Jump to content
Forum Cinema em Cena

Wall-E


tigo
 Share

Recommended Posts

  • Members

Apenas uma animação...como se isso fosse um critério negativo. Tudo de positivo na obra é aquilo que foge das animações e se aproximam de um filme dramático. 09

Não vejo por aí. Aliás, é justamente por ser animação que Wale-E se dá ao luxo de ter uma história que soaria extremamente cafona nos filmes. Atualmente, não tem mais espaço para protagonistas ingênuos e virtuosos no cinema, o legal é ser complexado. A mesma coisa se diria da história amorosa entre os dois robôs, o final feliz, a temática "ecológica", etc...Não é por ter elementos adultos que faz do Wall.E uma animação diferenciada, mas por ser uma "história adulta" contada de uma forma infantil.

 

E concordo com que o Lucas disse. Se ficasse na mesma coisa até no final do filme, seria muito mais cansativo e talvez nem teria um enredo para desenvolver uma história interessante.
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 249
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Aí é que está... Eu não me incomodo com nada em Wall-E... Pra mim, é uma animação a frente do tempo dela, que marca a Pixar em Antes e Depois... Um desenho maravilhoso, de uma história densa e relevante para todos nós hoje em dia... Acho que quem fica incomodado são as pessoas que não aceitam ver que Wall-E na verdade, é realmente isso tudo que parece ser mesmo...

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O que eu vejo em Wall-E é o mesmo acontecimento que eu vi em Rei Leão, mas em Rei Leão foi ainda maior...

 

Wall-E veio para ser uma simples animação e se tornou algo maior...

 

Rei Leão tb era assim, mas a questão com ele era ainda mais tensa... Na época, todos os envolvidos com Rei Leão faziam parte do "time B" da Disney... A "time A" traballhava em Pocahontas... E Rei Leão foi o marco q foi...

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
O pessoal trata aqui animação como se fosse algo menor...

 

Isso é preconceito, puro e simples...

 

Animações como Rei Leão, A Bela e a Fera, Os Incríveis, Ratatouille, Wall-E e outros trazem discussões e assuntos abordados de forma muito mais interessante e profunda que muito filme aí com atores tarimbados e com diretores renomados...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mais do que isso... a própria forma animação é visto como coisa de segunda, se não for buscar elementos em outras áreas.

Então Fantasia, Branca de Neve e etc não podem ser igualmente obras-primas mesmo que não tragam nenhuma discussão?

 

Isso é pretensão dos adultos! 06 Parece que ninguém aqui leu o pequeno príncipe. 06

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não considero Fantasia obra-prima... Nem considero A Branca de Neve como tal... Desculpe... Mas, os desenhos por mim citados, os considero superiores a esses que você colocou... Fantasia é estupendo técnicamente, principalmente se levarmos em consideração quando ele foi feito... Mas o considero extremamente enfadonho... Branca de Neve tem seus méritos, mas são poucos se comparados aos méritos dos filmes por mim citados... Mas, isso tudo parte de uma posição pessoal...

 

Pequeno Príncipe é um livro que traz sim uma discussão bem interessante, que encontra-se nas suas entrelinhas... É um livro para crianças, sim... Mas, também é um livro para adultos... Assim como os filmes por mim lembrados...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Você considera uma animação fora do comum quando buscam elementos nas "obras para adultos".

O pequeno príncipe fala do ponto de vista que muda das pessoas com o passar do tempo.

Animação talvez tenha méritos distintos, mas não menos valiosos.

Um desenho que não fale para adultos especificamente é algo menor?

 

Vou citar um evento curioso que talvez esclareça a minha opinião.

Uma pesquisa feita na Inglaterra colocou um dos mais famosos violinistas tocando no metrô de Londres, e analisaram as reações. Quase ninguém (chegando ao absolutamente) parou ou teve alguma reação (exceto uma brasileira que parou para reclamar do barulho, típico 06). Ele foi tratado como um qualquer. Ninguém parou para observar, exceto as crianças. Então não subestimem a capacidade da criança para a apreciação das coisas.

Além do mais, que inveja eu tenho delas (eu me lembro desta época) de  assistirem o filme mil vezes como se fosse a primeira. Se emocionando dos mesmíssimo modo!

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

O pessoal trata aqui animação como se fosse algo menor...

 

E é simples entender porque. Animações, em sua maioria, são obrigadas a seguir certos parâmetros, já que geralmente também se dirigem à crianças. E isso, claro, poda um pouco o potencial artístico da mesma.03

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

E é simples entender porque. Animações' date=' em sua maioria, são obrigadas a

seguir certos parâmetros, já que geralmente também se dirigem à

crianças. E isso, claro, poda um pouco o potencial artístico da mesma.03[/quote']

 

Acho que esse conceito cabe mais em animações que foram pensadas para um público adulto, mas que por questões mercadológicas (o velho chavão: "desenho é coisa pra criança") é suavizado para atingir o público menor de idade. Agora, numa Disney/Pixar da vida... a idéia já surge em uma perspectiva infantil (pelo menos até agora, pois tenho certeza que a Pixar mais cedo ou mais tarde lançará animações visando público adolescente/adulto também), podendo sim alcançar todo o potencial artístico. É o caso não só de Wall-E como de outras animações, inclusive fora dos domínios do Mickey Mouse...

Lucas2008-07-16 20:11:21

Link to comment
Share on other sites

  • Members
O pessoal trata aqui animação como se fosse algo menor...


E é simples entender porque. Animações' date=' em sua maioria, são obrigadas a seguir certos parâmetros, já que geralmente também se dirigem à crianças. E isso, claro, poda um pouco o potencial artístico da mesma.03
[/quote']

 

Mas quem disse que todos seguem este parâmetro com excelência? Aliás, filmes para adultos também seguem parâmetros...muita gente aqui chiando por causa dos final feliz. Ora, Um filme que tenha final feliz, por mais improvável que seja, um protagonista ingênuo e certinho, uma história de amor melosa, não será alvo de críticas? E são justamente o charme do Wall.E

Aliás, a habilidade narrativa de um Walt Disney não pode ser comparada com qualquer zé mané, não concorda? São Desenhos e desenhos.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Aliás' date=' filmes para adultos também seguem parâmetros...
[/quote']

Quais?

 

O simples fato de ser um objeto artístico cultural, pressupõe um vínculo entre o realizador e o receptor da mensagem. Não é algo completamente livre, pois está atrelado ao simples fato de existir algo em comum entre os dois lados. Ou seja, algo inteligível.

Enfim, depois de toda baboseira: o significado tem que ser compreensível...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

ironsunder' date='

 

 

 

Estranho, fiquei assustado inclusive quando afirmei em meu comentário que Wall-E abordou de uma maneira muito mais "realista" e inteligente a decadência da sociedade humana do que Blade Runner e não fui apedrejado... 06.gif

 

[/quote']

 

Mas Wall-E realmente é mais feliz que Blade Runner nesse tipo de assunto mesmo...

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...