Jump to content
Forum Cinema em Cena

Greve Por Quê?


Michel M.
 Share

Você apoia algum tipo de greve?  

11 members have voted

  1. 1. Você apoia algum tipo de greve?

    • Sim, em todos os casos
      1
    • Não, em qualquer caso
      1
    • Depende dos motivos que levam a tal.
      11


Recommended Posts

  • Members

 

Isso que eu acho engraçado: só reclamam depois da merda feita. Por que não votou no Cristóvam Buarque que tinha propostas muito mais concretas para a educação?

 

O Serra faz parte de um partido que tem visão neoliberal' date=' estavam esperando o quê? Se eles puderem privatizar TUDO, eles irão privatizar. E só o fato do Serra ter abandonado a prefeitura de SP para tornar-se governador (deixando aquele &%$#%& do Kassab no lugar07) já fez eu perder qualquer resquício de respeito que eu tinha por ele.14
[/quote']

 

É nessas horas que eu fico feliz e de consciência tranquila por NÃO ter votado no Serra...

 

Way to go, brazillians! 16
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 88
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members
Isso justifica coacao' date=' invasao e intimidacao???

 

Plutao, chama a Wikipedia pra definir melhor esses verbetes, q tb sao uso corrente dos grevistas da Usp..

 

Greve é uma coisa; invasao é outra.
[/quote']

 

O engraçado é que alunos invadirem o seu próprio ambiente e ser considerada uma invasão. Por favor!

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Invasão é do governo do estado em criar normas e meter o bedelho em uma universidade que era autônoma ao estado de São Paulo.

 

A propósito tirado da wiki:

 

Movimento estudantil hoje

A partir da Redemocratização o movimento estudantil na USP se reorganizou, participando de importantes lutas da sociedade brasileira na década de 80, além de pressionar por melhorias na universidade. Seu momento mais importante no período foi quando, juntamente com estudantes da Unicamp e da Unesp além de funcionários e docentes, conquistou a autonomia universitária para as instituições estaduais de ensino superior. Após uma agitada greve em 1988, em fevereiro do ano seguinte um decreto-lei do governo Quércia determinou o repasse fixo de 8,4% da arrecadação do ICMS para as três universidades estaduais paulistas. Atualmente a cota é de 9,57%, estabelecida em 1995 durante o governo Covas.

A última grande greve, do ponto de vista dos estudantes, ocorreu em 2002 quando 92 professores foram contratados após mais de três meses de paralização. Começando no curso de Letras, teve por motivações as salas de aula superlotadas e a falta de docentes.

Desde o anoitecer de 3 de maio de 2007, a reitoria da universidade foi invadida (e desde então permanece ocupada) por um número variável de alunos ligados a grupos diversos do movimento estudantil, cujas principais exigências dizem respeito à ampliação da moradia estudantil nos campi, democratização do Conselho Universitário e a definição de um posicionamento da reitoria frente aos decretos do governador José Serra sobre a Educação no estado de São Paulo.

Segundo as fontes oficiais do governo do estado, os decretos exigiriam que a universidade tornasse públicas as despesas e ou investimentos, inserindo-se num esforço de tornar transparentes as contas públicas (ainda que os mesmos decretos desobriguem o estado de tornar pública a arrecadação mensal de ICMS).

Alguns estudantes, em opinião definida a partir de assembléias gerais da universidade e a Associação de Docentes da universidade, representando parte dos professores (as assembléias em média tiveram a participação de 240 entre num total de 5200[1]), julgam que tais decretos ferem a autonomia universitária (dispositivo presente na Constituição federal). Os reitores da universidades estaduais, porém, declararam que tal crítica não seria procedente[2][3][4]. Outros analistas políticos, de esquerda como Paulo Henrique Amorim, acreditam que tais medidas de contingenciamento de despesas estaduais estão relacionadas com o desejo do governador em direcionar gastos em obras de impacto, a fim de lançar-se candidato à presidência da República com amplo apoio popular, ainda que sacrificando despesas com a educação[5].

Link to comment
Share on other sites

  • Members

bem, entao os alunos agora passaram a ter aulas na reitoria...06 e impedem seus docentes ou qq funcionario de ir trabalhar..

 

PS. ontem passei lá e tao se entupindo de maconha, provavelmente pra estarem bem lucidos na hora das negociacoes..
Jorge Soto2007-05-31 09:49:07
Link to comment
Share on other sites

  • Members

bem' date=' entao os alunos agora passaram a ter aulas na reitoria...06 e impedem seus docentes ou qq funcionario de ir trabalhar..

 

PS. ontem passei lá e tao se entupindo de maconha, provavelmente pra estarem bem lucidos na hora das negociacoes..
[/quote']

 

Não é para ficar no mesmo nível de Q.I dos policiais e outras autoridades. 06

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Boa notícia?

 

31/05/2007 - 10h26
Serra "edita" decretos sobre a autonomia universitária

Da redação
Em São Paulo

 

ad='180x150';

pos='5';

sum='0';

var DEcfg="site=uolbr&chan=educacao&subchan=outros";

var Expble = 1;

var DErand = Math.floor(1000000*Math.random());

DEconn=0;

document.write(''+'ipt>');

 

 

< ="http://de.uol.com.br/js.ng/site=uolbr&chan=educacao&subchan=outros&size=180x150&page=5&conn=0&expble=1&ord=944309?" =text/>



A pedido dos reitores da USP (Universidade de São Paulo), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e Unesp (Universidade Estadual Paulista), além do presidente da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), reformulou um decreto e deu nova interpretação a outros cinco que tratam da autonomia universitária e que estão no centro das reivindicações de estudantes, funcionários e professores universitários, que se mobilizam desde o início de maio.

O documento foi publicado na edição desta quinta-feira (31) do Diário Oficial. Clique aqui para acessá-lo. Ele dá uma nova interpretação aos decretos:

nº 51.636, de 9 de março de 2007;

nº 51.471, de 2 de janeiro de 2007;

nº 51.473, de 2 de janeiro de 2007;

nº 51.660, de 14 de março de 2007;

Já o decreto nº 51.461, de 1º de janeiro de 2007, que organiza a Secretaria de Ensino Superior, ganhou nova redação.

Entenda melhor os decretos .

A atitude do governo contraria as afirmações feitas até agora, de que as mudanças assinadas no início do ano não interfeririam na autonomia e as universidades não precisariam de autorização para fazer seus remanejamentos orçamentários.

Justificativas
O documento foi editado "considerando que surgiram interpretações reiteradamente equivocadas acerca do alcance e aplicabilidade dos referidos decretos às universidades públicas estaduais e à Fapesp" e também pela "conveniência de eliminar os equívocos de interpretação e fixar o exato sentido dos referidos decretos."

O novo decreto afirma que a execução orçamentária, financeira, patrimonial e contábil das universidades e da Fapesp será realizada de acordo com o princípio da autonomia universitária.

Os diretores das 23 unidades de Unicamp finalizaram na última quinta um manifesto, em que pediam ao governo a reformulação dos textos e exigiam o fim da recém-criada Secretaria do Ensino Superior.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

A notícia a seguir não tem a ver com a invasão da USP, mas somente para comprovar minha argumentação em face da retórica do Moonsorrow sobre a 'funcionalidade' e 'eficiência' das universidades particulares:

 

 

31/05/2007 - 12h00
Enade 2006 avalia menos de 1% dos cursos com a nota máxima

Da redação
Em São Paulo*


Na edição 2006 do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), um dos sistemas de avaliação da qualidade do ensino superior, apenas 0,79% dos 5.701 cursos avaliados (exatos 45) tiveram nota máxima nos dois conceitos empregados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC). Em ambos os indicadores, essa reduzida seleção de cursos obteve nota cinco, topo da escala que começa com a nota um.

Os conceitos são o do Enade, que considera o desempenho de ingressantes e concluintes nos cursos, e o IDD (Indicador de Diferença Entre os Desempenhos Observado e Esperado), que avalia o quanto de conhecimento os cursos agregam aos alunos. Leia mais sobre os conceitos
aqui.

O Enade aplica provas, por amostragem, a ingressantes e concluintes de cerca de 15 cursos superiores: diferentes áreas são avaliadas anualmente, formando um ciclo. Não participam a USP (Universidade de São Paulo) e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

 

Os resultados da avaliação foram divulgados esta quinta (31) pelo Inep. Os estudantes que participaram do exame podem acessar o seu boletim de desempenho pessoal para ver suas notas.

Dos 45
cursos mais bem avaliados no Enade 2006, sete estão em São Paulo. São eles: FGV-Eaesp (administração), Fecap (administração), Fiam-Faam (música), Unesp (biblioteconomia, em Marília), Unimesp (formação de professores, em Guarulhos) e Facamp (administração e comunicação social, nas habilitações jornalismo e publicidade, em Campinas). O Paraná também teve nota 5 em sete cursos.

Praticamente todas as médias dos estudantes nas provas do Enade 2006 ficaram abaixo de 50, numa escala que vai de zero a cem -- elas foram de 45,4 na prova de formação geral (que é igual para todas as áreas) e de 36,4 na de conteúdo específico de cada área de conhecimento. Ou seja, a maioria dos estudantes não foi capaz de atingir nem metade da nota possível nas provas.

Participaram do exame um total de 386.524 estudantes (211.837 ingressantes e 174.687 concluintes) pertencentes a 5.701 cursos, de 1.600 instituições de educação superior.

Os alunos de arquivologia conseguiram a melhor média na prova de formação geral, com 50,7 dos 100 pontos possíveis. Entretanto, a menor média foi apenas 8,6 pontos menor: administração, com 42,1. Nos exames de conteúdo específico, cuja nota também vai de zero a 100, os alunos de psicologia obtiveram os melhores resultados (46,3). Nesse caso, o curso com a pior média foi ciências contábeis, com 25,7.

O Enade 2006 foi aplicado no dia 12 de novembro, em 2.081 locais de
prova, distribuídos por 871 municípios, de todos os Estados e do Distrito Federal. As áreas avaliadas no exame foram: administração, arquivologia, biblioteconomia, biomedicina, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, formação de professores (normal superior), música, psicologia, secretariado executivo, teatro e turismo.
>--------------------------------->

 

 

Ou seja, apenas 45 cursos de um total de 5.701 foram bem avaliados no Enade... Que bela funcionalidade... Eficiência invejável... >10>

 

Dook2007-05-31 15:55:16
Link to comment
Share on other sites

  • Administrators

 

Isso justifica coacao' date=' invasao e intimidacao???

 

Plutao, chama a Wikipedia pra definir melhor esses verbetes, q tb sao uso corrente dos grevistas da Usp..

 

Greve é uma coisa; invasao é outra.
[/quote']

 

O engraçado é que alunos invadirem o seu próprio ambiente e ser considerada uma invasão. Por favor!

 

Invasão é do governo do estado em criar normas e meter o bedelho em uma universidade que era autônoma ao estado de São Paulo.

 

 

E pq ela não fica autonoma 100%?...Sem grana...eh bom ser autônomo mamando nas tetas do governo...

 

O ambiente deles é a sala de aula, laboratórios, biblioteca, avisa os bolcheviques lá que existem regras, apesar de não parecer temos leis...ninguém está acima dela...

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Autonomia nem sempre está vinculada à independência financeira. O Judiciário, por exemplo, é um poder autônomo em suas funções, sua maneira de agir... Mas a sua receita provém majoritariamente de verbas repassadas pelo Executivo...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O que eu sei é que os servidores da UFC já entraram em greve. Eles entram em greve uma vez por semestre em TODOS os semestres de UFC que eu tive até agora (tenho 3 anos de faculdade). Vem cá... para que que serve a ADUFC? Se não é para trarar desses problemas administrativos? Porque fazer greve todos os semestres? E o motivo é sempre o mesmo: qurem aumento de salário e um plano de carreira descente. Em três anos eles entram em greve para reivindicar isso.... Ao que parece... a greve aqui nunca funcionou a contento.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members


E pq ela não fica autonoma 100%?...Sem grana...eh bom ser autônomo mamando nas tetas do governo...

O ambiente deles é a sala de aula' date=' laboratórios, biblioteca, avisa os bolcheviques lá que existem regras, apesar de não parecer temos leis...ninguém está acima dela...


[/quote']

 

Só os formuladores da lei, que sempre ficam acima dela ao que parece.

 

Avisa para o governo e seu braço de ferro da policia que sempre que podem abusam de seus cargos e de autoridade. Coisa bem típica no dia a dia. Assim aos poucos perdem toda a credibilidade, já que não dão o exemplo para si mesmos.
Link to comment
Share on other sites

  • Members


E pq ela não fica autonoma 100%?...Sem grana...eh bom ser autônomo mamando nas tetas do governo...

O ambiente deles é a sala de aula' date=' laboratórios, biblioteca, avisa os bolcheviques lá que existem regras, apesar de não parecer temos leis...ninguém está acima dela...


[/quote']

 

Só os formuladores da lei, que sempre ficam acima dela ao que parece.

 

Avisa para o governo e seu braço de ferro da policia que sempre que podem abusam de seus cargos e de autoridade. Coisa bem típica no dia a dia. Assim aos poucos perdem toda a credibilidade, já que não dão o exemplo para si mesmos.

 

mas Plutao, a policia ainda nem sequer agiu..e provavelmente nem o faca. No entanto os grevistas q tao deitando a rolando com a suposta "liberdade" q esta democracia oferta. De meia duzia de reivindicacoes agora sao o dobro!! Assim tb nao dá.. foi so dar a mao q ja querem o braco! E pelo visto, eles nao tao dispostos a negociar de forma coerente, tao testando o limite da paciencia do estado (q ate agora foi displicente tb).. vai ver é isso mesmo q desejam: um quebra-pau pra finalmente justificarem seus atos torpes. E, historicamente, qdo isso ocorre eles nunca sairam ganhando nada. 
Link to comment
Share on other sites

  • Members
mas Plutao' date=' a policia ainda nem sequer agiu..[/quote']

 

Opa! Isso não é verdade...

 

img71/1721/passeataqv0.jpg

 

 

 

se formos nivelar por uma esguichadinha de gas; entao os babacas grevistas ainda estao ganhando, ja q tb nao pouparam agresoes a colegas e professores..q nao queriam afzer parte da bodega..ou seja, nem entre els ha consenso em relacao ao q querem. Alias, ta demorando pra policia descer a borracha de uma vez..06
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Tá querendo dizer que a foto acima é mentirosa? 06

 

pelo contrario, se vc provoca um pit-bull ele vai te morder. Mas parece q invadir, destruir propriedade publica (minha e sua), agreedir pode...03 retaliacao é inevitavel. Como ja disse, deviam era descer borracha de uma vez e pronto.06

Porra Conde! Falei policia agir!06 Policia agir é descer o pau mesmo, soltar o Rex em cima dos maconheiros (pega!pega!)06...acabar de uma vez essa palhacada! Spray é coisa de mocinha..06
Jorge Soto2007-06-01 09:44:46
Link to comment
Share on other sites

  • Administrators

A Dook, me poupe, você teve coragem de postar essa foto, vai fazer parte da massa de manobra também??? Tudo bem que vc não gosta do Serra, mas cara, menos neh...

 

Era isso que eles queriam, aparecer estandos nos jornais de hoje com gás de pimenta na cara, levando borrachada, tái, conseguiram o Estado repressor agiu, coitados dos estudantes...07...

 

Eu vi no jornal ontem, os policias tentando fazer um cordão de isolmento e os estudantes tentando passar na força, empurrando, um deles, entre 2 policias, se retorcendo todo..cena patética, e os policias alí, parados, de braços dados...É aquele negócio, o policial enconsta um dedo e eles gritam, "estou sendo agredido", "me filmem", "tirem foto", socorro..blá, blá, blá...ninguém comentou o fato de o Governo está com a autorização da JUSTIÇA para retomar a reitoria e pacientemente vem negociando á semanas, o Estado conseguiu na JUSTIÇA  o direto de retomar, mas não o fez, está negociando....isso ninguém fala...nem o qdo os estudantes numa atitude de provocação colocaram na porta, ESTUDANDES 1 X 0  POLÍCIA, ou seja, eles querem confronto, encaram a polícia do estado, a policia que deve proteger como o inimigo...e porque tudo isso??? Pra usar estes mesmo estudzntes estão sendo usados como massa de manoibra por partidos políticos para pichar o Governo de São Paulo.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
A Dook' date=' me poupe, você teve coragem de postar essa foto, vai fazer parte da massa de manobra também??? Tudo bem que vc não gosta do Serra, mas cara, menos neh...[/quote']

 

Big, não me decepcione... Será que tenho que colocar um emoticon a cada post sarcástico? Ou será que a sua predileção cega pelo PSDB mina a sua capacidade de percepção?
Dook2007-06-01 11:17:22
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Tá querendo dizer que a foto acima é mentirosa? 06

 

Conde, eu estava certo no q afirmei.. os pms nem sequer mexeram nos grevistas aqui na USP, q foi o q mencionei. A foto q postou foi durante a manifestacao NAS RUAS de SP, qdo os babacas-maconheiros resolveram avancar pro Palacio dos Bandeirantes, onde foram barrados pela pm, logico! Nao bastasse invadir a reitoria, ir zoar a casa dos outros ja e demais! Alias, gas pimenta foi pouco..se avancam pra minha casa descarrego um 38 facil facil..06 

 

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Eu vi no jornal ontem' date=' os policias tentando fazer um cordão de isolmento e os estudantes tentando passar na força, empurrando, um deles, entre 2 policias, se retorcendo todo..cena patética, e os policias alí, parados, de braços dados...É aquele negócio, o policial enconsta um dedo e eles gritam, "estou sendo agredido", "me filmem", "tirem foto", socorro..blá, blá, blá...ninguém comentou o fato de o Governo está com a autorização da JUSTIÇA para retomar a reitoria e pacientemente vem negociando á semanas, o Estado conseguiu na JUSTIÇA  o direto de retomar, mas não o fez, está negociando....isso ninguém fala...nem o qdo os estudantes numa atitude de provocação colocaram na porta, ESTUDANDES 1 X 0  POLÍCIA, ou seja, eles querem confronto, encaram a polícia do estado, a policia que deve proteger como o inimigo...e porque tudo isso??? Pra usar estes mesmo estudzntes estão sendo usados como massa de manoibra por partidos políticos para pichar o Governo de São Paulo.
[/quote']

 

 

Lendo isso me lembrei daqueles "sem-terra" que invadiram o Congresso e quebraram tudo. E há pouco tempo os que invadiram aquela usina didrelétrica e ficaram apertando os botões das máquinas "na brincadeira"...

 

Nossa... que ódio que eu tenho de baderneiros.111111
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Whatever... meu comentário sobre a fidelidade dos números foi meramente

retórico. Estou mais interessado na aplicabilidade concreta desse

montante' date=' já que vivem dizendo que falta professor, falta material,

etc, etc. Para onde vai a grana?[/QUote']

 

 

 

A USP tem um professor para cada 15 alunos, o dobro, por exemplo, que a

escola politécnica de Paris. Se faltam professores em certas unidades é

porque sobram em outras. O problema aí é administrativo não falta de

dinheiro.

 

 

 

Já a infra-estrutura da USP deve até ser deficitária em certos pontos

mas é certamente superior à de todas as outras universidades do país. A

solução, na minha opinião, é fazer parcerias com a iniciativa privada e

não injetar mais grana nas universidades. O departamento de ciência da

computação aqui da UFMG faz isso e a estrutura do curso é excelente,

bem como a qualidade do ensino.

 

 

 

Whatever again... você vê 5% do PIB efetivamente investido nas

universidades públicas? Eu não vejo... Acho que esse problema 'de outra

natureza' acaba de se tornar relevante na discussão que estamos tendo

agora...[/Quote]

 

 

 

O problema do desvio de verba é relevante e preocupante' date=' mas está fora da nossa alçada.

 

 

 

Uau... vamos imaginar que, um dia, há muito tempo, esses países

europeus tiveram uma educação tão deficitária quanto a nossa. Será que

eles investiam somente 5% do PIB para tirar a educação do buraco?[/Quote]

 

 

 

Não sei quanto aos países europeus mas o investimento em educação

básica e secundária nos EUA sempre esteve abaixo dos 5% desde a década

de 70.

 

 

 

http://nces.ed.gov/programs/coe/2005/section4/table.asp?tableID=311

 

 

 

Ué... vc propõe que TODO o ensino universitário seja privado? Que eu

saiba' date=' o ensino é uma obrigação do Estado, não do particular... Assim

sendo, SEMPRE será necessário que haja o ensino público.[/Quote']

 

 

 

Não sei o que está escrito na constituição com relação ao ensino

superior. Tenho para mim que a obrigação do estado em prover educação

gratuita termina no ensino médio.

 

 

 

Nem sou contra a existência de de universidades públicas em um primeiro

momento. Sou contra a gratuidade do ensino. Estudo em uma universidade

pública e na minha sala tenho certeza de que pelo menos metade dos

alunos (eu incluso) teriam condições de pagar pelo curso. Os que não

tem condições receberiam bolsas ou financiamentos do governo. O

restante do dinheiro seria aplicado em educação básica.

 

 

 

 

Não precisa haver nada mesmo. Basta simplesmente vc olhar à sua

volta e ver a qualidade de ensino (não de infra-estrutura' date=' bem

entendido) de uma PUC (exemplo, pode colocar qualquer outra instituição

privada aí) e de uma USP/Unicamp... Basta olhar quem são os

profissionais mais competitivos para o mercado... Os da Unicamp/USP ou

os da UNIP?

 

 

 

Sorry Moon... a questão está gritante na frente de todos nós... só não vê quem não quer...

 

 [/Quote']

 

 

 

Não discordo disso. Só não acho justo comparar USP/UNICAMP com a UNIP.

Existem faculdades particulares que são centros de excelência (FGV, por

exemplo) e universidade públicas de qualidade sofrível.

 

 

 

Onde isso? Em Neverland? Compare as notas do provão de uma universidade

pública com uma universidade particular' date=' veja qual das duas tira as

maiores notas. Acho que isso te dará uma idéia da eficiência e

funcionalidade das universidades particulares.[/Quote']

 

 

 

Eu estava me referindo à parte burocrática e administrativa não à qualidade do ensino.

 

 

 

Não há a necessidade de um mercado desimpedido para ocorrer essa

'seleção natural' a que vc se refere. Basta' date=' mais uma vez, sair da

frente do PC e dar uma volta lá fora, conversar com as pessoas e veja

que TODOS querem universidade pública, não pq é de graça, mas pq o

ensino é fundamentalmente MELHOR.[/Quote']

 

 

 

Dook, as universidades públicas não são melhores por causa do Estado,

mas apesar do Estado. Caso a USP, por exemplo, seja privatizada os

professores continuariam os mesmos e a estrututra continuaria a mesma.

A diferença é que nas mãos da iniciativa privada a administração seria

mais eficiente e o contribuinte seria desonerado.

 

 

 

 

 

 

Moonsorrow2007-06-03 14:50:29

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...