Jump to content
Forum Cinema em Cena

Irreversível


cinefila03
 Share

Recommended Posts

  • Members

Irreversível- Diretor: Gaspar Noe. Elenco: Monica Belluci Vincent Cassel Albert Dupontel.2002. Vencedor do cavalo de Bronze em Estolcomo.

 

Esse é o primeiro filme que me deixa confusa com relação a que nota dar. Assim que acabei de assistir pensei: OP. Pois nunca havia visto um filme em que um diretor tivesse  aproveitado todas as chances de ser original na utilização da camera. E ainda relacionar o estilo de filmagem com o título. Achei genial já nos créditos iniciais e também nos  finais. Nunca vi tal coisa. Tanta inovação. Com certeza esse recurso já existe desde Amnésia mas ele pegou o já comum estilo  e transformou em algo completamente fascinante.

Mesmo tendo um roteiro simples( mulher é vitima de estrupo e marido e amigo buscam vingança) ele nos faz refletir e muito. Mas é justamente nessa reflexão que nossa opinião( pelo menos a minha) varia: Será que se fosse feito em ordem linear teria o mesmo impacto? Será que os planos das cenas de violencia e da famosa cena de estrupo precisava durar tanto? Ao mesmo tempo em que tem algumas falhas como a extrema simplicidade do roteiro há méritos como a desconstrução dos personagens de Marcus( Vincent Cassel,interpreta o atual namorado) e Pierre(Albert Dupontel,ex namorado). Um é completamente passivo e outro é um bom amante e apaixonado pela namorada. Desde o inicio(ou final, já que começa detrás para frente)  é mostrada a transformação deles. O mais calmo comete um ato inesperado e terrível e o outro se torna vingativo e  agressivo. Nessa desconstrução pode-se fazer um profundo estudo sobre o ser humano, atitudes e os caminhos que escolhem trilhar.Resumindo é um filme impactante que sendo OP ou não tem cenas que vão ficar gravadas na memória por muito tempo.

 

E voces o que acharam? Há muita coisa a ser discutida sobre ele.
cinefila032007-05-30 13:45:46
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 64
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members
 ah tá' date=' entao sei qual é mas nunca vi. mas de que cena vc ta falando aninha? conta.[/quote']

 

É ele que a estupra. E o estupro é em tempo real. Imagina né.09

 

A ena do estupro não é entre Cassel e Belluci.

 

Aliás, a cena não é tão em tempo real... ela demora muito...06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 ah tá' date=' entao sei qual é mas nunca vi. mas de que cena vc ta falando aninha? conta.[/quote']

 

É ele que a estupra. E o estupro é em tempo real. Imagina né.09

 

A ena do estupro não é entre Cassel e Belluci.

 

Aliás, a cena não é tão em tempo real... ela demora muito...06

 

Não é o Cassel que é o estuprador?!?!!? Achei que era.08 Desculpa aí então.

 

Cassel é quem?17

 
Ana2007-05-30 12:28:25
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Ainda não vi' date=' estou criando coragem 06

Pelo que falaram essa cena do estupro é bizarra 09
[/quote']

 

Ah Kah, nem vem... Você cobriu os olhos na cena de estupro do filme Laranja Mecânica, que eu li.06

 

 

 

Não, eu mudei de canal, pq eu não sabia o que vinha por diante 120606

Assisti LM ontem de novo e vi tudinho dessa vez 0506
Link to comment
Share on other sites

O filme é todo bizarro, primeiro vem aqueles créditos iniciais que já te deixam com vontade de vomitar de tanta tontura, depois tem a parte do estupro, a famosa cena do extintor e ainda mais umas bizarrices atrofiadas no meio 06

 

 

Agora, Monica Belluci é foda 16
Beckin Lohan2007-05-30 12:38:57
Link to comment
Share on other sites

  • Members
O filme é todo bizarro' date=' primeiro vem aqueles créditos iniciais que já te deixam com vontade de vomitar de tanta tontura, depois tem a parte do estupro, a famosa cena do extintor e ainda mais umas bizarrices atrofiadas no meio 06

 

 

Agora, Monica Belluci é foda 16
[/quote']

 

É verdade! Não é recomendável para quem tem labirintite.06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ainda não vi' date=' estou criando coragem 06

Pelo que falaram essa cena do estupro é bizarra 09[/quote']

 

A cena do estupro não tem nada demais, é até casativa.

 

Chocante é a cena do extintor mesmo.

 

As duas cenas são fortes. Mas a cena do estupro é mais violenta pelo lado moral, acho que não tem nenhuma mulher que não assista e não sinta um calafrio ao se imaginar no lugar dela.12

 

A cena do extintor é podre, principalmente pelos olhares êxtasiados daqueles tarados em volta.07
Ana2007-05-30 12:58:01
Link to comment
Share on other sites

  • Members

A cena do estrupo é forte mesmo qualquer mulher que se põe no lugar de Belluci se sente mal. Mas depois de ter visto o filme Ken Park e Kids acho que já estou imunizada. Essa cena é longa demais e se agrava pelo fato das bizarrices que o estrupador fala em seu ouvido. A cena que não consegui ver e coloquei a mão nos olhos foi quando ele a chuta no rosto.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Aquela  cena inicial na boate gay enojou muita gente. Mas o engraçado é que a cena da festa em que estava Belluci Cassel e Alberto acontecia as mesmas orgias regadas a drogas e não incomodou tanto e também não durou tanto. Será que o que enoja é o ato ou a sexualidade das pessoas?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu acho praticamente impossível alguém se manter impassível quando se trata deste filme. Eu achei o filme excelente, muito bom mesmo. Um texto muito simples, mas as inovações visuais e narrativas mantém o ritmo do filme muito bom.

 

A famosa cena do estupro é muito bem feita e real, mas não é tão forte ou polêmica. E Monica Bellucci está ótima, além de ser uma mulher deslumbrante. Eu recomendo, é um ótimo filme.
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...