minha preferida é a do Michael beijando Fredo em vocês-sabem-muito-bem-o-quê.

 

[a do macaco em 2001 é hors-concours, hehe]

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Eu acho O Homem Que Matou o Facínora uma das melhores coisas do mundo. Como sou apaixonado por westerns' date=' meu Deus.

E vocês estavam comentando sobre melhores cenas do cinema. Acho que a minha preferida é a do Michael beijando Fredo em vocês-sabem-muito-bem-o-quê.

[a do macaco em 2001 é hors-concours, hehe']

 

O Homem Que Matou o Facínora só não é a melhor obra do Ford porque o indivíduo é responsável por aquela coisa sobrenatural chamada As Vinhas da Ira. Ainda assim, é um dos melhores westerns que existem, com toda a certeza.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Vinhas da Ira eu não vi. Carioca mau. Humpf.

 

PQP, tu é louco!!!! Hehe, sério, corre, só digo isso. Um dos filmes mais arrebatadores da clássica Hollywood, nem parece Ford de tão cru. Como muito bem definiu o Roger Ebert, é talvez o maior filme "de esquerda" do cinema, dirigido pelo maior diretor "de direita" que já se teve notícia. É sensacional mesmo, uma das coisas mais impressionantes que eu já vi. 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Depois de As Vinhas da Ira eu não acho que o Ford fosse de direita mesmo. Acho até que o discurso político extravassa um pouco mais da conta nesse aí... mesmo assim, é um filme muito foda mesmo que O Homem Que Matou o Facínora, pra mim seja bem melhor. Mas o meu preferido dele é Rastros de Ódio, esse sim uma obra-prima filha da puta.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Eu particularmente prefiro os filmes do Clint do que os do John Wayne.
Mas o meu interesse pelos westerns começou no dia da criação desse tópico. Quando vi o filme do título eu me rendi. O segundo melhor é Once Upon in a Time...

 

Obrigada pela parte que me toca. 03

 

Agora corra para assistir O Estranho Sem Nome!!! Clint no seu melhor!!
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...